El Mundo recomenda visita a Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

El Mundo recomenda visita a Coimbra

Mensagem por bru_nex »

http://www.ocholeguas.com/albumes/2009/ ... index.html

por NOELIA FERREIRO / Fotos: CRISTINA CANDEL

Canta un viejo fado estudiantil que «Coimbra tem mais encanto na hora da despedida» (Coimbra tiene más encanto a la hora de la despedida). Puede que sea cierto. Primero, porque la esencia de esta bella ciudad portuguesa está en sus universitarios, con sus cantos y sus ritos académicos de siempre. Segundo, porque en sus calles sinuosas y cargadas de leyendas late una extraña ensoñación melancólica. Dicen que nadie ha abandonado este rincón sin el deseo de regresar.

Estão no site algumas fotos da cidade. Algumas estão mesmo muito bonitas!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Coimbra merece e deve haver mais aposta no turismo, e para cada vez mais pessoal de fora! No Porto já vi uns poucos da Malásia, Vietnam, algures por ali...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Também acho que sim. Faltam hostels por cá. É a grande moda pela Europa toda... Acho que Coimbra, daqui a uns anitos vai ficar ainda mais apetecível para o turismo. Estamos a ficar com uma cidade cada vez mais bonita. Estive a ver bem as vistas a partir do Fórum e a cor das casas que estão na encosta que vai do rio à Universidade está fantástica. É uma espécie de padrão com cores do Outono. Coimbra é uma cidade linda no Outuno. Acho que não tarda nada podemos ter um desfile de moda importante Outuno / Inverno com a cidade em fundo, ou o lançamento de um modelo de automóvel novo. É um cenário fantástico.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Concordo... um desfile na Portagem, ou usar o início do Quebra Costas (do bar até à tricana) tal como há a Moda Roma nas escadas da Piazza di Spagna... Mais youth hostels e bed&breakfast dariam mais jeito para os jovens e pessoal com vontade de gastar menos. Em Cagliari, onde vivi, têm turismo e imensos b&b.... mas aqui só se pensa em 5*****, spas e campos de golfe...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Já pensei em abrir um hostel em Coimbra. Mas depois o despertador tocou, eu acordei e fui trabalhar... lol... Há iniciativa... mas não há dinheiro. eheh

O próprio Carlos Encarnação tinha isso no Programa da Campanha. Por isso, nestes 4 anos, quem quiser abrir um hostel em Coimbra vai ter luz verde da Câmara. E quando a Câara quer, a Câmara consegue ser muito rápido a aprovar as coisas! É um bom investimento.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Temos algumas residenciais em coimbra... Boas ou más? I don't know...

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

userN Escreveu:Temos algumas residenciais em coimbra... Boas ou más? I don't know...
Para acrescentar, também pelo preço de alguns hostels que vejo em espanha, por pouco mais há hotéis superiores no booking por exemplo, não me parece um mercado com muito interesse; nós temos de atrair é turismo que traga muitos euros à cidade não o turista do snack, claro que também são importantes, etc, mas é a minha opinião.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mas não podemos esperar que venham só turistas ricos, isso é esperar o ovo no cú da galinha. Há tempos estava para visitar a Qtª das Lágrimas com amigos e não pudémos porque estava reservada a um ricaço, mas isso são excepções...
Também temos que apostar nos jovens, nos casais e grupos de baixo orçamento...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

Lino Escreveu:Mas não podemos esperar que venham só turistas ricos, isso é esperar o ovo no cú da galinha. Há tempos estava para visitar a Qtª das Lágrimas com amigos e não pudémos porque estava reservada a um ricaço, mas isso são excepções...
Também temos que apostar nos jovens, nos casais e grupos de baixo orçamento...
Eu vejo Coimbra de outra perspectiva, turismo de qualidade e não de quantidade.

Mas tudo tem o seu espaço ;)

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

É a nova tendência no turismo da Europa. Pagar pouco para dormir num sítio e conhecer os sítios mais depressa. Em vez de 7 dias em Coimbra no ibis, a tendência é 2 dias em Coimbra num hostel + 1 dia em Aveiro + 3 dias no Porto, por exemplo. É esta a tendência.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Por isso é que remodelar o aeródromo para poder acolher vôos de low cost, assim tipo Frankfurt-Hahn, seria óptimo para Coimbra... os estudantes, investigadores, turistas, investidores (sobretudo agora com o I-Parque)... o pessoal agora quer gastar menos em viagem... por exemplo, vejam o sucesso do couchsurfing e dos sites para combinar boleias em países como a Alemanha... mas cá só se pensa em TGV's e Alcochetes...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Opa... Nao podemos confundir as coisas. Ter um aeroporto próximo de Coimbra tem de ser um investimento. Mas não pode ser o de Antanhol. Não tem potencial de expansão e além disso já começa a ficar demasiado dentro da malha urbana. O que quer que se faça, tem sempre de ser de raiz. Monte Real é uma péssima solução. Além de estar longe de Coimbra e do interior do país (são estas as zonas que mais devem usar o aeroporto), dizem os senhores de Monte Real que a eventual conversão em aeroporto civil pode ser desastrosa já não sei bem porquê. Li uma notícia sobre isso há uns dias.

