Entrevistas de emprego

Para quem quiser colocar anúncios de procura ou oferta de emprego
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Entrevistas de emprego

Mensagem por Pedro »

De modo a tornar esta secção mais útil do que se fosse apenas um "repositório" de anúncios, decidi criar este post, para quem quiser partilhar o seu conhecimento sobre entrevistas de emprego. Podem ser experiências passadas, dicas que tenham lido algures e que funcionem, etc. Para abrir, um conselho muito simples: preparem-se sempre para um teste durante (ou após) a entrevista, porque provavelmente será feito. Embora a imagem que se segue seja um cartoon, não se espantem se tiverem algo equivalente a isto na vossa área.

Imagem
Última edição por Pedro em terça-feira, 05 junho 2007 23:06, editado 1 vez no total.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Bem.. eu já passei por algumas na minha incessante busca por um emprego...
A maioria obedece sempre ao mesmo padrão... perguntas típicas:
"fale-me de si"
"quais são as suas maiores qualidades e os maiores defeitos"
para mim esta é terrivel... porque não convém falar em defeitos que nos comprometam, mas temos que dizer alguma coisa (toda a gente tem defeitos)
Conselho: perguntem aos amigos...

Ultimamente é muito normal entrevistas de grupo, pq os candidatos são sempre muitos, e aproveitam para ver quem se realça dentro do grupo...
Chumbo sempre nesta :) eu muito caladita e quietita, nem dão por mim...
Normalmente é pedido para promover alguma coisa, tipo dividir em dois grupos, e um grupo convencer o outro a comprar alguma coisa. Ou simular algumas situações de conflito...

Já me pediram para me apresentar e ir fazendo um desenho num quadro...

Também já passei por entrevistas em que criam situações embaraçosas, tipo mandarem as pessoas gritar, os dois entrevistadores começarem na conversa um com o outro e ignorarem o entrevistado
"hello!! esqueceram-se de mim?"

No emprego onde estou actualmente tive uma entrevista individual, num dia horrivel, a minha mãe tinha capotado um carro de manhã , passei pelo acidente qdo ia para o antigo emprego, e ao meio dia ligam-me para estar na entrevista as 4h da tarde do mesmo dia...
Ia sem cabeça nenhuma para entrevistas... Estava meio anestesiada em choque, limitei-me a responder ao que perguntavam, sincera, ñem tive tempo de pensar "o que ficaria bem responder"...
E eles gostaram!

Quando menos esperamos, corre bem :P
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Outra útil é saberem responder a uma pergunta do género "porque é que a empresa não pode continuar sem o contratar?" ou "dê-me um bom motivo para o contratar". Eu de vez em quando faço entrevistas na condição de entrevistador e gosto de começar por esta... fica-se logo a saber se o candidato sabe do seu valor, sabe alguma coisa do que a empresa faz e sabe como pode contribuir.

Já agora, vão sempre com um valor em mente para a vossa remuneração. Esse é um assunto que costuma ser abordado e respostas do género "não sei, quanto acha que me devem pagar?" não são muito bem-vindas (representa uma atitude de passar a bola para outro e uma falta de conhecimento do valor próprio). E lembrem-se que o máximo que a empresa irá pagar é o que vocês pedirem, por isso não esperem negociar uma subida. ;)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Obrigado pelas dicas. 8)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eis um site sobre etiqueta para entrevistas de emprego (e nós de gravata também!):

http://www.renascerfloripa.com.br/opi_moda_002.php3

:)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Bem na ultima entrevista que fiz...fizeram cada pergunta...que só apetecia desatar a rir.
Tipo...perguntar quem é o Hugo Chavez...n me lembrava dessa mas por acaso o gajo q me fez a pergunta pelos vistos também n sabia, disse me q era o presidente da Argentina :D tava pior q eu.
Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke? Ou o que representa para si o Pato donald e o Gastão....lol sinceramente. Para a próxima tenho de ler uns livros de BD para estar preparado para este tipo de questões looool

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Bem.. nesse caso, de certeza que eles não queriam saber mesmo o que achavas dos bonecos, mas era para ver como reagias numa situação embaraçosa e inesperada.

Ja estive numa entrevista, que por acaso detestei os entrevistadores, eram irónicos e chegavam mesmo a humilhar as pessoas, perguntaram a um rapaz que estava na mesma sala que eu e mais pessoas, o que ele ia fazer no domingo a noite, ele disse que gostava de ir para lisboa (porque os seleccionados iriam iniciar na semana seguinte uma formaçao) e eles viram-se para ele: e sexo?! nao faz sexo??... o gajo não gostou nada... e deu uma resposta do género : não tem nada a ver com isso e... não o vi na semana seguinte na formação :?

