Página 1 de 3

Entrevistas de emprego

Enviado: sexta-feira, 04 fevereiro 2005 12:42
por Pedro
De modo a tornar esta secção mais útil do que se fosse apenas um "repositório" de anúncios, decidi criar este post, para quem quiser partilhar o seu conhecimento sobre entrevistas de emprego. Podem ser experiências passadas, dicas que tenham lido algures e que funcionem, etc. Para abrir, um conselho muito simples: preparem-se sempre para um teste durante (ou após) a entrevista, porque provavelmente será feito. Embora a imagem que se segue seja um cartoon, não se espantem se tiverem algo equivalente a isto na vossa área.

Imagem

Enviado: sexta-feira, 04 fevereiro 2005 14:44
por JulesS
Bem.. eu já passei por algumas na minha incessante busca por um emprego...
A maioria obedece sempre ao mesmo padrão... perguntas típicas:
"fale-me de si"
"quais são as suas maiores qualidades e os maiores defeitos"
para mim esta é terrivel... porque não convém falar em defeitos que nos comprometam, mas temos que dizer alguma coisa (toda a gente tem defeitos)
Conselho: perguntem aos amigos...

Ultimamente é muito normal entrevistas de grupo, pq os candidatos são sempre muitos, e aproveitam para ver quem se realça dentro do grupo...
Chumbo sempre nesta :) eu muito caladita e quietita, nem dão por mim...
Normalmente é pedido para promover alguma coisa, tipo dividir em dois grupos, e um grupo convencer o outro a comprar alguma coisa. Ou simular algumas situações de conflito...

Já me pediram para me apresentar e ir fazendo um desenho num quadro...

Também já passei por entrevistas em que criam situações embaraçosas, tipo mandarem as pessoas gritar, os dois entrevistadores começarem na conversa um com o outro e ignorarem o entrevistado
"hello!! esqueceram-se de mim?"

No emprego onde estou actualmente tive uma entrevista individual, num dia horrivel, a minha mãe tinha capotado um carro de manhã , passei pelo acidente qdo ia para o antigo emprego, e ao meio dia ligam-me para estar na entrevista as 4h da tarde do mesmo dia...
Ia sem cabeça nenhuma para entrevistas... Estava meio anestesiada em choque, limitei-me a responder ao que perguntavam, sincera, ñem tive tempo de pensar "o que ficaria bem responder"...
E eles gostaram!

Quando menos esperamos, corre bem :P

Enviado: sexta-feira, 04 fevereiro 2005 16:38
por Pedro
Outra útil é saberem responder a uma pergunta do género "porque é que a empresa não pode continuar sem o contratar?" ou "dê-me um bom motivo para o contratar". Eu de vez em quando faço entrevistas na condição de entrevistador e gosto de começar por esta... fica-se logo a saber se o candidato sabe do seu valor, sabe alguma coisa do que a empresa faz e sabe como pode contribuir.

Já agora, vão sempre com um valor em mente para a vossa remuneração. Esse é um assunto que costuma ser abordado e respostas do género "não sei, quanto acha que me devem pagar?" não são muito bem-vindas (representa uma atitude de passar a bola para outro e uma falta de conhecimento do valor próprio). E lembrem-se que o máximo que a empresa irá pagar é o que vocês pedirem, por isso não esperem negociar uma subida. ;)

Enviado: quarta-feira, 04 maio 2005 12:44
por Lino
Obrigado pelas dicas. 8)

Enviado: quinta-feira, 05 maio 2005 12:42
por Lino
Eis um site sobre etiqueta para entrevistas de emprego (e nós de gravata também!):

http://www.renascerfloripa.com.br/opi_moda_002.php3

:)

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 11:49
por Lion
Bem na ultima entrevista que fiz...fizeram cada pergunta...que só apetecia desatar a rir.
Tipo...perguntar quem é o Hugo Chavez...n me lembrava dessa mas por acaso o gajo q me fez a pergunta pelos vistos também n sabia, disse me q era o presidente da Argentina :D tava pior q eu.
Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke? Ou o que representa para si o Pato donald e o Gastão....lol sinceramente. Para a próxima tenho de ler uns livros de BD para estar preparado para este tipo de questões looool

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 14:01
por JulesS
Bem.. nesse caso, de certeza que eles não queriam saber mesmo o que achavas dos bonecos, mas era para ver como reagias numa situação embaraçosa e inesperada.

Ja estive numa entrevista, que por acaso detestei os entrevistadores, eram irónicos e chegavam mesmo a humilhar as pessoas, perguntaram a um rapaz que estava na mesma sala que eu e mais pessoas, o que ele ia fazer no domingo a noite, ele disse que gostava de ir para lisboa (porque os seleccionados iriam iniciar na semana seguinte uma formaçao) e eles viram-se para ele: e sexo?! nao faz sexo??... o gajo não gostou nada... e deu uma resposta do género : não tem nada a ver com isso e... não o vi na semana seguinte na formação :?

