Eleições Autárquicas - 2013

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra

Em quem vais votar nas eleições autárquicas?

Francisco Queirós (CDU)
3
14%
João Paulo Barbosa de Melo (PSD)
6
27%
José Ferreira da Silva (Cidadãos por Coimbra)
3
14%
Luís Providência (CDS/PP)
0
Sem votos
Manuel Machado (PS)
4
18%
Branco/Nulo
0
Sem votos
Não vou votar
6
27%
 
Total de votos: 22

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Viva_a_Historia »

Ruizito Escreveu:
Viva_a_Historia Escreveu:
Pedro Escreveu:
Problemas da Baixa dominam debate em Coimbra

A dinamização da Baixa de Coimbra, o arrendamento jovem e a reabilitação urbana foram temas quentes do debate desta terça-feira entre os sete candidatos à Câmara de Coimbra na RDP/Antena 1.

A esquerda, representada por Rui Lourenço Cruz (PCTP/MRPP), Francisco Queirós (CDU) e José Augusto Ferreira da Silva, do movimento Cidadãos por Coimbra (CPC), quer pôr fim a “um ciclo de alternância, 12 anos de Machado, 12 anos de PSD, que trouxe pouco desenvolvimento ao concelho”, disse Ferreira da Silva, corroborado por Queirós, que não esqueceu o “quadro negro” na vida do país, imputando responsabilidades aos governos PS, PSD e CDS.

A reabilitação é “a grave preocupação” todos os candidatos. Coimbra tem mais de 10 mil casas devolutas e em estado avançado de degradação. Mas “a Baixa não será nada se não houver uma aposta no repovoamento, uma política cultural que atraia turistas nacionais e estrangeiros, aproveitando a classificação para Património da Humanidade”, disse Francisco Queirós.

O CPC propõe uma “agência municipal de arrendamento” para a “regulação das rendas” e trazer “jovens e famílias para o centro” e o PCTP-MRPP quer “convidar proprietários [a] apresentar projectos”. Se “tiverem viabilidade” a câmara financiá-los-á; se não, “a câmara fará a municipalização dos edifícios e a respectiva reabilitação”. Luís Providência, do CDS, concorda: se os “privados não podem tomar conta”, “a câmara tem de assumir” esse ónus.

Francisco Guerreiro (PAN) defende a “criação de uma rua biológica, com produtos regionais e tradicionais” que poderia estimular “a agricultura local, reduzir as despesas de distribuição e trazer as pessoas à Baixa, aproximando a zona urbana das zonas rurais do concelho”.

Para reabilitar a Baixa, Manuel Machado (PS) propôs a “canalização de fundos comunitários” e a “discriminação positiva de Coimbra” na atribuição dos dinheiros do QREN.

Já o actual presidente da Câmara e candidato pela coligação Por Coimbra (PSD/PPM/MPT), João Paulo Barbosa de Melo, apresentou o “trabalho de casa”: a aprovação do PDM, a definição de áreas e medidas de estímulo à reabilitação urbana e a garantia de “8 milhões de euros para as obras do metro na Baixa”.

A coligação sabe “exactamente o que quer fazer em cada prédio e cada rua da Baixa e da Alta até ao rio”, disse, e recomendou aos seus adversários que leiam “o relatório dos peritos da UNESCO, que dizem que o trabalho que está a ser feito é de excelente qualidade”.

Fonte: Público
É giro como a resposta do Manuel Machado para o problema da Baixa é simplesmente atirar dinheiro para cima da questão...
E mesmo assim ganhou as eleições! Tenho vergonha em ser conimbricense.
Mas olha que a proposta de Barbosa de Melo também não era diferente. Basicamente falava na aprovação do PDM (o que é falso, pois o mesmo não está aprovado) e atirava dinheiro para o ar (neste caso dinheiro que até nem era da CMC, mas sim do metro.
O que foi por mim escrito deve-se mais ao meu desagrado com o que foi a política de Manuel Machado nos 12 anos em que esteve à frente da Câmara Municipal do que com algum agrado particular com o Barbosa de Melo. E pelo que o Machado disse vejo que a nível de visão estes 12 anos de pausa não o mudaram muito.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por LIC »

