Câmara adquiriu colecção de arte por 150 000 euros

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Câmara adquiriu colecção de arte por 150 000 euros

Mensagem por Pedro »

Câmara adquiriu colecção de arte por 150 000 euros

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou o contrato de aquisição da colecção de arte contemporânea Telo de Morais, composta por 257 pinturas, duas esculturas e um tríptico de fotografias, pelo valor de 150 000 euros, segundo anunciou a autarquia.

De acordo com o Município, a colecção que foi avaliada em 605 000 euros, em Agosto de 2013, por um perito externo contratado pela Câmara.

Entre os autores que constituem a colecção constam nomes como Vieira da Silva, Júlio Resende, Cruzeiro Seixas, Nadir Afonso, Mário Cesariny, António Ramos Rosa, Artur Bual, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Vasco Berardo, Paula Rego, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Menez, Jorge Pinheiro, Nikias Skapinakis, Costa Pinheiro, Helena Almeida, Álvaro Lapa, José Guimarães, Eduardo Batarda, Raúl Perez ou Pedro Portugal. Uma das duas esculturas que compõe a colecção é da autoria de Rui Chafes.

Segundo a Câmara de Coimbra, o especialista que avaliou as obras, cujo nome não é identificado, escreveu: “Verifica-se uma coerência e unidade na colecção das peças, pois centra-se apenas em obras de arte portuguesa da segunda metade do século XX e início do XXI, podendo, assim, considerar-se como sendo uma verdadeira colecção de arte contemporânea portuguesa”.

“(…) A escolha teve também em conta uma sistemática colecção da grande maioria de nomes de artistas que tiveram papel decisivo na evolução da arte dos últimos sessenta anos. (…) Surgem assim obras inusitadas dentro da produção característica de alguns artistas, que poderão vir a ser verdadeiras referências para a história da arte contemporânea portuguesa”, refere o perito de arte.

Recorde-se que a CMC já dispunha da designada Colecção Telo de Morais, acessível ao público no Museu do Chiado, que integra um acervo de pintura e desenho portugueses, escultura sacra, pratas, mobiliário e cerâmica.

Fonte: Campeão das Províncias
A Cãmara agora também negoceia em colecções de arte...?

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Re: Câmara adquiriu colecção de arte por 150 000 euros

Mensagem por Lopes »

E também faz corridas de São Silvestre.....

Responder