Ruído ensurdecedor do Queimódromo

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
tulaunia
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: segunda-feira, 14 julho 2008 14:05

Ruído ensurdecedor do Queimódromo

Mensagem por tulaunia »

Já alguém "notou" no ruído medonho que assola Coimbra sensivelmente a partir das 23h? Eu moro em Santa Clara e não tenho conseguido dormir nada de jeito tal é a barulheira... Será que é necessário o barulho de 7 aviões para que aja festa?
Eu também sou estudante e gosto da farra mas.... será que a nossa liberdade não acaba quando põe em causa a dos outros?
Sinto-me revoltada com o conformismo da população coimbrã e com a complacência das autoridades.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Eu moro em São Martinho e também ouço tudo. A minha prima que mora em Assafarge hoje de manhã queixou-se que não conseguiu dormir nada. Parece-me que o único local em Coimbra onde se está bem é mesmo no Queimódromo :lol:

Fora de brincadeiras, as leis existentes neste país não são para cumprir. Passa logo por quem emite as licenças e que deveria ter igualmente uma função fiscalizadora. Mas depois lá vinham as vozes agoirentas a dizer que se trataria de caça à coima, blá, blá, blá...

Tu queixas-te uma vez ou duas por ano (Queima e Latada) e eu queixo-me quase semanalmente quando a rapaziada da Agrária e do ISCAC fazem festas na porra dum pavilhão sem condições acústicas nenhumas até às 6 da manhã mesmo ao lado duma zona residencial.

E de quem é a culpa? A meu ver é do Governo Civil (salvo erro), que é a entidade que emite as licenças (e pelo que me disseram aqui as festas estão autorizadas) e que depois não fiscaliza. Já uma vez liguei para a PSP e mandaram-me dar uma volta, alegando que não podiam fazer nada. Ora que diabo! Já pensei em enviar um requerimento ao Governador Civil a pedir a emissão duma licença para dormir... :lol:

Como diziam os romanos, sic transit gloria mundi
Ricardo Nuno

abranxus
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 73
Registado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 15:43
Localização: Coimbra

Re: Ruído ensurdecedor do Queimódromo

Mensagem por abranxus »

tulaunia Escreveu:Já alguém "notou" no ruído medonho que assola Coimbra sensivelmente a partir das 23h? Eu moro em Santa Clara e não tenho conseguido dormir nada de jeito tal é a barulheira... Será que é necessário o barulho de 7 aviões para que aja festa?
Eu também sou estudante e gosto da farra mas.... será que a nossa liberdade não acaba quando põe em causa a dos outros?
Sinto-me revoltada com o conformismo da população coimbrã e com a complacência das autoridades.
Boa tarde.
As noites de festa da queima das fitas a que se associa, nomeadamente, o cheiro nauseabundo a mijo, a capa de sujidade que se vê nas ruas da baixa e portagem bem como o lixo que continua a ver-se, depois do cortejo, um pouco por todo o lado, são um exemplo da grande falta de respeito pelos coninbricenses, dos quais faço parte. Falta de respeito da parte de quem organiza e tb, parece-me, da autarquia, que deve estar à espera que chova para que as ruas fiquem lavadas.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois é, uma pessoa vai ao parque e tem as tendas a tocar a todo o volume e até nos concertos se ouve o raio da martelada... ontem fui à janela e ouvia qualquer coisa... e do Monte Formoso... imagino os residentes da zona do Queimódromo e os turistas nos hotéis... mas acho que o pessoal já vem a contar com isso, basta informar-se... mas sim, nos concertos nem há abuso do som, mas nas tendas é horrível, além de me sentir ali como uma sardinha na lata... :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
tulaunia
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: segunda-feira, 14 julho 2008 14:05

Mensagem por tulaunia »

A ideia que tenho é que as pessoas acham natural e que "faz parte". E imagino até que se alguém fosse para a frente com um movimento Anti-Ruído seria mais rapidamente criticado que aplaudido.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Em relação às tendas estou totalmente de acordo com vocês. Continua a assistir-se à ridícula disputa de ver quem consegue passar som mais alto.

Quanto ao som dos concertos, na única noite em que estive lá achei muito mais baixo que o ano passado, e reparei que os conjuntos de colunas no topo da estrutura estão também mais baixas (neste caso em altura) que os anos anteriores. A verdade é que ainda assim ouço na minha casa (perto do Pólo II) como se estivesse lá à porta; a configuração daquela zona de Coimbra ajuda a propagar o som dessa forma.

Acredito que não seja nada agradável para quem mora perto mas a solução só poderá passar por deslocar a Queima para outro lado (sempre polémico, e de difícil escolha), ou acabar com os concertos (também pouco viável) porque aparte o tal exagero das tendas, acredito que mesmo a volumes razoáveis iria sempre incomodar os habitantes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Mudar de sítio não concordo, já saiu do outro lado por causa do espaço e actualmente só se usa o parque da canção na Queima, Latada e Feira Popular, e pouco mais. De resto é um espaço vazio... além disso fica perto do centro da cidade.
Baixar o som das tendas sim. E ainda bem que o som do palco baixou um pouco, porque antes até abafava e por vezes os instrumentais ainda abafam quem canta. Vi isso nos Morcheeba... nalgumas músicas, especialmente estando lá ao fundo, nem se ouvia a tipa (ok que também nem ela projectava a voz como deveria ser)...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Eu não tenho ouvido nada e moro em São Martinho.
Quando ouço é por causa da direcção do vento. Isto é uma reclamação bi-anual, porque em Outubro há a latada e em Maio a queima, logo há sempre o mesmo problema e muitos se queixam e não até agora não foi resolvido.
Mas de facto no dia 1, o recinto tinha um barulho horrível, ontem quando la estive esteve-se muito bem e dentro o som estava agradável.
Não adianta colocar culpas, justificar,porque quando as noites eram feitas do outro lado o problema era igual p quem morava daquele lado...
É algo já antigo que não há solução pelos vistos...o melhor é tentar dormir...
eu tenho conseguido dormir e não vou às noites todas.
Love hurts

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

eu tambem moro em s.martinho e por acaso todas as noites tenho ouvido e bastante bem...tenho andado mt consada por isso nao tem sido motivo para nao me deixar dormir mas podiam diminuir o som!