Lopes Escreveu: Deve existir por aí muita confusão!!
Mas as pessoas têm memoria curta, o JES foi afastado da CMC na altura do Machado e só voltou depois mais tarde com o Encarnação...não sei, se foi só coincidência.
Obrigado :D
Afinal, mesmo não sendo eu de Coimbra vejo que há aqui muita coisa estranha B)
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Hal9000 »

Agora assim de repente veio-me à cabeça o Ikea e este projecto todo a ir pelo cano abaixo :twisted: :twisted: :twisted:

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por banjix »

Eu até posso andar afastado do que se passa em Coimbra, mas... Se o Machado não governou bem quando lá esteve, o que é que, em 12 anos, os autarcas do PSD (Encarnação e Melo) fizeram por Coimbra?
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Viva_a_Historia »

banjix Escreveu:Eu até posso andar afastado do que se passa em Coimbra, mas... Se o Machado não governou bem quando lá esteve, o que é que, em 12 anos, os autarcas do PSD (Encarnação e Melo) fizeram por Coimbra?
Coisas pequenas mas algo foi feito:

- Rua Monsenhor Nunes Pereira, um acesso para o estádio que sendo uma pequena rua faz uma grande diferença no que ao trânsito diz respeito (e não estava prevista nos acessos para o Euro 2004 pensados pelo executivo liderado por Manuel Machado);
- O Dolce Vita Coimbra, pese embora tenha sido construído à custa de uma praça e árvores (as do parque de campismo e as da Praça Heróis do Ultramar) acabou por ser uma solução para tornar os custos envolvidos na remodelação e manutenção do estádio menos onerosos, assim como possibilitou a criação de um novo espaço comercial na cidade;
- O acordo que possibilitou ao Grupo Amorim construir o Dolce Vita Coimbra acabou por trazer à cidade novos equipamentos desportivos (piscinas e pavilhão multidesportos);
- A rotunda prevista para o alto do Tovim no projecto da Circular Externa herdado do executivo de Manuel Machado foi alterada para uma rotunda mais simples em cima de um túnel que desta forma possibilita ao trânsito vinda da mesma circular chegar à Avenida Elísio de Moura sem necessidade de andar às voltas na rotunda;
- A construção da 1ª fase da variante de Eiras;
- Construção de novo acesso da N341 para Bencanta e Casais;
- iParque (que mesmo que ainda muito pouco ocupado e talvez não na melhor localização já é alguma coisa);
- Melhoria da rede de saneamento e águas.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por LIC »

Falta aí o novo Conservatório.
Tenho um amigo que diz que não gosta porque mandaram abaixo dezenas de árvores.

Mas na minha opinião está bem conseguido e aqueles graffities/murais/pinturas no muro em frente dá-lhe um ar mais cosmopolita!

Me LIKE Barbosa de Melo
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Tide »

As pinturas da parede do coimbrashopping? Já eram feitas antes do conservatório.

As pequenas coisas são importantes mas o grande problema é que em termos de obras emblemáticas (que concordemos ou não, é o que atrai votos) foram as iniciadas pelo MM (digo iniciadas no sentido de projectadas...Quanto tempo esteve a Ponte Europa só em papel?).

A ver vamos o que agora vai fazer, como não há dinheiro e há mais controlo do governo central deverá ser um mandato mais «calmo»...
Feedback, blood & destruction.

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por pauloms »

Quando é que este pessoal acorda e percebe que todas as obras, grandes ou pequenas, são pagas pelo dinheiro dos contribuintes (nós)! Quem está no poder apenas decide aonde é que gasta o dinheiro! E depois fá-lo como se fosse o próprio a pagar do seu bolso enquanto os "escravos" batem palmas e agraciam o "senhor presidente" por ser tão bom e por ter feito isto e aquilo...

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por LIC »

pauloms Escreveu:Quando é que este pessoal acorda e percebe que todas as obras, grandes ou pequenas, são pagas pelo dinheiro dos contribuintes (nós)! Quem está no poder apenas decide aonde é que gasta o dinheiro! E depois fá-lo como se fosse o próprio a pagar do seu bolso enquanto os "escravos" batem palmas e agraciam o "senhor presidente" por ser tão bom e por ter feito isto e aquilo...
Errado.
Uma percentagem. Na medida em que muitas das obras são financiadas pelos Fundos Comunitários (FEDER/FC). Obviamente tem que haver comparticipação Estatal (que será sempre menor) e nalguns casos deve haver investimento privado
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Viva_a_Historia »

Tendo eu estudado na Escola Secundária da Quinta das Flores também foi para mim um choque ver o espaço verde que se perdeu (para além de o edifício da conservatório não ser propriamente bonito) assim como os lugares para estacionamento mas ao menos arranjou-se uma solução para o problema do conservatório que se arrastava há muitos anos. Nem sei como me pude ter esquecido de referir esse equipamento.

