Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Mah
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: quinta-feira, 18 outubro 2012 20:28

Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Mah »

Ola pessoal, boa tarde.

Estou a viver em Coimbra desde outubro e paguei em média 17.00€ de luz. Recebi uma conta hoje que me deixou apavorada, no valor de 487.00 €

Acontece que vivemos somente meu esposo e eu. Na conta consta que é valor de correção de setembro até esse janeiro.

Esse valor de conta é normal? Não compreendo esse valor de conta para somente duas pessoas.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Hal9000 »

O que aconteceu é que ao longo do ano andaste a pagar por estimativa e agora fizeram o acerto. Dado que a estimativa pelos vistos era muito abaixo do valor real que consumiam, o acerto agora é elevado.

Conselho muito simples: ler e comunicar a leitura todos os meses: é grátis, evitas surpresas como esta e evitas andar a pagar a mais para eles (que não foi o caso).

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Hal9000 »

Já agora (e dado que este fórum com características únicas em todos os fóruns que conheço não permite edição), o apartamento é alugado? Se sim, então é bem provável que estejam a pagar também os gastos do inquilino anterior :wall:

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Chong Li »

Não conheço os consumos que fazes, como é óbvio, mas parece-me que 17 euros é um valor extremamente baixo. Agora terá havido uma correcção.

Seja como for, o melhor é ires à EDP (loja do cidadão) e perguntares se há algo de errado. Pelo que sei, já não és a 1ª pessoa a queixar-se dos valores cobrados este mês.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Pedro »

Se estás a viver desde Outubro, recebeste três ou quatro contas, no máximo. Isso dá um valor de consumo situado entre aproximadamente €180 e €140 mensais, o que é bastante exagerado para duas pessoas (a menos que tenham aquecedores ligados o dia inteiro em todas as divisões).

Pede à EDP informação detalhada sobre essa actualização, para verificares quando começou. É possível que duas pessoas paguem isso se forem extremamente gastadoras, mas não me parece provável. Possivelmente esse acerto inclui valores do inquilino anterior. Ou então, simplesmente, houve um erro de facturação.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por Hal9000 »

O acerto inclui pelo menos os valores dos 6 últimos meses. Se incluir mais que isso, então o valor que está a ser cobrado é ilegal, dado que dividas com um prazo maior que 6 meses não podem ser cobradas (daí que as empresas façam pelo menos 2 leituras por ano). Também suspeito que o tarifário em vigor deve ser o "conta certa" :wall:

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Re: Conta de Luz ! Uma ajuda por favor ?

Mensagem por keBas »

Hal9000 Escreveu:O que aconteceu é que ao longo do ano andaste a pagar por estimativa e agora fizeram o acerto. Dado que a estimativa pelos vistos era muito abaixo do valor real que consumiam, o acerto agora é elevado.

Conselho muito simples: ler e comunicar a leitura todos os meses: é grátis, evitas surpresas como esta e evitas andar a pagar a mais para eles (que não foi o caso).
Isto...

Responder