Análise de alterações na secção de Classificados

Notícias, regras e anúncios do fórum
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Análise de alterações na secção de Classificados

Mensagem por Pedro »

Estão a ser ponderadas algumas alterações na secção de Classificados. Estas alterações partiram de sugestões dos utilizadores e têm como objectivo melhorar o funcionamento desta secção. Devido às características especiais desta secção, parece-me útil anunciar aqui as medidas que poderemos vir a implementar, para que possam ser discutidas pelos utilizadores. Ainda não é garantido que alguma delas venha a ser implementada, pelo que agradecemos o feedback que quiserem dar.

Alteração das categorias
Ainda está a ser analisada a melhor estrutura, mas provavelmente irá passar pela separação da Compra e da Venda e adição de uma secção dedicada a Imobiliário. Há ainda algumas questões a rever, como doações, trocas e leilões. Se houver sugestões a dar nesse aspecto, avisem.

Abertura a entidades comerciais
Até ao momento, a secção de Classificados é exclusiva para utilizadores particulares. No entanto, recebemos vários pedidos de entidades comerciais que pretendem também anunciar os seus produtos. Estamos a estudar a hipótese de uma secção em separado para esses anúncios, para que não sejam misturados com os de utilizadores comuns. Também estão a ser equacionadas condições para evitar que essa secção seja utilizada puramente para publicidade, que podem ir desde utilização exclusiva para estabelecimentos de Coimbra até servir para divulgação de promoções exclusivas para utilizadores do nosso fórum.

Remoção automática dos anúncios após 90 dias
A remoção dos anúncios passaria pela sua passagem para uma secção "escondida", para que estes se mantivessem na base de dados do fórum. A manutenção dos anúncios é importante para nós, para a eventual resolução de problemas - daí que uma das regras passa por não os apagar quando terminarem, mas sim simplesmente indicar que foram concluídos. No entanto, como alguns utilizadores por vezes não indicam que o anúncio terminou, ocasionalmente surgem pessoas interessadas em anúncios antigos. Com esta medida, esses anúncios deixariam de estar disponíveis para pesquisa, mas seriam mantidos para consulta caso houvesse algum problema com os negócios realizados.

Adição de utilizadores "confirmados"
Esta é uma medida que pode ser interessante, mas provavelmente não será implementada pelas dificuldades logísticas que comporta. Existem vários utilizadores que realizam vendas frequentes, mas sem representarem uma entidade comercial, e que gostariam de ter uma actividade mais frequente na secção. Foi sugerido o "levantamento" das limitações do número de anúncios mediante um pagamento, assim como a criação de um estatuto especial para utilizadores que forneçam uma identificação para aumentar a confiança dos compradores (ou, como alguém mencionou, criar algo como os "sellers" da Amazon). Se esta medida fosse implementada, teria forçosamente de passar pela criação de uma secção em separado para estes anunciantes, para não os colocar em vantagem perante os restantes. Teria também de ser estabelecido um método de confirmação da informação fornecida, um sistema de controlo mais apertado para assegurar a qualidade desses anúncios e um método de recepção dos pagamentos (que, provavelmente, seriam reduzidos). Infelizmente, apesar de me parecer uma ideia interessante, é algo que dificilmente conseguiremos implementar, devido a toda a logística que iria envolver. No entanto, se houver alguma sugestão nesse aspecto, poderemos considerá-la.

São estas as medidas. Se tiverem algum comentário ou sugestão adicional, avisem.

Uma sugestão que recebemos ocasionalmente, mas que não estamos a considerar, é a adição de uma secção de feedback. Como já mencionámos anteriormente, essa secção já existiu e foi removida por praticamente não ter uso. Algo que também reparamos noutros locais é que esse feedback é fácil de falsificar e impossível de controlar a sua veracidade, pelo que acaba por trazer poucas vantagens reais. Parece-me que o nosso método de "tolerância zero" para problemas nesta secção resulta melhor.

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Análise de alterações na secção de Classificados

Mensagem por |zype| »

gosto !
ESEC

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Análise de alterações na secção de Classificados

Mensagem por Pedro »

Dado já ter passado algum tempo de consulta e a quantidade de feedback, aqui ou por mensagem privada, ter sido reduzida, parece-me preferível indicar a estrutura que está prevista para os novos classificados. Avisem se tiverem comentários ou sugestões para a sua alteração.

Código: Selecionar todos

Produtos
Compra, Venda, Troca

Imóveis
Procura, Venda, Arrendamento

Emprego/Serviços
Procura, Oferta
Quanto às restantes alterações, será aplicada a passagem dos anúncios para uma secção escondida após 90 dias de inactividade. A abertura a entidades comerciais ainda está a ser ponderada, mas falta definir as condições para ser algo que funcione bem. A hipótese de utilizadores confirmados em princípio será abandonada, devido à logística que seria necessária.

Responder