Regras para a colocação de fotografias no fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Regras para a colocação de fotografias no fórum

Mensagem por Pedro »

1. Fora das secções de Fotografia e de Classificados apenas é permitido colocar links, thumbnails ou imagens até 400x400 pixels (máximo de 50 kb). Só se pode colocar uma por post (ou até 5 thumbnails ou 10 links).

2. Na secção de Fotografia apenas é permitido colocar links, thumbnails ou imagens até 640x480 pixels (máximo de 100 kb). Só se pode colocar cinco por post (ou até 80 thumbnails ou 100 links).

3. Na secção de Classificados apenas é permitido colocar links, thumbnails ou imagens até 640x480 pixels (máximo de 100 kb). Só se pode colocar cinco por post (ou até 30 thumbnails ou 40 links).

4. Os links não devem ultrapassar a largura do ecrã numa resolução de 800x600. Caso tal aconteça, o utilizador deve optar por usar a tag URL e meter um link descritivo como texto.

5. À primeira infracção, o utilizador será avisado no tópico. À segunda infracção, será proibido de colocar fotos durante um mês, excepto sob a forma de link (respeitando o ponto 4). À terceira infracção, será proibido de colocar fotos permanentemente, excepto sob a forma de link (respeitando o ponto 4). À quarta infracção, será proibido de colocar fotos, seja de que forma for.

Primeira nota útil: todos os principais serviços de colocação de imagens (imageshack, photobucket, etc) possuem a opção de criar thumbnails ao fazer upload das fotos. Se recorrem a estes serviços, sugiro que passem a usar essa opção.

Segunda nota útil: fora das secções de Fotografia e Classificados, deve-se ter o cuidado de não colocar um número excessivo de fotos na mesma página de um tópico. Quando esta sugestão não for cumprida, mensagens com fotos nessa página poderão ser moderadas. Por este motivo, nessas secções recomenda-se a utilização de links ou thumbnails.


Devido aos insistentes pedidos para definir regras rígidas para a colocação de fotografias, a administração reuniu e definiu este conjunto de regras que passará a reger a colocação de fotografias no fórum. Dentro do possível, iremos também tentar ajustar mensagens antigas, sem penalização para os utilizadores. As novas mensagens já deverão cumprir estas regras.

Esperávamos que não tivesse sido necessário definir regras de forma tão rígida, tentando editar nós os posts e colocando conselhos para os utilizadores poderem voltar a colocar as fotos (o que, como devem entender, também nos deu muito trabalho). Como as infracções continuaram e surgiram vários pedidos para essas regras (incluindo de utilizadores fartos de ver quantidades excessivas de fotos em determinados tópicos), optámos por defini-las. Este tema já está a ser debatido há muito tempo entre a equipa de administração, pelo que as regras não serão discutidas.


Embora não sinta necessidade de justificar as regras indicadas, pois penso que elas são senso comum para a maioria dos utilizadores e temos tentado indicá-las nas edições, relembro os seguintes pontos:

- as resoluções de 1024x768 e 800x600 são as mais comuns nos visitantes deste fórum, segundo as estatísticas de que dispomos. Nestas resoluções, fotos com 800x600 pixels são suficientes para quebrar o scroll horizontal, tornando qualquer tópico tremendamente aborrecido de ler. Existem ainda utilizadores com resoluções mais baixas, pois o fórum é cada vez mais visto através de plataformas com ecrãs de dimensões reduzidas (telemóvel, PDA, Sony PSP, Nintendo DS, etc);

- nem todos os utilizadores têm ligações suficientemente rápidas para carregar 10 a 30 megas de fotos em tempo útil (como cheguei a ver em alguns tópicos). Muitas vezes, é o próprio servidor onde as fotos estão alojadas que torna a sua visualização lenta (fotografias consomem muita largura de banda). Isto faz com que alguns tópicos se tornem uma dor de cabeça para ler, pois as fotos vão demorando a surgir. Nestas situações, é muito comum estar a ler um post e surgir uma foto por cima, forçando a página a fazer scroll... e temos de nós fazer scroll para ler o texto de novo. Isto torna-se extremamente irritante se o tópico tiver várias fotos grandes, fazendo com que muitos utilizadores simplesmente desistam de ler determinados tópicos, apesar de terem interesse neles (esta situação já me aconteceu mais do que uma vez). Esta limitação na ligação não deve ser motivo para impedir o acesso ao fórum.

- nem todos os utilizadores têm tráfego ilimitado, por vezes pagando valores exagerados pelo consumo em excesso. Estes utilizadores também têm o direito de ver os tópicos existentes no fórum, embora muitas vezes sejam forçados a desistir de o fazer pela quantidade excessiva de fotos colocadas.

- para terminar, nem todos têm interesse em ver todas as fotos colocadas. Por vezes, são forçados a passar por megas e megas (e pixels e pixels) de fotos só para ver parte da informação que lhes interessa. Isto, mais uma vez, faz com que desistam do tópico em questão (outra situação que também acontece frequentemente comigo).

Consideramos que as regras definidas irão resolver os vários problemas que encontrámos, permitindo ao mesmo tempo a colocação de fotos no fórum e visualização de forma confortável para todos (e não apenas para quem tem resoluções grandes, ligações rápidas e tráfego ilimitado). Em certos casos poderão demorar mais tempo a colocar os posts, mas lembro o que digo a quem insiste em escrever como se estivesse a mandar um SMS: isto não é um chat, não há limite de tempo para colocarem as vossas mensagens. No entanto, por experiência pessoal (pois os meus tópicos de fotografias têm cumprido estas regras), a diferença de tempo é extremamente reduzida, não justificando o incómodo de fotos grandes para os restantes utilizadores.

Bloqueado