Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
aquatico
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2012 23:21

Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por aquatico »

Boa noite,

Senti-me no dever cívico de partilhar o seguinte para com os restantes cidadãos e cidadãs da minha cidade. O vídeo fala por si.

http://vimeo.com/50564929

Há que estar atento e ter uma postura crítica na sociedade em que actualmente vivemos. Apenas podemos influenciar a política através do voto e de manifestações, no entanto no quadrante comercial há que estar alerta ao assinar papéis, ao nos serem apresentadas contas, ou ao nos serem prestadas informações relevantes que não são escritas. Ter em conta a entidade que escolhemos financiar quando queremos fazer uma compra ou subscrever um serviço, pois apesar de parecer aparentemente irrelevante do ponto de vista do cliente, estamos afinal a contribuir para a prosperidade dessa entidade em detrimento das restantes do mesmo sector. Pedir recibos, confirmar trocos, não ter medo de usar o livro de reclamações. E mais importante que tudo, conhecer os nossos direitos.

aquatico

Avatar do Utilizador
nomade
Regular
Regular
Mensagens: 140
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07
Localização: Coimbra / Cantanhede
Contacto:

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por nomade »

Fizeste bem em partilhar... Não são só os metros cúbicos que vais pagar a mais, mas sim o valor do metro cúbico pois este é retirado de um escalão!
Imagino que tenha sido num condominio. Era bom perguntar aos outros condóminos, pois pode ter sido um funcionário sem grande vontade de trabalhar...

Vou partilhar no facebook ;)

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

Poderá ter sido um erro de leitura e no contador estar 151 e o funcionário ter pensado que era 161.

Mais grave do que este eventual erro seria se o contador estivesse a contar mais do que o que é efectivamente consumido. Como saber se tal acontece? Pois é...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por Ruizito »

pauloms Escreveu:
Mais grave do que este eventual erro seria se o contador estivesse a contar mais do que o que é efectivamente consumido. Como saber se tal acontece? Pois é...
É simples, contacta a Águas de Coimbra e eles fazem um teste de aferição do contador. Se o contador estiver a contar mal (razão do cliente) é de borla, se estiver bem (razão da empresa) paga 47.37 €.

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

Ruizito Escreveu:
pauloms Escreveu:
Mais grave do que este eventual erro seria se o contador estivesse a contar mais do que o que é efectivamente consumido. Como saber se tal acontece? Pois é...
É simples, contacta a Águas de Coimbra e eles fazem um teste de aferição do contador. Se o contador estiver a contar mal (razão do cliente) é de borla, se estiver bem (razão da empresa) paga 47.37 €.
:shock:
Eu sugeria antes que fizessem um teste por vós mesmos, muito mais seguro e fiável.

Fechem todas as torneiras e verifiquem o registo do contador. Encham alguns garrafões de água, façam as contas para a equivalência em m3 e depois verifiquem no contador se a coisa bate certo.

Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
Localização: Coimbra

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por Jo@o »

pauloms Escreveu:
:shock:
Eu sugeria antes que fizessem um teste por vós mesmos, muito mais seguro e fiável.

Fechem todas as torneiras e verifiquem o registo do contador. Encham alguns garrafões de água, façam as contas para a equivalência em m3 e depois verifiquem no contador se a coisa bate certo.
ora se bem me lembro 1m3 = 1000l. Para ter ideia se o contador está ou não a medir bem penso que tirar menos que 1m3 não é representativo.

Ora 1000l são uns meros 200 garrafões! lol Começa a juntar...
It's not just music...it´s a state of mind...
para venda

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

Jo@o Escreveu: ora se bem me lembro 1m3 = 1000l. Para ter ideia se o contador está ou não a medir bem penso que tirar menos que 1m3 não é representativo.

Ora 1000l são uns meros 200 garrafões! lol Começa a juntar...
SE calhar, aproveitando que os contadores da água contam até às centésimas (três casas decimais), o melhor seria se ao invés dos 200 garrafões de 5 litros enchessem menos. Uns 20 serão mais do que suficientes para averiguar da correcta contagem.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por Hal9000 »

pauloms Escreveu:
Jo@o Escreveu: ora se bem me lembro 1m3 = 1000l. Para ter ideia se o contador está ou não a medir bem penso que tirar menos que 1m3 não é representativo.

Ora 1000l são uns meros 200 garrafões! lol Começa a juntar...
SE calhar, aproveitando que os contadores da água contam até às centésimas (três casas decimais), o melhor seria se ao invés dos 200 garrafões de 5 litros enchessem menos. Uns 20 serão mais do que suficientes para averiguar da correcta contagem.

Milésimas, se faz favor :P

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por Ruizito »

Assim não vão lá. A existir erro será sempre um desvio pequeno e só é perceptível com quantidades significativas de água. Mesmo com 1000 l, que como já foi dito dá muito garrafão, se o erro for 3 ou 4 l, não dá para perceber. Já para não falar na possibilidade de existir alguma pequena fuga pós contador não detectada.

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

Hal9000 Escreveu:
Milésimas, se faz favor :P

Ok, Ok :wall: . Tinha o co-processador, do 386, para os cálculos de virgula flutuante desligado.

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

Ruizito Escreveu:Assim não vão lá. A existir erro será sempre um desvio pequeno e só é perceptível com quantidades significativas de água. Mesmo com 1000 l, que como já foi dito dá muito garrafão, se o erro for 3 ou 4 l, não dá para perceber. Já para não falar na possibilidade de existir alguma pequena fuga pós contador não detectada.
Quem tiver piscina pode sempre fazer um teste mais rigoroso ao contador... :mrgreen:

Uma pequena fuga na canalização significa um grande prejuízo, mais cedo ou mais tarde, e não me refiro ao custo da água...

aquatico
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2012 23:21

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por aquatico »

aquatico Escreveu:Boa noite,

Senti-me no dever cívico de partilhar o seguinte para com os restantes cidadãos e cidadãs da minha cidade. O vídeo fala por si.

http://vimeo.com/50564929

Há que estar atento e ter uma postura crítica na sociedade em que actualmente vivemos. Apenas podemos influenciar a política através do voto e de manifestações, no entanto no quadrante comercial há que estar alerta ao assinar papéis, ao nos serem apresentadas contas, ou ao nos serem prestadas informações relevantes que não são escritas. Ter em conta a entidade que escolhemos financiar quando queremos fazer uma compra ou subscrever um serviço, pois apesar de parecer aparentemente irrelevante do ponto de vista do cliente, estamos afinal a contribuir para a prosperidade dessa entidade em detrimento das restantes do mesmo sector. Pedir recibos, confirmar trocos, não ter medo de usar o livro de reclamações. E mais importante que tudo, conhecer os nossos direitos.

aquatico
Olá novamente,

Venho informar que hoje, 12 de Outubro, recebi uma carta da Águas de Coimbra com uma nova factura a substituir a anterior, desta vez com uma leitura realista.

O moral desta história, do meu ponto de vista, foi de que "calar e comer" pode não ser a melhor solução.

aquatico

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por Tide »

Duas perguntas:
-essa conta desajustada não foi feita tendo por base o perfil do consumidor? Sendo que no fim (ou a meio) do ano iria ser feita a leitura real e o respectivo ajuste na fatura?

Sei que este procedimento é comum para a electricidade e não me parece que as águas andam a fazer leituras de todos os contadores todos os meses...
Feedback, blood & destruction.

aquatico
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2012 23:21

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por aquatico »

Tide Escreveu:Duas perguntas:
-essa conta desajustada não foi feita tendo por base o perfil do consumidor?
Não. Conforme mostrado no vídeo, trata-se de uma leitura feita pela empresa. O acto de leitura corresponde ao consumo real, podendo ser feita pela empresa ou pelo cliente. Se ao ser emitida uma factura for desconhecido o consumo real por não ter havido leitura por qualquer das partes, é então aplicada uma estimativa, sendo o tipo de leitura apresentado como "Estimativa" em vez de "Empresa" ou "Cliente".
Tide Escreveu:Sendo que no fim (ou a meio) do ano iria ser feita a leitura real e o respectivo ajuste na fatura?

Sei que este procedimento é comum para a electricidade e não me parece que as águas andam a fazer leituras de todos os contadores todos os meses...
A lei obriga os fornecedores de serviços públicos essenciais, onde estão incluídos a água e electricidade, a fazer pelo menos uma leitura em cada trimestre, se não me engano, dando então lugar ao acerto das estimativas feitas até então. Uma consequência daquela leitura errada seria a interferência com futuras estimativas, que resultaria em maiores oscilações na facturação, devido ao desvio perante o verdadeiro perfil do consumidor.

Não considero os acertos das estimativas da água tão rigorosos como por exemplo os da electricidade, pois no caso da água aplica-se o conceito de escalões, onde após ultrapassado o limiar de cada escalão o preço de cada metro cúbico aumenta consideravelmente; o problema aqui está no facto de nos acertos não haver discriminação dos escalões segundo os quais esse volume de água foi previamente cobrado. É apenas mostrado um total sem informação nem forma de deduzir a fórmula que o origina.

aquatico

pauloms
Veterano
Veterano
Mensagens: 509
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Re: Águas de Coimbra "inventa" leitura de contador

Mensagem por pauloms »

aquatico Escreveu: A lei obriga os fornecedores de serviços públicos essenciais, onde estão incluídos a água e electricidade, a fazer pelo menos uma leitura em cada trimestre
aquatico
Creio que é em cada semestre.

Responder