Efeitos de Natal do forum voltam a ser os mesmos!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
keine Engel
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

A mim não me aquece nem me arrefece que as decorações sejam as mesmas, se bem que já não há aquele factor "uau!" como no primeiro ano que usaram aquela decoração. Mas para quem isso faz impressão, pode ficar descansado, que o contracto era de 5 anos e para o próximo Natal vai haver coisas novas.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

userN Escreveu:
Preocupa-me mais o que as cm's vão gastar nos enfeites de rua, isso sim.. Nos privados quero lá saber, se o gastam é normalmente porque o têm.
Parece que a CM de Évora este natal não irá gastar dinheiro em decorações. Poupa 100 000.00 €. Já há criticas dos comerciantes a dizer que o comércio irá sofrer com isso.
Em Coimbra, não sei quanto custam as decorações, deve ser bem mais que em Évora, e cá para mim se fossem reduzidas ao mínimo (zona entre a Portagem e a CMC) chegava bem. O comércio talvez sofresse um pouco (e mesmo assim tenho dúvidas) mas era uma poupança bem vinda.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Carol Escreveu:
userN Escreveu:Mas pronto compreendo que a vossa atitude do contra tá na moda :)
pedes cuidade com as generalizações e perante opiniões diferentes puxas o argumento do estar na moda..
enfim

...
Tens razão, eu pensei o mesmo que tu após carregar no submeter, mas infelizmente este fórum sofre de um défice democrático onde os vários pedidos de muitos utilizadores para passar a ser possível editar as mensagens não têm sido considerados.

Mas volto a referir, tens razão.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Ruizito Escreveu:Parece que a CM de Évora este natal não irá gastar dinheiro em decorações. Poupa 100 000.00 €. Já há criticas dos comerciantes a dizer que o comércio irá sofrer com isso.
Em Coimbra, não sei quanto custam as decorações, deve ser bem mais que em Évora, e cá para mim se fossem reduzidas ao mínimo (zona entre a Portagem e a CMC) chegava bem. O comércio talvez sofresse um pouco (e mesmo assim tenho dúvidas) mas era uma poupança bem vinda.
Eu também tenho as mesmas dúvidas que tu, no entanto iria ser triste passear na baixa na época natalícia sem ver aquelas luzinhas ligadas, o natal é assim mesmo, todos os anos por essa época parece que perco uns anitos e passo a ver o ambiente que me rodeia de um modo "vá" mais infantil/romantico/etc; e que assim continue! ;)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Os comerciantes de cada rua em que é colocada iluminação de Natal não suportam parte dos custos?

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

userN Escreveu:
Ruizito Escreveu:Parece que a CM de Évora este natal não irá gastar dinheiro em decorações. Poupa 100 000.00 €. Já há criticas dos comerciantes a dizer que o comércio irá sofrer com isso.
Em Coimbra, não sei quanto custam as decorações, deve ser bem mais que em Évora, e cá para mim se fossem reduzidas ao mínimo (zona entre a Portagem e a CMC) chegava bem. O comércio talvez sofresse um pouco (e mesmo assim tenho dúvidas) mas era uma poupança bem vinda.
Eu também tenho as mesmas dúvidas que tu, no entanto iria ser triste passear na baixa na época natalícia sem ver aquelas luzinhas ligadas, o natal é assim mesmo, todos os anos por essa época parece que perco uns anitos e passo a ver o ambiente que me rodeia de um modo "vá" mais infantil/romantico/etc; e que assim continue! ;)
Essa parte do infatil levou-me para a montra da Romântica, onde havia um comboio enorme a passar por todas as vitrines. E depois íamos lá dentro e era um mundo de brinquedos :$ Alguém é desse tempo ?

ps:eu sei é off-topic, mas vá lá é Natal :mrgreen:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bluestrattos Escreveu:Essa parte do infatil levou-me para a montra da Romântica, onde havia um comboio enorme a passar por todas as vitrines. E depois íamos lá dentro e era um mundo de brinquedos :$ Alguém é desse tempo ?

ps:eu sei é off-topic, mas vá lá é Natal :mrgreen:
Eu sou! Ainda hoje me dou muito bem especialmente com uma funcionária que me viu crescer, e sempre que passo na frente e a vejo vou cumprimenta-la :)

Ela só me dizia nos tempos áureos: menino x ainda não veio mais nenhum carrinho :oops:

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Lisboa não terá a tradicional árvore de Natal gigante

Do brilho menos intenso e glamoroso ao "apagão" total nas iluminações de Natal. Não há como contornar a crise e as autarquias estão a aplicar em força o verbo "cortar". Em Loures e Palmela não haverá luzes. Em Lisboa, não será montada a tradicional árvore gigante.

