Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Coimbra: anfitriã dos Jogos Universitários 2018

Mensagem por Byssa »

A decisão já está tomada. O Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) atribuiu a Coimbra a organização dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games).

Depois de, no ano passado, a candidatura de Coimbra ter falhado a corrida à organização da edição de 2016, frente às cidades de Rijeka/Zagreb (Croácia), Coimbra sai agora vencedora, contra Tampere, para a edição dos EUSA Games 2018.
A escolha foi revelada na Gala da EUSA que fecha o programa da Assembleia Geral em Denizli (Turquia), onde esteve presente a Comissão de Candidatura, encabeçada pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, e pelo Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado.
Esta será a 4ª edição do evento, que, apesar de se realizar maioritariamente em Coimbra, conta com a parceria das Câmaras Municipais da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, sobretudo na disponibilização de instalações desportivas.
A prova terá 16 modalidades em competição, com a participação de cerca de 3000 atletas. As modalidades incluem também desporto adaptado e estarão distribuídas por 35 instalações desportivas.
Os primeiros Jogos Europeus Universitários tiveram lugar na cidade de Córdoba, em 2012. Este verão, é a cidade de Roterdão, na Holanda, a anfitriã da competição.
Portugal recebe, assim, pela primeira vez o maior evento do Desporto Universitário a nível Europeu.
Resta saber se a requalificação do estádio universitário vai mesmo acontecer.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Mensagem por DaniFR »

Imagem

Coimbra recebe EUSA Games de 2018

Não foi à primeira, é à segunda! A Associação Académica de Coimbra, a Câmara Municipal e Universidade de Coimbra, com o apoio do Secretário de Estado da Juventude e Desporto conseguiram trazer os Jogos Europeus de Desporto Universitário (EUSA Games) para Coimbra. A edição de 2018 vai decorrer na cidade dos estudantes. É oficial. A imagem é a do momento de agradecimento da vitória.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos Europeus de Desporto Universitário, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

O campeoato reúne as nove modalidades previstas no programa dos EUSA (andebol, badminton, basquetebol, futebol, futebol de 7, futsal, ténis, ténis de mesa e voleibol), quatro modalidades opcionais (judo, remo, râguebi e voleibol de praia) e quatro demonstrativas (natação, triatlo, ginástica e atletismo).

O evento envolve mais de 3.000 atletas universitários de toda a Europa.

A cidade organizadora dos Jogos Europeus Universitários 2018 foi conhecida hoje na Turquia durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).

A comissão da candidatura portuguesa é constituída pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), pela Associação Académica de Coimbra (AAC) e pela Universidade de Coimbra (UC.

A candidatura coimbrã concorreu contra a cidade de Tampere, na Finlândia, e ambas apresentarm os seus projetos e motivações às delegações de desporto universitário dos vários membros europeus durante a tarde deste sábado, dia 5.

Na comitiva portuguesa destacaram-se o presidente da CMC, Manuel Machado; o Reitor da UC, João Gabriel Silva; o presidente da AAC, Ricardo Morgado; o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro e a presidente da Federação Académica do Desporto Universitário Filipa Godinho.

Notícias de Coimbra
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Mensagem por Pedro »

Fundi os dois tópicos criados (deve ter sido uma diferença de segundos :p).

Eu não tenho bem ideia da dimensão deste evento, mas se for algo numa escala razoável... não vejo outra hipótese a não ser renovar o Universitário. Resta saber é se isso será diferente ou se terão de construir mais instalações desportivas - e qual o impacto financeiro que isso terá. E há ainda a questão prática... se já falavam em começar a cobrar pela entrada no Universitário no estado actual, suponho que tal passe a ser uma certeza depois deste evento. O que poderá, paradoxalmente, fazer com que um evento deste género acabe por afastar as pessoas da prática desportiva na cidade.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Mensagem por Byssa »

Bem, pelo que já li é um evento que irá trazer mais de 5 mil jovens de 40 países. Espero que a requalificação do estádio vá mesmo para a frente que aquelas instalações são uma vergonha.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Mensagem por Ruizito »

Pois eu gostava de saber mais pormenores de quanto isto vai custar. Acho muito bem que aconteçam estas coisas em Coimbra, mas questiono-me se valerá a pena gastar milhões a recuperar instalações que depois ficam sem utilização.
Gostaria que as que temos fossem mais bem utilizadas. Por exemplo as piscinas e pavilhão multiusos acho que são bem utilizados, com frequentes competições nacionais e até internacionais, no entanto já o estádio deixa muito a desejar, alguém alguma vez viu a pista de atletismo a ser usada? Já para não falar no estádio Sérgio Conceição que serve concretamente para quê?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Coimbra recebe os Jogos Europeus Universitários - 2018

Mensagem por Pedro »

Câmara lamenta “serviços mínimos” no Estádio Universitário

A três anos dos Jogos Europeus Universitários, a Câmara de Coimbra está preocupada com a falta de planos para a recuperação do Estádio Universitário – equipamento-âncora da competição e, em termos latos, um espaço nobre no coração da cidade para cuja requalificação “pode estar em vias de se perder uma oportunidade única”, lamentou o vereador com o pelouro do Desporto, Carlos Cidade.

“Li, há dias, uma entrevista em que o senhor reitor da Universidade de Coimbra apenas assume obras nos pavilhões 1 e 3 do estádio e isso parece-me uma atitude de serviços mínimos, o que é preocupante”, referiu Carlos Cidade.

João Gabriel Silva, refira-se, admitiu na passada semana ao DIÁRIO AS BEIRAS que aquelas obras são as únicas que estão previstas, no âmbito de candidaturas da UC a linhas de financiamento do QREN – o quadro comunitário que está agora a terminar.

Fonte: As Beiras
Típico... candidatam-se primeiro e depois preocupam-se com o resto. :dis:

Responder