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Sim, o problema não é tanto dos concertos, mas sim das tendas. Podiam baixar um bocadito o som que não se perdia nada, mesmo nada. Tem-se um pouco a ideia que o som alto é que é bom, mas nem quantidade não é sinónimo de qualidade.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Eu acho impossível andar dentro das tendas. Mais alto não significa melhor qualidade, para além que está mais que provado que faz mal ao aparelho auditivo.

A meu ver as Noites do Parque deveriam começar às 21:30 e acabar mais cedo. Até podiam continuar com as tendas mas fechar às 6h da manhã é completamente ridículo. Será que andam todos a acertar os horários para ir para a costa oeste dos Estados Unidos? Têm a mínima noção do tempo que o corpo vai demorar a recuperar, em média, dessas noitadas? Será que só se divertem de madrugada?

Podem dizer que começando às 21h30 não iam ter público logo ao início... Se calhar nos primeiros tempos não, mas depois as pessoas habituavam-se a jantar a horas decentes e ir-se divertir para o recinto.



Por outro lado o cortejo cada vez mais é uma anedota. A única coisa de jeito que ainda se mantém são os carros alegóricos e as plaquetes, porque de resto há muito tempo que tem vindo a perder o espírito e a transformar-se num cenário degradante onde os exemplos de falta de civismo não faltam (como molhar pessoas, que não estão para isso, com cerveja e afins).

Eu ainda estou para ver é daqui a uns 15 anos o estado em que vai ficar o nosso SNS com os excessos visíveis que andam a ser cometidos agora, tanto de álcool como de barulho, entre outros. De mim é que podem ter a certeza que não doou nem um pedacinho do meu fígado ou sangue para alguém que, havendo os alertas que há, teima em abusar persistentemente da bebida. Andam a viver "a crédito", que paguem os juros mais tarde.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Corsario-Negro Escreveu:Eu acho impossível andar dentro das tendas. Mais alto não significa melhor qualidade, para além que está mais que provado que faz mal ao aparelho auditivo.

A meu ver as Noites do Parque deveriam começar às 21:30 e acabar mais cedo. Até podiam continuar com as tendas mas fechar às 6h da manhã é completamente ridículo. Será que andam todos a acertar os horários para ir para a costa oeste dos Estados Unidos? Têm a mínima noção do tempo que o corpo vai demorar a recuperar, em média, dessas noitadas? Será que só se divertem de madrugada?

Podem dizer que começando às 21h30 não iam ter público logo ao início... Se calhar nos primeiros tempos não, mas depois as pessoas habituavam-se a jantar a horas decentes e ir-se divertir para o recinto.



Por outro lado o cortejo cada vez mais é uma anedota. A única coisa de jeito que ainda se mantém são os carros alegóricos e as plaquetes, porque de resto há muito tempo que tem vindo a perder o espírito e a transformar-se num cenário degradante onde os exemplos de falta de civismo não faltam (como molhar pessoas, que não estão para isso, com cerveja e afins).

Eu ainda estou para ver é daqui a uns 15 anos o estado em que vai ficar o nosso SNS com os excessos visíveis que andam a ser cometidos agora, tanto de álcool como de barulho, entre outros. De mim é que podem ter a certeza que não doou nem um pedacinho do meu fígado ou sangue para alguém que, havendo os alertas que há, teima em abusar persistentemente da bebida. Andam a viver "a crédito", que paguem os juros mais tarde.
Resumiste tudo aquilo que eu penso da actual queima. Um total atropelo e falta de respeito por tudo e todos incluíndo as tradições que supostamente deveriam representar. Sim sempre houve excessos, mas agora já são esses excessos que fazem a regra. Noites do Parque que se estendem até de manhã em altos berros? Pode ser uma grande surpresa para alguns, mas há quem trabalhe na semana da queima!
No cortejo deste ano então, bateram-se todos os recordes de atropelos à praxe académica. Aquilo que era uma festa bonita está em vias de se transformar num espectaculo de selvajaria.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

A mim mais me parece o corso carnavalesco... Aliás, grande parte das pessoas vestem a capa e batina pensando que vão para um baile de máscaras! Este ano já vi de tudo: gente de sapatilhas brancas :shock: , outros com uma série de piercings... haja decência! Merecem ser rapados e levar nas unhas!!! :lol:

Mas voltando ao tema ruído, tenho a percepção que a partir das 5 da manhã o volume de decibeis debitados pelas tendas aumenta...
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
laranjinha
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sexta-feira, 24 outubro 2008 23:24
Localização: coimbra

Mensagem por laranjinha »

Realmente o volume tem estado um pouco exagerado...
ou então é realmente o vento que esta virado aqui para a zona de santa clara... :schok:
eu moro no alto de santa clara e o barulho em relação ao ano passado esta um exagero!!
Penso que a verdadeira culpa realmente é das tendas... a competirem entre elas para ver quem tem o melhor som e o mais alto...
mas pronto....
a queima também só dura uma semanita...
à coisas piores.... :D

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda esta noite estava em frente ao palco e ouvia-se a martelada das tendas em fundo... que horror...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder