onda de assaltos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

fdx ao k chegamos...

Avatar do Utilizador
izinh4
Regular
Regular
Mensagens: 161
Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24
Localização: Coimbra/Cucujães
Contacto:

Mensagem por izinh4 »

Onde é que anda a polícia ?
Eu sempre que passo pelo Jardim da Manga vejo-os la encostados, ou então costumo vê los a passear de carro, a verem as vistas. E trabalhar não?

Começo a ter medo de estar em casa, até! É que mesmo com a porta trancada, com 3 voltas, nunca se sabe.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Assalto violento no centro da cidade

Um jovem estudante foi vítima de roubo e sequestro, na zona da Praça da República. A situação não é nova, mas a violência (verbal) utilizada pelos assaltantes torna este caso invulgar.

Na madrugada da última sexta-feira, dia 10, um jovem, de 23 anos, natural e residente em Coimbra, foi vítima de roubo e sequestro, em pleno centro da cidade. O traumatizante episódio teve início perto das 05H30, na Rua João de Deus, junto ao Campo de Santa Cruz, e só terminou cerca de duas horas depois, numa zona isolada e deserta, de mato, próximo da Calçada do Gato (junto à circular externa). “Joaquim” (nome fictício) regressava a casa após uma noite com os amigos, passada num popular bar de estudantes da Praça da República, quando dois indivíduos, aparentando terem 30 anos, de cara destapada e munidos de armas brancas, o interceptaram no cruzamento da Rua Lourenço Chaves D’Almeida com a Rua João de Deus, mesmo de frente para a entrada principal do campo de futebol.

As violentas agressões verbais e ameaças de morte começaram de imediato. “Joaquim” foi depois guiado até uma caixa multibanco, localizada no bairro de Celas, forçado a revelar o código do seu cartão de débito, permitindo assim aos assaltantes levantar o valor máximo em dinheiro que lhes era permitido.

Seguiram-se momentos de pânico: “Joaquim” foi feito prisioneiro na mala do automóvel utilizado pela dupla de ladrões, onde viajou durante alguns minutos. Os assaltantes, na posse do produto do roubo e já mais calmos, abasteceram a viatura numas bombas de gasolina da cidade e, passados alguns minutos, corresponderam aos apelos do jovem conimbricense, largando-o numa zona isolada e deserta, já em plena luz do dia, e ainda ao som de mais agressões verbais e ameaças de morte. “Joaquim”, após identificar o local onde se encontrava, caminhou até à casa próxima de um amigo, de onde pôde, finalmente, contactar os seus familiares, que o recolheram, são e salvo, perto das 07H00 – um episódio que valeu um valente susto, mas que, dadas as circunstâncias (a ausência de violência física), acabou por ter final feliz.

Entretanto, Polícia Judiciária tomou conta da ocorrência e já está no terreno a trabalhar no caso.

Fonte: As Beiras
Incrível, um rapto em plena cidade... isto está cada vez pior. :?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Judiciária deteve trio que roubou e sequestrou estudantes

Depois de assaltar uma jovem em Coimbra, grupo comprou e consumiu droga, deslocando-se, de seguida, à casa da vítima, onde roubou portáteis e telemóveis.

Actuavam durante a madrugada, escolhendo as vítimas entre estudantes universitários que circulavam sozinhos, a pé, nas imediações da Praça da República. Trio de assaltantes foi detido domingo à tarde pela Polícia Judiciária, depois de, pelo menos, ter cometido dois crimes de roubo com sequestro das vítimas. Um dos suspeitos também frequenta o ensino superior, enquanto os restantes não têm profissão conhecida. O consumo de estupefacientes é o elo de ligação entre os três elementos do gang.