Brevemente preciso de ir a umas entrevistas... tenho que mudar de emprego! :roll:

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 14:06
por Pedro
Lion Escreveu:Depois as perguntas mais estranhas...gosta mais do Tintin ou do Lucky Luke?
Só há uma resposta possível a essa pergunta... "nenhum, o Son Goku é melhor que ambos". Numa situação dessas, penso que a única forma de reagir é gozar também... ficar irritado por causa de uns idiotas não vale a pena.

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 14:10
por mario
Essas vossas experiências de entrevistas têm um conteúdo independente do tipo de trabalho a que se referem? É algum tipo de entrevista pró-forma?
A que tipo de emprego concorreram?

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 17:45
por JulesS
Eu sou Licenciada em Economia e foram empregos dessa área, alguns para bancos.

Para quem não sabe, um processo de recrutamento normalmente envolve várias fases, sobretudo hoje em dia, em que há muitos desempregados e os candidatos a um lugar são mais que muitos! E tb é diferente quando são empresas de recrutamento ou a propria empresa a conduzir o processo
-Provas de grupo: normalmente pedem ao grupo que faça alguma coisa, debater um assunto, ou fazer uma simulação. p ex numa candidatura para um banco deram-nos uma situaçao e cada um fez de cliente e de funcionario
-Entrevistas de grupo - em que cada pessoa fala um pouco de si
- Testes escritos: psicotécnicos, de cultura geral, de lingua portuguesa, de inglês, de conteudos especificos para o trabalho.
- Entrevista individual com psicólogo
- Entrevista com alguém da empresa

Enviado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 19:09
por Lion
A entrevista foi para um banco, e sim eu sei qual era o intuito das perguntas, ver a reacção a situações novas, mas tendo em conta q era a entrevista final, estava á espera disto nas outras fases, n nesta...mas se calhar a ideia é mesmo essa lol

Enviado: sexta-feira, 09 dezembro 2005 0:37
por nfh
O site do Expresso dedicado ao emprego (expressoemprego.clix.pt) tem uma série de dicas interessantes sobre todos os aspectos relacionados com o emprego, nomeadamente com entrevistas. Dêem um salto a este link para verem uma série de dicas interessantes.

Enviado: sexta-feira, 09 dezembro 2005 0:55
por {mineirinha}
Epá,eu não fui a muitas,mas as que fui,não fui nada bem sucedida.
Desisto de ser simpatica,pois tratam-me como se fosse indiferente.
Olham de cima abaixo,nem um sorriso de olá, perguntaram-me o que fazia nos meus tempos livres e ainda tive pessoas que me perguntaram se tinha namorado. Quando respondi que não disseram ainda bem,pois procuravam alguem para se dedicar bem... :?
Isto há uns anitos. :shock:

Recentemente antes da abertura do dito centro comercial dolce vita, fui a uma entrevista de grupo como dito pela Jules e fizemos um teste e depois esperamos cá fora e no fim duas pessoas selecionadas: eu e outra moça. Disseram às duas que nos iam contactar para ir para as lojas. Quanto à outra moça eu não sei,mas quanto a mim,podia esperar até hoje. :?
Nunca mais disseram nada,não ligaram,fui semanas seguidas ao centro de emprego para saber o que se passava e não me davam luz nenhuma.
O dolce vita abriu e fui saber com a gerente da loja o que se passava.
Marca-me entrevista para o dia seguinte,faz-me duas ou três perguntas, avisa-me que realmente estavam a precisar de pessoal e disse-me que se em 3 dias ou assim não dissessem nada,não tinha sido selecionada.
Não fui. :x
Vim a saber que 3 raparigas que conheço tavam la a trabalhar e desde o inicio praticamente,segundo duas delas. É positivo.
Também nunca mais vi a tal "gerente" por lá. :evil:

Conclusão: Rejeitei um trabalho,por causa deste e tinham me chamado so pela inscrição.
Aprendi,obviamente :oops:

Enviado: sexta-feira, 09 dezembro 2005 18:35
por mustiness
Sobre as dicas do Expresso:
" Agora imagine que o entrevistador refere que vai contactar os seus empregadores anteriores para confirmar o salário. Esta situação é quase impensável, mas pode acontecer e, nesse caso, desculpe a sinceridade, mas pense melhor em continuar interessado nesse emprego.
A posição do entrevistador é, certamente, intimidá-lo, mas não se esqueça de exigir o mínimo de respeito. Afinal, a sua palavra está a ser colocada em causa."

Gosto especialmente desta.

Enviado: sexta-feira, 09 dezembro 2005 19:59
por Gold
expressoemprego.clix.pt Escreveu: As perguntas que deve fazer
[...]
Há possibilidades de evolução dentro da empresa?

Existem benefícios extra?
[...]
expressoemprego.clix.pt Escreveu: Tem alguma pergunta?
[...]
O que não perguntar:

Não faça perguntas sobre o salário;

Não pergunte nada sobre dias de férias;

Se existem benefícios extra.
[...]
São umas belas dicas...