Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Pedro »

Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

GNR investiga, com Águas de Coimbra, a origem do derrame que obrigou à intervenção de empresa especializada durante todo o dia de ontem.

A GNR de Coimbra está a investigar, com a ajuda da Águas de Coimbra, a origem de uma grande descarga de óleo que deixou «completamente preta» a Ribeira de Eiras, obrigando à intervenção da Protecção Civil e de uma empresa especializada em resíduos industriais perigosos que, durante o dia de ontem, efecutou operações de descontaminação da zona.

Fonte: Diário de Coimbra
Apesar de a Ribeira de Eiras não ser propriamente de águas límpidas, esta deve ter sido uma situação bastante desagradável.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Ricky147 »

Vi agora mesmo um camião a extrair óleo junto à ribeira na zona do Lidl.
Ricardo Nuno

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por JeTBoy »

Precisamente, a foto que vi no Diário de Coimbra de hoje também mostrava a pequena ribeira junto ao LIDL / Urbanização do Gorgulhão.

Que eu saiba, isso não é a ribeira de Eiras, nem o curso da Ribeira de Eiras passa por ali. :roll:
Jota P.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Pedro »

Descarga de óleo teve origem numa oficina automóvel

Ribeira de Eiras Novo derrame detectado ontem obrigou a prolongar as operações, com a ajuda dos Sapadores.

Era proveniente de uma oficina, a funcionar «nas imediações» da Ribeira de Eiras, a descarga de grande quantidade de óleo detectada na segunda-feira e que deixou «completamente preta» uma extensão considerável daquele curso de água, junto às instalações do INEM, na Estrada de Eiras.

A origem do derrame, de mais de 1.500 litros, segundo foi possível apurar, foi detectada ainda durante a tarde de segunda-feira pela GNR e as entidades envolvidas na operação, e ontem a empresa especializada contratada pela Câmara de Coimbra ainda esteve no local durante todo o dia para terminar os trabalhos de descontaminação da ribeira.

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que já descobriram o culpado. Em relação ao curso de água em questão, confirma-se que estão a falar do que passa junto ao Lidl. Sendo honesto, eu não sei se esse é a ribeira de Eiras ou se Eiras tem duas ribeiras diferentes. :p Só conheço mesmo a que passa em Santa Apolónia e era a essa que eu pensava que se estavam a referir... não sei se será a mesma.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Ricky147 »

Eu pensava que a Ribeira de Eiras era a em causa, mas... era conhecimento empírico. :wink:
Ricardo Nuno

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por JeTBoy »

Pedro Escreveu:
Descarga de óleo teve origem numa oficina automóvel

Ribeira de Eiras Novo derrame detectado ontem obrigou a prolongar as operações, com a ajuda dos Sapadores.

Era proveniente de uma oficina, a funcionar «nas imediações» da Ribeira de Eiras, a descarga de grande quantidade de óleo detectada na segunda-feira e que deixou «completamente preta» uma extensão considerável daquele curso de água, junto às instalações do INEM, na Estrada de Eiras.

A origem do derrame, de mais de 1.500 litros, segundo foi possível apurar, foi detectada ainda durante a tarde de segunda-feira pela GNR e as entidades envolvidas na operação, e ontem a empresa especializada contratada pela Câmara de Coimbra ainda esteve no local durante todo o dia para terminar os trabalhos de descontaminação da ribeira.

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que já descobriram o culpado. Em relação ao curso de água em questão, confirma-se que estão a falar do que passa junto ao Lidl. Sendo honesto, eu não sei se esse é a ribeira de Eiras ou se Eiras tem duas ribeiras diferentes. :p Só conheço mesmo a que passa em Santa Apolónia e era a essa que eu pensava que se estavam a referir... não sei se será a mesma.

Pelo meu conhecimento, a ribeira de Eiras é exactamente a que nasce nas encostas junto a S. Paulo de Frades, atravessa Eiras e Santa Apolónia e vai pela Adémia até à cortada para Alcarraques.
Jota P.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Ruizito »

A ribeira em causa chama-se Ribeira do Gorgulão, e acompanha a Estrada de Eiras desde a rotunda para o bairro de S. Miguel até junto à Estação Velha. A Ribeira de Eiras é a que, como já foi dito, atravessa dentro de Eiras e Santa Apolónia.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Grande descarga de óleo deixa preta a Ribeira de Eiras

Mensagem por Ricky147 »

Esclarecido. :D
Ricardo Nuno

Responder