CMC em litígio com Águas do Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

CMC em litígio com Águas do Mondego

Mensagem por Pedro »

Coimbra: CM em litígio com grossista da água

A Câmara Municipal de Coimbra deliberou, hoje, instaurar uma acção judicial à sociedade Águas do Mondego (AdM), controlada pelo Grupo Águas de Portugal (AdP), invocando incumprimento contratual e excesso de facturação.

A AdM, grossista que tem como cliente a empresa Águas de Coimbra (AC), consiste num sistema multimunicipal que abrange mais 11 concelhos (Arganil, Ansião, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares).

Manuel Machado, líder da Câmara conimbricense, aludiu a investimentos por efectuar e que foram contratualizados pelo Município e por aquela sociedade.

Trata-se de investimentos, de montante superior a dois milhões de euros, “que deveriam ter sido feitos até ao final de 2008”, assinalou o autarca.

Por outro lado, a sociedade controlada pelo Grupo AdP tem cobrado anualmente à AC quatro milhões de metros cúbicos de água acima do volume da revenda efectuada pela empresa municipal.

A Câmara de Coimbra também se insurgiu contra a decisão da AdM de distribuir dividendos aos accionistas relativos a 2014, à semelhança do que havia acontecido em relação aos de 2013.

Trata-se de dinheiro que deveria ser canalizado para investimento, designadamente para a obtenção de fundos provenientes da União Europeia e para redução do custo da água, entende Manuel Machado.

Às decisões da Câmara de Coimbra não é alheia a vontade do Grupo AdP no sentido de proceder à fusão da AdM com as congéneres SimRia (Aveiro) e SimLis (Leiria).

Fonte: Campeão das Províncias
Vamos ver o que sai daqui... pelo que percebi, estão a cobrar 4 milhões a mais por ano. É um valor grandinho.

Responder