Estudantes “alcoólicos, viciados, irresponsáveis?"

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Estudantes “alcoólicos, viciados, irresponsáveis?"

Mensagem por luisistico »

Estudantes “não são alcoólicos,
viciados, nem irresponsáveis”


Estudo da Associação Saúde em Português com mais de mil jovens
desmistifica imagem associada à Queima das Fitas.
Ao contrário do que se poderia pensar e da imagem que está associada à maior festa académica do país, os estudantes de Coimbra «não são alcoólicos, não são viciados e não são irresponsáveis», conclui um estudo realizado pela Associação Saúde em Português (ASP) durante os nove dias das Noites do Parque da edição deste ano da Queima das Fitas e que pretendia perceber quais são os estilos de vida estudantil.


Fonte: Diário de Coimbra

Festa da Queima das Fitas de Coimbra = Álcool? Irresponsabilidade?
Porque será que temos esta ideia? Onde a vamos buscar?
Este estudo demonstra que temos uma imaginação fértil pelos vistos...

:roll:

Ficam as dúvidas...

Avatar do Utilizador
ducreux
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15 fevereiro 2009 14:38

Mensagem por ducreux »

Alcoolismo != apanhar bebedeiras só porque sim

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Uma semana de exageros não deverá ser sinónimo de alcoolismo.

Há muitas festas que interferem com pessoas que nao participam nelas, pex futebol, Euro, Mundial, etc...
Muitas das pessoas criticam porque pensam que são só os filhos dos outros que fazem asneiras, não sabem que do outro lado os filhos deles estão a incomodar e a fazer o mesmo a outras pessoas.

Há algumas coisas que se podiam fazer para diminuir os efeitos indirectos da festa, mas o resto faz parte de viver em sociedade, temos que nos aturar uns aos outros!
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Isto daria pano para mangas.
Mas o que é mais grave é que a Queima é só o expoente máximo desta questão e causa mais impacto porque se concentra muita gente no mesmo espaço. Os estudantes que cometem excessos na queima não passam o resto do ano sóbrios. Basta dar umas voltas às terças e quintas à noite pela alta da cidade para perceber isso, ou espreitar alguns jantares de curso.

Cachulo
Banido
Mensagens: 57
Registado: quarta-feira, 22 outubro 2008 10:12

Mensagem por Cachulo »

Obviamente que ir ao parque durante uma semana e beber não é alcoolismo. Nem beber todas as semanas uma/duas vezes é alcoolismo. São apenas comportamentos de baixo, méido ou alto risco, que podem levar ao dito.

Parece-me que o estudo "pretendia perceber quais são os estilos de vida estudantil" e não quais os estilos de vida estudantil apenas durante a queima ou outras festas que tais.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

ducreux Escreveu:Alcoolismo != apanhar bebedeiras só porque sim
Alcoolismo é o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas e/ou fixação nas mesmas que interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa.

Apanhar bebedeiras só porque sim não é alcoolismo, alias é até um belo caminho para não chegar lá... A maioria das pessoas que apanha umas brutas bebedeiras fica vários dias sem tocar em álcool depois disso.
Em risco de se tornarem alcoólicas estão aquelas pessoas que saem todos os dias e bebem todos os dias (ainda que pouco) e quando dão conta já não estão a beber socialmente, estão em casa sozinhos a beber...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

A Queima é, basicamente, o reflexo de Coimbra a um nível exagerado.. uma cidade que defende o estudante como o seu "tesouro" mas que também o despreza e incrimina de tudo e mais alguma coisa.. e é nesta semana, devido a muitos excessos que tudo piora..

não quero generalizar e dizer que os estudantes são uns vândalos, mas que os há entre eles, há..

mas reparem nesta comparação que eu faço em jeito de brincadeira.. Coimbra na Queima é como o Algarve em Agosto.. a cidade "praticamente triplica" a sua população durante 8 dias e vem gente de todos os lados e todas as idades (e de todos os níveis de instrução e de todo o tipo de mentalidades).. claro que com o habitual álcool.. as coisas acontecem..

eu próprio já assisti a um grupo a roubar luminárias no Parque Verde.. pelo que percebi era para irem pelo caminho a brincar aos jedi's.. enfim.. ainda procurei o segurança ou polícia, mas não vi.. também não era eu que me ia meter no meio de 5 tipos bebedos a dizer para estarem quietinhos..