Brevemente preciso de ir a umas entrevistas... tenho que mudar de emprego! :roll:
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Lion Escreveu:Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke?
Só há uma resposta possível a essa pergunta... "nenhum, o Son Goku é melhor que ambos". Numa situação dessas, penso que a única forma de reagir é gozar também... ficar irritado por causa de uns idiotas não vale a pena.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Essas vossas experiências de entrevistas têm um conteúdo independente do tipo de trabalho a que se referem? É algum tipo de entrevista pró-forma?
A que tipo de emprego concorreram?

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Eu sou Licenciada em Economia e foram empregos dessa área, alguns para bancos.

Para quem não sabe, um processo de recrutamento normalmente envolve várias fases, sobretudo hoje em dia, em que há muitos desempregados e os candidatos a um lugar são mais que muitos! E tb é diferente quando são empresas de recrutamento ou a propria empresa a conduzir o processo
-Provas de grupo: normalmente pedem ao grupo que faça alguma coisa, debater um assunto, ou fazer uma simulação. p ex numa candidatura para um banco deram-nos uma situaçao e cada um fez de cliente e de funcionario
-Entrevistas de grupo - em que cada pessoa fala um pouco de si
- Testes escritos: psicotécnicos, de cultura geral, de lingua portuguesa, de inglês, de conteudos especificos para o trabalho.
- Entrevista individual com psicólogo
- Entrevista com alguém da empresa
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

A entrevista foi para um banco, e sim eu sei qual era o intuito das perguntas, ver a reacção a situações novas, mas tendo em conta q era a entrevista final, estava á espera disto nas outras fases, n nesta...mas se calhar a ideia é mesmo essa lol

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

O site do Expresso dedicado ao emprego (expressoemprego.clix.pt) tem uma série de dicas interessantes sobre todos os aspectos relacionados com o emprego, nomeadamente com entrevistas. Dêem um salto a este link para verem uma série de dicas interessantes.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Epá,eu não fui a muitas,mas as que fui,não fui nada bem sucedida.
Desisto de ser simpatica,pois tratam-me como se fosse indiferente.
Olham de cima abaixo,nem um sorriso de olá, perguntaram-me o que fazia nos meus tempos livres e ainda tive pessoas que me perguntaram se tinha namorado. Quando respondi que não disseram ainda bem,pois procuravam alguem para se dedicar bem... :?
Isto há uns anitos. :shock:

Recentemente antes da abertura do dito centro comercial dolce vita, fui a uma entrevista de grupo como dito pela Jules e fizemos um teste e depois esperamos cá fora e no fim duas pessoas selecionadas: eu e outra moça. Disseram às duas que nos iam contactar para ir para as lojas. Quanto à outra moça eu não sei,mas quanto a mim,podia esperar até hoje. :?
Nunca mais disseram nada,não ligaram,fui semanas seguidas ao centro de emprego para saber o que se passava e não me davam luz nenhuma.
O dolce vita abriu e fui saber com a gerente da loja o que se passava.
Marca-me entrevista para o dia seguinte,faz-me duas ou três perguntas, avisa-me que realmente estavam a precisar de pessoal e disse-me que se em 3 dias ou assim não dissessem nada,não tinha sido selecionada.
Não fui. :x
Vim a saber que 3 raparigas que conheço tavam la a trabalhar e desde o inicio praticamente,segundo duas delas. É positivo.
Também nunca mais vi a tal "gerente" por lá. :evil:

Conclusão: Rejeitei um trabalho,por causa deste e tinham me chamado so pela inscrição.
Aprendi,obviamente :oops:
Love hurts

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Sobre as dicas do Expresso:
" Agora imagine que o entrevistador refere que vai contactar os seus empregadores anteriores para confirmar o salário. Esta situação é quase impensável, mas pode acontecer e, nesse caso, desculpe a sinceridade, mas pense melhor em continuar interessado nesse emprego.
A posição do entrevistador é, certamente, intimidá-lo, mas não se esqueça de exigir o mínimo de respeito. Afinal, a sua palavra está a ser colocada em causa."

Gosto especialmente desta.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Gold
Experiente
Experiente
Mensagens: 207
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Localização: 3rd Rock From The Sun

Mensagem por Gold »

expressoemprego.clix.pt Escreveu: As perguntas que deve fazer
[...]
Há possibilidades de evolução dentro da empresa?

Existem benefícios extra?
[...]
expressoemprego.clix.pt Escreveu: Tem alguma pergunta?
[...]
O que não perguntar:

Não faça perguntas sobre o salário;

Não pergunte nada sobre dias de férias;

Se existem benefícios extra.
[...]
São umas belas dicas...
Deixa para amanhã, o que não te apetece fazer hoje.

Responder