Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Não concordo! Se assim que se vissem os focos as populações saisem da passividade e os atacassem, os incendios de grande dimensão diminuiam para metade. Mas pelo contrário o que aconteçe é "olha está ali a arder! epá, se lá fossem agora aquilo apagava-se, onde andam os bombeiros" :evil:
Última edição por usaralho em quarta-feira, 24 agosto 2005 11:16, editado 1 vez no total.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

e nestes ultimos dias, será que alguem terá dito: "os bombeiros já andam nisto algum tempo...será que comeram alguma coisa???" :roll:

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Mas é que o Encarnação é unico que disse a verdade. Se assim que se vêem os focos, este fossem logo atacados com meios aéreos, em vez de estar à espera que estes se propagassem, a maioria dos fogos não atiginria a dimensão que chegam a ter :evil: :twisted:
É verdade devia se investir cada vez mais em meios aéreos...são essenciais!!!Espero q aprendam com os erros desta vez...têm mais uma oportunidade.
Q fazem parados os pumas da FAP! Q fazem parados os pilotos da FAP com formação para o combate a incêndios...espero mesmo q agora com a compra de novos helicopteros para a FAP, eles de uma vez por todas adaptem os pumas para o combate a incêndios!

Quero ver depois no rescaldo de verão, quais as políticas de reflorestação adoptadas...se vamos continuar com a proliferação desenfreada de eucaliptos ou n!!Cada eucalipto chega a consumir cerca de 40 LITROS de água por dia!! Temos de acabar de vez com a ideia do lucro fácil e pensar um pouco no futuro. A Austrália está a acabar com os eucaliptos...nós por cá cada vez vamos plantando mais...enfim é o país em que vivemos.[/quote]

sergioppg
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: quarta-feira, 24 agosto 2005 10:50
Localização: Armadouro / Pampilhosa da Serra / Coimbra
Contacto:

Mensagem por sergioppg »

Eu sou de uma pequena aldeia do Concelho da Pampilhosa da Serra, mais concretamente Armadouro. Estivemos cercados pelas chamas dia 16 de Agosto desde as 5 da matina até às 11.30. São situações que só quem as passa, sabe o que é estar completamente impotente a olhar para aquele inferno e só podermos tentar salvar o que é nosso. Nem aos vizinhos podemos acudir... Não foi só no Armadouro, foi uma situação praticamente existente em todas as localidades... Incrível!!
Chegou-se ao cúmulo de termos que cortar vários pinheiros de volta das casas (a copa das árvores altas são um perigo para as casas e resto da vegetação porque propagam fagulhas a grande altura), e virem os donos desses pinhais a dizer que nos vão pôr em Tribunal, porque os pinheiros não eram nosssos!!! Se cumprissem a lei e se as autoridades a fizessem cumprir, não era necessário estar a cortá-los!!

Se por acaso este Inverno for muito chuvosos, vão ser só terras por essas serras abaixo, inundações, etc... Em Setembro já deveria haver planos de contigência para essas situações... Mas vão ver, na altura é que se vai pôr mãos à cabeça...

VIVA PORTUGAL!!

Desculpem o desabafo.
Já agora um muito OBRIGADO todos os bombeiros deste país, que acorrem com todo o querer a ajudar as populações. Se não fossem eles a minha aldeia estava reduzida a cinzas...Muitas vezes não o fazem da melhor maneira pois são mal orientados e mal equipados.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sobre os eucapliptos: ainda andava a arder já estavam por aqui dois senhores (?) a falar em plantar eucapliptos. Exaltei-me e pensaram que estava a brincar :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

É difícil juntar muita gente para uma mesma causa, já que são mais os que estão a ganhar com a situação de Portugal, actualmente, do que os que perdem diariamente...
Discordo. Eu diria antes que quem tem a ganhar com isto é quem anda sp nas altas esferas politicas... é a troika que anda sp na alternância democratica do nosso governo e mesmo tendo pessoas competentes nos respectivos partidos, não os deixa assumir os cargos importantes e qd os deixam basta uma medida que os lese para eles o mandarem embora.

A grande maioria anda a ser prejudicada por tudo isto, no entanto continuam a votar nos mesmos que a prejudicam, por isso a meu ver é merecido para essa maioria de pessoas que nada faz para que quem é realmente competente assuma os cargos de governo, em vez disso contenta-se com afilhados politicos e os seus padrinhos.

Basta ver a candidatura de Mário Soares à PR que não passa de um dinossauro politico que devia dar lugar a outros ( e que foi ele quem iniciou a politica do eucalipto há 20 anos que só trás problemas ambientais)... mais, dizem que foi Vasco Gonçalves que esbanjou as reservas de ouro Portuguesas, desenganem-se. Tal aconteceu no tempo de Mário Soares e Cavaco Silva que no espaço de uma década investiram grande parte do ouro em duas ou três empresas Norte-Americanas (investimentos seguros diziam) e que faliram, perdendo investimentos de centenas de milhões de contos (para não dizer milhares de milhões...) em cada uma delas.



Quanto às florestas. Como já disse o Labrz e mais gente incluindo eu. É começar com educação civil, formação de brigadas de limpezas civis cumprindo tempo anual obrigatório de um futuro serviço civico obrigatório e por tudo em condições.

Não sei que a Lei diz quanto a casas construidas no meio do mato, apesar de achar injusto que só por alguem construir uma casa que ocupa o terreno dessa pessoa todo, outra tenha que mandar abaixo as suas árvores que já la estavam num raio de 50 metros da casa, no entanto se a Lei assim o diz, há que cumprir ou então obrigar as pessoas que construam assim casas a deixarem o raio de 50 metros no seu próprio terreno (pq mais uma vez digo que acho injusto que outros tenham que mandar abaixo as suas árvores só pq alguém construiu uma casa mesmo junto ao terreno).



Em suma, os incêndios são apenas mais um sintoma de um Portugal moribundo atacado por virus chamados "oportunistas politicos", que estará certamente a fazer com que o Marquês de Pombal, D. João I, D. Dinis e D. Afonso Henriques dêem voltas na cova (eu acho que ouço o último a praguejar em Sta. Cruz.).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

TSF.pt

Fogo de Coimbra continua por controlar
O incêndio que lavra no distrito de Coimbra é o fogo que está a concentrar grande parte das preocupações dos bombeiros por agora. Este é um dos cinco fogo que estavam activos ao início da manhã desta quarta-feira.

( 09:45 / 24 de Agosto 05 )




O incêndio que começou em S. Frutuoso continua a dominar as preocupações dos bombeiros, uma vez que as chamas estão já bem longe desta freguesia do concelho de Coimbra onde começaram.

Este fogo, que está a ser combatido por 427 bombeiros no terreno e que já se estendeu ao cocelho de Penela, é um dos cinco incêndios que se encontravam por circunscrever às 7:10 desta quarta-feira, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

No distrito de Viseu, o SNBPC contabilizava três fogos, dois deles no concelho de S. Pedro do Sul (Maceira e Boavista), ao passo que o outro se localizava em Mogueirães (Vouzela).

O outro incêndio ainda por circunscrever encontrava-se em Cerquido (Ponte de Lima) e que estava a ser combatido por 10 bombeiros.

Referência ainda para os fogos nos concelhos de Abrantes e Tomar que foram dominados durante a madrugada, tendo entrado em fase de rescaldo pelas 3:00.

Para esta quarta-feira, o Instituto de Meteorologia colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Santarém e Faro com risco «máximo» de incêndio, ao passo que outros sete distritos registam um risco «muito elevado» de fogo.

O IM prevê ainda temperaturas acima das três dezenas de graus para Beja, Castelo Branco e Portalegre, ao passo que Faro e Bragança não deverão passar dos 30.
Os fogos ainda dão preocupações... principalmente os desta extensão... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A minha irmã acabou de me dizer ao telefone que há um incêndio na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz. :( E realmente vê-se fumo lá adiante... :?
Que tristeza, aquilo ardeu há uns 12 anos, dps contruiram lá casas e plantaram eucaliptos, agora arde outra vez. :evil:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

mais uma foto....que horror... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Lino Escreveu:A minha irmã acabou de me dizer ao telefone que há um incêndio na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz. :( E realmente vê-se fumo lá adiante... :?
Que tristeza, aquilo ardeu há uns 12 anos, dps contruiram lá casas e plantaram eucaliptos, agora arde outra vez. :evil:
É raio, na vejo nada! Vou a rua confirmar. Mas aqui perto de mim reacenderam-se outra vez (Soure).
Essa ultima foto está muito potente.

edit: não vejo fumo para a serra da boa viagem :? mas o céu não está muito claro para o lado da figueira, não se ve muito bem
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

A minha irmã está lá e já viu Canadairs e há muito fumo. Vê-se mto fumo lá pa diante... começou às 3 da tarde +-. Quando foi o outro conseguia ver daqui de casa... :shock:
E essa foto... credo. :shock:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Acho que o que a tua irmã viu era aqui na minha terrinha :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Para acabar aqui com as dúvidas, n há fogo nenhum na serra da boa viagem na Figueira da Foz, o único foco de incêndio que houve aqui na zona foi ali para os lados de Soure se não me engano mt.

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

usaralho Escreveu:Acho que o que a tua irmã viu era aqui na minha terrinha :?
Soure?? Não sei... são duas direcções diferentes...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder