Mercado D. Pedro V

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Câmara ausculta operadores e clientes para melhorar Mercado D. Pedro V

Nova direcção da Associação dos Mercados de Coimbra será “parceiro fundamental” para estratégia que se quer implementar na “maior loja âncora” da cidade.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a elaborar um inquérito, dirigido a operadores e utilizadores do Mercado D. Pedro V, mas também à população em geral, para perceber quais são as expectativas e as necessidades daquele espaço comercial de Coimbra. O estudo é encarado pela autarquia como «o pontapé de saída para um novo plano global de estratégias» para revitalizar aquele espaço, reforçando o seu papel de “loja âncora” da Baixa da cidade.

Uma espécie de nova era do Mercado D. Pedro V, para a qual a autarquia conta com a colaboração da direcção da Associação do Comércio dos Mercados de Coimbra, que tomou posse ontem, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da CMC, João Paulo Barbosa de Melo, e do vereador José Belo, que confirmou a importância da parceria com esta nova equipa.

Fonte: Diário de Coimbra
Penso que a principal melhoria a fazer seria a questão do estacionamento, mas também não estou a ver muitas maneiras de a resolver. A disposição das bancas de venda também não é muito agradável. Acho que o que mais afasta as pessoas é a falta de "confortos" existentes nas várias alternativas representadas pelos hipermercados.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por banjix »

Que mal tem o estacionamento? Sempre que vou a Coimbra e preciso de ir à baixa, o parque de estacionamento que escolho é sempre o do Mercado D. Pedro V! É o mais barato, parece-me.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Mercado Municipal: lojas e bancas em hasta pública

A Câmara de Coimbra disponibiliza amanhã, em has­ta pública, 56 lojas e 50 bancas do Mercado Municipal D. Pedro V a preços promocionais.

A Câmara de Coimbra disponibiliza amanhã, em has­ta pública, 56 lojas e 50 bancas do Mercado Municipal D. Pedro V a preços, diz uma nota da autarquia, «verdadeiramente promocionais». A sessão, que começa às 10h00 no salão nobre dos Paços do Município, colocará em praça concessões de ocupação permanente, por preços que chegam a ser metade das bases de licitação da última hasta pública. «A Câmara Municipal de Coimbra preocupa-se muito com a situação actual do Mercado e por isso quis adaptar a oferta de espaços comerciais ao momento que se está a viver», explicou José Belo, vereador com o respectivo pelouro.

Fonte: Diário de Coimbra
Pelo que percebi, é mesmo para vender lojas. Acho que teriam mais sucesso se optassem por um sistema de concessões anuais.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Mercado ficou com mais de 100 espaços vazios

Hasta pública só concessionou duas lojas. Inovar é preciso, diz vereador.

Apesar do anúncio de que os preços seriam «verdadeiramente promocionais», só foram ontem arrematados, em hasta pública, dois dos 106 espaços para venda de peixe e de hortícolas - 56 lojas e 50 bancas - do Mercado Municipal D. Pedro V.

Fonte: Diário de Coimbra
Ouch, era difícil um resultado pior. Pode ser que agora considerem uma alternativa diferente.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por banjix »

O mercado tradicional está de rastos! Independentemente dos preços, era previsível um resultado destes! Enquanto não forem criadas condições semelhantes às que oferecem os centros comerciais, esta situação irá permanecer (para não dizer piorar).
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Estado está com lei das facturas a “bater no elo mais frágil”

Comerciantes tentam adaptar-se, apesar de críticos, às novas regras de combate à fraude fiscal. Dificuldades financeiras impedem de comprar software que... continua esgotado.

No Mercado D. Pedro V, não é muita a clientela. Jorge Vaz abre o talho pela primeira vez, em 2013, e não se estreou. Pedro Fernandes faz «qualquer coisa» na peixaria, mas «nem dá para as despesas».

Fonte: Diário de Coimbra
Se aquele "não se estreou" significar que passou um dia inteiro sem efectuar uma única venda... eu diria que as coisas estão mesmo desastrosas.

Atheist
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 93
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40
Localização: Coimbra / Lisboa

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Atheist »

A questão é que já pouca gente mora na alta e na baixa... Ir comprar os frescos ao mercado era um habito de alguns anos atras e a juventude já pouco procura esses serviços, indo aos hipermercados e etc. O que havia a fazer era tornar o mercado num espaço utilizável pela população, qui çá com zonas de refeição, esplanadas, lojas de outro género, etc... é uma infra-estrutura bem interessante e que podia ser recuperada para esse tipo de utilização. Por essa Europa fora é fácil de ver isso em pratica... Não é preciso descobrir a pólvora, só por a cabeça a trabalhar.
Toda a musica é má quando a alma está desafinada (Cervantes)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Arte urbana ajuda a dinamizar Mercado Municipal D. Pedro V

Imagem

A população foi ontem convidada a desenhar e a fotografar o mercado e os seus produtos, os artistas ilustraram um mural exterior e à tarde os Dj’s marcaram presença.

Dar mais vida ao Mercado D. Pedro V, mostrá-lo a quem não o conhece, atrair mais consumidores e novos públicos são, no fundo, os objectivos das actividades que ali têm sido dinamizadas. Ontem não foi diferente, mas a proposta que o grupo de jovens “Improve Coimbra” fez à Câmara Municipal utilizou como meio de promoção e afirmação desta «âncora comercial da cidade» a arte urbana.

Fonte: Diário de Coimbra
Não pretendo criticar a iniciativa que, dependendo da qualidade do mural, pode ser positiva para a imagem do mercado... mas parece-me que é como dar sumo de laranja para tratar um cancro. O Mercado Municipal precisa de várias medidas fundamentais, como a baixa de preços das lojas e estacionamento gratuito para os clientes... não é com murais que vão resolver a questão.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por Pedro »

Parques do Mercado gratuitos devido a mudança no controlo de acessos

A partir de hoje e até final de Fevereiro, os parques de estacionamento do Mercado de D. Pedro V (Coimbra), quer o subterrâneo como os de superfície, vão beneficiar de intervenções para melhorar o sistema de controlo de acessos.

Devido a esse facto, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (STMUC) vão permitir o acesso aos parques de forma gratuita, que poderá ser condicionado em algumas fases dos trabalhos.

Fonte: Campeão das Províncias
Bem, é um acaso, mas parece que vamos ter temporariamente uma das medidas que daria jeito para a revitalização do mercado.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por banjix »

Pedro Escreveu:Bem, é um acaso, mas parece que vamos ter temporariamente uma das medidas que daria jeito para a revitalização do mercado.
Sempre que preciso de ir à Baixa é neste parque que deixo o carro, por ser o mais barato de todos!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por bluestrattos »

banjix Escreveu:
Pedro Escreveu:Bem, é um acaso, mas parece que vamos ter temporariamente uma das medidas que daria jeito para a revitalização do mercado.
Sempre que preciso de ir à Baixa é neste parque que deixo o carro, por ser o mais barato de todos!
Aliás se fores rapido o suficiente (<30min) é gratis :D Só por uma vez consegui essa borla.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Mercado D. Pedro V

Mensagem por banjix »

bluestrattos Escreveu:
banjix Escreveu:
Pedro Escreveu:Bem, é um acaso, mas parece que vamos ter temporariamente uma das medidas que daria jeito para a revitalização do mercado.
Sempre que preciso de ir à Baixa é neste parque que deixo o carro, por ser o mais barato de todos!
Aliás se fores rapido o suficiente (<30min) é gratis :D Só por uma vez consegui essa borla.
Exatamente!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder