Mensagem Fantasma...

Para colocar sugestões e reportar problemas relacionados com o fórum
Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem Fantasma...

Mensagem por map »

Recebi um e-mail a dizer que tinha uma mensagem privada nova, e quando venho ao forum, não tinha nada...

Estranho. ;)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Possivelmente era uma mensagem de um utilizador que foi eliminado por spam. A maior parte das vezes conseguimos eliminá-los antes de enviarem mensagens, mas uma ou outra vez lá escapa e só os conseguimos apagar depois de mandarem mensagens e recebermos as primeiras queixas (que são eliminadas quando apagamos a conta do utilizador).

Aproveito para voltar a indicar que, se receberem spam por mensagem privada, devem contactar um elemento da administração. Como quem já apresentou queixas dessas reparou, o nosso tratamento aos spammers é rápido e eficaz. :p

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem por map »

Boa. ;) E eu a pensar que tinha apagado..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Por acaso atmbém ja me aconteceu isso e também fiquei intrigado :lol:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E acabei de apanhar outro há menos de 5 minutos. Este penso que nem teve tempo de mandar mensagens privadas... deixou um post no Geral que durou 5 segundos.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:Este penso que nem teve tempo de mandar mensagens privadas
A mim não me chegou nada! :wink:

Avatar do Utilizador
map
Regular
Regular
Mensagens: 191
Registado: segunda-feira, 05 novembro 2007 14:30
Localização: Coimbra

Mensagem por map »

Até gostava de saber/perceber a intenção/objectivo.
Fazer publicidade? E não serão bots?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Os únicos que passam são humanos. Os bots são todos apanhados no sistema de protecção que criei para o fórum há um ano... 100% de eficácia desde então, não voltámos a ter bots a deixar mensagens (e até me dei ao "luxo" de desligar todos os métodos do próprio phpbb, que eram incrivelmente falíveis :p).

Os humanos não podem ser apanhados por estes sistemas porque, no fundo, até fazerem spam são utilizadores normais, embora haja alguns truques básicos para uma "early detection" (muitas vezes são denunciados por coisas simples como o próprio username escolhido, sendo que eu já tenho a página de apagar a conta aberta quando eles colocam a mensagem - como aconteceu com este último). A grande maioria dos spammers são pouco inteligentes no que fazem ou estão demasiado focados no seu objectivo, pelo que detectam-se facilmente. Como mencionei ontem no chat, quando fizermos um meeting pode ser que conte algumas histórias dos spammers mais idiotas que já apanhei. :p

Quanto a intenções, é simples: fazer publicidade ou tentar enganar outro. Eu diria que 80% são donos de sites que vêem aqui mais uma oportunidade de espalhar um linkzito, sem efectuar qualquer contribuição de interesse (são os "one timers"... vêm uma vez, deixam o link e não voltam mais). Os restantes são pessoas que querem enganar alguém para ganhar qualquer coisa com isso: pirâmidades, multinível, etc. O resultado final é o mesmo para todos: ficam sem a conta. Os mais chatos levam com uma surpresa (geralmente trocar o item de spam por uma frasezita).

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Deves ter uns dias bem interessantes a caçar gajos desses... :?
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
armagedalbeebop
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: segunda-feira, 28 agosto 2006 2:16

Mensagem por armagedalbeebop »

é normal a minha caixa de mp ter sido limpa?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Não, a menos que todas as mensagens que tivesses fossem de um utilizador que teve a conta apagada. Aí as mensagens são eliminadas automaticamente da base de dados, ao eliminar a conta de quem as enviou. Geralmente apagamos a conta de spammers ou utilizadores duplicados (como foi o caso recente com o user Diamba, que era um clone de um utilizador anteriormente banido).

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

Também pode acontecer que alguém vos envie uma PM e depois a remova da caixa de saída antes que vocês a leiam.
Salvo erro o PHPBB permite que isto aconteça, isto é, enquanto o destinatário não ler a mensagem, o remetente pode "anular" o envio apagando-a na caixa de saída.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sim, isso também pode acontecer. As mensagens podem ser removidas ou editadas enquanto ainda estão na caixa de saída.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:Sim, isso também pode acontecer. As mensagens podem ser removidas ou editadas enquanto ainda estão na caixa de saída.
Essa não sabia, até pode vir a dar jeito! :wink:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Recebi mais uma mensagem fantasma :)

Responder