Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

MIG-L, excelente. Já agora porque não colocar presos a limpar zonas de floresta publicas, com a devida vigilancia de policia que anda por ai à boa vida?
Porque não pegar no programa de vigilancia do ipj e colocá-lo numa escla muito maior, de certeza que muitos jovens não se importariam de passear pelas zonas verdes com os olhos abertos a troco de alguns euros.
Esses 20 anos não serão um prazo muito curto?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Os dados estão em cima da mesa..só ignora quem quer!
37 % da área ardida no Sul da Europa..em 2004..(que não foi um ano recordista em área ardida como 2003 e o actual 2005)..foi floresta portuguesa!!!

Portugal é um áis demasiado pequeno comparado com os restantes países do sul da Europa..para apresentar um valor tão elevado!!Isto é vergonhoso...e perante estes dados avassaladores..só vêm pôr a nu..que para a cambada politica é mais importante ter estádios de futebol que meios activos do estado no combate aos fogos..

Ainda há poucos dias..no incêndio no parque natural de Montesinho..andava um meio aereo português (helicoptero de uma concessionaria privada) e 3!!! canadairs espanhóis!!!

Resta me concluir que Espanha faz´mais por nós..que nós próprios!!

Onde está o orgulho nacional?Pena que seja só para jogos da selecção nacional..e bandeirinhas nas varandas e janelas deste país sem rumo..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Estive na Figueira e atento às notícias, as quais me deixam revoltado!! Nunca há meios, mas há dinheiro para Otas e TGV's, e depois não há pessoal para prevenção e combate a incêndios, mas que raio está o pessoal nos quartéis militares a fazer no dia-a-dia?? Defesa do País tb se faz a este nível!! E a Força Aérea?? Porque estão os aviões parados?? Não há helicópteros e fardas adequadas? Os políticos não falam? Os bombeiros têm que pagar as próprias fardas? Onde já se viu isso?? :shock: :evil:
Multas para quem não limpa propriedades, punir os incendiários com pena máxima, ou metê-los a assar no meio de um fogo para eles aprenderem!!!
Morreu uma pessoa, queima-se o país todo, o país está seco, há pessoas que perderam tudo o que construíram com os seus rendimentos de uma vida!!
Isto tem muitos interesses por trás dos quais ninguém fala!!! :evil:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Lino Escreveu:Isto tem muitos interesses por trás dos quais ninguém fala!!! :evil:
Touché! :roll:

Enquanto for lucrativo haver fogos, estamos lixados com F maiúsculo :evil:

Avatar do Utilizador
lily!
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 04 maio 2005 16:21

Mensagem por lily! »

A verdade, é que apesar de estas cenas enojarem pelo menos 50% da população portuguesa, não se veem tomadas de posição e de força por parte do povo português. Talvez sejamos demasiado comodistas, e só quem realmente sofre as consequências tenha a capacidade de se manifestar e revoltar...o que é certo é que apesar de tambem me enojar esta "industria", e nao ser, sequer capaz de perceber o que pode motivar 1 ser humano a destruir a natureza(ainda para mais dando cabo das vidas de enumeras familias), nunca na minha vida fiz nada para alterar o rumo das coisas. Talvez por impotência ou talvez porque é mais fácil deixar esquecer...Será que nao tem q partir de nós a iniciativa??? Não teremos de ser nós a fazermos algo mais do que queixarmo-nos??
Bibaaaaaaaaaaa a liiiilyyyyyy!

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Então força, venham dai essas propostas, revolta-te rapariga, vai pa assembelia e atira-te la po meio deles :roll:
Não utilizo meios para aquecimento de àgua que impliquem fogueira nos dias de maior calor, substituindo estes pelo esquentador.
Da mesma maneira, o cozinhar "ao lume" que tão bons manjares proporciona é substituido pelo mais moderno fogão.
Não faço queimadas mal caiam uns pingos, como fizeram um dia desta semana aqui na aldeia.
Nos piqueniques e afins não acendo grelhadores, não faço fogueira, etc.
Aviso pessoas que veja a fumar em zonas florestais para apagar o cigarro, assujeitando-me a apanhar cinco dedos na tromba.
Os terrenos em redor de casa estão minimamente cuidados, tirando um mesmo colado que não me pertence e que infelizmente o dono deve ter ervas secas no cerebro como o terreno.

edit: podes sempre alistar-te nos bombeiros
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Bem, hoje calhou-me a mim andar às bulhas com as chamas. Ver ao longe/na tv é uma coisa, sentir o calor na cara é outra. O barulho que as chamas fazem quando são mais altas que os pinheiros numa extensão consideravel de terreno e o calor que provoca é "fantástico". Pode-se sentir o calor de uma colina para outra. Não tirei fotografias, sangue frio para isso haveria, mas podia ser mal julgado pelos assistentes.
Por falar em assistentes... que pouca vergonha! Carros a tapar passagem aos bombeiros tal era a quantidade de curiosos que não podiam andar uns metros para ver as chamas e não valia a pena mandar parar, para a frente é que é caminho.
Outra coisa que me assustou é a passividade das pessoas. Pois bem que contra as chamas que engolem arvores inteiras nada se pode fazer a não ser olhar e admirar o poder do fogo, quando este se torna mais rasteirinho há que trabalhar para o deter, os bombeiros não podem estar em todo o lado. Mas trabalhar, está quieto!! Debati-me, com um grupo de pessoas, para impedir o incendio de passar para outras encostas que concerteza provocariam mais uma explosão de chamas tal é quantidade de vegetação dentro das zonas de arvores, zonas que não são limpas à anos. Por incrivel que pareca, pessoas da minha aldeia, eramos duas!! O resto eram apenas amigos e/ou pessoas empenhadas na luta. Isto revolta! Olham, olham e só quando está junto às casas deitam as mãos à cabeça.
Felizmente nenhuma casa ardeu, de salientar o trabalho dos bombeiros na salvaguarda das casas. Não tão saliente será parte do trabalho dos meios aéreos que a certa altura pareciam mais interessados em salvaguardar eucaliptos da celbi do que as casas.
Resumindo:
É preciso mais veiculos para os bombeiros? Sim.
São precisos mais meios aéreos? Teriam que ser muitos mais. Não fazem grande coisa, pelo menos com agua. Ponham os elicoptros da força aérea ao serviço e deixem de contratar privados.
São precisos mais meios humanos? Também não me parece! Com mais veiculos e os meios humanos que existem distruibuidos por estes, teria-se um combate mais eficiente.
Precisa-se mudar mentalidades atrasadas, egocentricas, merdosas? DEFINITIVAMENTE
Curiosidade: quando fui tomar banho a àgua saiu preta :lol:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

As pessoas são obrigadas a ter os seus terrenos limpos... a GNR dantes passava coimas.. agora nem por isso...


Quanto à cena dos submarinos... são precisos (por mt que se diga que não... mas caso não saibam é graças aos submarinos que se apanha mt do contrabando...) e acho mais revoltante o facto do governo ter financiado estádios a clubes (SLB, SCP, FCP, etc),dinheiro esse que daria mt bem para comprar os aviões... mas pq é que não se compra? Pq existem mts interesses economicos no governo, eles vão para lá para encherem os amigos de dinheiro e eles e não para governarem o país para que este melhore (se melhora nalguns aspectos é pq é bom para eles tb...)
Temos kits para adaptar os C-130 para o combate ao fogo e sabem onde estão? Guardados nos hangares... dizem que custa mt a manutenção dps dos Canadair e dos aviões e helis... mas esquecem-se que o dinheiro que se paga às empresas dos aviões todos os anos aumenta cada vez mais (este ano sofreu um aumento de 70% em relação ao ano passado o aluguer os aviões).

Dantes havia Guardas Florestais em zonas remotas que recebiam subsidio de isolamento e patrulhavam as florestas... agora cortaram com isso e os Guardas da Natureza já não patrulham qs nada e são poucos... pq? Pq querem poupar no que não se deve poupar... e dps acabamos por ter materia prima e casas ardidas cujo valor é superior ao que se pagaria pelos Guardas Florestais.


As pessoas tb deveriam ser treinadas (acções de formação nas escolas) para reagir em caso de incêndio: começar logo a cortar arbustos e vegetação em redor das habitações em vez de se meterem a regar, desta forma se conseguirem uns bons metros de terra rapada completamente limpa, o fogo terá mais dificuldade atingir a casa (tb é dps estar com atenção às projecções, fagulhas, etc..).



Enquanto os fogos derem mt dinheiro a certas pessoas, vão continuar a aparecer... e as autoridades em vez de apanhar quem pôs o fogo, que apanhe os autores morais destes... giro é tb a facilidade como se safam os incendiários dizendo que é loucura e que estão doentes... será que são doentes sazonais?

A mim faz-me grande confusão a leviandade com as entidades tratam desta questão dos incêndios... é um "deixa andar" revoltante... aliás, como em qs tudo este país é um deixa andar revoltante, não se ponham a pau que daqui a alguns anos estamos como a Argentina e os militares tb não andam nada contentes com tudo o que se passa.

Electris
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

As pessoas são obrigadas a ter os seus terrenos limpos... a GNR dantes passava coimas.. agora nem por isso...
Este é um dos principais problemas que é frequentemente desprezado.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Mas se estiver um terreno limpo no meio de não sei quantos por limpar de nada vale! Arde na mesma a copa das arvores, verefiquei isso este ano. Mesmo que algumas pessoas limpem, existe muita area florestal que particamente não tem dono.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Mas lá está, têm todos que estar limpos e todos os terrenos têm dono (qto mais não seja o Estado).

Um terreno limpo tem mt menos combustível para o fogo e portanto caso o fogo atinja as árvores ou alguma vegetação é mt mais fácil de apagar. Se virem na maior parte dos fogos a água das mangueiras nem sequer chega à chama (evapora logo) tal é a intensidade e temperatura do fogo, alimentado por arbustos secos, anos e anos de caruma não recolhida, etc...

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sim, tens toda a razão, mas ai está, se o estado não limpa o que é seu, decerteza que se ouvem logo vozes "ah, então o estado não limpa e eu tenho que limpar?"
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Ai está o problema... não têm que ligar ao Estado, têm que ligar à LEI. O Estado tb tem que seguir a Lei.

Lá por o Estado ser dirigido por uma cambada de incompetentes que vão para lá para se encher de dinheiro, aparecer na TV engravatados como se isso lhe desse competencia, e ajudar os amigos, não quer dizer que o resto tenha que fazer o mesmo e não ligar a mais nada.

Se está na Lei é para ser cumprido... se continuamos a ignorar a Lei, este país continua na mediocridade em que mergulhou.

"Dura Lex, Sed Lex"

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Por acaso não vão para "lá" , vão para o Quénia :?
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mais um fogo aqui perto. Hoje a minha mãe foi à zona de Arganil e tiveram que sair da Nacional por Miranda por causa de um incêndio. Onde será?? Vale de Canas?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder