Casas Assombradas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu não acredito em casas assombradas.
Isso para mim não existe. Não sei explicar o que vocês dizem,mas para mim...apenas não é possível.
Love hurts

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

{mineirinha} Escreveu:Eu não acredito em casas assombradas.
Isso para mim não existe. Não sei explicar o que vocês dizem,mas para mim...apenas não é possível.
Claro que não! :D Mas há coisas que não conseguimos explicar... :wink:

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

athena Escreveu:(...)Mas há coisas que não conseguimos explicar(...)
Isso é verdade, eu não consigo explicar como é que este governo ainda n foi dissolvido, é uma coisa do outro mundo... Aqui há algo de sobrenatural...

Qd ouço barulhos à noite fico sobressaltado a pensar que pode ser o ministro das finanças a meter-me a mão no bolso de trás das calças para me tirar os trocos que tenho na carteira...

the truth is out there

gustavo queiros
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: segunda-feira, 28 junho 2010 1:04
Localização: Coimbra

Mensagem por gustavo queiros »

LOl mesmo xD, mas eu ja passei cada cena xD nem imaginao :O

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

dryden Escreveu: Isso é verdade, eu não consigo explicar como é que este governo ainda n foi dissolvido, é uma coisa do outro mundo... Aqui há algo de sobrenatural...
Qd ouço barulhos à noite fico sobressaltado a pensar que pode ser o ministro das finanças a meter-me a mão no bolso de trás das calças para me tirar os trocos que tenho na carteira...
:lol: Essas são fáceis de explicar: estamos na Latin-Lândia!Noutra parte do mundo o Sócrates, o Berlusconi, o Zapatero e o tipo da Grécia (não me lembro o nome) já teriam ido para uma twilightzone de ex-políticos! :evil:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu:
dryden Escreveu: Isso é verdade, eu não consigo explicar como é que este governo ainda n foi dissolvido, é uma coisa do outro mundo... Aqui há algo de sobrenatural...
Qd ouço barulhos à noite fico sobressaltado a pensar que pode ser o ministro das finanças a meter-me a mão no bolso de trás das calças para me tirar os trocos que tenho na carteira...
:lol: Essas são fáceis de explicar: estamos na Latin-Lândia!Noutra parte do mundo o Sócrates, o Berlusconi, o Zapatero e o tipo da Grécia (não me lembro o nome) já teriam ido para uma twilightzone de ex-políticos! :evil:
Deixa lá que os outros (Sarkozi, Bush, Gordon...) também deixam muito a desejar em matéria de escândalos, corrupção e incompetência.
Após este off-tópico, voltemos às casas assombradas. Qual a diferença entre acreditar que existem fantasmas, espíritos e afins, ou acreditar em Deus, anjos, santos, céu e inferno?

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Mensagem por Tide »

Ruizito Escreveu:Qual a diferença entre acreditar que existem fantasmas, espíritos e afins, ou acreditar em Deus, anjos, santos, céu e inferno?
Não há, é apenas mais uma maneira de se dizer que se tem pavor a morrer e a desaparecer.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
- marco P
Regular
Regular
Mensagens: 148
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por - marco P »

Tide Escreveu:
Ruizito Escreveu:Qual a diferença entre acreditar que existem fantasmas, espíritos e afins, ou acreditar em Deus, anjos, santos, céu e inferno?
Não há, é apenas mais uma maneira de se dizer que se tem pavor a morrer e a desaparecer.
Adorei a resposta !

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu: Qual a diferença entre acreditar que existem fantasmas, espíritos e afins, ou acreditar em Deus, anjos, santos, céu e inferno?
Nem sequer são comparáveis! E não estamos a falar em "acreditar em fantasmas" - a esmagadora maioria não acredita - apenas falamos de "coisas" (fenómenos, ocorrências, etc) para as quais não temos uma explicação racional. Quanto à religião, há pessoas que são crentes e outras não, há que respeitar toda a gente. Para um ateu, é tudo "crendice", claro, mas as doutrinas religiosas não me parece que reconheçam poltergeists e afins e certamente recusarão colocar tudo no mesmo nível. Não sou entendida nisto, poderá haver aqui pessoas de outras áreas que possam dar outro contributo...

Avatar do Utilizador
- marco P
Regular
Regular
Mensagens: 148
Registado: quarta-feira, 02 setembro 2009 23:44
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por - marco P »

athena Escreveu:
Ruizito Escreveu: Qual a diferença entre acreditar que existem fantasmas, espíritos e afins, ou acreditar em Deus, anjos, santos, céu e inferno?
Nem sequer são comparáveis! E não estamos a falar em "acreditar em fantasmas" - a esmagadora maioria não acredita - apenas falamos de "coisas" (fenómenos, ocorrências, etc) para as quais não temos uma explicação racional. Quanto à religião, há pessoas que são crentes e outras não, há que respeitar toda a gente. Para um ateu, é tudo "crendice", claro, mas as doutrinas religiosas não me parece que reconheçam poltergeists e afins e certamente recusarão colocar tudo no mesmo nível. Não sou entendida nisto, poderá haver aqui pessoas de outras áreas que possam dar outro contributo...
eu vou-lhe ser sincero, tenho 17 anos e tenho os 10 anos da catequese feitos e o crisma, e há algum tempo comecei-me a questionar das coisas, e cheguei a uma conclusão simples. As religiões baseiam-se todas no quê ? Todas teem em comum uma "promessa" de uma vida depois da morte, não é verdade ? comecei a achar que não passavam todas disso, uma maneira de as pessoas acharem que não acaba por aqui, e que sinceramente nos faz sentir melhor (dentro dos possíveis) quando um parente nosso faleceu ou algo do género.
Não quero mudar a opinião nem as ideias de ninguem, simplesmente estou a mostrar o meu ponto de vista, porque sei que algumas pessoas vão concordar comigo, e muitas delas vão pensar duas vezes nestas coisas se o lerem : )

kingbird
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 71
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 11:21

Mensagem por kingbird »

Sim, esse é um dos argumentos que podes utilizar, entre outros.
Perfiro entender a religião com uma instituição para a regulação social. Funciona igual ao código penal, impostos, etc...

O exemplo de uma tribo africana, os Azande, que entendem a "bruxaria" (que para eles é diferente de feitiçaria) como uma explicação para o acaso. Por exemplo, se passarmos durantedias, anos ou mesos nun determinado caminho e num dia como os outros, durante o precurso somos mordidos por uma cobra, pois então eles consideram um acto de bruxaria. Algum bruxo provocou aquele "acidente".
Mais ainda, caso o individuo A tenha tido uma colheita melhor do que o individuo B, e não partilhe com a comunidade, nomeadamente o individuo B, a sua riqueza, no caso de acontecer algum acidente ou surgir alguma doença ao individuo B, este, provavelmente, irá acusar o individuo A de ser Bruxo. Neste caso, numa cerimónia, o sacerdote irá dar um liquido ao individuo A para que ele beba. Se for bruxo, morre; Se não for, não morre, mas tambem n fica muito bem de saude pois as subestâncias dessa bebida não são nada simpáticas para o corpo humano (apesar de eu ignorar quais sejam).
Dito isto, no caso destes individuo, é fácil compreender um dos papeis da bruxaria na sua cultura. Mas é claro que existe lugar para a corrupção neste sistema, assim como em todos.

Quanto aos casos de casas "assombradas", aconcelho uma breve pesquisa sobre Aleister Crowley e a sua Boleskine House. Que já foi comprada e depois, novamente vendida pelo Jimmy Page (sim, uma das provas que eu estou a apresentar sobre a existência de algo "mistico" ou sobrenatural no mundo, é o próprio Jimmy Page... :twisted:)
Depois há sempre São Cipriano, Nostradamus, etc...

É perciso ter em atenção o que é que se entende por bruxaria e feitiçaria... Assim como se poderia atribuir "poderes sobrenaturais" aos druidas quando estes apenas possuiam conhecimentos e usavam-nos para seu beneficio, apenas uns quimicos, umas leis da fisica e voi lá, faziam uma adaga de bronze que se não me engano não era uma actividade muito acecivel...

Recordo-me ainda que, eu deveria ter uns 16, 17 anos, e enquato eu lia um artigo qualquer sobre ninjutsu, uma colega de turma me perguntou se eu acreditava mesmo que os ninjas e os samurais tinham existido... Demonstra que a mistificação de tais classes, pelo gossip, pela mediatização, pelos media neste século, elevaram-nos quase ao estatuto de seres sobrenaturais, quando eram apenas individuos com conhecimentos que não eram raros entre os seus contemporaneos...

kingbird
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 71
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 11:21

Mensagem por kingbird »

Desculpem-me os erros ortográficos da mensagem anterior, mas às 8:00 da manhã ainda é dificil pensar...

E já agora uma correcção no ultimo parágrafo:

"Demonstra que a mistificação de tais classes, pelo gossip, pela mediatização, pelos media neste século, elevaram-nos quase ao estatuto de seres sobrenaturais, quando eram apenas individuos com conhecimentos que eram raros entre os seus contemporaneos..."

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Concordo com a generalidade do que disseste. De facto todas as religiões surgiram da necessidade de o homem tentar encontrar explicações para algo que os ultrapassava, criando seres divinos (superiores) que independentemente da vontade dos humanos regiam tudo à sua volta.
Isto serviu sobretudo para justificar perante os seus próprios olhos, as más escolhas da humanidade. Serviu também como foi aqui dito para tentar impor um "código moral", numa lógica de recompensa futura após a morte, já que é sabido a tendência que o ser humano tem para "o mal".
Isto são questões teológicas que dariam pano para mangas, mas temos de perceber que o conceito de "religião" é muito vasto. As principais religiões falam em espíritos, tal como a bruxaria por exemplo.
Acreditar no Espírito Santo não me parece assim tão diferente do que acreditar num espírito que vive e assombra uma casa.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Vamos deixar a religião fora disto. Não é assunto do tópico e gera logo o habitual "debate metafísico" (lembram-se da visita do Papa? :roll: ).
Acho que se está a misturar aqui a superstição e crendice popular (tribos africanas e mais não sei o quê), com outras coisas...
Não acredito em curandeiros, vodoo, bruxas, comunicações com o além, fantasmas e quejandos. Quando coloquei o tópico foi apenas para partilhar fenómenos curiosos, inexplicáveis e supostamente paranormais - que vocês tivessem presenciado ou que tivessem conhecimento; em Coimbra ou noutra parte do mundo - é só.

kingbird
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 71
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 11:21

Mensagem por kingbird »

athena Escreveu:Vamos deixar a religião fora disto. Não é assunto do tópico e gera logo o habitual "debate metafísico" (lembram-se da visita do Papa? :roll: ).
Acho que se está a misturar aqui a superstição e crendice popular (tribos africanas e mais não sei o quê), com outras coisas...
Não acredito em curandeiros, vodoo, bruxas, comunicações com o além, fantasmas e quejandos. Quando coloquei o tópico foi apenas para partilhar fenómenos curiosos, inexplicáveis e supostamente paranormais - que vocês tivessem presenciado ou que tivessem conhecimento; em Coimbra ou noutra parte do mundo - é só.
Athena, nós apenas fomos mais alem no tema. E fizes-te algo muito grave ao valorizar o católicismo ou islamismo em detrimento de uma religião ou prática dos Azande ou Ndembu, por exemplo. Eu usei o exemplo da bruxaria para explicar uma das funções do mítico como agente social.

Podia contar algumas histórias mas é muito mais interessante ver a relavâcia que as mesmas tem na sociedade. Pelo menos eu penso assim, apesar de não desvalorizar nem ignorar a beleza dos contos em si.

Repara por exemplo na frequência do numero "7" em algumas dessas histórias assim como na história do catolicismo: O 1º filho de um casal com 7 filhos (todos rapazes) poderá tornar-se um lobisomem. No caso de serem só raparigas, a 1ª será bruxa. Os 7 pecados capitais, as 7 igrejas...

Percebes onde estou a chegar?

Se precisares de descobrir mais sobre assombramentos, a Beleskine House, onde morou Aleister Crowley é um bom "exemplo". Há documentários sobre isso.

Responder