Locais

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Locais

Mensagem por Jimmy »

Vivendo cá há já uns bons 20 anos já conheço aqueles locais típicos para se visitar, o que vinha aqui hoje pedir era ideias de sítios nesta nossa bela cidade que não sejam assim tão conhecidos, desde parques, miradouros ou até uma simples zona onde se possa parar o carro, meter música a tocar e ficar a apreciar o por do sol.

Venham de lá essas sugestões :wink:
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Re: Locais

Mensagem por dryden »

Há uns anos costumava ir várias vezes durante o inverno até à praia fluvial, como é fora de época quase nunca encontrava lá ninguém... Descia lá para baixo com o carro, ligava um som e ficava a ver o rio enquanto bebia um café do termos com a namorada...

Outro sitio porreiro é a mata nacional do vale de canas, mas aí, por segurança, convém que o grupo seja mais do que só 2 pessoas.

Espero ter ajudado. ;)

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Locais

Mensagem por Carol »

Também costumava ir até à praia fluvial durante o inverno, a paisagem até lá é muito agradável e é um bom sitio para se estar sossegado.

Este é um bom tópico, às vezes já não sei onde ir em Coimbra por estar farta dos mesmos sítios...
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Locais

Mensagem por Lino »

Excelente tópico. Por vezes, adoro ir ao Parque Verde. Mas de miradouros, aquela capelinha ali no alto de Santa Clara com as típicas vistas para a urbe. No outro dia fui à serenata na Lapa dos Esteios e vale muito a pena conhecer. Vale de Canas para um piquenique em família e com amigos está-se bem. Choupal... ao domingo tem gente e vale a pena. Se gostam de cavalos, o centro hípico. Rio, ali a Estrada dos Campos depois de Taveiro... Formoselha, Santo Varão, algo assim.
Mais longe, o Rôxo, a zona dos moínhos.
De noite, um sítio bem bom, mesmo de inverno com os fogareiros, será a esplanada do Galeria Santa Clara. Calminho e tal, boas vistas, chá ou café... e tb gostei da esplanada de Santa Clara-a-Velha. Um café a que não vou e com pena é o Claustro (ao pé de Sta Clara a Nova), pois fuma-se lá dentro :dis:
vi há uns tempos num livro sobre Coimbra e Região (Nélson Borges, penso eu, o autor) sobre uma ermida ali na zona de Castelo Viegas ou algo do género. Tenho que ver quando voltar a Coimbra. Gosto de conhecer o património desconhecido da região. Ereira, Tentúgal...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Locais

Mensagem por micromys »

Se queres um local com vistas excelentes sobre a zona de Miranda do Corvo, podes subir ao Senhor da Serra, não é longe e tens um pequeno miradouro ao lado da igreja. Não é longe da cidade.
Uma estrada que gosto bastante de fazer nas calmas é a que vai da Portela até Penacova. Acho a paisagem excelente, principalmente a partir do Casal da Misarela. Embora a estrada seja sinuosa, estreita e cheia de curvas, há zonas onde podes parar o carro e apreciar a calma, pois passam poucos carros.
Mais longe tens os moinhos de Gavinhos, já no concelho de Penacova, ou então os moinhos que ficam na zona da Espinheira (museu do moinho).
Em Montemor podes subir ao castelo e aproveitar a magnífica vista sobre o vale do Mondego.
Não são locais propriamente dentro da cidade mas estão relativamente perto... para quem vive há 20 anos em Coimbra já não devem existir grandes segredos em termos de locais para relaxar dentro da cidade.

Outro local maravilhoso é o terraço da minha casa a partir do qual posso ver o excelente pôr-do-sol a cair sobre o vale do Mondego. Consigo ver o castelo de Montemor ao fundo e até os 3 aerogeradores que estão na zona da bandeira da Serra da Boa Viagem. Essa vista enche o coração... mas esse local é meu :D

Espero ter contribuído com alguma boa sugestão!

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Locais

Mensagem por Jimmy »

Muito obrigado a todos pelas sugestões :D

As Galerias de Santa Clara são facilmente o melhor local de coimbra para se tomar um café e desfrutar do ambiente, tem uma série de zonas e divisões que garantem um certo ambiente intímista.

Nunca pensei na zona da Praia Fluvial mas vou adicionar aos locais a tentar.

Agradeço igualmente pelas dicas no perimetro urbano da cidade, quem sabe se um dia não dou lá um salto ;)

PS: Em relação a vistas de casa, nada bate a minha aqui no Alto do Areeiro sobre toda a Coimbra, com a silhueta da Cabra ao longe e, em dias de sorte, sobre o vale do Mondego.


Obrigado a todos pelas partilhas :D
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Locais

Mensagem por micromys »

Jimmy Escreveu:PS: Em relação a vistas de casa, nada bate a minha aqui no Alto do Areeiro sobre toda a Coimbra, com a silhueta da Cabra ao longe e, em dias de sorte, sobre o vale do Mondego.
:) É uma zona alta e tem umas vistas fantásticas, sobre a cidade e também sobre a serra.

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09
Localização: Alcobaça , Coimbra, Lisboa

Re: Locais

Mensagem por Paulo Almeida »

Penedo da Memoria . em Santo Antonio dos Olivais
A3 2.0 Tdi Sport By MBPower

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Locais

Mensagem por micromys »

Paulo Almeida Escreveu:Penedo da Memoria . em Santo Antonio dos Olivais
Penedo da Memória? Em que sítio fica? Não será Penedo da Meditação?

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09
Localização: Alcobaça , Coimbra, Lisboa

Re: Locais

Mensagem por Paulo Almeida »

micromys Escreveu:
Paulo Almeida Escreveu:Penedo da Memoria . em Santo Antonio dos Olivais
Penedo da Memória? Em que sítio fica? Não será Penedo da Meditação?
Sim é possível que seja isso
A3 2.0 Tdi Sport By MBPower

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Locais

Mensagem por Lino »

Sim, é o Penedo da Meditação.
http://www.cm-coimbra.pt/pnatureza/pontochave.php?id=17
Mais longe de Coimbra, mais próximo de Condeixa, proponho as Buracas do Casmilo. É lindíssimo.
E há sempre Penacova, Lorvão e os famosos palitos, passear pelo Baixo Mondego (Ereira, Montemor, Tentúgal - pastéis, Soure), Penela...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder