Praia fluvial de Coimbra vai ter nova ponte pedonal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Praia fluvial de Coimbra vai ter nova ponte pedonal

Mensagem por Pedro »

Praia fluvial de Coimbra vai ter uma ponte pedonal de 600 mil euros

A praia fluvial de Coimbra vai passar a ter uma ponte pedonal definitiva. A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai avançar para a construção de uma travessia na praia fluvial de Palheiros e Zorro, a montante da cidade de Coimbra, na freguesia de Torres do Mondego.

O projecto de execução da estrutura foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira na reunião do executivo camarário, com um valor de base 593 mil euros, ao qual acresce IVA.

Segundo uma nota da autarquia, o objectivo da ponte pedonal definitiva é “substituir as estruturas de atravessamento temporárias colocadas nos últimos anos e que muitas vezes eram arrastadas pelas águas em períodos mais chuvosos”, permitindo a travessia de peões, bicicletas e motociclos “com maior segurança”. Apesar de ser equipada com barreiras que impedem o trânsito automóvel, estas vão ser amovíveis para permitir o trânsito de veículos de emergência.

Actualmente a ligação pedonal entre as duas margens do rio Mondego ainda é feita através de uma estrutura de madeira. A nova ponte terá um tabuleiro de chapa galvanizada de 2,50 metros de largura de 144,4 metros de comprimento, tendo 3,50 metros de altura, estando este apoiado em quatro pilares implantados no leito do rio.

A autarquia menciona ainda que a altura do tabuleiro foi estabelecida a partir da cota de cheia centenária e margem de segurança e que a localização dos pilares foi “estudada e definida por foram a minimizar o seu impacto” no Mondego. A CMC garante que o desenvolvimento do projecto implicou contactos regulares com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a determinação da cota de construção.

De acordo com a câmara, a praia fluvial de Palheiros e Zorro tem vindo a ser utilizada de forma cada vez mais intensa, com maior pressão na época balnear, pelo que a ponte vem facilitar o seu acesso. A nova ponte pedonal garante ainda o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente da autarquia, Manuel Machado referiu que a câmara ia procurar obter financiamento comunitário no âmbito do Trilho do Mondego, mas refere que os apoios não estão assegurados. O Trilho do Mondego vai desde a Mata Nacional de Vale de Canas até à Ribeira de Vale Bom, sendo que a travessia do Mondego é assegurada pela ponte temporária.

Esta é a terceira travessia exclusivamente pedonal do Mondego na cidade de Coimbra. A ponte Pedro e Inês, do arquitecto Cecil Balmond e do engenheiro Adão da Fonseca, foi inaugurada em 2006, no Parque Verde. Já este ano, em Janeiro, foi consignada a travessia ciclo-pedonal do Açude-Ponte, uma obra que deve ficar concluída até Agosto.

Fonte: Público
Bem, é carota... mas se calhar daqui por uns anos está paga, contando as vezes que se evitará substituí-la (assumindo que resiste à chuva). :p

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Praia fluvial de Coimbra vai ter nova ponte pedonal

Mensagem por bluestrattos »

E qual o prazo da obra ? O artigo nao refere datas :(

Responder