Estado da Enfermagem

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Corsario-Negro Escreveu:Quando quem trabalha de borla vai substituir trabalho remunerado, temos todo o direito em criticar e atenção que não estamos a falar de estágios curriculares. Os estágios curriculares servem exactamente para dar às pessoas experiência profissional. Mesmo aí muitas empresas pagam porque compensa sempre. A partir daí o voluntariado só se nos regimes que já existem.

Ruizito se tu foste trabalhar ocupando um cargo que a empresa precisava e de borla, então agiste mal para com a sociedade. Se a empresa queria ter alguém para fazer aquele trabalho então contrata uma pessoa e paga-lhe. Já viste o que era se agora todos os recém-licenciados aceitassem trabalhar de borla? Olha eu montava já uma empresa, metia um gestor competente lá a gerir o pessoal e não contratava mais ninguém, era tudo voluntários!

Acredita que muitos não ficam em casa com os braços cruzados. Enviam CVs para todo o lado que podem por forma a arranjar emprego. É que nem todos querem ficar a viver à custa dos pais a trabalhar de borla. O natural após acabar o curso é iniciar a vida profissional remunerada (salário mais baixo que um trabalhador experiente proventura). Não é trabalhar de borla mais uns meses.

Compenetrem-se de uma coisa: O TRABALHO PAGA-SE. Deixam de querer retorno pelo trabalho, então estão a piorar as coisas e a incutir vícios nada bons a empresas. Estão também a mexer com equilibrio que existe na sociedade e a dificultar a emancipação dos jovens.
Aquilo que eu fiz não foi um estágio curricular. Simplesmente acabei o curso e não consegui emprego logo.
Como as opções eram trabalhar à borla algum tempo para adquirir experiência ou ficar em casa, optei pela primeira. Nem toda a gente tem conhecimentos e cunhas para começar logo a trabalhar, e olha que também me fartei de enviar curriculos para tudo quanto é sitio.
Quanto a ficar a viver à custa dos pais, podes ter a certeza que no meu caso particular foi o mínimo de tempo indispensável e bem me custou. Afinal fiz a minha vida académica toda sem nunca reprovar ano nenhum precisamente porque queria por tudo acabar o curso o mais depressa possivel e começar a trabalhar rapidamente para deixar de ser um fardo nas finanças familiares.
Não significa isto que eu seja a favor de trabalhar sem receber como é evidente. Apenas digo que cada caso é um caso, e hoje olhando para trás não me arrependo nada desse trabalho à borla que fiz.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Só uma questão, mandaste CV's também para outras zonas do país?

Já pensaste que não arranjaste emprego logo exactamente por haver pessoas que fazem o que fizeste, contribuindo também para o problema em vez de contribuires para a solução? :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Corsario-Negro Escreveu:Só uma questão, mandaste CV's também para outras zonas do país?
Mandei para todo o lado.
Corsario-Negro Escreveu:Já pensaste que não arranjaste emprego logo exactamente por haver pessoas que fazem o que fizeste, contribuindo também para o problema em vez de contribuires para a solução? :wink:
Isso parece-me um pouco radical de mais. Quando as entidades empregadoras precisam mesmo, contratam. Os casos de pessoas que conheço que trabalharam à borla em alguns locais foram todos por sua iniciativa para adquirir experiência, ou talvez com a esperança de serem contratados no futuro, mas nunca foi por iniciativa da empresa. Esta simplesmente os encaixou, dáva-lhe jeito ter mais pessoas mas se fosse pagar prescindiria delas. Por isso acho que não são os casos de gente a trabalhar à borla que tira o emprego aos outros. Até porque serão sempre situações de curto prazo, ninguém pode trabalhar de graça muito tempo.
De qualquer modo comecei por dizer que cada caso é um caso, e não podemos julgar logo as atitudes das pessoas porque cada um sabe de si.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Isso parece-me um pouco radical de mais. Quando as entidades empregadoras precisam mesmo, contratam.
Há um défice de enfermeiros no SNS.
Até porque serão sempre situações de curto prazo, ninguém pode trabalhar de graça muito tempo.
Vão trocando de "voluntários". Não eram os primeiros...
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu partilho da opinião e da preocupação do Corsario-Negro. Muito deste trabalho voluntário pode estar a causar dificuldades na entrada para o mercado de trabalho (remunerado) de muita gente.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Oh eu lembro-me de ha uns tempos porem aqui 1 topico a pedirem voltuntarios para o rock en rio. O que nao faltou aqui foi interessados....Mundo melhor, paz, bla, bla,... Nao me acredito que o pessoal da organizaçao esteja ali de graça...

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Mensagens: 124
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

epa completamente diferente lol. para começar o que esses voluntarios faziam não requeria um curso superior...nem secundario...praticamente nem basico :lol:

depois não era um cargo da responsabilidade da enfermagem :roll:

ou tu és daqueles que pensam que qualquer um pode fazer o trabalho do enfermeiro? :)
"Alchooooooooooool"

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

gunky Escreveu:Oh eu lembro-me de ha uns tempos porem aqui 1 topico a pedirem voltuntarios para o rock en rio. O que nao faltou aqui foi interessados....Mundo melhor, paz, bla, bla,... Nao me acredito que o pessoal da organizaçao esteja ali de graça...
Não te lembras não :P porque aqui ninguém andava a pedir voluntários. Quem criou o tópico fui eu, e eu não tinha rigorosamente nada a ver com a organização do Rock in Rio nem com o IPJ. Isso foi esclarecido no tópico em questão. Apenas estava a divulgar um voluntariado que normalmente é muito apetecido (cerca de 8000 candidaturas este ano, salvo erro).

Além disso, são coisas completamente diferentes. Uma coisa é fazeres da tua vida profissional (uma profissão para a qual precisas de um curso, de formação especifica e intensa) um voluntariado. Outra completamente diferente é ocupares os teus tempos livres ajudando na organização de eventos, ajudares crianças ou idosos, etc etc. Sou voluntária do IPJ há 2 anos, já fiz 7 voluntariados salvo erro e são experiências excelentes. É uma forma de convivio, de trabalhar em equipa, de ver de perto a organização de eventos grandes.

Voluntariar nos tempos livres, como forma de ganhar experiência de vida, é algo que não tem mal nenhum. O que se está a discutir aqui são as pessoas com falta de ambição, que alinham em exercer a sua profissão numa onda de voluntariado, sem as minimas condições e sem os minimos direitos, enganando-se a eles próprios com a ideia de "ganhar experiência e currículo".

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Em relação ao tema principal do tópico, não tenho pena nenhuma dessa enfermeira, simples, vá para o algarve, para o norte do país ou para o interior, existe lá bastante emprego na área da enfermagem. Conheço bastantes enfermeiras, todas arranjaram emprego sem problemas, mas claro, umas estão no alentejo, outras lá se conseguiram safar por lisboa, outras tantas à custa de cunhas, cá por coimbra, e uma ou duas pelo norte. Óbvio que muitas delas tiveram que deixar familias e namorado, mas não foi o fim do mundo e conseguiram dar a volta a isso.
Por acaso conheço uma que está no desemprego, mas porque não quer sair da saia dos papás, ou então a ir para longe, só pode ser para Lisboa ou Porto porque tem muitos shoppings para se entreter e comprar roupa, mas pronto esta é um caso aparte :lol: .

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

dif88 Escreveu:
O que se está a discutir aqui são as pessoas com falta de ambição, que alinham em exercer a sua profissão numa onda de voluntariado, sem as minimas condições e sem os minimos direitos, enganando-se a eles próprios com a ideia de "ganhar experiência e currículo".
Falta de ambição? Até parece que se a pessoa tiver um emprego remunerado o vai trocar por um voluntariado! Se é assim tão fácil para todos arranjar emprego então porque é que há tantos desempregados? E olhem que não são só as pessoas com poucas habilitações que não têm emprego, existem muitos licenciados na mesma situação!
Sei que muitos membros deste forum são estudantes, espero que quando chegar a altura de entrar no mercado profissional, todos tenham a sorte de conseguir emprego rapidamente, mas se tal não acontecer, quantos é que vão preferir ficar em casa sem fazer nada em vez de aprender alguma coisa mesmo de graça?

