Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por Pedro »

Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

O programa preliminar da construção de um tabuleiro pedonal e ciclável na Ponte Açude vai ser votado, na segunda-feira, pelo executivo municipal de Coimbra. Além dos peões, esta passagem servirá a Ciclovia de Coimbra e o traçado proposto para os Caminhos de Fátima.

O futuro tabuleiro, a construir em perfis de aço, será montado do lado sul/nascente e fixado, em consola, aos pilares do Açude Ponte. Terá iluminação e um comprimento de 190 metros e uma largura de 2,4 metros (medida que acautela a escada de peixe). Prevê-se que possa custar cerca de 300 mil euros.

Nas reuniões com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não vingou a pretensão inicial do município, “mais económica, que passava pela utilização do corredor técnico da Ponte Açude como passagem pedonal e ciclável”, refere a autarquia – entidade que, neste caso, teria a cargo a proteção desta passagem, de modo a que pessoas não autorizadas não pudessem aceder às áreas técnicas.

Fonte: As Beiras
Não diria que será das coisas mais prioritárias que há neste momento...

Avatar do Utilizador
Spik3
Novato
Novato
Mensagens: 30
Registado: segunda-feira, 25 setembro 2006 19:43

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por Spik3 »

Boas Pedro,

Sou da tua opinião também, mas confesso que a ideia já devia ter sido posta em prática à muitos anos atrás!
Lembro-me bem quando era "puto" ir de bicicleta para o Choupal e essa ponte ser um dos sítios que me metia mais medo a passar por causa de não ter espaço para a bicicleta ou eu e os carros.
Hoje em dia se lá passares entre as 18:00 e as 20:00 verás a quantidade de peões e bicicletas que quase são "prensados" por carros contra os gradeamentos.

Continuo a dizer que realmente haveria coisas mais importantes a arranjar cá em Coimbra, mas uma passagem dessas é bem vinda!

;)
Ps: Atenção que não quero levantar nenhuma discussão maluca por aqui... isto é só a minha opinião, rapaziada! XD :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por Tide »

Ficava mais barato meter uns sinais de proibição de circulação automóvel e uns separadores em betão no meio da via...
O tabuleiro inferior da ponte açude devia ter no máximo um sentido para automóveis e 2 para ciclistas e peões.
Feedback, blood & destruction.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por DaniFR »

Há uns tempos a ideia era haver circulação alternada no tabuleiro inferior, consoante a hora do dia.
Ficava muito mais barato se a APA tivesse autorizado a passagem pelo corredor técnico.
Imagem

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Contacto:

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por nunorfa »

As duas outras soluções eram mais baratas. Ou a utilização da ponte técnica ou colocar o tabuleiro inferir num único sentido.
Confesso que passo lá algumas vezes de carro ou de bicicleta e aquilo é um perigo não tem espaço necessário, a convivência entre carros, peões e ciclistas.
Imagem

Avatar do Utilizador
MorpheusPT
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: segunda-feira, 15 outubro 2007 1:13

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por MorpheusPT »

Outra coisa.
A câmara está a fazer obras entre a ponte açude até á rotunda de Coimbra-B, e pelo que me parece, é para instalar uma ciclovia.
Muito bem, é uma zona onde costumo passar de bicicleta, faz todo o sentido que tenha uma ciclovia num sitio que é muito utilizado por peões e ciclistas.

Mas essa ciclovia vai até onde? É para finalmente fazer a ciclovia Coimbra - Figueira, ou vai só até ao choupal?




___


Em relação ao haver coisas prioritárias, há sempre coisas para arranjar. Coimbra deve ser das cidades portuguesas com menor quantidade de ciclovias, esta ciclovia já vem com atraso..
Reparação de Xbox360 -> Envie PM para detalhes!
Imagem

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por Tide »

Tenho ideia que a ciclovia Coimbra-Figueira foi abandonada.

Eu já ficava satisfeito que se fizesse uma ciclovia que ligasse S.Martinho ao Choupal https://www.youtube.com/watch?v=ZanmOH8kHWc e outra que ligasse a Solum também ao choupal (conversão da linha de comboio?).

E já que estamos numa de desejos: que se fizesse uma ciclovia a ligar a Ponte de Ceira-pólo 2-Baixa.

É uma pena que se tenha feito tanta obra e nunca se tenha considerado a hipótese de alguém preferir andar de bicicleta em vez de carro.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
MorpheusPT
Novato
Novato
Mensagens: 42
Registado: segunda-feira, 15 outubro 2007 1:13

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por MorpheusPT »

Entao esta vai até onde?
Reparação de Xbox360 -> Envie PM para detalhes!
Imagem

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Contacto:

Re: Câmara quer tabuleiro ciclável na Ponte Açude

Mensagem por nunorfa »

Segundo li algures a ciclovia que estão a começar é para ligar Coimbra B até há portela! Como passam entre a portagem e a ponte do açude não faço ideia, mas tendo em conta esta nova "ponte" ou tabuleiro clicável suponho que seja pela outra margem até porque da portagem até aos SMTUC já existe uma espécie de ciclovia!
Imagem

Responder