Co-incineração : o Regresso

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Co-incineração : o Regresso

Mensagem por MIG-L »

Co-incineração avança "em breve" nas localizações previstas - Sócrates


Porto, 18 Out (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu hoje que a co-incineração de resíduos industriais perigosos vai avançar "em breve" nas cimenteiras recomendadas há cerca de quatro anos pela Comissão Científica Independente criada para o efeito.

"Será em breve. Está no nosso Programa de Governo. O ministro do Ambiente tem conduzido esse processo e avançará logo que sejam entregues os pareceres pedidos", disse José Sócrates na Faculdade de Engenharia do Porto, à saída da sessão de encerramento do Fórum Ciência, em que participou como conferencista convidado.

As duas cimenteiras recomendadas pela Comissão Científica Independente são as de Souselas (Coimbra) e do Outão (Setúbal).

O chefe do Governo explicou que, dado o tempo que entretanto passou, foram pedidas pelo Ministério do Ambiente actualizações dos pareceres feitos durante os governos de António Guterres.

"Portugal não pode dispensar o tratamento de resíduos industriais perigosos", frisou, reafirmando que a co-incineração desses resíduos vai ser feita "nas localizações recomendadas pela Comissão Científica Independente".

Momentos antes, quando falava no Fórum Ciência, José Sócrates aproveitou a presença na mesa de José Cavalheiro, que integrou a Comissão Científica Independente, para se referir à "decepção" que teve no dia em que foi anunciado o parecer dos quatro membros da comissão (um indicado pelo Governo e três pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas).

A Comissão Independente comunicou às 12:00, em conferência de imprensa, o seu parecer favorável à co-incineração, mas às 20:00 o que os noticiários televisivos mostraram foi uma senhora de Souselas preocupada com o que iria acontecer às suas couves, lamentou José Sócrates.

"Foi um momento absolutamente decepcionante. Esperava que a sociedade ouvisse os cientistas com mais respeito e com mais atenção", afirmou, destacando a dificuldade que um político tem em sintetizar em 30 segundos televisivos a fundamentação das suas decisões.

O primeiro-ministro referiu que "só dois meses depois" do anúncio pelo Governo da decisão sobre o destino a dar aos resíduos industriais perigosos é que percebeu que "o melhor que tinha a fazer era explicar o que é a co-incineração".

José Sócrates sublinhou, contudo, que quem tem de tomar decisões são os políticos eleitos, os quais não podem transferir para os cientistas essa responsabilidade, caindo na "tentação de criar uma ciência oficial".

"O que o político pode desejar de melhor para a ciência é que ela não deixe de ser independente", frisou.

FZ.

Lusa/Fim



:( nem acredito que vai começar tudo de novo! e agora não há ninguém que nos valha!Com esta maioria absoluta..estamos lixados..

Só espero que o Cavaco seja contra...mas tenho as minhas dúvidas

Acho que está na hora de nos unirmos todos contra esta medida descabida! Temos de passar a mensagem!

Não à Co-Incineração!

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

"Sócrates garantiu esta terça-feira que a co-incineração de resíduos industriais perigosos vai avançar "em breve" nas duas cimenteiras recomendadas há quatro anos pela Comissão Científica Independente criada para o efeito - em Souselas (Coimbra) e no Outão (Setúbal).

Contra a medida, o autarca de Coimbra, Carlos Encarnação, acusou o primeiro-ministro de querer "distrair" os portugueses, num momento em que "estão mais preocupados" com o Orçamento de Estado.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Setúbal, Carlos Sousa, afirmou que o avanço da co-incineração "é uma decisão que vai contra os interesses da população de Setúbal e que é prejudicial ao desenvolvimento económico da região e do grande empreendimento turístico de Tróia".

"O governo pode contar desde já com a oposição da população de Setúbal, do presidente da Câmara e da CDU, que mantêm a mesma posição que tinham há quatro anos", disse o recém reeleito autarca comunista.

As declarações de Sócrates surpreenderam também alguns elementos da Comissão de Acompanhamento Ambiental da Secil, entidade que acompanhou a realização dos testes de co-incineração de resíduos banais (não perigosos) realizados de 29 de Junho a 15 de Julho, e do Movimento de Cidadãos pla Arrábida, que se opõe à queima de resíduos perigosos na cimenteira do Outão.

Ainda em Coimbra, a Associação de Defesa do Ambiente de Souselas (ADAS) reiterou igualmente a recusa da co-incineração na cimenteira desta, que prometeu combater "por todos os meios legais".

