Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Por trás de Vale de Canas e agora está na zona do Pinhal de Marrocos. Vêem-se labaredas da Carlos Seixas...
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Presumo que esse seja o responsável pelo clarão vermelho que se viu durante algumas horas a partir da zona de Santa Apolónia. A electricidade faltou, fui à janela ver se era geral... e o céu para esses lados estava totalmente vermelho.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Chamas às portas da cidade

Imagem

Chamas por todo o lado, casas destruídas, populações a gritar e a fugir, bombeiros e autarcas sem saber onde acudir primeiro. Os meios disponíveis eram escassos.

O presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Horácio Santiago, solicitava, quando o DIÁRIO AS BEIRAS lhe telefonou, que todos pedissem ajuda às corporações dos concelhos vizinhos para evitar que a tragédia fosse total.

“Está tudo a arder. As aldeias de Lagoas e Tapada estão rodeadas pelas chamas e haverá casas que não conseguiremos salvar”, gritava Horácio Santiago mostrando bem a aflição que se vivia naquele momento na sua freguesia, mesmo às portas da cidade. Pouco passava das 22H00.

“Já nos prometeram mais corporações para nos ajudarem neste inferno, mas se não chegarem rapidamente, perdemos tudo e não conseguiremos evitar que as chamas se propaguem a outras zonas”, adiantava o autarca que sublinhava ainda a existência de zonas agrícolas na freguesia e onde os populares quadravam palha e alfaias.

O inferno, que há dois dias lavrava nos concelhos de Miranda de Corvo - e onde ontem, por volta da meia–noite, se vivia uma das situações mais preocupantes da região - e que deixou marcas em Poiares (na zona dos Carvalhosas) e em Lousã, que por várias vezes cortou a Estrada da Beira, com algumas aldeias constantemente rodeadas pelas chamas, tinha chegado às portas da cidade onde o ar se tornou irrespirável e a luz eléctrica começou a falhar. As chamas eram avistadas de todos os lados da cidade dando uma imagem dantesca de um inferno que está a destruir o país.

Ao DIÁRIO AS BEIRAS chegaram algumas dezenas de telefonemas de cidadãos preocupados com o que estavam a ver e desejosos de saber mais informações. As zonas mais atingidas e para onde se dirigiam as chamas, eram algumas das perguntas colocadas. Recordava–se um dos incêndios mais graves que se viveram em Coimbra e que, na altura, desceu até ao Tovim. Perguntava–se, também, se não seria melhor abandonar a cidade. Mas para onde? Percebia–se que algumas destas pessoas viviam sozinhas e não sabiam o que fazer.

Nas ruas, nalguns pontos estratégicos, as pessoas juntavam–se para ver as chamas que davam, apesar de tudo, uma imagem diferente da cidade de Coimbra. Parecia um filme. Mas não era, infelizmente. O inferno era real.

Tal como era real em Miranda do Corvo onde foi activado o Plano Municipal de Emergência. Fátima Ramos contou ao DIÁRIO AS BEIRAS que vários idosos tinham sido evacuados do lugar de Canas e que se encontravam instalados na ADFP. “O pânico é geral. Há lugares completamente rodeados pelas chamas e há outros onde se receia que possam chegar a qualquer momento como é o caso do Senhor da Serra”, admitia a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, adiantando que Colmeias esteve durante todo o dia em grave risco, que o fogo passou em Chãs e que, entretanto, um foco de incêndio tinha deflagrado num outro ponto do concelho - Vale do Açor -, totalmente diferente das zonas onde lavravam as chamas. “Pode ter sido o vento que sopra com alguma intensidade e que ajuda a dificultar o trabalho dos bombeiros, de alguns militares que também estão na zona e das próprias populações”, reconhecia, admitindo também que a falta de energia também estava a ajudar a complicar ainda mais as coisas. “Sem energia, as bombas de água não funcionam e é a tragédia total. Até porque, de noite os meios aéreos não podem actuar”, acrescentava, reconhecendo que os bombeiros estão extenuados e nestas alturas de pânico, todos os meios disponíveis parecem poucos aos olhos das populações e dos autarcas locais.

A noite advinhava–se complicada para as populações deste concelhos e freguesias à volta de Coimbra. Rezava–se para que os bombeiros conseguissem travar a força das chamas antes que elas entrassem mesmo na cidade. Vale de Canas era, sem dúvida, uma das zonas mais vigiadas àquela hora. Felizmente, em Pampilhosa da Serra, as chamas davam tréguas e algum sossego quer às populações, quer aos bombeiros e militares que por lá andavam há vários dias.

Mas o panorama geral na região Centro era, infelizmente, bastante preocupante. Em todos os distritos, eram vários os concelhos a serem flagelados.

Fonte: As Beiras
A vista de minha casa, há algumas horas atrás, era parecida à da fotografia que acompanha esta notícia. Agora a situação parece mais calma (vista daqui), mas nota-se que o incêndio continua. O que não percebo no texto da notícia é a parte em que falam de abandonar a cidade... parece-me um bocado "sensacionalista"... a situação está má, mas daí até abandonar a cidade vai um longo passo.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem eu por acaso fui a Coimbra tomar café, e deparei-me com esse cenário, parecia-me um bocado irreal, e como muito outros curiosos fui espreitar de um ponto mais estratégico e mais perto do fogo, dava bem para ver postes de iluminação a serem engolidos pelo fogo, acho que nunca tinha visto nada tão mau ao vivo....

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ok, actualizações... parece que afinal a situação está mesmo má e não foi sensacionalismo do jornal... disseram-me há pouco que o Encarnação comentou na TSF que vão começar a evacuar pessoas.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Visto de minha casa, parece que está a piorar... o vermelho ocupa cada vez mais espaço do horizonte.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Informado pelo meu irmão, o Pinhal de Marrocos deve estar prestes a arder completamente... Polo II e vivendas próximas incluído...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

SilentNoise Escreveu:Informado pelo meu irmão, o Pinhal de Marrocos deve estar prestes a arder completamente... Polo II e vivendas próximas incluído...
Tens a certeza?! Para chegar ao Polo II tem k passar por muitas casas.... :shock:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

A coisa está complicada para os lados do Pinhal de Marrocos portanto isso inclui tudo o que o rodeia. E preparem-se que se hoje o ar está irrespirável, amanhã não vão poder sair de casa...
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Bem, já não é só o céu vermelho... a partir de Santa Apolónia, já se conseguem ver labaredas (embora ainda distantes, pelo que presumo que sejam bastante grandes). Visto desta zona, o incêndio parece estar agora a progredir para este.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Segundo a SIC Notícias, há focos de incêndio junto à circular externa, na Elísio de Moura e alguns aproximaram-me mesmo dos hospitais universitários. A estrada da beira tem o trânsito cortado e, pelo que ouvi dizer, o Hospital Sobral Cid foi evacuado. No entanto, à distância, parece-me estar a acalmar.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Fui agora ao Tovim... a encosta do lado da circular externa está toda a arder, assim como 500 metros acima do Horto Mondego na Elisio de MOura.

Os Olivais tb já têm focos de incêndio em S. Sebastião (saí de casa, moro na Quinta da Maia, olhei para cima e só via labaredas enormes).


Segundo me disseram Pinhal de Marrocos tb tá a arder e os bombeiros fazem o melhor que podem mas já não têm pessoal nem meios para tanto foco.




Pelos visto o fogo veio da Lousã, passou o rio nas Torres do Mondego e chegou aqui... e ninguém avisa ninguém durante o dia.


Bem, uma das 5 cidades principais está a arder parcialmente... vamos lá ver se é desta que os politicos se deixam de lérias senão vamos todos a AR atirar-lhes ovos que esta democracia anda podre.

grabber
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: sábado, 27 novembro 2004 17:46

Mensagem por grabber »

estão a falar agora na sic noticias sobre isso!!!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Resumo do noticiário das 5h da manhã na SIC Notícias.
- Plano de emergência activado
- Zonas de Ceira foram evacuadas
- Pavilhão 1 do Sobral Cid foi evacuado
- Zona da circular externa está em chamas, electricidade a faltar
- Fogo chegou a St. António dos Olivais
- Estrada da beira cortada

Há por aí alguém que possa confirmar estas notícias? O facto do repórter só ter chegado há 30 minutos a Coimbra e admitir que pouco conhece a cidade deixa-me algumas dúvidas... :?

Anyway, acrescento que a luz acabou de faltar em Santa Apolónia... o bairro está completamente às escuras.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Pois... mas pareceu-me que o pivot não percebeu que o fogo tá mmo a entrar na cidade x_x


Gostava era de saber pq não lançaram alertas de fogo durante o dia pq pelo que ouvi na SIC NOticias já havia fogo durante o dia em Poiares e na Lousã... e de Poiares até aqui o fogo tem uma autentica pista para acelerar de cadeia montanhosa cheia de vegetação e de dificil acesso...


Enfim... as chefias da Protecção Civil andam a dormir ou o caraças...


P.S.: honestamente acho que já devia começar requisição civil para ajudar a preparar terreno (cortar vegetação, ajudar os bombeiros etc) para evitar que o fogo alastre pq os bombeiros não chegam e a população precisa ajudar de forma ordenada. Onde está o plano de emergência desta cidade? Se esta merda entrasse em guerra tou mesmo a ver... as entidades eram como se nada estivesse a acontecer, mas diziam que estavam a accionar planos de emergencia...

P.S.: a electricidade andou a falhar durante o dia todo... o meu PC que o diga... sp a desligar... ainda pensei que fosse virus.

Responder