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

duffy Escreveu:Em relação ao tema principal do tópico, não tenho pena nenhuma dessa enfermeira, simples, vá para o algarve, para o norte do país ou para o interior, existe lá bastante emprego na área da enfermagem. Conheço bastantes enfermeiras, todas arranjaram emprego sem problemas, mas claro, umas estão no alentejo, outras lá se conseguiram safar por lisboa, outras tantas à custa de cunhas, cá por coimbra, e uma ou duas pelo norte. Óbvio que muitas delas tiveram que deixar familias e namorado, mas não foi o fim do mundo e conseguiram dar a volta a isso.
Por acaso conheço uma que está no desemprego, mas porque não quer sair da saia dos papás, ou então a ir para longe, só pode ser para Lisboa ou Porto porque tem muitos shoppings para se entreter e comprar roupa, mas pronto esta é um caso aparte :lol: .
Ela concorreu para o Alentejo, interior e é do Norte. Para tua informação muitas vezes o que pagam para ir para lá praticamente nem chega para as despesas. Aliás muitos desses lugares no Alentejo e Algarve dão contratos precários, quando não são recibos verdes.

Não é questão de sair das saias dos papás ou ir para longe do namorado, é uma questão de não ter praticamente, mais uma vez, que pagar para trabalhar.

As coisas não são como tu as tentas pintar. Já agora, a pessoa de quem falo enviou CVs para mais de 100 locais, quer em papel quer por email. Ainda ninguém a chamou e não é por ser incompetente, porque os estágios dizem o contrário.

Depois quer-se aumentar a natalidade e fixar pessoas no interior e afins... com contrário precários e sem praticamente incentivos, vão mesmo conseguir. Mais vale ir lá para fora onde dão valor que quase ser enxovalhado nesta merda de mediocridade tacitamente aceite pela maioria que fica muito incomodada quando se chama atenção para isso mesmo e olha de lado quando se tenta mudar.
Imagem

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

Ruizito Escreveu:Falta de ambição? Até parece que se a pessoa tiver um emprego remunerado o vai trocar por um voluntariado! Se é assim tão fácil para todos arranjar emprego então porque é que há tantos desempregados? E olhem que não são só as pessoas com poucas habilitações que não têm emprego, existem muitos licenciados na mesma situação!
A questão aqui não é trocar um emprego remunerado por um voluntariado! A questão é aceitar qualquer peixe que venha à rede, muitas vezes sem direito ao minimo de condições. Enquanto nós não formos exigentes e selectivos, o país não anda para a frente.
Vou dar-te o exemplo dos recibos verdes. São das maiores aldrabices que temos neste país. Tenho imensos amigos que se sujeitam a trabalhar a recibos verdes em call-centers e afins. Eu não sou rica para viver às custas dos papás, muito longe disso. Mas não me sujeito a tudo o que me aparece à frente. Estou na idade de ser selectiva, não é aos 40 ou 50 que vou sê-lo.
É nesse tipo de coisas que a mentalidade tuga está retardada. É preciso lutar pelos nossos direitos, é preciso exigir mais condições de trabalho.

E eu não fico em casa a olhar para o nada. E faço voluntariado, esporadicamente, em eventos. Agora, trabalhar na minha área à borla? Isso não. Não aceitava um trabalho em jornalismo que não fosse pago. Quando tive o meu estágio curricular, a entidade patronal disse que me pagava custos de reportagem, alimentação e transportes (na altura ainda não tinha saído a lei que obrigava todos os estágios a serem remunerados). Como nunca vi dinheiro, saí do estágio. O desemprego é muito, eu sei. Mas não é por causa disso que nos devemos sujeitar a tudo! Um amigo meu esteve 4 ou 5 meses a trabalhar numa empresa de informática e só viu 2 ordenados. Claro que depois saiu! Em vez de ser pago pelo trabalho, estava a pagar para trabalhar (alimentação, transportes e afins).

É preciso ganhar consciência crítica e lutadora.