A Ponte Europa andou no papel desde o primeiro mandato do Manuel Machado e acabaram as obras por serem estranhamente lançadas depois da segunda metade do terceiro mandato de Manuel Machado sem sequer estar o projecto completo (devia ser pressa para um quarto mandato). É uma obra mal concebida não só pelo problema no projecto mas também pelas características da própria ponte que se adequam mais a uma ponte onde passa uma auto-estrada que a uma ponte que liga duas avenidas (em duas rotundas) urbanas em cada uma das margem. O custo que teve esta obra daria para construir cincos pontes urbanas como a Ponte de Santa Clara que provavelmente fariam mais pelo escoamento do trânsito que a actual Ponte Rainha Santa.

A solução de Manuel Machado para o Convento de São Francisco era um tal World Trade Center que implicaria a desfiguração parcial do próprio monumento (tal como aconteceu com o Museu Machado de Castro).

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por micromys »

Os senhores que estiveram anteriormente na Câmara deixaram que a rotunda da Escola Agrícola tenha saído o aborto que todos nós conhecemos. O novo executivo deveria começar o mandato a pressionar fortemente a EP de modo a criar uma solução para essa rotunda. Para quem lá chega vindo no sentido Taveiro-Coimbra parece mais a porta de entrada para o inferno! :evil:

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por pauloms »

LIC Escreveu:
pauloms Escreveu:Quando é que este pessoal acorda e percebe que todas as obras, grandes ou pequenas, são pagas pelo dinheiro dos contribuintes (nós)! Quem está no poder apenas decide aonde é que gasta o dinheiro! E depois fá-lo como se fosse o próprio a pagar do seu bolso enquanto os "escravos" batem palmas e agraciam o "senhor presidente" por ser tão bom e por ter feito isto e aquilo...
Errado.
Uma percentagem. Na medida em que muitas das obras são financiadas pelos Fundos Comunitários (FEDER/FC). Obviamente tem que haver comparticipação Estatal (que será sempre menor) e nalguns casos deve haver investimento privado

Aí sim? Então, e de onde vem o dinheiro do FEDER? Não é da Reserva Federal Norte-Americana....

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Hal9000 »

Viva_a_Historia Escreveu: Coisas pequenas mas algo foi feito:


- O Dolce Vita Coimbra, pese embora tenha sido construído à custa de uma praça e árvores (as do parque de campismo e as da Praça Heróis do Ultramar) acabou por ser uma solução para tornar os custos envolvidos na remodelação e manutenção do estádio menos onerosos, assim como possibilitou a criação de um novo espaço comercial na cidade;

Com esta fizeste me lembrar de um certo "paspalho" e "corrupto" pertencente ao executivo anterior (anterior ao Encarnação, entenda-se) que decidiu que no dia de abertura do Jumbo ir lá andar a medir as dimensões, para ver se ultrapassava os 10 000 metros quadrados :twisted: :twisted:

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por LIC »

pauloms Escreveu: Aí sim? Então, e de onde vem o dinheiro do FEDER? Não é da Reserva Federal Norte-Americana....
De todos os EM da UE a 28.
Una pagam muito e recebem pouco; outros pagam pouco e recebem muito.

Mas todos pagam e todos recebem.
Obviamente que dalgum lado sai.
Também não me espantava se saísse da RF, já que as soluções deles se resolvem com a impressão de moeda
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Re: Eleições Autárquicas - 2013

Mensagem por Viva_a_Historia »

micromys Escreveu:Os senhores que estiveram anteriormente na Câmara deixaram que a rotunda da Escola Agrícola tenha saído o aborto que todos nós conhecemos. O novo executivo deveria começar o mandato a pressionar fortemente a EP de modo a criar uma solução para essa rotunda. Para quem lá chega vindo no sentido Taveiro-Coimbra parece mais a porta de entrada para o inferno! :evil:
Não vou negar que a rotunda do Almegue é um ponto bastante negativo.

Responder