Ideias para uma cidade sustentável

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Na altura a Câmara teve muitas reservas quanto à abertura de uma geotérmica em Coimbra. Alguém sabe em que estado é que esse processo está?

Não existe um parque eólico no concelho
Quanto à não existência de parques eólicos no concelho, por exemplo, deixa-me que te diga que não se instalam aerogeradores em todo o lado. É preciso haver um conjunto de factores que os tornem rentáveis. E, a esse respeito, deixa-me que te diga também que o DISTRITO de Coimbra é um dos distritos portugueses com maior número de aerogeradores (vejo-os da janela de minha casa e são, felizmente, cada vez mais).

Acho que, neste campo há algumas coisas muito claras a serem feitas:

- substituição dos semáforos actuais por tecnologia LED;

- realização de um estudo que permita apurar a viabilidade da incorporação de iluminação LED nas ruas. Vale de Cambra está a ser uma cidade piloto neste aspecto. Uma das ruas está completamente a ser iluminada por LEDs e os resultados estão a ser muito bons. Iluminação normal e poupança na ordem dos 60%. Além disso, a nova iluminação está dotada de sensores que permitem aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação em função da luz ambiente.
A instalação está a ser feita em vários municípios pela empresa Energia Viva;

- construção de uma central produtora de energia, talvez geotérmica;

- desconheço esse projecto de biogás na ETAR do Choupal. Se assim for, deve ser desenvolvido, até mesmo com o apoio da Universidade (estudando formas eficientes de fazer esse aproveitamento de Biogás) e, por que não, alargado às outras ETAR do concelho;

- requalificação da Ponte do Açude e aproveitamento da mini-barragem para produção de energia;

- criação de um parque de produção energética, no concelho ou fora dele, que abasteça a futura rede eléctrica do Metro Mondego (permitindo à SMM poupar dinheiro e o ambiente);

- racionalização da iluminação de Natal: utilização de lâmpadas eficientes de baixo consumo e não exagerando nas decorações luminosas.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Referia-me a um parque eólico no concelho e não no distrito. E no concelho temos locais bem ventosos que o possibilitariam (ex. serra do Carvalho, zona do Dianteiro, etc.).
A central geotérmica prevista para Taveiro está licenciada supostamente, só não se sabe se avançará ou não.
O aproveitamento do biogás na ETAR foi feito inicialmente e chegou a alimentar os circuitos electricos da própria estação de tratamento, mas desconheço se o projecto continua ou se foi abandonado.
A ideia dos LEDs é boa poderia ser uma via interessante.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Aconselho a leitura da edição especial da VISÃO. Está à venda até quarta-feira. É uma edição dedicada ao ambiente e à integração verde das cidades. Carece de nacionalidade. Foca apenas Lisboa, muito pouco o Porto e quase nada os outros municípios.
No entanto dá para subtrair daqui ideias e conceitos interessantes.

Coisas importantes que se podem/têm de fazer:

- ciclovia urbana com dupla vocação: que sirva para aproveitar tempo livre e de lazer e que, ao mesmo tempo, possa ser usada em deslocações para o trabalho.

- criação de parques de bicicletas e de equipas de manutenção. Aluguer de bicicletas gratuito ou criação de passe mensal de bicicleta a preço simbólico. Oferta de passe de bicicleta a todos os utilizadores de passe de metro e de SMTUC.

- aumento da frequência dos transportes públicos, inclusivamente ao fim-de-semana, férias e feriados.

- ajuste das tarifas do transporte público. Os autocarros são mais caros do que deviam.

- forte aposta nos interfaces entre diferentes transportes de forma a reduzir os tempos de espera e de viagem.

- criação de sistemas simples,eficazes e intuitivos de bilhética e de interpretação dos percursos. Tem de ser fácil para o utilizador decidir qual a linha de metro ou de autocarro a escolher numa deslocação entre 2 ou mais pontos.

- Aposta no transporte ferroviário ligeiro (metro) ou pesado (comboio).

- aposta na microgeração: paineis solares em casa.

- aposta na construção de uma central produtora de energia na região (geotérmica, solar ou eólica).

- Transformação dos ecopontos em ilhas (fica à vista um pequeno contentor. o lixo cai e fica depositado debaixo do solo dentro de grandes sacos. Estas ilhas devem incluir detectores de fumo e extintores automáticos que entrem em acção no caso de, por exemplo, por negligência, alguém atire um cigarro para dentro do ecoponto azul).

- instalação de sensores nas estradas, activados pelos autocarros, que mudem para verde os sinais.