Avatar do Utilizador
Big_Little
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29
Localização: Portugal

Mensagem por Big_Little »

dif88 Escreveu:
[...] Não aceitava um trabalho em jornalismo que não fosse pago. Quando tive o meu estágio curricular, a entidade patronal disse que me pagava custos de reportagem, alimentação e transportes (na altura ainda não tinha saído a lei que obrigava todos os estágios a serem remunerados). [...]
Desculpem o off-topic.. mas que lei é essa? Podiam esclarecer-me?
Olhar em frente, porque atrás vem gente

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

dif88 Escreveu:
A questão aqui não é trocar um emprego remunerado por um voluntariado! A questão é aceitar qualquer peixe que venha à rede, muitas vezes sem direito ao minimo de condições. Enquanto nós não formos exigentes e selectivos, o país não anda para a frente.
Vou dar-te o exemplo dos recibos verdes. São das maiores aldrabices que temos neste país. Tenho imensos amigos que se sujeitam a trabalhar a recibos verdes em call-centers e afins. Eu não sou rica para viver às custas dos papás, muito longe disso. Mas não me sujeito a tudo o que me aparece à frente. Estou na idade de ser selectiva, não é aos 40 ou 50 que vou sê-lo.
É nesse tipo de coisas que a mentalidade tuga está retardada. É preciso lutar pelos nossos direitos, é preciso exigir mais condições de trabalho.

E eu não fico em casa a olhar para o nada. E faço voluntariado, esporadicamente, em eventos. Agora, trabalhar na minha área à borla? Isso não. Não aceitava um trabalho em jornalismo que não fosse pago. Quando tive o meu estágio curricular, a entidade patronal disse que me pagava custos de reportagem, alimentação e transportes (na altura ainda não tinha saído a lei que obrigava todos os estágios a serem remunerados). Como nunca vi dinheiro, saí do estágio. O desemprego é muito, eu sei. Mas não é por causa disso que nos devemos sujeitar a tudo! Um amigo meu esteve 4 ou 5 meses a trabalhar numa empresa de informática e só viu 2 ordenados. Claro que depois saiu! Em vez de ser pago pelo trabalho, estava a pagar para trabalhar (alimentação, transportes e afins).

É preciso ganhar consciência crítica e lutadora.
Partilho do mesmo pensamento do que tu... As pessoas julgam que para se mudarem leis laborarais a vontade tem que vir dos sindicatos e do governo mas estao enganadas. Primeiro começa sempre nas pessoas. Os recebidos verdes so irao terminar quando as pessoas desistirem de trabalhar nestes termos. Tao a espera que seja o governo a acabar com eles?! O governo ate tem trabalhadores na funçao publica a recibos verdes...

E depois justificam-se sempre com a tipica frase. Epa estou a trabalhar. Era pior do que se estivesse desempregado.....Mas que raio de emprego e esse que n se tem direitos quase nenhuns e muitas das vezes chega a ser mal pago para as pessoas continuarem la a trabalhar. Eu compreendo que isto em termos de mercado de trabalho nao esta muito facil e vai piorar mas n e a aceitar tudo o que vem a rede que as condiçoes laborais vao melhorar. Mostrem respeito mas sejam respeitados....

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Dif88 e Gunky:
Concordo plenamente com tudo o que dizem, mas como já repeti aqui várias vezes, cada um é que sabe da sua situação. Falar das coisas em teoria é fácil, depois aparecer uma situação concreta pode ser outra coisa bastante diferente. Isso que dizem é tudo verdade, mas também é verdade que no meu caso o tempo que trabalhei à borla foi muito importante para conseguir o emprego que tenho e não estou nada arrependido.
Tive uma colega de curso que trabalhou à borla na elaboração de um programa informático para uma empresa e no final essa empresa contratou-a. Ela nunca deu por mal empregue o tempo que trabalhou de graça.
O mercado de trabalho está cada vez mais complicado e se é verdade que devemos exigir os nossos direitos, também é verdade que devemos estar dispostos a fazer sacrificios. Essa atitude do "não faço nada que não me paguem e a que não esteja minimamente obrigado" pode ter muito más consequências no futuro.

Responder