Novo visual do fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Ricky147 »

Ok! Pedro, já entendi o mecanismo da coisa! ;) Na versão antiga ao clicar no Título iamos logo direitos à última mensagem.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por winger »

Agora que já tive algum tempo para explorar este novo formato a opinião é bastante positiva.
Ainda não se proporcionou explorar todas as funcionalidades mas em geral a navegação continua bastante intuitiva.

Sugeria apenas uns pormenores (não passam disso mesmo - sugestões :) ):
- Link para o facebook abrir em nova tab (quanto aos restantes similares... não será tão crítico, simplesmente permitem continuar no forum onde quer que eu esteja e abrir esses destinos aparte)
- Clicar no banner e ir para o índice do forum. Já não tenho a certeza se a versão anterior tinha isso mas é algo que gosto.
A navegar rápido gosto de clicar em coisas grandes :)

That's it, parabéns pelo óptimo trabalho.
Se puder contribuir de mais alguma forma para o bom funcionamento do fórum, estou disponível.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por pedro.slv »

A imagem de topo + a publicidade ocupam metade do ecrã... Tem que se fazer muto scroll para se começar a ler as mensagens.
Por falar em scroll, como é quanto às imagens? Continua o limite de 400x400 ou fou aumentado para algo mais interessante?

Para terminar, gostava de dizer que a minha reação foi semelhante Jo@o: quando cheguei ao site, até pensei que me tinha enganado a escrever.
Neste momento está esteticamente bem mais interessante.
Imagem

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por RuiSantos »

Tal como outros já disseram, quando vi o novo visual pela primeira vez pensei estar no fórum errado! :mrgreen:

Está óptimo, só peca por ter sido uma decisão tardia mas também imagino que não seja uma "operação" fácil. forumcoimbra a evoluir!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Pedro »

winger Escreveu:- Link para o facebook abrir em nova tab (quanto aos restantes similares... não será tão crítico, simplesmente permitem continuar no forum onde quer que eu esteja e abrir esses destinos aparte)
- Clicar no banner e ir para o índice do forum. Já não tenho a certeza se a versão anterior tinha isso mas é algo que gosto.
A navegar rápido gosto de clicar em coisas grandes :)
O link dos botões de "Recomendar"? Se for esse, não se pode alterar, dado o código ser implementado directamente pelo facebook, apenas fornecendo algumas opções básicas de configuração. Quanto ao link para a página de Facebook do fórum, é algo que se pode alterar sem grande dificuldade se acharem relevante. Como indiquei anteriormente na questão dos links dos posts, é algo em que não reparei dado estar habituado a abrir todos os links com o botão do meio, para ir directamente para um novo separador. Pessoalmente, como está agora parece-me melhor pois dá ao utilizador a oportunidade de escolher se quer numa janela nova ou não, ao mesmo tempo que impede que pop-up blockers mais agressivos bloqueiem as páginas.

Na questão de clickar no banner, estou a analisar a possibilidade de tornar o "forumcoimbra.com" clickável. Não será possível fazê-lo com o banner todo, pois a foto de Coimbra está definida como imagem de fundo da área do painel de controlo (é um truque para fazer com que o cabeçalho faça um "degrade" sem problemas para resoluções mais reduzidas), mas deverá ser possível fazê-lo com o logo. Outra alternativa que estou a ponderar é aumentar o tamanho de letra do link textual (por exemplo, o que diz "Ir para: Índice do Fórum » Forum » Notícias" nesta página).

pedro.slv Escreveu:A imagem de topo + a publicidade ocupam metade do ecrã... Tem que se fazer muto scroll para se começar a ler as mensagens.
Por falar em scroll, como é quanto às imagens? Continua o limite de 400x400 ou fou aumentado para algo mais interessante?


Em relação ao espaço ocupado pela área de topo, foi uma "decisão consciente". Ponderei largamente essa decisão, pois regra geral não sou fã da utilização de banners grandes (basta ver a diferença para a versão anterior, que tinha apenas o logo). No entanto, ao colocar um banner daquela dimensão no cabeçalho, abrem-se hipóteses interessantes. Por exemplo, estamos a ponderar criar um tópico onde indiquemos todos os locais onde as fotos do fórum são tiradas (com link no google maps), o que traz possibilidades interessantes em termos de "promoção" de zonas mais desconhecidas de Coimbra nas fotos. Trata-se apenas de um exemplo, mas penso que seria divertido se as pessoas conhecessem determinado local porque o nosso banner chamou-lhes a atenção para a sua existência.

Quanto à publicidade, é algo que não podemos remover, pois é um importante contributo para ajudar a suportar o custo de manter o fórum. No entanto, minimizámos dentro do possível a sua existência para os utilizadores registados, que apenas vêem um banner no topo (os utilizadores não registados têm uma página mais pesada nesse aspecto).

