Real Cerâmica de Antanhol Opta pela liquidação

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Real Cerâmica de Antanhol Opta pela liquidação

Mensagem por Pretender »

Mais uma machadada na indústria (?) existente em Coimbra:
Fonte: Jornal Público via Lusa
Jornal Público Escreveu: PME
Assembleia de credores da Real Cerâmica opta pela liquidação
07.09.2009 - 16h59
Por Lusa


A assembleia de credores da Real Cerâmica optou hoje pela liquidação da empresa situada em Antanhol, Coimbra, e pela venda do respectivo património, revelou fonte sindical à agência Lusa.

Segundo Jorge Vicente, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cerâmica do Centro, a proposta de liquidação da empresa, apresentada pela administradora da insolvência, foi aprovada por todos os credores na assembleia realizada hoje no 2º Juízo Cível do Tribunal de Coimbra.

A comissão de credores hoje eleita vai agora desencadear os contactos para concretizar a venda.

"O processo não é fácil, os maiores credores são os trabalhadores, com cerca de 1,2 milhões de euros", disse o sindicalista.

A assembleia de credores analisou hoje o futuro da empresa com cerca de 80 trabalhadores, tendo avaliado a hipótese da sua recuperação ou a liquidação.

De acordo com Jorge Vicente, este desfecho "já era esperado", dado que a empresa "não tem clientes".

Criada há cerca de 30 anos, a fábrica produzia cerâmica decorativa e cerâmica de século, exportando mais de 95 por cento dos produtos. Parou a laboração por falta de encomendas.
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Marcopolo, Real Ceramica, Poceram... das mais emblemáticas fábricas de Coimbra resta a Fucoli..
O Tribunal declarou ontem a insolvência da Real Cerâmica e no passado dia 3 tomou idêntica decisão em relação à Poceram, duas emblemáticas empresas do sector cerâmico de Coimbra, que dão emprego a mais de duas centenas de trabalhadores.

No caso da Real Cerâmica, e de acordo com António Moreira, dirigente da União dos Sindicatos de Coimbra, as trabalhadoras (a esmagadora maioria são mulheres) são as principais credoras, de um total de cerca de dois milhões de euros.

Goradas as negociações com eventuais investidores, a insolvência revelou-se o único caminho para que o património da empresa possa ser alienado e as trabalhadoras ressarcidas. Perante a eventualidade de a venda do equipamento e outro património não acontecer com a celeridade desejada, o dirigente sindical alerta que o subsídio de desemprego está prestes a terminar “para muita gente”.

Entretanto, hoje, às 10h00, os cerca de 150 trabalhadores da Poceram, localizada em Cernache, vão também tomar conhecimento da insolvência da empresa, declarada pelo tribunal no passado dia 3. Empresa Considerada em 2003 uma PME de sucesso pela revista Exame, a Poceram, fabricante de pavimentos e revestimentos cerâmicos, suspendeu a laboração em Abril passado alegando dificuldades de tesouraria.

Fonte:Campeao das Provincias

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Curioso é que ainda há uns meses, por motivos de trabalho, contactei com uma administradora da Poceram, e pela conversa pareceu-me que a empresa estava em situação estável, pelo menos não me deu ideia de que daí a pouco tempo já estaria insolvente. Este caso parece-me mais um daqueles que precisa de uma explicação mais pormenorizada sobre os reais motivos desta situação.

Responder