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Eu só faço uma pergunta. MIG-L, tu ao menos sabes o que é a co-incineração? Sabes como é que são incinerados os produtos? Sabes se são libertadas toxinas no final? Tens alguma noção do positivo que pode ser retirado deste método. Embora também não seja muito apologista da ideia de ter a co-incineração perto de casa, Portugal já faz co-incineração passiva: exporta para outros países os seus resíduos tóxicos, para lá serem incinerados da mesma maneira como seriam aqui. Informa-te primeiro antes de mandares postas de bacalhau contra o governo, como geralmente fazes.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Este pessoal vê uma palavra mais comprida, fazem logo grandes filmes, deixo-vos aqui um link com alguma informação, ao menos antes de falar, pesquisem um pouco sobre isso...

link: http://paginas.fe.up.pt/~jotace/cci/res ... coutao.htm

E fica ainda aqui outro link do qual se salienta esta afirmação:
É possível concluir, face aos factos apresentados, que a Co-Incineração apresenta vantagens claras em relação à inceneração clássica.
Link: http://www.arlivre.com/ambiente/coinceneracao.htm


Vocês devem pensar que os fornos das cimenteiras atingem valores de temperatura como os fornos em vossas casas... :?

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

NiGhT Escreveu:Eu só faço uma pergunta. MIG-L, tu ao menos sabes o que é a co-incineração? Sabes como é que são incinerados os produtos? Sabes se são libertadas toxinas no final? Tens alguma noção do positivo que pode ser retirado deste método. Embora também não seja muito apologista da ideia de ter a co-incineração perto de casa, Portugal já faz co-incineração passiva: exporta para outros países os seus resíduos tóxicos, para lá serem incinerados da mesma maneira como seriam aqui. Informa-te primeiro antes de mandares postas de bacalhau contra o governo, como geralmente fazes.
E viva o espirito da contradição!!! Postas de bacalhau??? opah ganha um pouco de juízo tá bem?? Tás "in love" com o sócrates..vê lá se casas com ele..

Para a tua informação..não conheço nehum grupo ambientalista português creditado que defenda este meio de eliminação de residuos tóxicos...

Todos os partidos ..excepto o PS..estão contra a medida..não me vais dizer agora..que é por fins eleitoristas??!! para isso pensa primeiro porquê que..esta decisão ficou adiada para logo após as autarquicas!

Não sei se sabes...mas até há poucos anos..A bélgica era o país do mundo onde se realizava mais co-incineração/incineração por km2...ora em estudos paralelos, ficou demonstrado que também era o país do mundo, onde se encontravam mais dioxinas no leito materno.

eu realmente nem te devia dar resposta..porque vê-se mesmo que não percebes um "boi" de ambiente, nem de química!
Toxinas...são moléculas resultantes de actividade metabólica/biológica com efeitos nefastos..enquanto que dioxinas..são moléculas resultantes por exemplo de processos de queima industrial de resíduos...

ou seja não tem nada a ver!

Em segundo lugar..o sistema de queima não se dá num sistema isolado..os gases resultantes da combustão dos produtos perigosos..são expelidos numa parte consideravel para a atmosfera..visto que ainda não se inventou..nem nunca se inventará filtros de manga com capacidade de retenção de 100%.

Acho curioso que quase todos se insurgam contra a energia nuclear..mas parece que a co-incineração que tem as suas consequencias nefastas..não entra no mesmo molde de protestos.

Coimbra e o distrito não produzem resíduos químicos altamente perigosos!! Porquê sermos nós os escolhidos??? è esta a capital da saúde do futuro?? pensem um pouco sobre isto..

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

MIG-L Escreveu:E viva o espirito da contradição!!! Postas de bacalhau??? opah ganha um pouco de juízo tá bem?? Tás "in love" com o sócrates..vê lá se casas com ele..

(...)

eu realmente nem te devia dar resposta..porque vê-se mesmo que não percebes um "boi" de ambiente, nem de química!
Sinto-me pessoalmente insultado com a tua resposta. Só demonstras a pessoa baixa que realmente és. Fica bem, não respondo a mais nenhum dos teus tópicos pró-PSD e pró-irracionalismo.

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Sinto-me pessoalmente insultado com a tua resposta. Só demonstras a pessoa baixa que realmente és. Fica bem, não respondo a mais nenhum dos teus tópicos pró-PSD e pró-irracionalismo.[/quote]

Desculpa lá..mas isto não fica assim..tu é que partes para os insultos..e eu é que sou uma "pessoa baixa"?!

Cada um é livre de ter as suas opiniões..

Espero que o moderador se pronuncie....porque não tenho culpa que me estejas sempre a misturar com politiquices..