Em relação às imagens, o fórum actual permite controlar directamente a dimensão, impedindo que sejam colocadas imagens acima de um limite. Neste momento, esse limite está definido como 600x600 pixels. Fiz também uns ajustes para minimizar o impacto de imagens grandes em resoluções reduzidas, sendo que o texto não é afectado mesmo que ocorra quebra do scroll horizontal. Também tenho reparado que deixaram de ocorrer as situações que nos levaram a ter de tomar as medidas em relação às imagens (páginas com 30 ou 40 fotografias acima de 1000 pixels de largura, por exemplo), pelo que estou a ponderar diminuir as restrições nesse aspecto e remover as regras específicas de fotografias. Em todo o caso, 600x600 pixels parece-me um bom limite, sendo que pode-se sempre usar thumbnails se existir o objectivo de colocar um link para uma imagem maior. Peço é que evitem colocar páginas demasiado pesadas em termos de fotografias, pois o impacto não é apenas visual... afecta também o tempo de carregamento da página e o tráfego que os utilizadores gastam a aceder ao fórum, o que prejudica a sua utilização por pessoas com sistemas ou ligações mais fracas.


RuiSantos Escreveu:Está óptimo, só peca por ter sido uma decisão tardia mas também imagino que não seja uma "operação" fácil. forumcoimbra a evoluir!
Foi uma decisão bastante difícil de tomar. Temos na nossa base de dados perto de 7 anos da história recente de Coimbra, o que considero ser valioso. Ainda há alguns dias estive a conversar com os meus alunos sobre o Metro Mondego e eles gostaram bastante de vir aqui ao fórum espreitar a evolução desse assunto, desde as primeiras mensagens em 2004/2005 até às mais recentes. É algo que custaria muito perder, pelo que todo o processo de conversão foi cuidadosamente repetido e testado. Era importante não só que as coisas corressem bem durante a conversão, mas também certificarmo-nos que não existiriam problemas de corrupção da base de dados à posteriori e que era possível minimizar o tempo que o fórum esteve em baixo para efectuarmos a conversão (demorámos cerca de três horas e meia).

Para além das questões relacionadas com a conversão em si, foram também analisadas várias questões em termos de utilização do fórum. O PHPBB3 é mais pesado que o PHPBB2, pelo que levantou-se a questão do aumento de carga no servidor (o que, no caso de um fórum como o nosso, que já começa a ser pesadote em termos de visitas diárias, é extremamente importante). Havia também várias questões relacionadas com a funcionalidade... era importante que os utilizadores se adaptassem sem dificuldade ao novo sistema, que existissem novas funcionalidades que justificassem o impacto da mudança e que existissem compensações para as funcionalidades perdidas (por exemplo, o sistema anti-spambots do fórum anterior que eu implementei nunca teve uma falha, pelo que era importante que esta versão fornecesse uma alternativa igualmente boa). Finalmente, há também a questão de maturidade da plataforma. Demorámos tanto porque, para além de todas estas decisões, experimentámos também este sistema noutros fóruns, sendo que, ao contrário das mais recentes, as versões iniciais não foram muito convincentes. Ou seja, foi uma decisão que demorou a ser tomada, mas apenas porque quisemos garantir que, quando o fosse, tudo corresse sem dificuldades e fosse verdadeiramente benéfica para os utilizadores. E, até agora, tudo aparenta indicar que é esse o caso. :)

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09
Localização: Alcobaça , Coimbra, Lisboa

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Paulo Almeida »

Está muito agradável, o look está muito melhor, somente a nível de navegação acho que que ao clicar no tópico poderia ir logo para a ultima mensagem, como já foi dito, no entanto penso que será uma questão de hábito.

Muito bom e continuação de bom trabalho.
A3 2.0 Tdi Sport By MBPower

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Ricky147 »

Paulo Almeida Escreveu:Está muito agradável, o look está muito melhor, somente a nível de navegação acho que que ao clicar no tópico poderia ir logo para a ultima mensagem, como já foi dito, no entanto penso que será uma questão de hábito.

Muito bom e continuação de bom trabalho.
Eu já me habituei a carregar no ícone laranja e até acho que é muito melhor assim, uma vez que, para além de ir para a última página, vai directamente para o último post.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por banjix »

Pedro Escreveu:Outra alternativa que estou a ponderar é aumentar o tamanho de letra do link textual (por exemplo, o que diz "Ir para: Índice do Fórum » Forum » Notícias" nesta página).
Concordo com esta ideia. A primeira vez que visitei o fórum com este aspecto, fiquei assim um bocado perdido à procura desses links.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Pedro »

Aumentei ligeiramente o tamanho dos links de navegação textuais para navegação entre fóruns, como tinha sido mencionado. Parece-me estar mais visível assim.

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por keBas »

New Look...
GOSTOOOO :clap:

Avatar do Utilizador
Infernalord
Veterano
Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça-feira, 31 janeiro 2006 3:29
Localização: Æminivm
Contacto:

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Infernalord »

Gostei da mudança! Finalmente :)
Imagem

Responder