onda de assaltos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

Meia dúzia de anos de pena em que ao fim de pouco mais de metade já cá andam a passear fora outra vez só serve para apurar a criminalidade deles. Deviam ter penas como noutros países da Europa e EUA, de dezenas de anos, e trabalhar para pagar a comida que comem!

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

Assalto “de profissionais” na Ourivesaria Costa, na Baixa de Coimbra,
foi uma “limpeza geral”. Ladrões arrombaram duas portas de ferro

Foi uma péssima forma de começar o mês. Quando ontem de manhã, pelas nove horas, José Costa chegou à Ourivesaria Costa, que explora na rua Ferreira Borges, o cenário que encontrou não podia ser mais desolador: papéis espalhados pelo chão, cofres arrombados e prateleiras vazias.

O estabelecimento, um dos mais antigos e conhecidos da Baixa de Coimbra, foi alvo de um assalto durante o fim-de-semana, estando ainda por apurar se ocorreu na noite de sábado ou domingo. «Foi uma limpeza geral de todo o nosso stock de ouro e jóias», lamenta o proprietário, que estima o prejuízo em «duzentos e tal mil euros».

Nas prateleiras da loja, só mesmo as peças de prata ficaram para trás. Tudo o resto desapareceu, conta José Costa. «Tiveram tempo de sobra para escolher, sabiam o que levavam, porque até o material em prata dourada, que para um leigo é ouro, ficou», explica, enquanto mostra o escritório, onde o cofre arrombado jaz no chão entre os papéis desarrumados.

O cuidado na selecção do recheio, mas também todo o esquema do assalto, leva a crer que se trata de profissionais. A entrada foi feita pela escada lateral do prédio, que dá acesso ao primeiro andar, onde funciona a oficina da ourivesaria. Aí, para conseguir entrar, os ladrões tiveram que arrombar não uma, mas duas portas de ferro. Depois, já na oficina, ainda começaram a perfurar um buraco no chão, para ter acesso à ourivesaria, no piso inferior. A operação acabou por ficar a meio, depois de encontrarem uma porta que desembocava numas escadas interiores.

«Estudaram muito bem a oficina e a escada do prédio, que é utilizada por dezenas de pessoas diariamente», explica José Costa. Até porque para forçar as sólidas entradas, as autoridades levantam a possibilidade de terem sido utilizados pés-de-cabra especiais, berbequins e ferramentas que podem nem sequer ser encontradas à venda em Portugal, acrescenta um dos funcionários.

No prédio onde a ourivesaria está estabelecida, existem vários consultórios e associações, o que justifica o movimento de pessoas. Mas a ausência de clientes na Baixa durante a noite, particularmente ao fim-de-semana, deixou tempo suficiente para que os assaltantes arrombassem as fechaduras das duas portas de ferro, mas também dos cofres que se encontravam no interior do estabelecimento, sem que ninguém desse conta. «Bastou rebentar os trincos, o resto foi tudo à frente», conclui resignado o comerciante.

Proprietário admite
encerrar negócio
De portas abertas ao público há 73 anos, José Costa nunca passou por uma situação assim. Agora, tendo em conta os prejuízos avultados, admite a possibilidade de cessar a actividade. «Isto foi uma desgraça em termos financeiros. Numa altura de crise, não sei se vale a pena endividar-me». Antes, diz, «ainda ligava a dois ou três fornecedores e conseguia repor parte do stock em poucos dias, mas agora não sei mesmo se o quero fazer», repete, desiludido.

A PSP e a Brigada de Investigação Criminal estiveram no local a tomar conta da ocorrência e a tirar impressões digitais, e vão também estudar as imagens captadas pelas câmaras de videovigilância recentemente instaladas na Baixa de Coimbra. «A que está no Largo da Portagem ainda apanha parte da rua, mas não acredito que consigam muito», aponta o proprietário, que tinha apenas seguro contra incêndios.

Devido a obras de restauro, a fachada do edifício da ourivesaria está coberta com uma lona e andaimes, que podem facilitar a entrada pelas janelas da oficina. Para prevenir, José Costa reforçou há algum tempo os vidros, mas nem isso lhe valeu. «O recheio foi-se todo», não se cansa de reforçar. «É importante que se saiba que levaram mesmo
tudo, porque o que eu tenho que pagar às finanças inclui o recheio, e esse já não o tenho nem sei quando o terei».
Para já, a Ourivesaria Costa vai continuar de porta fechada. «Virei com a minha equipa porque temos muito que arrumar e vamos atender apenas coisas imprescindíveis. Hoje [ontem] não. Hoje só quero ir para casa».


“Amigos do alheio” visitam ourivesarias
de Coimbra quatro vezes em poucas semanas
Em poucas semanas, este é já o quarto roubo a ourivesarias na Baixa de Coimbra. Em Dezembro, o Diário de Coimbra dava conta de um assalto na “Nossa Senhora da Guadalupe”, na rua da Sofia, um caso com algumas semelhanças com o que ontem ocorreu.

Na altura, os ladrões também actuaram durante o fim-de-semana, mas terão entrado pelo telhado da loja, uma vez que não havia sinais de entrada forçada. Já no interior, arrombaram um cofre, que esvaziaram, e levaram outro, deixando no estabelecimento dois pés-de-cabra.

Duas outras ourivesarias naquela zona da cidade foram alvo de uma “visita do alheio”, a 19 de Janeiro. Desta vez, um trio, com sotaque italiano, entrou na Ourivesaria Rogério. Enquanto um indivíduo distraía o funcionário, um casal limpava as prateleiras.

O esquema só funcionou à segunda vez, minutos mais tarde, na Jóia Joalheiros, causando um «prejuízo avultado», apurou o nosso jornal.
in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=135


O jornal de hoje dá também conta de um assalto às bombas de gasolina da Galp em Cantanhede.

Ainda noticia que dois meliantes com largo cadastro criminal fogem da GNR depois de roubarem uma carrinha. Depois de apanhados e de serem apresentados ao juíz são colocados sob termo de identidade e residência.

Daqui se conclui que está tudo entregue à bicharada.

Avatar do Utilizador
caroxa
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sábado, 19 abril 2008 19:15

"assalto" no TAGV?

Mensagem por caroxa »

Alguem ouviu falar de um suposto concerto no TAGV com um grupo de musica ucraniano que acabou em:

"Depois de se apagarem as luzes para se dar inicio ao concerto, um deles sacou de uma metralhadora, enquanto os outros faziam a colecta dos bens e dinheiro transportado pelos espectadores.Acabado o trabalho, fugiram pelos bastidores. "

...Recebi isto num mail e surgiram-me duvidas quanto á veracidade do facto contado... E como ate agora ainda nao ouvi nunguém comentar isto...
:roll:

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Re: "assalto" no TAGV?

Mensagem por userN »

caroxa Escreveu:Alguem ouviu falar de um suposto concerto no TAGV com um grupo de musica ucraniano que acabou em:

"Depois de se apagarem as luzes para se dar inicio ao concerto, um deles sacou de uma metralhadora, enquanto os outros faziam a colecta dos bens e dinheiro transportado pelos espectadores.Acabado o trabalho, fugiram pelos bastidores. "

...Recebi isto num mail e surgiram-me duvidas quanto á veracidade do facto contado... E como ate agora ainda nao ouvi nunguém comentar isto...
:roll:
Ouvi falar...

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Esse mail já deve ter dado a volta a Portugal 20 vezes....
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
caroxa
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: sábado, 19 abril 2008 19:15

Mensagem por caroxa »

Ah, ta certo... lol

joaovrb
Regular
Regular
Mensagens: 145
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

Roubaram ontem o carro de um amigo, um Clio II - phase II cinzento matrícula 16-71-TU. Foi roubado da zona de Celas.

Era idêntico a este:

Imagem

Se alguém o avistar...

johnnytsunami
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: segunda-feira, 08 fevereiro 2010 2:43

Peugeot 206 fase2 - 5 portas azul escuro

Mensagem por johnnytsunami »

Boas
Venho pedir à malta da zona de Coimbra que se vir um
Peugeot 206 azul escuro 5 Portas fase 2
com a matricula 73-92-VQ
com farois nevoeiro
Contactem policia ou 916247681

Foi em plena avenida Sá da Bandeira cerca das 22 e 30 da noite de Domingo por carjacking. À minha namorada foram pedidas as chaves por um sujeito com uma mão no bolso (não se sabe se teria uma arma escondida ou não) enquanto saía do carro à porta de casa e quando lhe foi dito para entrar com um empurrão à mistura ela conseguiu esgueirar-se do assaltante que a agarrava e disse-lhe para ele não lhe fazer mal que levasse tudo. Nisto o assaltante pediu a carteira e foi o que a minha namorada fez antes de se por a correr para a porta do prédio. Foi iPhone, macbook, óculos de ver, óculos de sol, documentos todos, roupa e carro. O sujeito vestia um casaco beije fechado até ao nariz e muito provavelmente jeans. Caucasiano, cabelo castanho claro ou louro, cerca de 1,70m. O pessoal de Coimbra que tenha cuidado com este tipo de abordagens.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Re: Peugeot 206 fase2 - 5 portas azul escuro

Mensagem por userN »

johnnytsunami Escreveu:Boas
Venho pedir à malta da zona de Coimbra que se vir um
Peugeot 206 azul escuro 5 Portas fase 2
com a matricula 73-92-VQ
com farois nevoeiro
Contactem policia ou 916247681

Foi em plena avenida Sá da Bandeira cerca das 22 e 30 da noite de Domingo por carjacking. À minha namorada foram pedidas as chaves por um sujeito com uma mão no bolso (não se sabe se teria uma arma escondida ou não) enquanto saía do carro à porta de casa e quando lhe foi dito para entrar com um empurrão à mistura ela conseguiu esgueirar-se do assaltante que a agarrava e disse-lhe para ele não lhe fazer mal que levasse tudo. Nisto o assaltante pediu a carteira e foi o que a minha namorada fez antes de se por a correr para a porta do prédio. Foi iPhone, macbook, óculos de ver, óculos de sol, documentos todos, roupa e carro. O sujeito vestia um casaco beije fechado até ao nariz e muito provavelmente jeans. Caucasiano, cabelo castanho claro ou louro, cerca de 1,70m. O pessoal de Coimbra que tenha cuidado com este tipo de abordagens.
Já comentei noutro fórum..

Tá bonito tá... O carro é capaz de aparecer.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

userN , qual é o outro forum ?
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

dawn_to_dusk_ Escreveu:userN , qual é o outro forum ?
Tenho o mesmo nick, é fácil veres se sou eu quem tás a pensar lol

Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Regular
Regular
Mensagens: 127
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39
Localização: Coimbra

Re: Peugeot 206 fase2 - 5 portas azul escuro

Mensagem por ZéPróVinho »

johnnytsunami Escreveu:Foi em plena avenida Sá da Bandeira cerca das 22 e 30 da noite de Domingo por carjacking. À minha namorada foram pedidas as chaves por um sujeito com uma mão no bolso (não se sabe se teria uma arma escondida ou não) enquanto saía do carro à porta de casa e quando lhe foi dito para entrar com um empurrão à mistura ela conseguiu esgueirar-se do assaltante que a agarrava e disse-lhe para ele não lhe fazer mal que levasse tudo. Nisto o assaltante pediu a carteira e foi o que a minha namorada fez antes de se por a correr para a porta do prédio. Foi iPhone, macbook, óculos de ver, óculos de sol, documentos todos, roupa e carro. O sujeito vestia um casaco beije fechado até ao nariz e muito provavelmente jeans. Caucasiano, cabelo castanho claro ou louro, cerca de 1,70m. O pessoal de Coimbra que tenha cuidado com este tipo de abordagens.
Em Coimbra !!!! :shock:

Alguém me consegue confirmar o caso da cara de palhaço ??

lontra99
Advertido
Advertido
Mensagens: 203
Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15

Mensagem por lontra99 »

São de lamentar estas situações, mas nao percebo as vezes tanta admiração .

Coimbra ha mto que deixou de ser aquela cidade onde se andava descansado em qq lado a qq hora e já nessa altura havia assaltos etc etc o problema é que agora ha com mto mais frequência.
Os tempos mudam e as coisas mudam também. E deve-se acompanhar essa mudança.

Vejo mil e uma vezes nos shoppings e outros estacionamentos , carros com malas á vista, portáteis, etc etc. Pessoal que anda sozinho á noite em determinadas zonas e por ai adiante, exemplos ha muitos e a ocasião faz o ladrão.
Se antes não havia motivo para preocupações, agora há e não se pode mesmo facilitar. É ingenuidade pensar o contrário.
É preciso andar com mais cautela e não pensar que lá por estar em Coimbra se está completamente seguro.
Isso já não existe em lado nenhum.

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35
Localização: Coimbra

Mensagem por cereal86 »

temos que começar a fazer como antigamente, o povo juntar-se e fazer justiça pelas próprias mãos! Como se costuma dizer povo unido jamais será vencido. Eu sou o primeiro a juntar-me!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Eu acho que é preciso uma mudança de mentalidades. E contra mim falo, que só aprendi quando o senti na pele. Mas uma coisa é certa: este não é um problema de Coimbra. É um problema do país. Embora eu seja anti CDS, revejo-me em algumas medidas deles! O reforço do policiamento é imprescindível... e depois da aposta na educação deve ser um campo a apostar... seja através do recrutamento de novos polícias, seja pela construção da Polícia Única, em vez das 4 que temos hoje, seja mesmo pela inclusão de militares nas forças de segurança. O policiamento, nomeadamente nocturno, mas não só, é imprescindível... Mas não é só: assaltaram o meu carro um local onde 20 minutos ates tinha passado um carro da polícia! É preciso uma actualização de consciências, reforço da iluminação das ruas, construção de pontos SOS para alertar directamente a polícia, colocação de mais câmaras de vigilância...
Passa por aqui!

Responder