É aqui que eu acho que não devemos confundir as coisas.
Não tenham duvidas que o TGV (comboio) vai servir de muito pouco. Não é de todo necessário. Mas não tenham dúvidas que o TGV (conversão da linha para a bitola europeia) é um investimento prioritário! A única maneira que há para os portugueses exportarem é pelo mar ou por via rodoviária. A linha com bitola europeia vai servir para os comboios que saem de Portugal possam ir para o resto da Europa sem problemas. Com a península ibérica com uma bitola diferente, o que acontece é que os comboios que saem de Portugal, no máximo, vão até Espanha. Isto é off-topic, mas eu acho importante esclarecer porque as pessoas continuam a ser contra um projecto que é mais do que um comboio de alta velocidade. O TGV é o menos importante nesta história toda. O mais importante é a linha!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Opa... Nao podemos confundir as coisas. Ter um aeroporto próximo de Coimbra tem de ser um investimento. Mas não pode ser o de Antanhol. Não tem potencial de expansão e além disso já começa a ficar demasiado dentro da malha urbana. O que quer que se faça, tem sempre de ser de raiz. Monte Real é uma péssima solução. Além de estar longe de Coimbra e do interior do país (são estas as zonas que mais devem usar o aeroporto), dizem os senhores de Monte Real que a eventual conversão em aeroporto civil pode ser desastrosa já não sei bem porquê. Li uma notícia sobre isso há uns dias.

É aqui que eu acho que não devemos confundir as coisas.
Não tenham duvidas que o TGV (comboio) vai servir de muito pouco. Não é de todo necessário. Mas não tenham dúvidas que o TGV (conversão da linha para a bitola europeia) é um investimento prioritário! A única maneira que há para os portugueses exportarem é pelo mar ou por via rodoviária. A linha com bitola europeia vai servir para os comboios que saem de Portugal possam ir para o resto da Europa sem problemas. Com a península ibérica com uma bitola diferente, o que acontece é que os comboios que saem de Portugal, no máximo, vão até Espanha. Isto é off-topic, mas eu acho importante esclarecer porque as pessoas continuam a ser contra um projecto que é mais do que um comboio de alta velocidade. O TGV é o menos importante nesta história toda. O mais importante é a linha!
Sem dúvida, para mim o TGV só trás a vantagem de a linha "do norte" ser modernizada, bem como outras linhas...

Acabo de fazer num dia coimbra->porto, porto->coimbra de pendular, e é a miséria do costume... Paguei 40eur ir e vir e foi uma "roubalheira", e fico a pensar quanto custará depois a viagem de TGV...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu fui hoje ao Porto no IC e faz-se bem, e gastei 21€... além disso, no IC há um anúncio de "bem-vindos a bordo, o comboio vai para X e passa por aqui, ali e acolá e temos serviço de bar"... uma vez fui no Alfa para lá e nem um bem-vindos anunciaram... e faz-se em 1h, enquanto que o Alfa só reduz a viagem nuns minutitos... não vale mesmo a pena...

Sobre as mercadorias, foi anunciado pelo governo e até contestado que o TGV não vai incluir transporte de mercadorias, o que será um erro crasso.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Lino Escreveu:Eu fui hoje ao Porto no IC e faz-se bem, e gastei 21€... além disso, no IC há um anúncio de "bem-vindos a bordo, o comboio vai para X e passa por aqui, ali e acolá e temos serviço de bar"... uma vez fui no Alfa para lá e nem um bem-vindos anunciaram... e faz-se em 1h, enquanto que o Alfa só reduz a viagem nuns minutitos... não vale mesmo a pena...

Sobre as mercadorias, foi anunciado pelo governo e até contestado que o TGV não vai incluir transporte de mercadorias, o que será um erro crasso.
Já fiz Lisboa-Coimbra tanto de IC como de Alfa. De IC demorei cerca de 2h. De Alfa, demorei 1h40.

Tal como disse o Lino, o TGV não vai incluir transporte de mercadorias. Desse modo, a vantagem é minima, visto que não abre assim tantas portas para a Europa.

De qualquer modo, não concordo com o TGV em Portugal, somos um país pequenino. De Alfa já se faz Lisboa-Porto em menos de 3h, de avião faz-se em menos de 1h. O Alfa já é caro (há 2 ou 3 anos atrás, ida e volta de Lisboa a Coimbra e vice-versa ficava em 40€). Não se justifica o TGV, na minha opinião (que até nem estou por aí além dentro do assunto).
Quanto a mim, justifica-se sim as ligações a Espanha. Isso já é outra história. E justificaria-se mais, se houvesse transporte de mercadorias. Considero isso uma falha extremamente grande neste projecto.

Responder