Página 1 de 1

Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: terça-feira, 22 abril 2014 9:31
por Pedro
Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

A Mata do Jardim Botânico de Coimbra poderá ser posta à disposição dos visitantes. A proposta consta do anteprojeto, ontem aprovado pela câmara de Coimbra, relativo à intervenção denominada de “Da Baixa à Alta pelo Botânico”.

Para tal, está em elaboração um protocolo entre diversas entidades: Câmara Municipal de Coimbra, Águas de Coimbra e Universidade de Coimbra.

O objetivo é ligar a cota alta da cidade (rua do Arco da Traição) à cota baixa (rua da Alegria), estando também prevista a abertura ao público dos portões existentes na rua da Alegria.

Fonte: As Beiras
Parece uma boa ideia.

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: terça-feira, 22 abril 2014 11:27
por Carol
Estranho é não se terem lembrado disto antes! Sempre me perguntei porque não abririam essa parte do botânico ao público...

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: terça-feira, 22 abril 2014 21:24
por pauloms
Eu aprovo!

Se fosse do Bloco de Esquerda ou do PCP diria "Eu exijo!!!!!!!".

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: sábado, 05 julho 2014 12:37
por Pedro
Mini-bus vai ligar Parque Verde à Universidade

Os visitantes da cidade vão poder deixar o automóvel no Parque Verde do Mondego e usufruir de um mini-bus para subir à Alta Universitária.

A novidade foi ontem revelada por Manuel Machado, momentos depois de ter assinado um protocolo de cooperação com a Universidade de Coimbra.

O acordo, que envolve também a empresa municipal Águas de Coimbra, tem como objetivo a requalificação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em várias vertentes, para permitir “a total abertura do jardim ao público, incluindo a sua mata, viabilizando a ligação entre a cota baixa e a cota alta da cidade, sem prejuízo das atividades pedagógicas e de investigação científica que nele decorram”.

Uma abertura ao público que revelará “uma parte da cidade até agora desconhecida para a maioria das pessoas”. Desde logo, e segundo Manuel Machado, será possível visitar e usufruir “uma cisterna medieval e uma capelinha de S. Bento”.

Fonte: As Beiras
Pela experiência da Ecovia, diria que este Minibus não irá ter grande sucesso... mais valia tentarem avançar logo para a ligação através do Botânico.

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: domingo, 11 janeiro 2015 11:37
por Pedro
Autarquia de Coimbra vai avançar com empreitada para abrir Botânico à cidade

A Câmara de Coimbra vai debater na segunda-feira a adjudicação da ligação entre a Baixa e a Alta da cidade através do Jardim Botânico. Um projeto que envolve um investimento superior a 350 mil euros.

Para a execução da empreitada, denominada “Da Alta à Baixa pelo Botânico”, que deverá ser executada no prazo máximo de cinco meses (150 dias), candidataram-se cinco empresas, na sequência do concurso público aberto para o efeito, mas só duas foram admitidas pelo respetivo júri.

O projeto prevê a travessia pedonal e por um meio de transporte público do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, estabelecendo ligação entre a Rua da Alegria, junto ao Parque Manuel Braga e a Rua do Arco da Traição, no centro histórico do Polo I da Universidade.

“Permitir o acesso da população à mata do Jardim Botânico é abrir as portas ao imaginário coletivo da cidade e a sua história, é permitir o entendimento e a leitura de elementos essenciais à construção e evolução da cidade e que ainda hoje permanecem”, sustentou, então, o presidente da Câmara, o socialista Manuel Machado.

Fonte: As Beiras
Investimento superior a 350 mil euros... com as derrapagens habituais, deve ir para meio milhão (com sorte). É uma ideia boa, mas parece-me algo cara - embora sempre seja melhor que os 4 milhões que queriam gastar nos 2 km de eléctrico...

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: domingo, 11 janeiro 2015 17:04
por pauloms
O que vale é que a quase totalidade é paga com dinheiro estrangeiro...

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: quarta-feira, 08 abril 2015 9:24
por Pedro
Ligação da “Baixa” à “Alta” pelo Botânico é lançada amanhã

A obra de ligação da “Baixa” à “Alta” de Coimbra, passando pelo Jardim Botânico, será consignada amanhã (quarta-feira), pelas 09h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, e do reitor da Universidade, João Gabriel Silva.

Com um custo total de aproximadamente 350 000 euros e um prazo de execução de 150 dias, a empreitada inclui estabilização de taludes, construção de muros e escadas, pavimentações, drenagens, recuperação de edificações existentes, iluminação, mobiliário urbano e sinalética.

A cerimónia realiza-se na sala Jorge Paiva, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Fonte: Campeão das Províncias
Bem, podemos começar a lançar apostas sobre se vamos ou não chegar a 9 de Setembro com esta obra terminada, tendo sido gastos os 350 mil euros previstos.

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: quarta-feira, 08 abril 2015 13:23
por pauloms
Depende das rubricas do contrato e do que nelas estiver previsto...

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: segunda-feira, 20 julho 2015 10:22
por Pedro
Câmara compra dois mini-autocarros

Investimento de 200 mil euros em duas viaturas para ligarem a Alta à Baixa pelo Jardim Botânico.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) debate hoje a aquisição de dois miniautocarros ecológicos para o trajecto da Alta à Baixa de Coimbra, pelo Jardim Botânico da Universidade.

Fonte: Diário de Coimbra
Será que estes 200 mil já estavam nos 350 mil previstos ou é um "extra"?

Re: Ligar a Baixa à Alta por dentro do Botânico

Enviado: segunda-feira, 27 julho 2015 18:00
por Ruizito
Julgo que esta obra irá ficar engraçada. Prevê-se uma praça para a rua da Alegria e daí sairá a ligação ao botânico.
Parece-me é que nem todos os veículos estarão preparados para as inclinações a vencer. Daí a compra de autocarros próprios para o efeito.