Já te mostrei alguma vez um cartão de militante?
Parece que queres obrigar os outros a pensar de uma maneira id~entica á tua!

Passa bem

guidinha2004
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: domingo, 14 novembro 2004 19:38

Mensagem por guidinha2004 »

É assim mesmo que se fala MIG-L. :) Também não concordo nada com o método da co-incineração.

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Aqui está a pseudo-confiança que devemos ter com a cimenteira de Souselas

"A cimenteira de Souselas é a pior da União Europeia em emissões atmosféricas de cádmio e crómio

De acordo com o repositório de dados sobre poluição da Agência Ambiental Europeia (EPER - European Pollutant Emission Register), a cimenteira de Souselas é a cimenteira europeia com as maiores emissões atmosféricas dos perigosos metais pesados cádmio e crómio, e a segunda maior emissora europeia de níquel.



Os dados contidos nesse repositório, disponível em http://www.eper.cec.eu.int/, dizem respeito a 2001 e aos 15 países que à altura faziam parte da União Europeia, mais a Hungria e a Noruega. São dados oficiais, fornecidos pelos governos nacionais à Agência Ambiental Europeia em cumprimento da directiva 96/61/CE.

Neles, a cimenteira de Souselas surge em posição nada invejável:

- Pior cimenteira europeia em emissões atmosféricas de crómio, com 1840 Kg/ano;

- Pior cimenteira europeia em emissões atmosféricas de cádmio, com 425 kg/ano;

- Segunda pior cimenteira europeia em emissões atmosféricas de níquel, com 869 kg/ano (a primeira posição destacada é infelizmente ocupada por uma outra cimenteira portuguesa, a de Alhandra, com 2120 kg/ano);

Esta situação é mais grave do que possa parecer, principalmente no caso do crómio e cádmio, porque se trata de um primeiro lugar muito destacado, isto é, a cimenteira de Souselas emite valores dramaticamente superiores aos das outras cimenteiras. Para melhor se compreender este facto, na tabela seguinte as emissões da cimenteira de Souselas são comparadas com o total de emissões registadas na base de dados da Agência Ambiental Europeia, relativas às mais poluentes 665 instalações industriais europeias da área da produção de cimento, cal, vidro e cerâmica.



Se as emissões estivessem igualmente distribuídas por essas 665 instalações industriais, Souselas seria responsável por cerca de 0,15%. Como Souselas é, em termos europeus, uma grande instalação industrial, é natural que a percentagem seja um pouco superior, e de facto se virmos as emissões em termos de óxidos de azoto (NOx) e de dióxido de carbono (CO2), a percentagem que Souselas representa do total sobe para cerca de 0,8 a 1,3 %. Mas Souselas emite 15% das emissões de crómio e cádmio atmosférico do total dessas 665 instalações, e 6% do níquel ! É brutal.

Note-se ainda que, como temos vindo a alertar há muito tempo, estes dados são, tanto quanto sabemos, 100% resultantes de auto-controlo. Esta situação não é razoável. Um princípio básico de qualquer acção de fiscalização é o de que o fiscalizado não pode ser simultaneamente o fiscalizador. É como esperar que os condutores que circulam nas estradas em excesso de velocidade se fossem voluntariamente entregar à polícia para serem multados. Há por isso razões para pensar que, se o controlo fosse independente, os resultados poderiam ser piores.

Por exemplo, levanta-se a questão de saber de onde provém tanto metal pesado. Será da pedra ? Ou será dos combustíveis, porventura baratos mas muito contaminados, que a cimenteira queima ? Ou terá origem em resíduos eventualmente inseridos no
processo de fabrico? É essencial que os cidadãos tenham acesso a informação fiável sobre este assunto.

Um nota relevante neste ponto é o facto de o Estado português, em contravenção por exemplo com a Convenção de Aahrus, sobre o direito de acesso dos cidadãos à informação ambiental, considerar os dados agregados de emissões das instalações industriais como dados confidenciais. Felizmente a União Europeia exige-os, embora com bastante atraso (neste momento só estão disponíveis ainda os dados de 2001) e disponibiliza-os na Internet, no endereço atrás indicado. Quando passará o estado português a ter uma relação mais transparente com os seus cidadãos nesta matéria ?

O estudo epidemiológico é urgente

Foi no início de 2001 que os filtros de mangas ficaram operacionais na cimenteira de Souselas. As emissões acima referidas não podem pois ser imputadas à sua ausência, e fazem-nos até temer quais possam ter sido os seus valores entre o momento da instalação da fábrica, no início da década de 70, quando nem filtros electrostáticos existiam, e o ano 2000.

