Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reaberto

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reaberto

Mensagem por Pedro »

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reaberto

Fechado há mais de 300 anos, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha reabriu hoje, 18, ao público.

O monumento, que se encontra na margem esquerda do Mondego e que esteve durante séculos submerso pelo rio, pode agora ser visitado.

Fonte: acabra.net
Mais um local histórico que pode ser visitado, após longas obras de recuperação.

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Mensagem por Megane »

Ainda bem que assim é....muitos mais monumentos deviam ter o mesmo tipo de tratamento...
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Depois de tanto tempo fechado para recuperação ... valeu a pena esperar.

Video - RTP

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

:)

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é “obra verdadeiramente nacional”
José Sócrates falou num «grande passo na afirmação de Coimbra», antes de assumir que «dignifica Coimbra no contexto das cidades em Portugal»

Imagem

A sua presença não tinha sido anunciada, mas José Sócrates não desperdiçou a oportunidade de estar presente na reabertura do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, precisamente no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Anunciada desde o início das obras de valorização do mosteiro, a devolução do sítio à cidade aconteceu ontem, com o primeiro-ministro, já depois de ter visitado o monumento e o espaço museológico, a sublinhar a obra que «dignifica Coimbra no contexto das cidades em Portugal».
Após falar de um «dia histórico para o património e cultura portuguesas», assim como de «uma das obras mais excelentes no campo da arqueologia, preservação do património e cultural», José Sócrates revelou a «obra muito importante para Coimbra», mas logo emendou: «Desculpem, é muito importante para o país». «É uma obra verdadeiramente nacional, de enorme importância para todos os portugueses», acrescentou.
A «afirmação da oferta cultural de Coimbra» ganhou um novo «contributo», mas, destacou o primeiro-ministro, «a partir de agora, há um novo desafio a vencer: o do público, que tem de gostar». Sócrates garantiu que «esta recuperação é, também, uma homenagem à história, memória e património de Coimbra», assumindo-se como um «grande passo em frente na afirmação de Coimbra». Após considerar que «este é, sem dúvida, um dos melhores espaços museológicos de Portugal», o governante garantiu que Coimbra «tem hoje um novo futuro, baseado no seu passado».
O ministro da Cultura enalteceu o facto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha estar «devolvido a todos os portugueses e a todo o mundo», dando conta, desde logo, da necessidade de «criar discurso a partir deste espaço», de modo a que «a memória se torne memória viva». «É preciso, agora, permitir o acesso fácil, compreensivo, profundo e atraente. É preciso que muita gente venha cá, compreenda o que isto é, nunca mais se esqueça e se reconstrua a partir do discurso que aqui for feito. É preciso fazer disto um centro de vida», aconselhou José António Pinto Ribeiro.

Nova centralidade
Sem esquecer o «processo longo, atribulado e complexo» de requalificação patrimonial, o director regional da Cultura do Centro considerou tratar-se de «uma das mais significativas intervenções culturais do Portugal democrático». António Pedro Pita perspectivou que o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, «hoje salvo das águas», se possa tornar «um lugar de encontro entre o património e a criação artística contemporânea», razão pela qual será ali inaugurada, no dia 4 de Julho, a primeira exposição intitulada “Ressureição” e comissariada por António Olaio.
«Esta nova abertura de Santa Clara-a-Velha e as relações possíveis com o primado turístico próximo do Portugal dos Pequenitos, a dimensão científica do Exploratório, a importância religiosa de Santa Clara-a-Nova e o lazer que o programa Polis permitiu nas duas margens do Mondego, para não falar das futuras funcionalidades do Convento de S. Francisco, aprofundarão uma nova centralidade, que se relacionará com tudo o que está a acontecer na margem direita do Mondego», assegurou António Pedro Pita.
Relembrando a «multifacetada e complexa operação de valorização» do monumento, que se prolongou por «cerca de 12 anos», Artur Côrte-Real avançou que «Coimbra ansiava que este conjunto lhe fosse devolvido», confirmando que «o projecto inicial sofreu profundas alterações», motivo pelo qual se deu início a uma «complexa operação que veio a ser classificada como o maior estaleiro de arqueologia medieval e moderna europeia».
«O sítio foi devolvido à cidade, ao país e ao mundo», adiantou. O coordenador da equipa do projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, cargo que vai continuar a ocupar, mencionou que a água foi o elemento de «vida e morte do mosteiro». Considerando tratar-se de uma «operação arqueológica singular», Artur Côrte-Real não duvida estarem «reunidas as condições para que, se assegurados os necessários recursos humanos, sejam garantidos os objectivos», lembrando que «este sítio foi construído por pessoas e para as pessoas», antes de desejar que se torne um «pólo cultural aberto».

Os milhões que fizeram “emergir” o património

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é considerado Monumento Nacional desde 1910, mas só em 1976 foi comprado pelo Estado. Apesar das limpezas e das pequenas obras de beneficiação anteriores, as intervenções com vista à recuperação daquele património desenvolveram-se, com avanços e recuos, nos últimos 18 anos.
Em 1991, o mosteiro começou por ser alvo de um projecto de recuperação que o transformou no «maior estaleiro de arqueologia medieval europeia». Entre 1994 e 1999, o IPPAR moveu uma campanha que, em simultâneo com o bombeamento das águas em que estava imerso, levou à desobstrução da igreja e do claustro, pondo a descoberto estruturas arquitectónicas já esquecidas e um vasto espólio material.
Segundo dados da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), nestas duas primeiras fases de intervenção foram investidos, respectivamente, 673.479 euros (comparticipados a 65 por cento pelo FEDER) e 5, 904 milhões de euros (com taxa de comparticipação de 75 por cento, pelo mesmo fundo).
A terceira fase, comparticipada já pelo Plano Operacional da Cultura, decorreu entre 1999 e 2005, sendo investidos 7,675 milhões de euros, dos quais 5,590 milhões foram objecto de comparticipação FEDER (um pouco abaixo da taxa de 75 por cento aprovada por ter existido despesa não elegível).
A quarta fase de intervenção, que agora termina, foi iniciada em 2002 e totaliza um investimento de 10,924 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do FEDER de 50 por cento.
Incluiu, de acordo com a DRCC, «a recuperação da Casa do Paço e arranjos exteriores; tratamento dos muros da cabeceira e da Cerca do Mosteiro; escavações arqueológicas nas zonas nascente e poente do Claustro Interior e na zona adjacente à Igreja; restauro do Claustro e da Igreja; construção do Núcleo Museológico e Interpretativo da Ruína; estudos e projectos respectivos».

Diario de Coimbra

Avatar do Utilizador
CidadeMadrasta
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: quarta-feira, 11 junho 2008 10:04
Localização: Emigrado

Mensagem por CidadeMadrasta »

Tenho de lá ir.

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Me too.
A visita será gratuita ou será como no restantes monumentos gratuito aos Domingos até à hora de almoço?
Quero ver como ficou o restauro, se não terão abusado do cimento.
Fortaleza de Sagres, ring a bell? :D :roll:
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Há uns dias passei pelo passadiço e aquilo estava engraçado por fora. Pena que eram apenas ruínas :( . Por dentro ainda não vi.
Imagem

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Houve uma espécie de manifestação na passagem de sócrates pelo convento, por causa do choupal, e ele disse que estava a par da situação...

Pelo que vi no jornal, estavam umas pessoas com umas t-shirts que completavam a frase: "O choupal também é património nacional"
"Do You Know Where You Are? You're In The Jungle, Baby! Wake Up! It's Time To Die!

Avatar do Utilizador
tcoutinho_cbr
Estreante
Estreante
Mensagens: 3
Registado: terça-feira, 22 julho 2008 16:16
Localização: Coimbra

Mensagem por tcoutinho_cbr »

Olá a todos! Parece que estou de regresso...
Já não participava neste forum a algum tempo, por ter esquecido a palavra passe, mas finalmente voltei.

Queria deixar aqui o meu contributo para quem ainda não visitou o mosteiro. (Aproveito e faço pub ao meu blog)

http://monarquicodivagador.blogspot.com ... clara.html

Por isso aconselho-vos vivamente a visitar este espaço, que apesar de estar em melhoramentos a nível de informação e imagem, merece ser mais uma peça fundamental para o turismo e história da cidade.

Entradas grátis aos domingos e feriados até as 14h.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Fui lá há dias e vi que a entrada normal custa 5€... mas 2 ou 3 coisas que acho: primeiro a sinalização para lá chegar é deficiente... depois o preçário está lá na ombreira da porta, em plano pequeníssimo, em vez de estar ali em ponto grande para todos verem... ainda por cima sem linguagem braille nem nada...
Depois achei, da parte de fora que foi o que vi, pois não entrei, que o edifício do museu parece estar ainda em construção, ou é arquitectura moderna? É que parece ainda estar em reboco com as marcas na parede, os buracos (deve ser da drenagem) à vista... merecia melhor... acho que o estilo Sizesco está já tão batido...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

joaovrb
Regular
Regular
Mensagens: 145
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

Também já lá fui. Podem subir a rampa e entrar dentro do edifício. Tem lá um café com uma esplanada MUITO agradável e não se paga nada para lá ir!

Ao mosteiro devo ir um destes domingo de manhã, já que é grátis :P

Juzinha
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 13:08
Localização: Cascais

Mensagem por Juzinha »

Recentemente visitei o Mosteiro e fiquei encantada. Saber k td aquilo estava submerso, saber k estava num lugar extremamente importante p historia...fascinou-me.
Sou de Lisboa - Cascais, mas sou apaixonadissima por Coimbra e desde já digo a todos os moradores/habitantes desta cidade incrivel..."tenho inveja de vcs".

Avatar do Utilizador
agnes
Experiente
Experiente
Mensagens: 322
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

Juzinha Escreveu:Recentemente visitei o Mosteiro e fiquei encantada. Saber k td aquilo estava submerso, saber k estava num lugar extremamente importante p historia...fascinou-me.
Sou de Lisboa - Cascais, mas sou apaixonadissima por Coimbra e desde já digo a todos os moradores/habitantes desta cidade incrivel..."tenho inveja de vcs".
é bom saber que a nossa cidade encanta muita gente :)
Imagem

Juzinha
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: quinta-feira, 18 junho 2009 13:08
Localização: Cascais

Mensagem por Juzinha »

[é bom saber que a nossa cidade encanta muita gente :)[/quote]

É verdade, encanta mesmo. Gosto mt de lx, mas Coimbra tem um charme especial.

Responder