MSE - Universidade de Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
lucasrfs
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: terça-feira, 07 dezembro 2010 13:35
Localização: São Paulo, Brasil

MSE - Universidade de Coimbra

Mensagem por lucasrfs »

Pessoal, tudo bem?
Sou brasileiro e estou me inscrevendo para o mestrado em engenharia de software da UC.
Hoje, no Brasil, ganho cerca de 5000eur e tenho interesse em fazer o curso e depois trabalhar em Portugal mais para ganhar experiência do que dinheiro.
Queria saber qual o salário médio de alguém com este perfil em Coimbra ou Lisboa (imagino que existem diferenças entre um lugar e outro).
Existe demanda para este tipo de profissional por ai?

Obrigado desde já!
Lucas
Vê mais longe a gaivota que voa mais alto.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

O meu colega de casa veio do Brasil para tirar o mestardo em Eng. Informática e agora está a ganhar cerca de 1000euros por mês mas passou um ano a recibos verdes (sem férias ou privilégios).

Tenho ideia que não é dificil encontrar emprego nessa área mas se eu ganhasse 5000€ não pensava em vir para PT...

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

E mais digo: daqui a um ano ele vai voltar para o Brasil...

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Isso é muito relativo, trabalhas em que área? Quantos anos de experiência? Que tecnologias dominas?

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Olá lucasrfs,

esse mestrado é em conjunto com a Universidade de Carnegie Mellon certo?

Bem esse mestrado (se for o que tou a pensar) nao é um simples mestrado em eng. informática. Esse mestrado é muito diferente... É um mestrado em conjunto com uma das melhores universidades nessa area, e honestamente, não sei apontar valores, mas será muito mais q o ordenado tipico para um mestrado normal... é um mestrado que implica bastante esforço, e tambem muitos custos (mas muitas empresas o financiam, daí nao ser pesado pros estudantes) mas acredita que recompensa.. pelo menos tenho ouvido falar muito bem :) se queres apostar na formação nessa area é o melhor que fazes.
Em relação à demanda, acho q qualquer area em Portugal precisa.

Boa sorte!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

A ganhar 5000 Euros no Brasil, nem eu saia de la...
Ou seriam 5000 reais?
É aqui em Portugal, duvido que chegue a tanto...mas...sabe-se lá
No entanto,se forem 5000 reais...aí...maybe
Love hurts

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Tenho ideia que 5000reais no Brasil é o equivalente a 5000euros em Portugal por isso já não está nada mal, aliás, já é muito bom!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Nope...
5000 reais são +/- 2200 euros.
Não é nada mau de facto,mas o real não está assim tão forte.
Agora se ele ganhar mesmo 5000€, no Brasil dá 11.000 reais +/- o que é mesmo muito bom lá.
Isso seria se 1 euro fosse 1 real,mas não é...
Love hurts

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Acho que não me expliquei bem. O que queria dizer é que viver com 5000reais no Brasil é como viver com 5000euros em PT. Os ordenados minimos são iguais: cerca de 500euros aqui e cerca de 500reais lá. É sempre nesta base que faço a comparação.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

CriCri_BlaBla Escreveu:Acho que não me expliquei bem. O que queria dizer é que viver com 5000reais no Brasil é como viver com 5000euros em PT. Os ordenados minimos são iguais: cerca de 500euros aqui e cerca de 500reais lá. É sempre nesta base que faço a comparação.
Não é a mesma coisa porque, pelo menos no Rio, os preços são mais inflacionados que cá em Portugal.. Ou seja, tu com 500 reais compras menos produtos lá do que cá com 500 euros cá..

slumberine
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 19 outubro 2007 18:58

Mensagem por slumberine »

Viva, o MSE não tem de facto nada a ver com outros mestrados tradicionais.
EM primeiro lugar, é uma cooperação com a melhor universidade do mundo na área, é um mestrado intensivo que te prepara não apenas na parte técnica, mas também na parte de processos e pessoas, que muitas vezes é esquecido noutras formações. Os alunos participam no desenvolvimento de um projecto de software REAL para uma empresa REAL, para alem de passarem um semestre nos EUA.

Tens empresas como a PT ou a NOVABASE a patrocinarem os seus engenheiros para virem fazer esta formação, precisamente pela necessidade que a industria tem deste tipo de profissionais altamente qualificados.
Quanto ao ordenado, bom, nos EUA, as pessoas que tiram o MSE basicamente passam de salarios de 40000USD anuais para 80/90000anuais, por isso é um aumento brutal.

EM Portugal, as pessoas que já tiraram o MSE tiveram impulsionamento da carreira, e todos com aumento de ordenado. Garanto-te que não ha ninguem que tenha tirado o MSE e esteja a ganhar 1000euros!!

Existe tambem o patrocinio para pessoas que não pertencem às empresas e que são absorvidas nos quadros de novas empresas, tal é a avidez destes quadros.

Por favor envia mail para info-mse@dei.uc.pt e visita a nossa página http://mse.dei.uc.pt

slumberine
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 19 outubro 2007 18:58

Mensagem por slumberine »

carla, isso mesmo, implica muito esforço, mas é uma excelente aposta :)

Responder