Devido às restrições financeiras, o valor gasto pela Câmara de Loures em iluminações de Natal "será zero". O ano passado, a autarquia gastou 100 mil euros para embelezar várias freguesias, mas optou agora por uma medida radical. Palmela decidiu fazer o mesmo, invocando "a difícil situação que o país atravessa".

Em toda a zona Centro e Sul do país, haverá poupanças significativas nas iluminações de Natal. Alguns municípios assumem mesmo que o investimento cairá para metade, devido à crise.

Lisboa alinha no mesmo espírito de contenção, mas o investimento mantém-se elevado. A Câmara vai desembolsar 846 mil euros este ano, quando, em 2009, gastou 1,1 milhões de euros. Serão 49 as artérias iluminadas - mais do que no ano passado - mas as decorações são bem menos glamorosas e as luzes escolhidas têm maior eficiência energética.

Contudo, na capital, a face mais visível da crise é a ausência da árvore gigante que era habitualmente montada no Parque Eduardo VII (chegou a estar na Praça do Comércio) numa parceria entre a autarquia, a Zon e a Better World.

Em Oeiras, o corte nas iluminações é de 30%, mais 5% do que na Amadora. Cascais vai gastar perto de 70 mil euros, cortando 68% nos gastos. Em Odivelas, a Câmara ainda não decidiu se vai investir em iluminação, tal como a Moita, Leiria e Figueira da Foz. Em Santarém, a questão também está ainda a ser analisada, mas o presidente Moita Flores garante, para já, que o corte será de 50%. "Estamos pobres mas não chegámos à miséria. Temos de continuar a dar sentido a esta quadra", frisou.

No distrito de Setúbal, Almada anuncia um corte de 46%, prevendo gastar 75 mil euros. No Seixal, serão gastos 60 mil euros, menos 20 mil que em 2009. Em Setúbal, o investimento é de 66 mil euros, menos 15 mil do que em 2009. Serão utilizadas lâmpadas de tecnologia LED.

Em Coimbra, o corte será de 10% e os custos deverão rondar os 90 mil euros. Em Cantanhede, a Câmara diz que a quadra vai ser assinalada de forma "simbólica", com recursos da autarquia.

Beja prepara-se para gastar cerca de 20 mil euros, o que significa um corte de 40% no investimento. Faro corta 40%. Não serão gastos mais de 70 mil euros na cidade. As sedes das freguesias rurais terão "um apontamento simbólico alusivo à quadra".

JN
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Não é por nada mas essa árvore gigante de Lisboa costumava ser uma iniciativa de privados, o ano passo creio que foi a Zon.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Re: Efeitos de Natal do forum voltam a ser os mesmos!!!

Mensagem por carlacs »

nunorfa Escreveu:Estive hoje no Fórum e não pude deixar de reparar que os efeitos de Natal são novamente os mesmos dos últimos anos desde que abriu que são sempre os mesmos, ou seja desde 2006 há coisa de 5 anos.
Eu pergunto será que as rendas exorbitantes que as lojas pagam não chega para mudarem os efeitos de Natal??? Eu sei que estamos em crise mas manter os mesmos efeitos durante 5 anos não será demais?
Uma sugestão era por exemplo irem alternando os efeitos com os outros centros comerciais da região tipo Aveiro ou Leiria, mandavam para la estes e eles mandavam os deles e iam alternando todos os anos, não se tornando cansativo para as pessoas.
Oh nunorfa, por mim nem haviam enfeites de natal em lado nenhum.. um país que está a beira da falencia nao devia gastar um tostão em festas

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

userN Escreveu:Não é por nada mas essa árvore gigante de Lisboa costumava ser uma iniciativa de privados, o ano passo creio que foi a Zon.
Acabo de confirmar esta informação, não há árvore gigante em Lisboa por falta de patrocinadores ;)

dinosaur
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registado: segunda-feira, 15 setembro 2008 14:02

Mensagem por dinosaur »

Para começar para mim o natal é das coisas mais overrated que existe.
Não percebo qual é a necessidade de por luzes em tudo o que é local, comprar montes de prendas que se vai ter dificuldades a pagar, etc...
Por outro lado irrita-me profundamente que toda a gente fale na redução das iluminações natalícias por parte das Câmaras Municipais enquanto milhões são gastos em coisas que não lembra ao próprio menino jesus.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

bluestrattos Escreveu:
userN Escreveu:
Ruizito Escreveu:Parece que a CM de Évora este natal não irá gastar dinheiro em decorações. Poupa 100 000.00 €. Já há criticas dos comerciantes a dizer que o comércio irá sofrer com isso.
Em Coimbra, não sei quanto custam as decorações, deve ser bem mais que em Évora, e cá para mim se fossem reduzidas ao mínimo (zona entre a Portagem e a CMC) chegava bem. O comércio talvez sofresse um pouco (e mesmo assim tenho dúvidas) mas era uma poupança bem vinda.
Eu também tenho as mesmas dúvidas que tu, no entanto iria ser triste passear na baixa na época natalícia sem ver aquelas luzinhas ligadas, o natal é assim mesmo, todos os anos por essa época parece que perco uns anitos e passo a ver o ambiente que me rodeia de um modo "vá" mais infantil/romantico/etc; e que assim continue! ;)
Essa parte do infatil levou-me para a montra da Romântica, onde havia um comboio enorme a passar por todas as vitrines. E depois íamos lá dentro e era um mundo de brinquedos :$ Alguém é desse tempo ?

ps:eu sei é off-topic, mas vá lá é Natal :mrgreen:
Ainda há tempos entrei lá e ver aquele eléctrico da linha 7 me trouxe saudades...
Acho que pelo menos uma árvore (nem é preciso ser muito grande e xpto, até poderiam usar materiais reciclados e fazer algum projecto com alguma associação em que os utentes - por exemplo, APPC, APPACDM, lares de idosos, etc.) a enfeitassem, e depois ter luzes pelo menos na Baixa. Alargar o mercado do Quebra-Costas e umas tendas de comes e bebes que dessem algum dinheiro à organização e CMC... e assim os turistas e fregueses teriam mais onde "gastar", especialmente os primeiros. O frio não seria desculpa, pois na Alemanha fazem os mercados de Natal com neve e está cheio de gente. Até poderíamos ter bebidas quentes à venda como eles.
E lembro-me de também ir ver o presépio dos bombeiros na Sá da Bandeira.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

*Cmpg*
Regular
Regular
Mensagens: 109
Registado: sábado, 31 janeiro 2009 3:43

Mensagem por *Cmpg* »

É uma pena de facto que os enfeites sejam os mesmos todos os anos... principalmente para as crianças... Vá Lá pessoal, há gente que nessa tal noite de Natal não vai ter sequer uma sopa para comer..
Sinceramente eu por mim abdico de árvore de natal em casa, é mais um mono para limpar no dia semanal dedicado à limpeza.. são mais gambiarras a gastar luz... para quê??? O espírito do Natal não está na decoração, nem nas prendas, nem tão pouco nas comidinhas típicas...
O espírito do Natal está no convívio entre as pessoas que gostam umas das outras.. o convívio por muita crise que haja, esse não pode falhar!

Humilde opinião... de quem nem frequenta centros comerciais nestas épocas.. é muita confusão:P
*faz o que quiseres... mas faz bem feito*

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Aqui em casa temos árvore de plástico e acendemos as luzes no dias anteriores ao natal e 24 e 25 e quando a malta está por cá... as 2 daqui de casa até têm música... e montamos presépio e etc. e há os discos para ouvir...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder