Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: -.-

Mensagem por Pedro »

mata-betos Escreveu:Bem akabei de ouvir ke foram detidos alguns presumiveis incendiarios : o

Alguns têm apenas 14 anos..
A GNR anunciou, entretanto, a detenção de quatro jovens, dois deles ainda menores, suspeitos de terem ateado o incêndio que deflagrou segunda-feira em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

Os detidos foram entregues à Polícia Judiciária que remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre o caso.

Por seu turno, a Polícia Judiciária anunciou a detenção, também esta terça-feira, de três suspeitos de fogo posto nas zonas de São Pedro do Sul, Vagos e Ílhavo.

Em comunicado, a PJ adianta que os homens foram identificados e detidos pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro durante o fim-de-semana.

Com estas detenções elevam-se para 105 o número de presumíveis incendiários detidos este ano pelas autoridades.

Fonte: TSF
Confirma-se.

Dr_Ev1L
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 16 julho 2005 2:25
Localização: Coimbra
Contacto:

...

Mensagem por Dr_Ev1L »

Isso é bem verdade... por isso é que este país nem pra tras nem pra frente! é uma pouca vergonha isto... :(
Bruno Dinis aka Dr_Ev1L

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Giro é que eles só são pirómanos durante o Verão... casos de doenças sazonais que devem ter interesse médico elevado! Ou não....

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Depois levam-nos para o manicómio por uns tempos e eles voltam a fazer isso no ano seguinte... e deposi fala-se em prevenção junto dos jovens... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Pedro Escreveu:Acredito mais na "teoria do cigarro" que no avião que causa incêndios. Com as temperaturas que se têm sentido e com o estado das florestas, um cigarro no chão é mais do que suficiente para iniciar um incêndio.
Como explicas então os incêndios q começam no interior dos pinhais q muitas vezes nem um carro lá chega? Normalmente é aí q começam os incêndios...
Falaram em formação, acho q é hora de a população ter formação sobre incêndios, saber o q fazer é essencial, mais n seja para n entrar em pânico e saber o q fazer pelo menos até á chegada dos bombeiros. Tipo o q se faz noutros países em q existem outro tipo de catrastrofes naturais. É tão importante saber como nos havemos de comportar num sismo como saber o q fazer em caso de incêndio florestal...assim as pessoas seriam muito mais uteis a ajudar os bombeiros, visto que á casos em q só atrapalham. É uma questão a rever...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Lion Escreveu:Como explicas então os incêndios q começam no interior dos pinhais q muitas vezes nem um carro lá chega? Normalmente é aí q começam os incêndios...
Um incendiário a pé, restos de um foguete perdido (como aconteceu há uns tempos num incêndio que também diziam ser fogo posto), um excursionista distraído que deixa caír o cigarro... lá porque não se chega lá de carro, não significa que o único modo seja chegar de avião. Deve haver muito fogo posto, mas de certeza que também há incêndios grandes que nunca teriam acontecido se as pessoas tivessem mais cuidado em determinadas zonas.

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Normalmente os incêndios começam em pinhais onde quase nem uma pessoa lá chega...opá parece q n sabes o estado da nossa floresta...é um matagal enorme!!!! Opá essa teoria dos aviões é válida tanto mais q tenho pessoas da familia q já constataram isso mesmo...é coincidência á mais...passar um avião e 10m depois deflagar um fogo...à relatos destes de norte a sul do país...quem é do interior repara bem nisso.

O ano passado, o incendio q lavrou no pinhal interior, começou junto á minha terra...perto do fundão, estendendo se depois para os lados da serra da gardunha e também para a Sertã e Vila do Rei...foi um dos maiores incendios do ano passado...tudo começou por uma discussão de vizinhos, e mudança de marcos das terras. Uma dessas pessoa ateou o fogo com o intiuito de queimar todo o pinhal do terreno ao lado q era da pessoa com quem andou a discutir...conlusão o pinhal q ele queria prejudicar ficou intacto...o vento levou o fogo para outra direcção. A GNR prendeu-o, fui a tribunal...apanhou pena suspensa e anda feliz da vida a beber copos de tasca em tasca...podem ver o país em q vivemos.

guidinha2004
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: domingo, 14 novembro 2004 19:38

Incêndios!

Mensagem por guidinha2004 »

Estive no Algarve a passar férias com umas amigas minhas do dia 15 até ao dia 21 de Agosto e quando cheguei a Coimbra, por volta das 22h30m, deparei-me com um enorme clarão por trás da Faculdade de Economia que se via da minha varanda (moro em frente aos Centros Comerciais de Celas) Fiquei cheia de medo, mas a minha mãe acalmou-me. Se eu estava em pânico, imagino como não terão ficado as pessoas que moravam pros lados de Vale de Canas, Avenida Elísio de Moura, Tovim, São Sebastião, Pinhal de Marrocos, etc... :shock:
Depois na segunda-feira de manhã, quando me levantei, o ar estava irrespirável, vi várias vezes helicópteros, uma nuvem espessa de fumo e a minha varanda estava impregnada de cinzas.

Infelizmente, 80% da Mata de Vale de Canas ardeu completamente. Quando era miúda, costumava ir para lá muitas vezes com os meus pais e com a minha mana. Houve um ano que uma amiga minha até tinha feito a festa de anos dela na Mata. É uma tristeza...

Os incendiários deviam ser atados a uma árvore em chamas para acabar de vez com este flagelo que são os incêndios.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tomemos o exemplo de outros tempos:
Imagem

:evil:

Soube agora por um amigo inglês que a rádio inglesa tem falado dos fogos o dia inteiro. :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Não nos tornemos em pessoas despreziveis como eles. Não é matando-os nem fazendo-os sofrer com torturas que se vai modificar (já penas de várias décadas de limpeza de matas supervisionada é algo bem mais produtivo).


Quanto aos incêndios... há 30 anos não havia tantos é um facto. É meu crer que maior parte são fogos postos (intencionalmente ou por negligencia), havendo no entanto também alguns que começam por causas naturais.

Mais. Deviam começar a levar a sério a proibição de lançar foguetes no Verão sem supervisão dos bombeiros e castigar quem não segue a Lei. Já chega de festinhas da aldeia,vila,cidade com foguetes sem ninguém se preocupar com o que acontece dps deles cairem.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

A propósito de foguetes, sou contra o lançamento deles nos períodos de grande calor (normalmente o Verão), como já disse anteriormente noutro tópico: viewtopic.php?t=1006&postdays=0&postorder=asc&start=30

Li hoje no jornal Público (versão em papel) que as festinhas do povo cujas casas, propriedades e florestas vão ardendo, continuam a lançar foguetes e, comprovadamente, a provocar incêndios. Isto acontece em distritos com o alerta máximo, em que o risco de incêndios é elevado.

Um exemplo apresentado pelo jornal referido: na localidade de S.Gens, em Gondomar, numa festa popular com a presença do presidente da Câmara local, o fogo de artifício provocou um incêndio (anteontem de manhã) que demorou 12 horas a ser combatido.

- 'Olha, Joãozinho, olha que bonito! Vê como as cores são belas. Olha ali ao fundo, olha que beleza, a casa do papá parece uma árvore de Natal acesa. Gosto muito de ti filho.'

Quando é que nos tornaremos um país em que a maioria das pessoas sejam civilizadas? E inteligentes. E que respeitem os outros e os espaços públicos. E que lhes dêem valor. A uns e a outros.

Sinceramente...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não sou contra o fogo de artifício, este é que nunca tem condições...
Há bocado vi sobre os fogos na BBC.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

FOTOS TIRADAS POR MIM NO DIA DE HOJE:

TRISTE MUITO TRISTE

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:?

mata-betos
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registado: segunda-feira, 22 agosto 2005 19:12

-,. -

Mensagem por mata-betos »

Moras onde Joao???
Born in lust, turn to dust.
Born in Sin, Come on in. Born in Vice, Say it twice. ...

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Re: -,. -

Mensagem por Maia »

mata-betos Escreveu:Moras onde Joao???
rua do brasil!

mas hoje fui ver como andava coimbra! e deu nestas fotos!

Responder