O primeiro assalto terá ocorrido, de acordo com fonte da Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ), na madrugada de sexta-feira e o segundo na madrugada de domingo. Em ambas as situações as vítimas seguiam a pé, por volta das 5h00/6h00, nas imediações da Praça da República e foram interceptadas pelo trio, constituído por dois homens e uma mulher. Um conduzia a viatura, um Renault, modelo antigo, enquanto os outros dois se encarregavam de “tomar conta” da vítima. Empunhando uma arma de fogo e uma faca, os assaltantes exigiam que as vítimas lhes entregassem os valores que tinham em seu poder, nomeadamente dinheiro e telemóveis, mas também os cartões multibanco. Uma operação que, de acordo com o testemunho das vítimas, era acompanhada com constantes ameaças verbais, exercendo uma forte coação e uma intensa violência psicológica sobre os jovens.

Com os cartões em seu poder, o trio “apoderava-se” da vítima, rumando a uma caixa multibanco – na zona de Celas, no primeiro caso, ou num posto de abastecimento de combustíveis, no segundo – onde procediam ao levantamento do dinheiro possível, mantendo sempre a vítima como refém. No primeiro caso, o jovem estudante universitário, de 23 anos, acabou por ser abandonado pelos seus assaltantes/sequestrados, por volta das 7h00, na zona de Celas.

Já a segunda vítima, uma jovem, foi interceptada na madrugada de domingo, cerca das 6h00 e, depois de ameaçada e manietada pelos assaltantes, foi levada como “garante” que os códigos do cartão multibanco que forneceu estavam correctos, mas a “operação” não se ficou por aqui. Depois de procederem ao levantamento de dinheiro, os assaltantes foram adquirir estupefacientes, que consumiram, mantendo a vítima como refém. Depois disso, de acordo com fonte ligada à investigação, dirigiram-se a casa da jovem, que vive com uma amiga, também estudante, que se encontrava a dormir. Também ali o trio fez questão de deixar uma marca da sua presença, levando consigo dois computadores portáteis, telemóveis e um leitor de MP3. Com os “bolsos cheios”, deram-se por satisfeitos e foram embora, deixando a vítima em casa.

Apanhados na zona do Bota-Abaixo

As queixas chegaram à Polícia Judiciária de Coimbra, a primeira na sexta-feira e a segunda no domingo e imediatamente os investigadores se puseram em campo, acabando por proceder à detenção dos suspeitos no domingo, durante a tarde, na zona do Bota Abaixo, onde se presume procurassem fornecedores de droga. O facto de os assaltantes serem consumidores de produtos estupefacientes, conjugado com a sua actuação com a cara a descoberto, acabou por funcionar a favor de uma investigação célere, uma vez que as vítimas procederam à sua identificação, permitindo que fossem localizados e detidos poucas horas depois de terem cometido o segundo crime.

Na sequência das diligências entretanto efectuadas, no sentido de renuir elementos de prova, a PJ apreendeu a viatura em que o trio circulava e que foi usada nos dois assaltos e sequestro das vítimas, recuperando, também, alguns dos artigos roubados, nomeadamente os portáveis roubados em casa das duas jovens, bem como as armas, brancas e de fogo, usadas nos assaltos. Relativamente à arma, importa referir que, apesar de parecer uma pistola, não passa de uma réplica, de acordo com os exames efectuados pela PJ. Todavia, apesar de falsa, a arma foi o mais autêntica possível aos olhos das vítimas, quando esta lhes foi apontada, “pronta a disparar”.

O trio, que vai ser presente hoje a Tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de medidas consideradas convenientes, terá, para além dos levantamentos de dinheiro efectuados na presença das vítimas, efectuado operações posteriores, usando os cartões dos dois jovens.

Alertas de “bom senso” para evitar riscos

Os assaltos a estudantes universitários têm-se tornado, nos últimos tempos, recorrentes e já foram vários os suspeitos detidos pela Polícia Judiciária. A “solo” ou em grupo, os assaltantes têm relevado uma particular apetência pelos estudantes, a quem roubam, sob ameaça de armas, os objectos que têm em seu poder, nomeadamente telemóveis e dinheiro e, claro, os cartões multibanco. Razões que “exigem” alguma atenção. Sem qualquer alarmismo, a Directoria do Centro da PJ alerta, todavia, para alguns cuidados a ter, no sentido de “dificultar a vida” aos assaltantes.

Na primeira linha está o andar sempre acompanhado, uma vez que qualquer pessoa sozinha é muito mais vulnerável a uma investida “mal intencionada”, sobretudo quando se trata de horas tardias. Cautela também relativamente aos objectos de valor que possam trazer consigo, especialmente à vista, e ainda um alerta no sentido de evitar locais pouco iluminados, falar com desconhecidos e não dar pretexto para abordagens. Em causa estão “alertas” de bom senso, mas que poderão inibir os assaltantes. De resto, nestes dois últimos casos, a “escolha” recaiu” precisamente sobre vítimas que se encontravam sozinhas e, como tal muito mais vulneráveis.

Um dos suspeitos é estudante universitário

O trio é heterogéneo e, para além do consumo de estupefacientes, que será o elo de ligação mais forte que os une, os três são naturais de Coimbra e aqui residentes. A mulher tem 32 anos, é o elemento mais velho do grupo, não tem profissão conhecida e do seu “histórico” pessoal faz parte uma condenação por consumo de estupefacientes.

O elemento mais novo é um jovem de 22 anos, sem profissão e sem actividade delituosa relevante até ao momento. Já seria amigo da mulher e ambos conheceram o terceiro elemento, um rapaz de 28 anos, estudante universitário, que frequenta o curso de Comunicação Social.

O grupo será responsável por estes dois crimes de assalto e sequestro, mas a PJ não coloca de parte a possibilidade do seu envolvimento noutras situações de assalto, que tiveram estudantes universitários como vítimas.

Fonte: Diário de Coimbra
E já foram detidos, foi rápido... mas antes ainda conseguiram realizar mais um assalto. É incrível a sensação de impunidade que tinham, para raptarem alguém em zonas centrais, de cara descoberta, assaltá-la e ainda ir a casa dela roubar mais algumas coisas. Vamos ver se o juíz não se lembra de validar essa sensação de impunidade...

paulomrss
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: domingo, 19 julho 2009 16:43

Arrumadores assaltantes

Mensagem por paulomrss »

Coimbra era uma cidade calma e está cada vez pior... Esses arrumadores de merda que andam por aí era irem todos presos e levarem uma grande malha que são quase sempre esses cabrões que andam sempre a assaltar carros. Inda por cima, se uma pessoa não lhes dá uma moeda, fica logo com riscos no carro. Esta semana foi a 3ª vez que me assaltaram o carro e tenho quase a certeza de quem foi...a polícia nada faz...até têm medo, inda por cima sabem bem quem são. E o que me revolta mais é que esses ladrõezecos de merda se são culpados nunca vão presos e se entregarem o que roubarem ainda lhes diminuem a pena, agora se uma pessoa é assaltada e decide fazer justiça pelas próprias mãos tem logo que ir a tribunal e pagar uma indemenização que tem de andar um ano a trabalhar para a pagar...Era ir a sítios como o terreiro da erva com uma metrelhadora e limpar aquela merda toda...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Vaga de assaltos preocupa
comerciantes da Praça do Comércio

Loja Jorge Mendes foi vandalizada ontem de madrugada. É pelo menos o quarto assalto na última semana. Proprietários lamentam inércia da polícia

A Praça do Comércio tem sido um alvo preferencial dos ladrões. As investidas constantes, recorrendo sempre ao mesmo método, estão a deixar os comerciantes locais frustrados. Os responsáveis dos estabelecimentos acusam a polícia de não conseguir controlar a situação.
A secção de tapeçarias da loja Jorge Mendes Lda. foi o último alvo, na madrugada de ontem. «Assaltaram a caixa registadora e levaram dinheiro, mas pouco. Levaram também dois ou três tapetes e tapeçarias», lamentou Miguel Mendes.
A última semana foi atribulada na Praça do Comércio que registou, pelo menos, quatro assaltos. O clima é, portanto, de receio. «Um amigo dizia-me: cuidado que o próximo a ser assaltado és tu, Miguel. E fui mesmo», lamentou o responsável.
Segundo os proprietários das lojas, os ladrões utilizam sempre o mesmo método. «Actuam durante a noite. Mandam uma pedra que parte o vidro e depois aproveitam para roubar o que está em redor», descreve Miguel Mendes.
A situação só é possível devido «à falta de vigilância». «Os assaltantes até devem ficar à espera para ver se aparece alguém e, como não aparece, roubam à vontade», acrescentou o comerciante.
A resposta das forças policiais não tem satisfeito os responsáveis dos estabelecimentos, para quem a falta de recursos humanos é evidente. «Falei com a polícia e eles disseram-me: “Somos quatro polícias para a cidade toda, não podemos fazer nada”», contou Miguel Mendes.
O cenário menos favorável deixa o comerciante preocupado e pouco confiante no futuro. «É uma onda de assaltos que, infelizmente, não vai parar», concluiu.
fonte: DC

4 polícias para a cidade toda??.. Coimbra tem tantos polícias em serviço quanto uma qualquer vila?

Avatar do Utilizador
lilianazevedo
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 86
Registado: domingo, 04 janeiro 2009 2:33
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por lilianazevedo »

Duvido que acalme. Infelizmente quem faz os assaltos na maior parte das vezes sabe que só apanhado em flagrante é que vai dentro e mesmo assim fica só uma noite e depois sujeito a apresentações periodicas. Conheço um caso de um rapaz que ja assaltou muita gente e muitas casas e anda por ai a passear-se na rua.
E se por acaso tentamos proteger o que é nosso das duas uma, ou levamos uma facada ou um tiro, ou vamos presos.

Pedro Escreveu:
PSP apanha suspeitos de assaltos

Por altura da XX Conferência Internacional de Estudantes de Física, que ontem terminou em Coimbra, registou–se na alta universitária um significativo aumento de afluência de pessoas, principalmente jovens de várias nacionalidades que participavam no evento. Esta movimentação terá atraído, segundo a PSP, “a atenção de alguns delinquentes que aproveitaram a ocasião para praticar alguns roubos”.

As vítimas eram abordadas e ameaçadas com arma branca, sendo forçadas a entregar todos os valores que possuíssem, sendo na maioria dos casos roubadas pequenas quantias em dinheiro. Num dos casos para além das ameaças, a vítima foi igualmente agredida.

As queixas foram apresentadas na PSP permitindo accionar para o local alguns meios ligados à investigação criminal, que procuraram identificar dos autores dos roubos. Com a colaboração das vítimas, que forneceram a descrição dos suspeitos, a PSP verificou que um deles era já referenciado como suspeito da prática de outros crimes semelhantes registados não só nas imediações da Alta universitária, como no Identificado o suspeito, a PSP apanhou o jovem, de 18 anos, natural da cidade, na casa dos pais, no Alto dos Barreiros.

As investigações prosseguem ainda, no sentido de identificar outros suspeitos que terão auxiliado o referido jovem a concretizar os crimes.

Na noite de 15 para 16 foi surpreendido a assaltar um consultório médico na Avenida Calouste Gulbenkian, um indivíduo de 27 anos, de nacionalidade ucraniana. Valeu a pronta intervenção de um médico que se encontrava num outro consultório. Atendendo ao modus operandi utilizado, foram consultados outros processos semelhantes ainda em fase de investigação, havendo fortes indícios de se tratar do mesmo autor de outros assaltos, nomeadamente ao edifício da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, na Av. Fernão de Magalhães. Para além da autoria dos crimes que lhe são imputados, o detido encontrava–se ilegalmente em território nacional, tendo–lhe sido aplicada a medida de prisão preventiva, recolhendo ao Estabelecimento Prisional Regional de Coimbra, onde aguarda o desenvolvimento do processo.

Fonte: As Beiras
Bem, está aqui uma explicação possível para a onda de assaltos. Presumo que a situação agora acalme.
lilaz

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

temos de fazer uma milicia do forumcoimbra

siman
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: terça-feira, 12 fevereiro 2008 23:11
Localização: Coimbra

Mensagem por siman »

Segundo soube, andaram a assaltar casas em plana luz do dia no bairro norton de matos, hoje.

Isto está bom é para os "coitadinhos dos desprotegidos" :evil:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Os "coitadinhos dos desprotegidos" são os que trabalham honestamente o dia inteiro por ordenados de merda, não quem rouba e agride.

Esses criminosos devem ser presos e julgados segundo a lei (e até deviam era ir para o campo trabalhar a ver se ganhavam gosto pela liberdade e trabalho honesto), no entanto não é metendo pessoas de extractos sociais mais baixos em guetos que se vai resolver problemas, não é permitindo que o fosso entre ricos e pobres aumente cada vez mais que a situação vai melhorar e também não é com subsídios e inserção social a quem não se esforça minimamente para arranjar um emprego com, pelo menos, o ordenado mínimo.
Imagem

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Isto está a ficar bonito está!!
É os assaltos e raptos aos estudantes universitários que saiem da AAC sozinhos e a más horas ( isso comigo nunca. Sempre acompanhada que há gente estranha nas ruas à noite) e raramente se vê a policia na rua. Ou estão a dormir na esquadra ou nem se querem ralar porque até eles tem medo...
E agora assaltos às casas no Norton? É que é muito bonito. Uma pessoa sai de casa de manha para ir trabalhar, chega a casa ao final do dia e só quer descanso e depara-se que a casa foi invadida e " limpa".
É a crise e muitos emigrantes que vem para cá para Portugal e fazem o que fazem...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Realmente, isto está mto mau. A minha casa antiga foi assaltada 3 vezes até que finalmente dei parte fraca e acabei por mudar. Já não se está seguro em lado nenhum.

Eu ainda sou do tempo em que ia para o DD a "penantes" e saia de lá a tantas da matina sozinho por becos escuros até Celas e nem me passava pela cabeça que pudesse ser assaltado, não era irresponsabilidade, simplesmente não havia... O dia em que parei finalmente de andar a pé até altas horas foi a 1ª vez que fui assaltado no jardim em frente à Escola Sec. José Falcão por 3 manfios.

Agora continuo a ir para a noite, mas mesmo qd vou até tarde levo sempre o carro seja para onde for e tenha a bebedeira o tamanho que tiver, bem pensadas as coisas acho que prefiro arriscar a carta do que arriscar o "pêlo".

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

dryden Escreveu:Agora continuo a ir para a noite, mas mesmo qd vou até tarde levo sempre o carro seja para onde for e tenha a bebedeira o tamanho que tiver, bem pensadas as coisas acho que prefiro arriscar a carta do que arriscar o "pêlo".
Não é só a carta que tu arriscas. É a vida de outras pessoas inocentes que possas apanhar pela frente.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Nosca
Regular
Regular
Mensagens: 190
Registado: sábado, 26 julho 2008 18:18
Localização: Eu não sou de Coimbra. Eu moro em Coimbra.

Mensagem por Nosca »

banjix Escreveu:
dryden Escreveu:Agora continuo a ir para a noite, mas mesmo qd vou até tarde levo sempre o carro seja para onde for e tenha a bebedeira o tamanho que tiver, bem pensadas as coisas acho que prefiro arriscar a carta do que arriscar o "pêlo".
Não é só a carta que tu arriscas. É a vida de outras pessoas inocentes que possas apanhar pela frente.
Disseste tudo, Banjix.
Tudo está bem quando acaba bem, acho.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

às vezes de inocentes não teem nada

Responder