Estes dados mostram que há muito fortes razões para pensar que a saúde da população de Souselas foi fortemente afectada, e até a da população de Coimbra, para onde sopram os ventos dominantes. Não podemos portanto continuar a aceitar o indefinido adiamento do estudo epidemiológico há tanto prometido pelo Ministério da Saúde nem o clamoroso laxismo nas práticas de fiscalização e gestão de riscos ambientais.

Queremos também saber quais as medidas urgentes que a Cimpor vai tomar para mudar a situação. Não pode continuar assim !

Como nota final, parece-nos claro que um comportamento ambiental já de si tão mau jamais poderia ser ainda piorado com a adição suplementar da co-incineração. Lembramos que, na altura, a cimenteira de Souselas era repetidamente apresentada como sendo das melhores da Europa ....

Quercus
ProUrbe
Conselho da Cidade de Coimbra "

Em primeiro lugar..a nossa saúde!

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

É sabido que coimbra não tem industria quase nenhuma , acho muito injusto estarmos a levar com o lixo das outras cidades. :\
A co-icineração pode ser segura lá fora, mas em portugal é tudo ao desenrasca, logo não acho prudente algo desse genero neste pais. :lol:
fear the beer

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

Pessoal, mais calma nas discussões e nada de insultos por favor. Não quero ter que trancar o tópico por causa disto. Já houve uma discussão sobre o assunto há algum tempo e aí não houve problemas. Espero que esta vá pelo mesmo caminho.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá é intolerável o que ele faz. Vai contra as populações, contra os conselhos que lhe dão, contra as explicações científicas, é mesmo uma ditadura. :evil:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Quinta-feira, 20 de Outubro 2005



De novo não à co-incineração

O primeiro-ministro anunciou para breve o avanço da co-incineração. Em causa está uma solução para o tratamento de resíduos industriais perigosos que está longe de ser a mais aconselhável. Bem pelo contrário. Cientistas e técnicos especializados manifestaram-se radicalmente contra esta solução, pelos efeitos nefastos que acarreta para a saúde pública. Sobretudo em Coimbra, uma cidade vocacionada para a saúde, com hospitais de referência, onde começou agora a ser construído o novo hospital pediátrico, único na região.

O tratamento de resíduos perigosos é uma necessidade que reconhecemos, mas essa necessidade não obriga a que a solução seja a co-incineração, cujas consequências em termos de saúde pública estão longe de ser inócuas. Existem outras alternativas certamente e, sobretudo, existem locais isolados, distantes de grandes aglomerados populacionais, onde tal tratamento poderá, certamente, ser feito sem que os efeitos nefastos daí advenientes possam recair directamente sobre a população.

A teimosia de Sócrates levou-o a anunciar já o avanço breve da co-incineração em Souselas, sem sequer esperar pelos estudos que, eventualmente, possam vir a demonstrar que esta não é a solução mais adequada. Uma solução que Coimbra já rejeitou no passado, com um conjunto de protestos e manifestações que tiveram o seu corolário na maior petição de incidência local apresentada à Assembleia da República, no dia 19 de Janeiro de 1999. Foram mais de 55 mil assinaturas através das quais a população de Coimbra manifestou seu desagrado ao então ministro do ambiente. Foram mais de 55 mil assinaturas de protesto contra a co-incineração em Souselas. Foram mais de 55 mil vozes que Sócrates quer ignorar, da mesma forma que ignora aqueles que defendem alternativas, que não a co-incineração, para o tratamento de resíduos industriais perigosos.

Senhor primeiro-ministro está acometer o mesmo erro de há cinco anos. Não vale a pena insistir!





Adriano Lucas - Director do Diario de Coimbra

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Se aquilo é para queimar lixo perigoso, mandem para lá o Sócrates. :twisted:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Chamem-lhe José Sócrates no mínimo... chamar-lhe Sócrates é um insulto à pessoa que foi (na antiga Grécia)


As regiões que beneficiam economicamente com as indústrias que produzem aqueles lixos que os tratem eles. Coimbra tem pouca indústria, não tem beneficios economicos nem sociais que outras regiões têm por terem as tais indústrias, logo não nos obriguem a ser o esgoto quando a sanita está a dezenas, senão centenas de km daqui.

Mais se agrava quando Coimbra é uma cidade com hospitais de referencia para onde vêm pessoas de todo o país para serem tratadas nas mais diversas áreas. Se há estudos que indicam que a co-incineração pode ser perigosa (ainda por cima pelos vistos Souselas é das cimenteiras que emite mais residuos - os dois mencionados - da Europa...)
Imagem

Responder