Luiana - vende-se

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Luiana - vende-se

Mensagem por Chong Li »

Não sei se há por aqui gente que frequentava o Luiana.
O Luiana era uma casa de máquinas, situada na Rua dos Combatentes, um pouco acima do café LD, bastante frequentada nos anos 90.
De dia, quando havia feriados de aulas (não havia aulas de substituição :p) e no fim das aulas por muitos alunos da Brotero. O pessoal ia para lá jogar umas máquinas, bilharadas e uns matrecos.

De noite, também era bastante frequentada por pessoal que morava nas redondezas e mesmo no Bairro Norton de Matos.
Tinha um empregado carismático, o Sr. Teixeira, que fumava aos 4 maços por dia... coitado. Até lhe surgir um problema nos pulmões e nunca mais vi aquele homem com o cigarro ao canto da boca. Seja como for, continuou a trabalhar naquele ambiente cheio de fumo.
Não sei se ainda é vivo. Mas era um bom homem, desde que não visse pessoal aos murros às máquinas quando perdia. Aí ele passava-se, e com razão.
Eu não ia muito à bola com o dono nem com o filho. Eram um bocado mal encarados, mas enfim. Também não ia lá para os ver...

Com o surgimento das playstations e afins, foi o princípio do fim da casa. Entretanto e de forma gradual deixei naturalmente de frequentar a casa e, noutro dia, ao passar na rua, deparei-me com uma placa de uma imobilária na montra a dizer: "vende-se".

Era expectável, no entanto, senti uma certa nostalgia visto ter passado lá alguns e divertidos momentos da minha juventude.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Luiana - vende-se

Mensagem por Pedro »

Havia um sítio do género na Afonso Henriques, para onde ia o pessoal da José Falcão. O funcionário não era propriamente simpático, mas tinha uma máquina multi-jogador de Daytona USA (que mais tarde deu lugar ao Sega Rally e ao Sega Rally 2), assim como várias máquinas da SNK (King of Fighters, Waku Waku 7, Metal Slug e mais uns quantos).

A maioria destes locais já desapareceu. Havia vários, um pouco por toda a cidade, mas restam poucos. O aparecimento de consolas que podiam rivalizar em termos técnicos com estas máquinas contribuiu certamente para esta "crise"... no entanto, diria que a troca de "arcades puras" por máquinas touchscreen carregadas de mini-jogos que aconteceu em alguns locais também ajudou. É certo que são mais baratas e apelam a um público mais casual, mas o público casual não vai a estes locais e acabaram também por afastar os jogadores habituais. Era giro voltar a aparecer um sítio destes, que juntasse arcades modernas, algumas máquinas clássicas e duas ou três mesas de air hockey... mas o investimento é demasiado pesado.

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Luiana - vende-se

Mensagem por Tide »

E aquele na praça que estava sempre com pessoal com muito mau aspecto à porta e cheio de miúdos dentro?
Tinha o Daytona que dava para jogar 4 ao mesmo tempo...grandes tardes lá passadas.
Tenho pena que já não possa ir jogar arcadas com uns amigos .
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Luiana - vende-se

Mensagem por Chong Li »

Tide Escreveu:E aquele na praça que estava sempre com pessoal com muito mau aspecto à porta e cheio de miúdos dentro?
Tinha o Daytona que dava para jogar 4 ao mesmo tempo...grandes tardes lá passadas.
Tenho pena que já não possa ir jogar arcadas com uns amigos .
Esse era o Luna.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Luiana - vende-se

Mensagem por Pedro »

Também tinha uma boa escolha de máquinas há uns anos atrás. Lembro-me de ter jogado lá Knights of the Round e outros da Capcom quando andava no secundário.

Há uns 15 anos atrás até nos corredores do Primavera havia arcades. Ainda cheguei a jogar Street Fighter 2, Karate Blazers e TMNT Hyperstone nessas. Tinha era o aspecto chato de ser por tempo (ou aspecto positivo, para aqueles mais fraquitos, que assim sempre tinham 10 minutos de jogo garantido :p). Actualmente o único sítio que estou a ver que ainda tem alguma variedade de máquinas é o bowling no fórum, mas... não tem nada a ver com um local dedicado.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Re: Luiana - vende-se

Mensagem por pedro.slv »

Chong Li Escreveu:Não sei se há por aqui gente que frequentava o Luiana.
O Luiana era uma casa de máquinas, situada na Rua dos Combatentes, um pouco acima do café LD, bastante frequentada nos anos 90.
De dia, quando havia feriados de aulas (não havia aulas de substituição :p) e no fim das aulas por muitos alunos da Brotero. O pessoal ia para lá jogar umas máquinas, bilharadas e uns matrecos.
O pessoal ia lá nos feriados, mas também na hora de almoço. Muita moedinha deixei eu por lá...
Imagem

Responder