- criação de um grande depósito de água (ou mais do que um) fora da malha urbana. Esse depósito guardará a água das chuvas e essa água será aproveitada para a limpeza das ruas (e as ruas de Coimbra bem precisam de ser limpas).

- instalação de contentores de recolha de óleos alimentares usados e consequente criação de uma central que transforme esse óleo em biocombustível. Essa central deve receber óleo de vários municípios pois só assim será rentável. O combustível deve ser usado nas frotas municipais de transporte camarário ou de transportes públicos.

- proliferação dos pontos de recolha de cortiça.

- lançamento de campanhas de troca de lâmpadas incandescentes.

- adaptação de toda a iluminação pública e semáforos à tecnologia LED. Semáforos apetrechados com painéis solares para criação da própria energia.

- continuação do projecto de hortas urbanas.

- adaptação das paragens de autocarro de forma a que, elas próprias, possam ser geradoras de energia. Podem, ao extremo, ser apetrechadas com baterias. Assim acumulam energia solar durante o dia que usam durante a noite na iluminação da própria paragem e dos anúncios publicitários.

- aumento do número de troleicarros e de «pantufinhas».

- criação de uma central de produção de energia para ser injectada na rede do futuro Metro Mondego.

- adaptação da mini-hídrica do Choupal e consequente aproveitamento da energia gerada para injecção na rede eléctrica dos troleicarros.

- aproveitamento das ETAR do conselho para a produção de biogás.

- proliferação de espaços verdes em toda a cidade.

- requalificação urbana com materiais recicláveis.

- Demolição de prédios devolutos sem valor patrimonial e construção, no local, de espaço de lazer calcetado ou verde.

- Criação de corredores verdes junto às principais estradas. árvores, flores e arranjo paisagístico nas principias entradas (EN1, IC2, Hospital, etc.)


Bem... Depois deste grande esforço psicológico, se me lembrar de mais alguma coisa eu adiciono um EDIT noutro post :D

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Mensagem por toze »

visto a poluição no planeta estar a aumentar, não me admira que qualquer dia limitem os automoveis um por familia, assim não só diminuião a poluição, como acabava o congestionamento de transito.é obvio que causaria transtornos para as familias que tem os filhos numa creche, trabalha-se noutro lado da cidade, mas é uma questão de habito.O meu Pai antigamente ia de Santa Clara para a Fucoli a pé todos os dias de manha e á noite porque carro era só para ricos.
A China tambem limitou um filho por familia lembram-se??

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

A mim não me parece ser esse o caminho. Pelo menos numa cidade como Coimbra. Isso na China ou na índia é compreensível, mas em Coimbra definitivamente não.

Os meus avós também iam a pé de Almalaguês para Coimbra quando precisavam. E os meus pais iam de férias para a Figueira de mota, com a tralha toda ao colo.
Dois exemplos do passado que tanto eu, como tu, como qualquer outra pessoa, não quer repetir. Ir da Fucoli para Santa Clara a pé naquela altura parece-me aceitável, sendo que na altura ter carro não estava ao alcance de todos. Felizmente que os tempos mudam. E limitar o número de automóveis por família não é, definitivamente, o caminho.

O caminho é criar linhas de transporte público que tornem os trajectos mais rápido e mais baratos.

Eu estou a trabalhar em Aveiro neste momento, mas se estivesse a trabalhar em Coimbra, dificilmente iria de carro. Tenho autocarro a passar em frente a minha casa e a deixar-me em frente àquele que seria o meu local de trabalho. O valor do passe é ridículo em relação ao preço do combustível e, além disso, não tenho de pagar estacionamento. O preço do passe, mesmo assim, ainda podia ser diminuído para ser verdadeiramente competitivo.

A mudança aqui, em termos de transportes, impõem-se em dois aspectos: 1º - aumentar a frequência das linhas de metro e de autocarro (nos trajectos urbanos eu não preciso de saber a que hora chega o autocarro à minha paragem porque sei, à partida, que há autocarros de 5 em 5 minutos, por exemplo);

2º - mudança de mentalidade (se eu moro num sítio com SMTUC e se os meus horários são compatíveis com os do autocarro, por que motivo hei-de ir de carro para a cidade? Vou poupar dinheiro, vou viajar em autocarros confortáveis, sei a hora a que vou chegar (o que nunca acontece quando vamos de carro porque há sempre um imprevisto) e estou a poupar o ambiente)

A ideia de limitar o número de carros é ditadora e está descontextualizada do momento que vivemos. Em Coimbra não é preciso esse extremismo.

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Mensagem por toze »

falei na limitação do carro como mero exemplo, a mim era muito complicado, moro em são martinho,deixo o meu filho na creche na casa branca as 8.30 para entrar ao trabalho na Fernão Magalhaes, a minha esposa trabalha em Eiras, mesmo com os melhores transportes publicos não me resolveria o problema, a não ser que o meu filho fosse sozinho para a creche de transportes publicos :).
E nunca haverá transportes a medida de cada um, por isso mesmo com o melhor sistemas de transportes á sempre alguem que não compensa.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Claro que sim. Tens toda a razão. Mas repara numa coisa. Se há uma grande necessidade de ir da Baixa para o Hospital, então o transporte deve ser célere e frequente.

No teu caso é complicado, assim como no caso de muitas outras pessoas. No entanto, se houvesse um parque dos SMTUC junto à creche do teu filho, podias deixar lá o carro e ir de metro ou de autocarro para a baixa. Imagina autocarros de 5 em 5 minutos a fazerem essa ligação Casa Branca, Solum, Baixa. Tinhas passe e não pagavas estacionamento nesse parque. Compensava-te muito mais do que ter de pagar estacionamento todos os dias na Fernão de Magalhães.

No caso da tua esposa, um bom serviço de autocarros entre Coimbra e Eiras podia ser uma boa vantagem. O ideal era mesmo ser de casa ao trabalho, claro. Hoje não enfrentamos grandes problemas na deslocação S. Martinho - Eiras, pelo que essa não seria uma linha rentável, digamos assim, mas no futuro, quem sabe não se torna vantajoso. Imagina uma linha de metro com paragem ao fundo da rua e que a deixe junto ao local de trabalho. Demora mais 10 minutos no trajecto mas até pode aproveitar para pôr a leitura em dia, por exemplo.

Depois há uma questão importante. O hábito. Depois de nos habituarmos é muito mais fácil.

E é por não ser possível encontrar transportes públicos à medida de cada um que uma cidade sustentável tem de investir em grandes artérias que desviem o tráfego das zonas residenciais. Essas artérias devem promover um escoamento eficiente do tráfego, mas não podem promover a sua utilização. O preço do estacionamento vem regular isso, por exemplo. Daí que, boas linhas de transportes públicos apoiadas por parques de estacionamento onde os clientes possam deixar os seus carros, seja uma aposta a fazer.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

bru_nex, a produção de biogás não é assim tão benéfica devida à poluição que se faz com os resíduos que são deixados nas compostagem e, posteriormente vão para as incineradoras. As compostagens exigem escavação num espaço verde, que é prejudicial para a redução de CO2.
Uma coisa que podiam fazer era a construção dos CIRVER que só funciona 100% de matéria prima e evita-se o uso de petróleo como é o caso das incineradoras.

A recolha de óleos usados já se pode entregar nos bombeiros. Podiam fazer na construção moderna, telhados com vegetação que evita infiltrações e além disso é ecológico. A fábrica da Ferrari nos EUA tem isso.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Não fazia ideia.
Certo, então!

Em relação aos óleos usados acho que devia haver uma generalização. Porque não faz sentido quem quer entregar o seu óleo ter de ir aos bombeiros. Em Aveiro há contentores de óleo junto aos ecopontos. Essa parece-me ser a aposta mais coerente.

Essa ideia da vegetação nos telhados é óptima, porque, além do mais, ajuda na regulação da temperatura. A nova Faculdade de Psicologia que vai nascer no Pólo II vai ser assim.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Em relação aos óleos usados acho que devia haver uma generalização. Porque não faz sentido quem quer entregar o seu óleo ter de ir aos bombeiros.
Não é preciso ir aos bombeiros. No concelho de Coimbra existem 10 contentores (estações) de recolha de óleos usados, localizados em várias freguesias.

Podes encontrar mais informações acerca da Campanha de Recolha de óleos alimentares usados e a localização das estações: aqui.
Imagem

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Melhor! Mas mesmo assim, podia ser mais generalizado. E também podia haver mais divulgação. Eu não fazia ideia disso, por exemplo.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Melhor! Mas mesmo assim, podia ser mais generalizado. E também podia haver mais divulgação. Eu não fazia ideia disso, por exemplo.
Haver 10 já é um bom começo. Em relação á divulgação, concordo que poderia haver mais. Eu soube através da comunicação social.

:)
Imagem

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

Também já contactei a APPACDM de Coimbra, visto terem um protocolo com a Câmara Municipal para fazerem a recolha de tinteiros usados e foram bastante rápidos.[/b]

Responder