Marcopolo Portugal pode fechar portas...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
PeterPan
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 04 agosto 2009 10:50
Localização: Coimbra

Marcopolo Portugal pode fechar portas...

Mensagem por PeterPan »

Mais uma fabrica que pode fechar nesta Cidade…

A Marcopolo é para quem não conhece uma das maiores unidades industriais do concelho, emprega actualmente 150 pessoas e chegou a empregar 250 pessoas em 2006. É uma fabrica de autocarros sediada na freguesia de Eiras e está actualmente com os dias contatos, mais uma a juntar a tantas outras.
A crise ou gestão deficiente não sabemos, o certo é que 150 pessoas vão para o desemprego em breve.

Esta cidade qualquer dia reduz-se a centros comercias e consultórios médicos…

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Fonte?
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não sei se é bem assim... ou fogem para sítios mais baratos ou não têm outra desculpa, pos clientela não lhes falta... há autocarros equipados com carroçarias Marcopolo um pouco por todo o país, no Brasil, etc.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Por acaso, pelo número de autocarros que se vêm aí pelas ruas da marcopolo, e novos, nada indica que possa estar assim tão mal :?

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Re: Marcopolo Portugal pode fechar portas...

Mensagem por daniel322 »

PeterPan Escreveu:Esta cidade qualquer dia reduz-se a centros comercias e consultórios médicos…
Esta crítica pode ter várias interpretações, mas na minha opinião é bastante injusta..

A marcopolo é uma fábrica brasileira que, se não estou em erro, existe em Coimbra desde 1991 e existe como Marcopolo-Portugal desde 2001.. o facto é que devido à crise o mercado se retraiu devido à perda de crédito por parte de muitas empresas, o que levou a empresa a parar algumas vezes, tal como muitas outras por essa Europa fora.. se vai fechar ou não, não sei e apenas espero que isso seja apenas especulação da tua parte.. mas onde quero chegar é que, a tua frase é extremamente injusta pois se esta fábrica fechar não é por incapacidade de Coimbra pois a fábrica não fecha em Coimbra para abrir em Beja, por exemplo, se fechar é mesmo para sair de Portugal..

..Tanto fechava em Coimbra como fechava se estivesse em Setúbal, Braga, Aveiro ou Lisboa..

PeterPan
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 04 agosto 2009 10:50
Localização: Coimbra

Marcopolo

Mensagem por PeterPan »

{mineirinha} Escreveu:Fonte?
Bons dias a todos,

Existe um pedido de insolvência que entrou no 4º juízo cível de Coimbra (nºentrada 702047)...esta informação está acessível a todos, online, no Portal da Justiça e suponho ser fiável.

Além desta fonte segura, conheço pessoas que lá trabalham e sei que tem Produção parada há mais de 3 semanas(apesar de terem salários em dia) e não existe planeamento de produção para o pós-férias!

Cordialmente

PeterPan
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 04 agosto 2009 10:50
Localização: Coimbra

Re: Marcopolo Portugal pode fechar portas...

Mensagem por PeterPan »

daniel322 Escreveu:
PeterPan Escreveu:Esta cidade qualquer dia reduz-se a centros comercias e consultórios médicos…
Esta crítica pode ter várias interpretações, mas na minha opinião é bastante injusta..

..Tanto fechava em Coimbra como fechava se estivesse em Setúbal, Braga, Aveiro ou Lisboa..
Bom não fui bem entendido no meu 1ºpost. Apenas referi que com mais este encerramento provável esta cidadde fica ainda mais pobre em termos industrias...já o é bastante na minha opinião.

Sou de Coimbra, gosto da cidade mas não deixa de ser uma realidade...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

sim, ok.. foi um mal entendido..

Avatar do Utilizador
laranjinha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sexta-feira, 24 outubro 2008 23:24
Localização: coimbra

Mensagem por laranjinha »

Tens razão penso mesmo que a Marcopolo tem estado fechada...
a meu vizinho que trabalha là ja se vem a queixar desde o inicio do ano...parece que aquilo esta mau... passa semanas sem ire trabalhar...

Mas o que me parece mesmo é que eles só querem é descentralizar a fabrica para um sitio onde a mão-de-obra seja mais compensadora....

é uma vergonha uma vez que à pessoas que ja la trabalham à muitos anos...
e por aquilo que me consigo aperceber coimbra vai ser uma cidade só de serviços.... agircultura tem pouca... insdutria cada vez menos.... :?

RATAX
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: quarta-feira, 05 agosto 2009 3:11

Mensagem por RATAX »

Podemos é todos agradecer aos excelentes políticos que Portugal teve nos últimos anos.

À soberba qualidade da sua governação, devemos o estado da economia portuguesa nos últimos 10 anos.

Não tenhamos memória curta. Recordemo-nos que, pelo menos desde 1998, a economia portuguesa já se precipitava para o abismo... Abismo no qual nem ainda tocou o fundo.

Para mais esclarecimentos é procurarem no youtube entrevistas ao fiscalista Medina Carreira.

...

citybuslover
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: terça-feira, 11 agosto 2009 18:25

Não é bem assim

Mensagem por citybuslover »

RATAX Escreveu:Podemos é todos agradecer aos excelentes políticos que Portugal teve nos últimos anos.

À soberba qualidade da sua governação, devemos o estado da economia portuguesa nos últimos 10 anos.

...
Boas a tds,

Eu sei q os politikos são n geral gente q kuase só se preocupa com o seu bem e o dos seus (filhos, primos, mulher, afilhados......), mas n caso em concreto só ha 1 culpado para a situação a q a empresa marcopolo coimbra chegou: a sua Administração!!
Ficava aqui a escrever a tarde td para enumerar os actos d má gestão nestes ultimos 2 anos..........................

Sei bem d q falo, pq conheço por dentro akela empresa ha mais d 3 anos, e confirmo tb o q disse aki alguem: os salários estão em dia, até ver.

citybuslover
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: terça-feira, 11 agosto 2009 18:25

Encerramento já vem no DN !

Mensagem por citybuslover »

Pois é!

A Administração(q n administra nada, mas pronto!) bem kis esconder o problema até ao fim, mas agora até j é noticia n DN!!

Ainda assim, foram despedindo de fininho mais d 40 pessoas d Janeiro a Junho e nem noticia foi em lado algum, ou estamos numa cidade c mt emprego ou os nossos jornalistas são mt distraídos.

Se fazem inkerito pr saber as razões d fecho, axo q 95% vão dizer o mesmo q eu: falta de gerência.
Antes trabalhei noutro si onde s ganhava menos e as pessoas reconheciam na gerência mérito, ali só se for mérito para eles proprios!

Má sorte de kem pode perder emprego......

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Marcopolo rompe contrato com 180 trabalhadores

Empresa anunciou ontem “encerramento irreversível” e prepara-se
para pagar cerca de três milhões de euros de indemnizações.

A empresa de montagem de carroçarias Marcopolo anunciou ontem de manhã que vai encerrar a unidade localizada em Eiras e romper, a 15 de Setembro, os contratos de trabalho estabelecidos com os 180 trabalhadores. A notícia foi dada durante uma reunião que a empresa teve com o Sindicato Nacional da Indústria e da Energia e a União de Sindicatos de Coimbra (USC).

«Foi a própria Marcopolo que solicitou a reunião com os sindicatos. Aí fizeram a comunicação de que a partir de amanhã [hoje], os trabalhadores iam receber em casa o anúncio da caducidade dos contratos de trabalho, que entra em vigor a 15 de Setembro», explicou o responsável da USC, António Moreira. «Disseram-nos que a decisão era irreversível e que se prendia com questões de mercado e não com motivos financeiros e económicos. É uma decisão que apenas se deve a uma lógica de lucro, o que é inacreditável», acrescentou o representante dos trabalhadores.

Durante a reunião, os sindicatos «manifestaram desagrado» e argumentaram que existe uma solução, que passa pela compra da unidade de Eiras por parte de um grupo estrangeiro, mas os responsáveis da Marcopolo «não mostraram interesse em negociar». «Deram uma resposta evasiva em relação ao tema do comprador interessado», lamentou António Moreira.

Os trabalhadores consideram que a Marcopolo tem condições para continuar a funcionar em Eiras e acreditam que a decisão de fechar portas tem a ver com um negócio mais lucrativo que a empresa pretende desenvolver noutro país.

Verba das indemnizações “dava para manter fábrica a funcionar”

A Marcopolo anunciou aos sindicatos que está disposta a gastar entre 2,5 e 3 milhões de euros para indemnizar os trabalhadores por quebra de contrato. O pagamento será efectuado a 15 de Setembro. Mas para António Moreira esta “recompensa” está longe de ser a solução ideal. «Os trabalhadores querem é trabalho. Não é admissível que a Marcopolo vá gastar 3 milhões de euros em indemnizações, até porque com esse montante é possível manter a empresa em funcionamento».

Os sindicatos reúnem amanhã com os 180 trabalhadores da Marcopolo, para uma sessão de esclarecimento e de tomada de decisão colectiva. Para já o objectivo passa por forçar a Marcopolo a reatar negociações com o alegado comprador estrangeiro. «Vamos lutar, porque até 15 de Setembro é possível encontrarmos uma solução para a Marcopolo, mesmo sabendo que o sindicato não domina este processo. Só para a morte é que não temos solução», afirmou António Moreira, que considera que a continuidade da empresa em Eiras «é muito importante para o sector, para Coimbra e para o país».

O Diário de Coimbra deslocou-se às instalações da Marcopolo, onde o segurança do espaço passou a mensagem de que «a direcção não está disponível para falar». Segundo foi possível apurar, os responsáveis da empresa estiveram reunidos durante a tarde de ontem, para definir os próximos passos do processo de encerramento da unidade de Eiras.

Governador civil apela à responsabilidade social

O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, está descontente com a decisão dos responsáveis da Marcopolo em encerrar a unidade de Eiras. O representante do Governo reagiu através de um comunicado enviado às redacções. «O governador civil de Coimbra não se conforma com as consequências sociais deste encerramento e já apelou, através de contacto com um elemento da administração, à responsabilidade social da empresa», lê-se no documento.

Henrique Fernandes acrescenta ainda que «vai diligenciar no sentido de minimizar as consequências sociais que este processo possa acarretar» e que tudo fará «para ajudar na procura de alternativas que mantenham /recriem postos de trabalho, através de contactos com a administração da empresa, com a tutela e com outros actores».
A terminar, o governador civil volta a invocar a palavra «responsabilidade». «Queremos acreditar que a responsabilidade e a reputação internacional da Marcopolo, que também aqui estão em causa, ajudarão a encontrar soluções a contento das partes envolvidas», concluiu Henrique Fernandes.

O representante do Governo reuniu ontem com os sindicatos dos trabalhadores, logo depois de ser conhecida a decisão de encerramento da unidade de Eiras.

Fonte: Diário de Coimbra
Tudo indica que vai fechar portas, a menos que se consiga convencer a administração a negociar com um comprador.

Avatar do Utilizador
nomade
Regular
Regular
Mensagens: 140
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07
Localização: Coimbra / Cantanhede
Contacto:

Mensagem por nomade »

Pedro Escreveu:
Tudo indica que vai fechar portas, a menos que se consiga convencer a administração a negociar com um comprador.
Mais uns tantos a viver de subsídios graças às pretensões dos mais ricos...Classe média a desaparecer...Incha Zé Povinho!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

nomade Escreveu:
Pedro Escreveu:
Tudo indica que vai fechar portas, a menos que se consiga convencer a administração a negociar com um comprador.
Mais uns tantos a viver de subsídios graças às pretensões dos mais ricos...Classe média a desaparecer...Incha Zé Povinho!

Pelo menos estes merecem os subsidios, mas normalmente a estes que se esfolaram a trabalhar, assim que acabar o subsidio não lhe dão mais nenhum na maioria das vezes :?

Responder