Jardim da Sereia fecha para obras

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Pedro »

Jardim da Sereia fecha para obras

O Jardim de Santa Cruz vai (finalmente) encerrar para obras na próxima semana. Alguns «procedimentos administrativos» obrigaram a autarquia a adiar o processo de recuperação daquele espaço emblemático da cidade, inicialmente pensado para Setembro, mas Teresa Violante, vereadora responsável pelos Espaços Verdes, garante que dentro de meio ano Coimbra poderá conhecer uma Sereia completamente reabilitada

Está confirmado para a próxima semana o encerramento ao público do Jardim de Santa Cruz para a realização de obras de recuperação. Inicialmente pensado e garantido por Nuno Freitas, anterior vereador dos Espaços Verdes, para o mês de Setembro, o arranque da “operação salvamento” da Sereia atrasou-se «devido a procedimentos administrativos inerentes aos diferentes tipos de trabalhos necessários» no jardim, explicou Teresa Violante, actual detentora do pelouro.

Agora, uma coisa está garantida. As várias empreitadas previstas «são para fazer e levar até ao fim» e, lá para Maio, aquele espaço emblemático da cidade terá um aspecto mais apelativo, um novo tipo de vedação e um acesso limitado, muito provavelmente através de portões, como aliás já aconteceu em tempos, na entrada virada para a Praça da República.

Depois de obter do IPPAR a garantia de que as empresas às quais foram adjudicadas as seis empreitadas previstas para a reabilitação do jardim estão «certificadas e habilitadas para realizarem a recuperação do património histórico» do jardim, a autarquia preocupa-se agora em explicar à população as razões por que se vai ver privada daquele espaço emblemático da cidade.

«Preparámos anúncios para explicar esta decisão», contou Teresa Violante, confiante de que a população conhece o estado de abandono em que está a Sereia e entende a necessidade urgente de a recuperar. E, porque o Jardim de Santa Cruz se tem vindo a transformar de zona de lazer em centro de destruição e de consumo de droga, a autarquia também já apelou à Polícia de Segurança Pública e à Polícia Municipal para que faça uma «vigilância mais apertada» àquela zona, pelo menos nos primeiros tempos das obras.


Novo jardim em Maio

Isto para que em Maio o jardim tenha os vários elementos históricos e patrimoniais recuperados, novo mobiliário, mais iluminação e, portanto, seja mais cómodo, seguro e, portanto, mais visitado.

Para além destas obras, a autarquia prepara a adjudicação do Plano Director da Sereia à Associação Portuguesa dos Jardins e Sítios Históricos (APJSH), o que deverá acontecer em breve, garante Teresa Violante. Este documento permitirá que, no futuro, a gestão e manutenção do jardim seja feita de forma a que este espaço não volte à situação de «abandono» e de «perigo» em que tem estado nos últimos tempos.

Neste processo entra ainda o arquitecto japonês Toyo Ito, que será responsável pelo “desenho” do chamado elemento âncora, ou seja, a estrutura que irá chamar visitantes ao Jardim da Sereia. Teresa Violante volta, como já havia feito o seu antecessor, a confirmar a possibilidade de construção de um café, uma galeria ou uma casa de chá cujo projecto, se tudo correr como previsto, deverá estar concluído durante o próximo ano.

A recuperação do Jardim da Sereia irá, assim, rondar os 350 mil euros, 70 mil dos quais candidatáveis a um programa da Associação de Desenvolvimento e Turismo da Região Centro. Já o projecto do Toyo Ito, deverá candidatar-se ao financiamento do Programa Operacional do Centro, na área de Recuperação de Jardins e Espaços Verdes.

Fonte: Diário de Coimbra
Acho que é uma recuperação mais do que necessária. Aquele espaço está praticamente "vedado" a toda a gente... pelo menos não conheço ninguém que arrisque ir muito para além da entrada devido à reputação negativa que o jardim tem ganho ao longo dos anos. Vamos ver como fica em Maio e esperar que a cidade ganhe mais um espaço de lazer :).

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Finalmente alguem se decidiu a fazer algo por esse belíssimo parque...
Imagem

Avatar do Utilizador
Deus
Estreante
Estreante
Mensagens: 10
Registado: quarta-feira, 24 novembro 2004 10:37
Contacto:

Mensagem por Deus »

mais um espaço de lazer... ou mais um centro de papanço.. os casais adoram jardins lolol :roll:
Imagem
So dark, the con of man.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Seja qual for, é melhor do que aquilo que é agora ;).

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

F...!! Como é que eu vou ganhar a vida agora, ah?!
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Jeordie
Experiente
Experiente
Mensagens: 200
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 23:59
Localização: Margem Esquerda
Contacto:

Mensagem por Jeordie »

realmente não se pode agradar a todos...

mas eu acho que fazem bem. eu não entro lá há muito tempo realmente
I just want something I can never have

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acho que dificilmente vamos encontrar alguém contra esta remodelação (tirando quem perde o negócio :P).

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Pedro Escreveu:Acho que dificilmente vamos encontrar alguém contra esta remodelação (tirando quem perde o negócio :P).
:D :D :D :D :D :D
Imagem

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Mas o feitiço vai-se virar contra o Mickey!

Expoliaram-nos a Sereia, mas espalhar-nos-emos pela cidade. Não se admirem se, em pouco tempo, denotarem a assídua presença de homens que lutam arduamente pela sobrevivência vendendo pó a certos indivíduos de fraca personalidade no Parque Verde!!!
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

ShichiAkaAkuma Escreveu:Mas o feitiço vai-se virar contra o Mickey!

Expoliaram-nos a Sereia, mas espalhar-nos-emos pela cidade. Não se admirem se, em pouco tempo, denotarem a assídua presença de homens que lutam arduamente pela sobrevivência vendendo pó a certos indivíduos de fraca personalidade no Parque Verde!!!
Será o mais provável infelizmente... :cry:
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Espero que isso não aconteça :(. O que vale é que o Parque Verde é muito "aberto"... a Sereia era escolhida principalmente por ser um sítio relativamente fechado e escondido... isso já não acontece no Parque Verde.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

ShichiAkaAkuma Escreveu:Mas o feitiço vai-se virar contra o Mickey!

Expoliaram-nos a Sereia, mas espalhar-nos-emos pela cidade. Não se admirem se, em pouco tempo, denotarem a assídua presença de homens que lutam arduamente pela sobrevivência vendendo pó a certos indivíduos de fraca personalidade no Parque Verde!!!
então ja devem ter sido esses gajos com fraca personalidade e com a moca k ja la andaram a fazer estragos :(

akyu
Regular
Regular
Mensagens: 101
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:16
Localização: Coimbra

Mensagem por akyu »

o jardim da sereia não é assim tão mau como o pintam, eu vou lá a muito tempo e nunca aconteceu nada daquilo que se está sempre a falar em coimbr a(talvez qq dia me aconteça mm lol).
É um bom jardim pa tar com uma gaja, pa tar com os amigos, pa fumar umas valentes, etc..
Dá pa todos os gostos...
Tem sítios altamente que pouca gente conhece, aventurem-se e vão ver que vale bema pena...

Kolipsus
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: sábado, 04 dezembro 2004 21:17

Mensagem por Kolipsus »

Só me ocorre dizer uma coisa: Yagami... vais ter que arranjar outro lugar para trabalhar...

Evil has arrived :twisted:

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41
Contacto:

Mensagem por Yagami »

*Hits Kolipsus with a baseball bat*

Responder