Fibra Óptica em coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
Localização: Coimbra

Mensagem por Jo@o »

Imagem
Imagem

resido perto de São Martinho do Bispo e como vêem tenho ZON e sem qualquer razão de queixa. tenho 30Mb/2Mb, TV em 3 andares sem andar pra trás e pra frente com box's cada vez que quero ligar uma TV e tenho telefone. e digo que nada tenho a apontar ao serviço nem tão pouco ao apoio ao cliente. admito que haja zonas em que outros ISP's possam ter melhores prestações, não ponho isso em dúvida (mas ainda não presenciei tal acontecimento). Quanto à fiabilidade dos testes de velocidade vejam os resultados e digam me se vêem assim discrepâncias tão grandes. Quanto à tecnologia......vejam assim a rede de coaxial é uma rede madura e a fibra ainda é uma jovem....
It's not just music...it´s a state of mind...
para venda

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Jo@o Escreveu: Quanto à tecnologia......vejam assim a rede de coaxial é uma rede madura e a fibra ainda é uma jovem....
Se soubesses o tamanho da bacorada que acabaste de dizer, acho que não ia haver cova com profundidade suficiente para te enfiares :roll:

Sabes por acaso que tipo de cabos são usados nas interligações continentais e há quanto tempo são usados?

E se a história é ter tv em mais que uma divisão, em fibra tens com a tecnologia RF, fornecida por qualquer um dos operadores de fibra - fibra a sério, não "raspas de fibra" :lol:

Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
Localização: Coimbra

Mensagem por Jo@o »

não disse bacorada nenhuma. é verdade que a fibra é usada como ligação sob o atlântico aí desde finais de 80 inícios de 90. mas este é um exemplo da fibra aplicada a uma escala digamos industrial e não um caso doméstico. mas não basta teres a fibra é necessário o equipamento para interpretar os sinais lá presentes e é óbvio que os equipamentos que são apresentados pelos isp's não se aproximam sequer dessas soluções comercias. enquanto esta não se tornar uma tecnologia "banal" e os fornecedores não descobrirem uma maneira barata de fabricar os transdutores por exemplo não tiras total partido da fibra.
E se a história é ter tv em mais que uma divisão, em fibra tens com a tecnologia RF, fornecida por qualquer um dos operadores de fibra - fibra a sério, não "raspas de fibra"
essa tecnologia RF não é exclusiva da fibra e já existe há anos e tem aquele inconveniente que vês o mesmo nas TV todas
It's not just music...it´s a state of mind...
para venda

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Jo@o Escreveu:não disse bacorada nenhuma. é verdade que a fibra é usada como ligação sob o atlântico aí desde finais de 80 inícios de 90. mas este é um exemplo da fibra aplicada a uma escala digamos industrial e não um caso doméstico. mas não basta teres a fibra é necessário o equipamento para interpretar os sinais lá presentes e é óbvio que os equipamentos que são apresentados pelos isp's não se aproximam sequer dessas soluções comercias. enquanto esta não se tornar uma tecnologia "banal" e os fornecedores não descobrirem uma maneira barata de fabricar os transdutores por exemplo não tiras total partido da fibra.
E se a história é ter tv em mais que uma divisão, em fibra tens com a tecnologia RF, fornecida por qualquer um dos operadores de fibra - fibra a sério, não "raspas de fibra"
essa tecnologia RF não é exclusiva da fibra e já existe há anos e tem aquele inconveniente que vês o mesmo nas TV todas
Mais uma bacorada... :roll:


a tecnologia RF sobre fibra permite-te ver os canais que quiseres em cada televisão em cada, sem ter que ser o mesmo em todas as tv's (tirando canais HD ou pay per view).

Finalmente, a tecnologia usada no GPON não é assim tão recente quanto isso, nem tão banal como tu pensas... :wink:

aliás, a norma Eurodocsis 3.0 é mais recente que qualquer tecnologia usada em fibra, criada para colmatar a falta de largura de banda disponível na tecnologia coaxial.

Depois, ainda podíamos pegar no facto de que a tecnologia usada pela zon usa fibra até à esquina (FTTC), logo também teria os mesmos defeitos que a fibra usada em FTTH :roll:

Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
Localização: Coimbra

Mensagem por Jo@o »

desconhecia esse pormenor do meo. lê lá bem se eu disse que a tecnologia era banal........
já vi que deves ter "quota" na PT. eu disse e volto a repetir: admito que haja zonas em que outros ISP's que não zon possam ter melhores prestações, não ponho isso em dúvida (mas ainda não presenciei tal acontecimento), independentemente de ser fibra ou não. admito que o futuro passa obrigatoriamente pela fibra mas ainda não está lá.....
It's not just music...it´s a state of mind...
para venda

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Não tenho cota na PT nem tenho fibra, nem vou ter tão cedo :cry:

Quem me dera ter fibra, mas da PT não, obrigado :evil:

Possam ter? Qualquer ISP tem melhor prestação que a zon, seja em net, seja na TV...E nem sequer vou falar das box...

Não há cá PUAs e afins...

E sim, já está lá (onde a fibra existe)

Ricardo_17PT
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 10 fevereiro 2011 1:02
Localização: Lousã, Coimbra

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por Ricardo_17PT »

Alguém sabe quando é que vai haver MEO Fibra na Lousã?

Ricardo_17PT
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 10 fevereiro 2011 1:02
Localização: Lousã, Coimbra

Re: Fibra

Mensagem por Ricardo_17PT »

alforreca Escreveu:é verdade, por acaso no outro dia liguei p 16200, e disseram-me que ja havia fibra optica na zona de Eiras, que para quem nao sabe, é nas «fronteiras» de s.paulo de frades e de lodremão. além disso segundo a pt ate ao final de 2011 80% do pais tem q ter fibra, parece que estao a aproveitar um fundo qq da UE
Gostava de saber, até que ponto, é que essa dos 80% até final de 2011, é verdade.
É mentira, certo?

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por Ruizito »

Atendendo à" litoralização" do país, os 80% devem corresponder a uma pequena faixa costeira entre Lisboa e Porto.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Fibra

Mensagem por Hal9000 »

Ricardo_17PT Escreveu:
alforreca Escreveu:é verdade, por acaso no outro dia liguei p 16200, e disseram-me que ja havia fibra optica na zona de Eiras, que para quem nao sabe, é nas «fronteiras» de s.paulo de frades e de lodremão. além disso segundo a pt ate ao final de 2011 80% do pais tem q ter fibra, parece que estao a aproveitar um fundo qq da UE
Gostava de saber, até que ponto, é que essa dos 80% até final de 2011, é verdade.
É mentira, certo?
80% da população..não é 80% do país (território...)

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por banjix »

Tens razão, mas para quê meter fibra óptica onde não há população?! Isso não faz sentido!!!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Pedro Fidalgo
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sábado, 01 outubro 2011 1:58
Localização: Coimbra

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por Pedro Fidalgo »

banjix Escreveu:Tens razão, mas para quê meter fibra óptica onde não há população?! Isso não faz sentido!!!
Subscrevo. Não tem sentido e ainda por cima ficava mais caro para todos nós que tínhamos de pagar o seu uso e instalação :|

Ricardo_17PT
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 10 fevereiro 2011 1:02
Localização: Lousã, Coimbra

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por Ricardo_17PT »

banjix Escreveu:Tens razão, mas para quê meter fibra óptica onde não há população?! Isso não faz sentido!!!
És da Lousã e dizes que não há população?
Como é que isso pode ser?

Sei de casos que em Leiria em certas zonas sub-urbanas, já a fugir para o rural e com menos população que a Lousã, já estão a ter fibra óptica da PT, à força toda.
Portanto, agora já está a começar a chegar a sítios com menos população.

Acho que há muita gente, aqui, como eu, que quer MEO Fibra e se não puder MEO Fibra para já, pelo menos um MEO ADSL em condições.

Quanto à PT, o problema da PT para investir não é falta de dinheiro, mas sim outros entraves que possam existir.

Todos os clientes da PT estão a pagar a fibra, quer seja directamente ou indirectamente, portanto, não vejo razão em como não poder exigir mais e reclamar por algo melhor.

Isto em breve vai chegar e tem de chegar a muito mais gente, acho que o MEO vai dominar o mercado por absoluto dentro de 1 a 2 anos.

Quanto ao Pedro Fidalgo, acho que ninguém ia pagar mais pela instalação e uso, do que já paga directa ou indirectamente à PT pela sua rede de fibra óptica.

E dizer que a rede ia ficar completamente às "moscas" é um erro e um engano da vossa, parte, pois iria ter muita utilização e certamente ficar abandonada, seria a última coisa a acontecer.

Bem, agora é tudo uma questão de tempo até chegar às zonas com menos população, já está a acontecer um pouco por todo o distrito de Leiria.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por micromys »

Na minha zona a única fibra que há é a que como nos cereais. Qualquer outro tipo de fibra, se algum dia aqui chegar, será daqui a muitos anos. Tenho Meo ADSL e a linha nem aguenta 16 Mbits...

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Re: Fibra Óptica em coimbra

Mensagem por Hal9000 »

micromys Escreveu:Na minha zona a única fibra que há é a que como nos cereais. Qualquer outro tipo de fibra, se algum dia aqui chegar, será daqui a muitos anos. Tenho Meo ADSL e a linha nem aguenta 16 Mbits...

Deixa lá..não és o único :cry: :cry:

Responder