já divaguei um bocado, mas onde queria chegar é que vandalismo existe todo o ano.. e cada vez de forma mais preocupante e muitas das vezes associados a estudantes, universitários ou não.. a Queima é apenas a altura em que sucedem mais casos em menor espaço de tempo.. porque o problema está cá o ano todo e deveria-se olhar para ele com atenção:
Universitário vandaliza doze automóveis
A PSP de Coimbra procura o estudante universitário que com uma bengala partiu, ontem de madrugada, o pára-brisas de 12 veículos estacionados na Ladeira do Seminário, no centro da cidade.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
Exposição do 17 de Abril
de 1969 foi vandalizada
A exposição “A crise saiu à rua”, exposta no Largo D. Dinis, foi recentemente vandalizada. A mostra é uma das apostas fortes da Associação Académica de Coimbra para assinalar o 17 de Abril de 1969, o que não evitou que nas últimas noites fossem furtadas algumas das figuras que compõem a exposição, nomeadamente alguns homens armados do regime e um grupo de estudantes manifestantes. Alguns dos “bonecos” que não “desapareceram” foram brindados com pontapés.http://www.diariocoimbra.pt/index.php?o ... Itemid=112
Coimbra: Ponte vandalizada
As luminárias da ponte pedonal Pedro e Inês foram vandalizadas na madrugada de anteontem, tendo de ser substituídas. Os prejuízos são elevados e já não é a primeira vez que a câmara tem de substituir os elementos vandalizados.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 4890ADB865
Coimbra: Jardim vandalizado
Floreiras em pedra de grandes dimensões, pirâmides e lages foram arrancadas, na quarta-feira, e atiradas pelas escadas do Jardim da Sereia, em Coimbra, partindo os degraus. É a quarta vez nos últimos meses que o espaço é vandalizado. Os prejuízos ascendem a milhares de euros.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... A6364E9B0E


Tânia Moita

PRAÇA 8 DE MAIO - Presépio vandalizado
De nada valeram os apelos dos responsáveis autárquicos para que não se danificasse o tradicional presépio ao lado do edifício da Câmara. Mas logo na primeira noite, os vândalos atacaram.
http://www.asbeiras.pt/?area=destaque&n ... 12005&vo=1

luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49
Localização: Coimbra

Mensagem por luisistico »

Essa é uma questão que não consigo entender... por amis que tente.
Por comparação com outras zonas, a cidade de Coimbra, tem dos maiores números de vândalos e/ou de acções de vandalismo por metro quadrado. Para com todo o tipo de património... Recordemos que até patos/gansos foram retirados dos jardins da cidade, não só, mas também, graças a este tipo de atitudes imbecis, de destruir por destruir, e que nesta cidade é completamente desculpado, ou porque são os estudantes e já se sabe como são... ou porque sim simplesmente. Os próprios polícias riem muitas vezes enquanto estas coisas acontecem à sua frente, muitas pessoas acham piada até quando se incendeia um urso dum parque ou quando roubam ou danificam o presépio a metros de uma esquadra de polícia, este caso que até já se tornou quase uma tradição nesta cidade... Relembro também quando ficaram uma espécie de postes na decoração de Natal de há um ano ou 2 na Visconde da Luz, que durante a madrugada eram usados como libertadores de frustrações diversas, quando se contacta a polícia dizem que sim senhor, vamos já tratar disso, e na rua que é a metros da esquadra mais próxima, nem cheiro de farda azul, nada acontece... Enfim... Dava para todo um novo tópico este tema triste. Muitas vezes se ouve dizer que nesta cidade não se pode ter nada, que é tudo estragado num instante, e a verdade é que é mesmo assim...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Associar estudantes com alcoolismo ou vandalismo é confundir o todo com a parte e a parte com o todo. Acho que as conclusões do estudo são perfeitamente lógicas, não é obviamente por haver estudantes a excederem-se sobretudo na época da Queima, que se deve generalizar para todos. Claro que a má fama que atinge os estudantes, por vezes também é culpa dos próprios que se comportam de forma indevida ou então toleram e são coniventes com os excessos de outros, mas será injusto culpabiliza-los de tudo o que acontece.
Quanto ao vandalismo que se vê por toda a cidade, sinceramente julgo que sendo mau, não é pior do que em outros locais e acho que precisamente à sombra da má fama dos estudantes, anda por aí muito boa gente a prevaricar.

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32
Localização: Porto

Mensagem por SusanaP »

Na Queima, como já alguém frisou, junta-se muita gente por metro quadrado a festejar e os excessos cometem-se. Cometem-se igualmente em festivais, festas, discotecas.... .
O estudo procurou frisar que há igualmente bastante gente que nem sequer bebe.

Quanto a vândalos, existem em todos os sectores sociais, inclusive estudantes. Agora dizer que os estudantes são vândalos, parece-me quase dizer...ah, pois, vais estudar, vais seguir o ensino superior, então vais ser vânda-lo...lol .

Em Coimbra o que choca é um é um acréscimo de delitos, quer pequenos quer grandes, numa cidade que em termos estatísticos estava há meia dúzia de anos entre as mais seguras e pacíficas.

Quanto aos patos, uma das coisas que fez a Queima do Porto mudar-se para o Parque da cidade, era a constante vandalização do espaço público no palácio de cristal. Até patos sofriam. Ouvi recentemente uma história de um grupo que com a bebedeira, chegou a matar um..entre outras coisas. Roubar sinais de trânsito, arrancar coisas, tudo servia...

Ainda em termos de vandalização e desordem, no fim-de-semana da Queima em que me desloquei a Coimbra, assisti a alguns conflitos, envolvendo narizes partidos, pedradas, coisas quebradas nas ruas...provocadas por miúdos que não tinham mais de 17 anos. Nos dois dias, pelas ruas, assisti a comportamentos muito agressivos por parte de adolescentes, sem exagero...

Portanto, gerar um clima de suspeição apenas sobre universitários está longe de representar a realidade e gravidade do que vem acontecendo, e que começa desde tenra idade.
Saudades

narciza
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quinta-feira, 21 maio 2009 23:22
Localização: Brasil

Mensagem por narciza »

Muitos jovens quando chegam á universidade se esquecem de que esse grande passo ,que foi dado , o leva em direção a´um caminho de responsabilidades, porem, muitos acabam confundindo com libertinagem
ou seja a falsa liberdade, criando então uma terrivél fama para os que realmente estão sendo responsáveis. Á medida que se cresce estendem-se os PROBLEMAS , isso é um fato....vil e cruel! narciza. :(
viajante de olhos fechados

narciza
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quinta-feira, 21 maio 2009 23:22
Localização: Brasil

Mensagem por narciza »

me desculpem mas....... QUEIMA?o que seria? :roll: :?:
viajante de olhos fechados

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

narciza Escreveu:me desculpem mas....... QUEIMA?o que seria? :roll: :?:
Narciza, sendo brasileira certamente não sabes o que é a Queima das Fitas. Trata-se de uma festa anual dos estudantes que inclui um cortejo alegórico, várias noites de concertos, garraiada, baile de gala, diversas iniciativas culturais e desportivas e por aí fora, durando mais ou menos uma semana.

narciza
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quinta-feira, 21 maio 2009 23:22
Localização: Brasil

´ RUIZITO....

Mensagem por narciza »

...."fala serio" uma comemoração dessas deve ser ...INCRIVEL, OS estudantes devem então comemorar em grande estilo,ou seja, o suficiente para deixar qualquer um que esteja de fora dessa festa receoso.

OBRIGADA PELA EXPLICAÇAO. JA ESTAVA COMEÇANDO Á PENSAR EMM...
"QUEIMADAS DE FLORESTAS"(ALIVIO)
viajante de olhos fechados

narciza
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: quinta-feira, 21 maio 2009 23:22
Localização: Brasil

Mensagem por narciza »

narciza Escreveu:...."fala serio" uma comemoração dessas deve ser ...INCRIVEL, OS estudantes devem então comemorar em grande estilo,ou seja, o suficiente para deixar qualquer um que esteja de fora dessa festa receoso.

OBRIGADA PELA EXPLICAÇAO. JA ESTAVA COMEÇANDO Á PENSAR EMM...
"QUEIMADAS DE FLORESTAS"(ALIVIO)
viajante de olhos fechados

Responder