Familia brasileira 2 crianças

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Ricardospereira
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2012 15:03

Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Ricardospereira »

Prezados,

inauguro minha participação neste forum pedindo a colaboração de todos.

eu e minha esposa pretendemos realizar nossos mestrados na reconhecida universidade de coimbra.

ainda não conhecemos a cidade e iremos em abril-2013

ocorre que temos 2 filhos, uma menina de 9 e um menino de 3

assim, gotaria de informações sobre escolas que devemos visitar quando estivermos na cidade (pública ou privada - se possível informando os valores-propinas)

da mesma forma, em que bairros devemos procurar moradia (com estimativa de preço para 3 quartos)

agradeço mutissímo qualquer colaboração.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Chong Li »

Ricardo, há pelo forum já alguns posts a falar de assuntos semelhantes, é uma questão de procurar....

Seja como for, em abril é o último período letivo, ou seja começa-se a entrar na recta final do ano (letivo).
Não sei se será fácil entrar numa escola pública nessa altura... quanto a privados temos o Colégio Rainha SAnta Isabel ou o Colégio São Teotónio. Ficam um ao lado do outro e numa zona central da cidade. Só que, sendo escolas privadas, paga-se uma mensalidade. Não sei precisar valores, mas penso que por dois filhos deverá rondar uns 500 euros.

Quanto a zonas para morar temos a Solum (onde um apartamento com 3 quartos deverá rondar uns 750 euros). É uma zona bem localizada com tudo por perto.
Perto da Solum, ou seja, também bem localizado, há o Bairro Norton de Matos. Um bairro constituído essencialmente por moradias, embora também haja prédios com apartamentos.
Também temos a zona de Santa Clara é provável que seja mais acessível, mas já não fica tão central (embora haja transportes).
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Ricardospereira
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2012 15:03

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Ricardospereira »

Grato pela ajuda.

Deixa eu esclarecer melhor.

De fato, pesquisei o fórum e foi de imensa valia, notadamente dos bairros, porém, sem o foco para crianças.

Nosso projeto é irmos em setembro/2013, para isso, conheceremos a cidade em abril/2013.


Tive referências de internet do Colégio Rainha Santa Isabel.

Agora vou conhecer também o Colégio São Teotónio.

Minha dúvida é se existe diferença de qualidade de ensino público e privado tal qual no Brasil que jusitifque o investimento na escola dos pequenos.

Se outro participante souber os valores da mensalidade já ajuda muito.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Ruizito »

Olá Ricardo,
Não existe grande vantagem em inscrever as crianças em colégios particulares, relativamente ao ensino público. Relativamente à mais velha (9 anos) existem boas escolas públicas na zona (Quinta das Flores, Solum, Arieiro, Bairro Norton Matos etc.), com essa idade ela irá provavelmente iniciar o 4.º ano. Se for para o 5.º ano, já serão escolas diferentes (nas escolas do primeiro ciclo existe apenas entre o 1.º e o 4.º). O ensino público é gratuito havendo a pagar apenas material escolar, actividades extra, ocupação de tempos livres etc.
Quanto ao mais pequeno (3 anos) terá que ficar num infantário e aqui dificilmente conseguirá vaga nos públicos, terá mesmo que ir para um privado (o pagamento mensal nunca será abaixo de 300.00 €).
Atenção que o ano lectivo em Portugal inicia-se a meio de Setembro e as matriculas normalmente são em junho/julho.

Ricardospereira
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2012 15:03

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Ricardospereira »

Obrigado Ruizito!

A escolha da escola pública é fundada em endereço da sua residência, como é o meio de ingresso

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Chong Li »

Até há pouco tempo era pelo endereço da residência, mas o Ministério quis altererar essa regra.
Não tenho a certeza se já entrou em vigor ou não mas penso que sim.

Se assim for, os pais poderão escolher livremente a escola, é preciso é que haja vaga... há algumas prioridades, como ter já irmãos na escola e ter necessidades educativas especiais. Esses são os primeiros a entrar. Depois será por vagas (e muitas cunhas...).
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por agnes »

Para a escola da criança mais nova há uma cresce na conchada que foi toda renovada e paga-se consoante o rendimento familiar. E para a mais velha, tem lá perto o Colégio de São José. Esse Colégio é semi-privado, ou seja, paga-se o infantário (crianças até aos 5 anos) e o 1º Ciclo (1º até ao 4º ano, dos 6 até aos 9 anos mais ou menos), O preço não tenho a certeza se é por volta dos 300 ou 500 euros por mes. A partir do 2º ciclo não se paga, e tem até ao 3º Ciclo (Ou seja até ao 9º ano). Nessa zona da cidade consegue-se arranjar casas mais baratas e fica perto da Universidade de Coimbra.

Espero ter ajudado.
Imagem

Ricardospereira
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 09 agosto 2012 15:03

Re: Familia brasileira 2 crianças

Mensagem por Ricardospereira »

Ajudou bastante Agnes. Muito obrigado!

Responder