Página 1 de 4

Parque Verde

Enviado: quarta-feira, 08 janeiro 2014 9:27
por Pedro
Nova enchente no Parque Verde do Mondego

Imagem

As enchentes da última semana no Parque Verde de Coimbra, que hoje voltou a ficar parcialmente submerso, põem em causa a viabilidade dos estabelecimentos que ali se encontram, alertou a administração.

Na madrugada de hoje, por volta das 06H00, o Parque Verde sofreu nova enchente, depois de tal ter acontecido de quinta-feira para sexta-feira e de sexta-feira para sábado, sendo que os prejuízos poderão ascender a meio milhão de euros, avançou António Silva, da administração do consórcio de empresas que gere o Parque Verde.

Ao início da tarde, ainda com a água a subir, as esplanadas estavam visivelmente afetadas, com as cadeiras e mesas submersas, a água entrava nos estabelecimentos e o parque infantil também se encontrava inundado, com alguns funcionários dos espaços a afirmarem que pouco havia a fazer, se não esperar que o nível da água baixasse.

Fonte: As Beiras
Está a revelar-se uma semana algo problemática para o Parque Verde.

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 27 janeiro 2014 9:33
por Pedro
Estacionamento único no Parque Verde

O Parque Verde do Mondego, na margem direita, vai ter apenas um único parque de estacionamento. De acordo com a proposta, que hoje será discutida na reunião do executivo municipal, a entrada para a zona de estacionamento passará a ser feita junto ao Pavilhão Centro de Portugal, enquanto a saída acontecerá junto ao Parque Dr. Manuel Braga.

Ao mesmo tempo, os parques passam a estar ligados entre si, deixando de existir a “barreira” de relva que dividia os dois espaços para estacionar os veículos automóveis.

Fonte: Campeão das Províncias
É uma daquelas situações que nunca compreendi bem o porquê. Dois parques na mesma zona e pertencentes à mesma entidade... a divisão não fazia sentido.

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 27 janeiro 2014 10:23
por bluestrattos
Por acaso, também nunca percebi, o porquê da separação. A única razão para tal, talvez seja, aquela estrutura metálica e tenha havido algum acordo, que permita agora o uso do terreno à volta, ou coisa assim parecida.

Todavia, prevejo muitos incidentes durante muito tempo, na saída do estacionamento, que se faz agora pelo Parque Manuel Braga. Muita gente, e principalmente visitantes de fora da cidade, que podem não estar a par da medida.

Re: Parque Verde

Enviado: sexta-feira, 07 fevereiro 2014 9:18
por Pedro
Chuva não dá tréguas e faz transbordar o rio

Águas do rio Mondego voltaram a subir, mas desta vez ficaram pelas esplanadas. Funcionários e clientes já não se surpreendem.

A chuva não dá tréguas e as previsões atmosféricas apontam para, pelo menos, mais uma semana de grande precipitação. Ontem, à excepção da queda de uma árvore de grande porte logo de manhã e de alguns cortes de árvores, os bombeiros de Coimbra não registaram incidentes de maior relacionados com o mau tempo. Mas, como acontece quase sempre que chove com grande intensidade, as esplanadas do Parque Verde foram invadidas pelo rio Mondego.

Fonte: Diário de Coimbra
Já começa a ser um acontecimento normal.

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 10 fevereiro 2014 16:24
por xng
Pedro Escreveu: É uma daquelas situações que nunca compreendi bem o porquê. Dois parques na mesma zona e pertencentes à mesma entidade... a divisão não fazia sentido.
O que não faz sentido é o sentido da circulação que estão a dar àquilo: Entrada junto ao pavilhão e saída junto às bombas.

A ter "sentido único" não faria mais sentido ser ao contrário?
Entrada pelo lado do parque, onde até já há infra-estrutura construida para uma entrada sem prejudicar a fluidez do trânsito (ao contrário do que acontece do outro lado), e saída ao fundo, junto ao pavilhão. Ainda por cima se tivermos em conta que o trânsito se faz naquele sentido. E que as pessoas que utilizam o parque se querem deslocar maioritariamente para a zona da baixa.
Mas se calhar sou só eu que vejo que aquilo está tudo trocado... :wall:

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 10 fevereiro 2014 17:31
por DaniFR
xng Escreveu:
Pedro Escreveu: É uma daquelas situações que nunca compreendi bem o porquê. Dois parques na mesma zona e pertencentes à mesma entidade... a divisão não fazia sentido.
O que não faz sentido é o sentido da circulação que estão a dar àquilo: Entrada junto ao pavilhão e saída junto às bombas.
Assim quem quiser ir para a Portagem basta dar a volta junto à estação do parque, em vez de ter subir até à rua do Brasil.

Re: Parque Verde

Enviado: terça-feira, 11 fevereiro 2014 9:33
por Pedro
Administrador do Parque Verde “preocupado” com viabilidade do negócio

A situação no Parque Verde, de Coimbra, “é dramática” e os prejuízos sofridos com as cheias ocorridas na madrugada de hoje podem pôr em causa a sustentabilidade das empresas e levar a despedimentos, alertou o seu administrador.

“Não queremos despedir pessoas, mas se isto continuar torna-se muito complicado manter o formato atual”, explicou António Silva, da administração do consórcio de empresas que gere o Parque Verde, esperando que a situação “se altere” e dizendo estar em conversações com a Câmara de Coimbra para encontrar soluções para “minimizar os prejuízos”.

Segundo o empresário, a água entrou, ao início da manhã de hoje, dentro dos estabelecimentos, a esplanada está “alagada” e “há muita coisa afetada e degradada”, depois de também já terem sofrido uma situação semelhante em janeiro.

Se as cheias continuarem, “o negócio não é sustentável nem viável”, disse António Silva, explicando que, de momento, “há uma inexistência de receitas, mas os custos continuam”.

O administrador disse à agência Lusa que ainda não sabe o valor total dos prejuízos. Contudo, avançou que “todos os proprietários estão preocupados” com uma situação que tem sido “mais recorrente do que seria esperado”.

Apesar de admitir “não ter conhecimento técnico”, o empresário considerou que o desassoreamento do Rio Mondego poderia diminuir “a frequência” das cheias no Parque Verde.

“Tentamos aguentar as coisas, mas não está fácil”, desabafou, referindo que os empresários querem “evitar” o despedimento de funcionários.

A 07 de janeiro, o Parque Verde também tinha ficado parcialmente submerso.

As esplanadas estavam visivelmente afetadas, com as cadeiras e mesas submersas, a água entrava nos estabelecimentos e o parque infantil também se encontrava inundado, com alguns funcionários dos espaços a afirmarem que pouco havia a fazer, senão esperar que o nível da água baixasse.

Já na altura, José Torres, funcionário de um dos estabelecimentos, afirmou à Lusa que “são cerca de 20 pessoas” a trabalhar nas Docas do Parque Verde, começando a haver a “preocupação” de redução de pessoal.

Fonte: As Beiras
É uma repetição do que foi dito há um mês atrás...

Re: Parque Verde

Enviado: terça-feira, 11 fevereiro 2014 12:04
por Ricky147
E será mesmo assim? Tenho as minhas duvidas...

Re: Parque Verde

Enviado: domingo, 25 maio 2014 23:05
por Tide
Alguém sabe o que se passa no Parque Verde?

A mata que havia a seguir ao Pavilhão de Portugal foi limpa, nem árvores ficaram. Continuação do Programa Pólis? Tenho ideia que no projecto o parque ia de uma ponte à outra.

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 26 maio 2014 9:19
por Ricky147
Tide Escreveu:Alguém sabe o que se passa no Parque Verde?

A mata que havia a seguir ao Pavilhão de Portugal foi limpa, nem árvores ficaram. Continuação do Programa Pólis? Tenho ideia que no projecto o parque ia de uma ponte à outra.
Efectivamente o projecto inicial o parque ia da Ponte de Santa Clara à Ponte Europa. Com a falta de verbas a totalidade do projecto ficou na gaveta, apesar de, na minha opinião, uma limpeza de silvas e mato, não onerava muito a coisa e ficava-se com um parque enorme. Pode ser que alguém tenha tido a mesma ideia que eu...

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 26 maio 2014 11:35
por Tide
Concordo contigo mas a verdade é que arrasaram tudo,ficou sem árvores.

Que é algo que não compreendo, um sitio com árvores é mais agradável.

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 26 maio 2014 11:49
por Hal9000
Lembro-me de ter lido algures sobre essa limpeza e o porquê (diário as beiras ou diário de Coimbra). Infelizmente, não me lembro já onde foi e o porquê... :?

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 26 maio 2014 12:08
por Jo@o
Não é só aí. Há mais locais a serem limpos também (banhos secos e monte formoso por exemplo)

Re: Parque Verde

Enviado: segunda-feira, 26 maio 2014 14:02
por Ricky147
Tide Escreveu:Concordo contigo mas a verdade é que arrasaram tudo,ficou sem árvores.

Que é algo que não compreendo, um sitio com árvores é mais agradável.
Concordo também contigo. Já há mais de uma semana que não passo para esses lados e ainda não vi o que fizeram. Mas realmente, não havia necessidade de derrubar as laranjeiras. Bastava dar uma limpeza ao mato existente e ficávamos com um parque bem bonito.

Re: Parque Verde

Enviado: terça-feira, 27 maio 2014 15:08
por Pedro
Coimbra: Vereador preconiza alargamento do Parque Verde

O alargamento do Parque Verde do Mondego foi preconizado, hoje, em sessão da Câmara de Coimbra, pelo vereador José Augusto Ferreira da Silva.

O edil, eleito pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), sugeriu o aproveitamento de “terrenos marginais” situados entre o pavilhão do Centro de Portugal e a ponte de Rainha Santa Isabel.

José Augusto lamentou que uma indispensável operação de limpeza haja sido transformada em “acção de destruição de todo o coberto vegetal, sem que se conheça o destino que se pretende dar àquela área”.

“É imperioso que se dê continuidade ao projecto de qualidade existente para toda aquela área marginal ao rio Mondego, não permitindo que fique mais umas décadas ao abandono, a exemplo de muitas outras situações de facto consumado que pululam pela cidade e tanto a descaracterizam”, considerou o autarca.

Fonte: Campeão das Províncias
De facto, aquilo já era quase um parque, bastava uma limpeza e algumas obras... não era preciso destruir tudo.