Abate de árvores em Bencanta

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por banjix »

Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por DaniFR »

Passei no outro dia na Via Rápida e fiquei bastante surpreendido com o abate desses plátanos, sem qualquer justificação.
O responsável pelo abate das árvores, são as Infraestruturas de Portugal (ex-REFER) que anda a fazer a renovação da linha do norte entre Alfarelos e a Pampilhosa.
Agora quero ver o que é que vão fazer àquele local, provavelmente vai ficar a ganhar silvas, em vez de aproveitarem as árvores e requalificarem o espaço.
Imagem

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por DaniFR »

clicar para ampliar
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por Pedro »

Plátanos abatidos devido à segurança dos comboios

A infraestruturas de Portugal (IP) está a abater árvores de grande porte em Bencanta, Coimbra, por motivos de segurança da via ferroviária do Norte, disse ontem a empresa. O corte de árvores junto à Linha do Norte em Bencanta «tem como único objectivo garantir as condições de segurança e circulação ferroviária», garante a empresa, depois de a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), como ontem noticiámos, ter considerado estes abates «arbitrários, excessivos e infundados». A existência de árvores, essencialmente plátanos, de grande porte, naquela zona, junto à ferrovia, «pela permanente ocorrência de queda de folhas e galhos na linha, representa um risco para a segurança de pessoas e bens que utilizam esta infraestrutura», sustenta a IP, numa nota de Imprensa.

Fonte: Diário de Coimbra
A justificação oficial parece ser "razões de segurança". É certo que a queda de folhas na linha pode ser um risco de segurança (penso que foi um dos motivos que indicaram para o acidente em Alfarelos), mas... não me parece que essa fosse uma situação de elevado risco neste caso.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por DaniFR »

Os plátanos já estão ali há tantos anos e nunca houve nenhum acidente relacionado com a perda de aderência dos comboios aos carris ou devido a ramos na via. Qualquer dia lembram-se de cortar as árvores do Choupal, junto à ponte ferroviária.
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por banjix »

É uma justificação um pouco estranha baseada não se sabe muito bem em quê. Ou sabe?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Spik3
Novato
Novato
Mensagens: 30
Registado: segunda-feira, 25 setembro 2006 19:43

Re: Abate de árvores em Bencanta

Mensagem por Spik3 »

Boa tarde a todos,

Posso dar um pouco do meu chá se me permitirem?

Desde já aposto que daqui a uns bons meses, quando já toda a gente se esqueceu que se abateram árvores com mais de 30 anos, as quais poderiam ser podadas do lado onde fica a linha, irão fazer uma terceira faixa na via rápida ou mesmo apenas alargar a via rápida.
Ora com isto quero dizer: mais umas verbas do estado para um qualquer empreiteiro que fará o orçamento bem por cima do necessário, que meterá ao bolso uma carrada de Euros e que deixará o serviço uma autêntica porcaria!

Mas isto sou mesmo eu a especular e a pensar "muito à frente"...

Agora que acho que eles deveriam ser obrigados a replantar as árvore nem que fossem mais distanciadas da linha e de espécie de pequeno porte isso sim! Ou isso ou uns bons milhares em multa!

Enfim, eu não sou grande craque nas leis. Não sei que vos diga mais... Simplesmente que me revolta ver a destruição de árvores que me deram sombra a muitas caminhadas para a escola.

Responder