Voluntariado em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Ashey
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 12 agosto 2005 3:40

Voluntariado em Coimbra

Mensagem por Ashey »

Boa noite a todos,

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma acção de voluntariado em Coimbra, desde que não envolva vender coisas em troca de dinheiro (aquelas bancas de peluches que vemos nos shoppings) ou estar nos super/hipermercados a dar sacos à entrada para doação de ofertas. Não tenho nada contra tal, e admiro quem o faz, mas não me vejo a fazer isso. :oops:

Nos contactos que fiz apenas tenho encontrado desde género de voluntariado ou em troca de "serviços" da área profissional em que se está. :? E algumas associações nem sequer respondem a e-mails... Na Bolsa do Voluntariado não aparece nada para Coimbra.

O voluntariado que pretendo fazer tem como objectivo o dar, o ajudar o outro de alguma forma (exemplo: voluntariado do IPO). Gostaria particularmente de trabalhar com crianças ou pessoas desfavorecidas, mas não exclusivamente, claro.

(Convém dizer que tenho 31 anos pois há projectos em que não aceitam pessoas com mais de 25 ou 30! :dis: )

Alguém sabe de algo?

Obg desde já. :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Voluntariado em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Se tiveres jeito para trabalhar com crianças e conhecimentos na área do desporto, já ponderaste a hipótese de apoiar os escalões de formação de um clube? Normalmente há sempre clubes que são forçados a "rejeitar" miúdos por falta de pessoal para os treinar, pelo que é uma maneira de ser útil. Eu fiz isso há alguns anos, como treinador de futebol, e foi uma experiência divertida.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Voluntariado em Coimbra

Mensagem por bluestrattos »

Já tentaste o IPJ? Fica ao lado da Casa Municipal da Cultura.

Avatar do Utilizador
Kamy
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: sexta-feira, 20 agosto 2010 12:12
Localização: Coimbra

Re: Voluntariado em Coimbra

Mensagem por Kamy »

Olá, tenta a Comunidade de S. Francisco de Assis, perto do bairro de S. miguel - eiras. Aquelas crianças precisam de muita ajuda.
Se certeza que a madre teresa te irá receber bem :)
Kamy

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Re: Voluntariado em Coimbra

Mensagem por keBas »

Pedro Escreveu:Se tiveres jeito para trabalhar com crianças e conhecimentos na área do desporto, já ponderaste a hipótese de apoiar os escalões de formação de um clube? Normalmente há sempre clubes que são forçados a "rejeitar" miúdos por falta de pessoal para os treinar, pelo que é uma maneira de ser útil. Eu fiz isso há alguns anos, como treinador de futebol, e foi uma experiência divertida.
Excelente iniciativa, podes dar mais pormenores em relação a esse tipo de "voluntariado"...
Estaria interessado, mas não sei onde me deslocar.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Voluntariado em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Penso que a melhor forma é contactar os clubes de Coimbra e colocar essa hipótese. No meu caso foi um pouco ao contrário, eu tinha ingressado no clube inicialmente para a equipa de baseball, mas o presidente disse-me que precisava de um adjunto para a equipa B de futebol em Escolas e eu voluntariei-me. Uns jogos mais tarde ele ficou sem tempo disponível e acabei por ficar eu a tomar conta da equipa. Na época seguinte, pediram-me para voltar, mas desta vez para os Infantis B (até que, por motivos profissionais, também eu fiquei sem tempo e teve de entrar outro voluntário para o meu lugar).

É algo que pode ser relativamente exigente em termos de tempo. No meu caso, havia 3 treinos semanais mais o jogo ao fim-de-semana (geralmente Sábado de manhã). É preciso ter alguma paciência com os miúdos (e com alguns pais), assim como saber impor alguma disciplina (mas lembrando também que são crianças e não jogadores profissionais :p).

Responder