Em bom português...

O geral das generalidades... para discutir tudo!
wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Em bom português...

Mensagem por wazdriak »

Caros amigos,

Venho aqui alertar todos os utilizadores deste fórum para uma situação à qual tenho evitado dar demasiada importância mas agora foi a última gota!

Se isto é um fórum, que tem o intuito das pessoas comunicarem, tem de haver um denominador comum para que haja a transmissão da mensagem. Esse denominador comum é a Língua Portuguesa!

Aqui não se paga por cada letra como nas sms, por isso não há motivo para escrever mal! Ou vão dizer que demoram menos 3 segundos a escrever?! Uma coisa são pequenas abreviaturas ou mesmo alguns erros que se notam ser pontuais, outra coisa é a prática de uma escrita nojenta (é o termo) que alguns users praticam, para não falar de erros crassos e contínuos por parte de alguns...

Não quero vir para aqui armado em nada, mas tentem ao menos ter algum cuidado e dar um ar apresentável ao fórum. Estou certo que muitos de vós comungam da minha opinião, enquanto muitos outros, infelizmente, não vão ligar nenhuma. Haverá por certo alguns que nem vão perceber do que estou a falar...

Vamos esperar para ver...

Cumprimentos a todos.

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18
Localização: Lisboa

Mensagem por dif88 »

:clap: tens toda a razão!

Avatar do Utilizador
Joanachan
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: domingo, 27 julho 2008 16:08
Localização: Coimbra

Mensagem por Joanachan »

Vamos lá falar bom português! Apoiado!

A propósito, já viram que o programa "Cuidado com a Língua" passou da rtp2 para a rtp? Louvável!!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

Completamente de acordo. Odeio os "k", os "bjs", os "x", os "mt" e afins. Ainda recentemente num tópico sobre a praxe académica chamei a atenção para isso, pois havia lá posts que eram uma tortura de ler.
E já agora, não custa nada usar pontuação e construir as frases de modo a que sejam minimamente compreensiveis. Tal como aqui disseram, isto não se paga à letra!

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

por acaso não tenho muito habito utilizar esse tipo de abreviaturas, há uns anos utilizava, mas dei-me conta do ridiculo que é, e desde aí deixei de o fazer, claro que de vez em quando escapa.
existem foruns em que as regras ditam não utilizar abreviaturas e k's etc, penso não ser o caso, logo todos somos livres de escrever como quisermos.

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Confesso que não tenho conhecimento das regras do fórum, mas deves ser livre de escrever como quiseres.

Por mim podes escrever um russo, chinês, urdu, latim, javanês, telugu, ucraniano.... mas seja qual for o idioma que escolheres, escreve de modo correcto.

Isto parece-me ter lógica, nem devia ser necessário fazer um post destes, mas isso é a minha maneira de ver as coisas.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Percebo a preocupação/indignação. Também é algo que não me agrada muito e, na maioria das vezes, torna os posts quase ilegíveis (ou pelo menos requerem um esforço imenso para decifrar).
Acho apenas que devemos ter cuidado e não meter "no mesmo saco" os utilizadores que usam e abusam das abreviaturas por uma questão de alegada falta de tempo ou maus hábitos (sem dúvida a corrigir), e aqueles que escrevem menos correctamente por não possuírem uma formação que lhes permita exprimirem-se melhor. Sendo este um fórum aberto a toda a comunidade é natural que esporadicamente (e em tópicos específicos) surjam este tipo de utilizadores, talvez como resultado da massificação das novas tecnologias.
Ainda assim, subscrevo este apelo para um melhor tratamento da língua portuguesa aqui no fórum!

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Winger,

Compreendo o teu ponto de vista e aceito que nem toda a gente tem a mesma formação para escrever de modo correcto. Mas isso não é desculpa.

Onde eu quero chegar com isto? Uma pessoa para usar este fórum tem de ter acesso à Internet, certo? Logo por aí, caí por terra qualquer desculpa, há imensos sites de dicionários online. Hoje em dia só escreve mal quem não tem o mínimo interesse e preocupação para o fazer. Isso é que é grave!! Em último caso passem o texto num programa de processamento de texto com corrector ortográfico...

P.S. Parti do princípio que já ninguém tem dicionários em casa :( São caros... e temos a abola, record e revistas cor de rosa para comprar todos os dias, o dinheiro não chega para tudo! (desculpem a ironia).

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Este tópico é pertinente. Sendo que isto tem sido como uma bola de neve em constante crescimento, começa a ser preocupante.

Pessoalmente, sou da opinião de que quem escreve num local público tem como um dos principais objectivos, que alguém leia o que escreveu. Assim sendo, deve haver o mínimo respeito por essas pessoas. Quem escreve, é livre de o fazer da maneira que bem entender, isso é certo. Mas quem lê, não é obrigado a ler o que não quer. Quando me deparo com posts escritos de forma descuidada, salto para a frente. Se quem escreveu não teve o cuidado de o fazer de maneira a que toda a gente percebesse, por que raio hei-de eu fazer o esforço para ler?!
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Apesar de haver algumas (poucas) excepções até nem tenho razão de queixa do nível da escrita da malta deste fórum! Participo noutros fóruns em que a situação é bem pior! :roll:

Mas falando deste assunto em particular, acho que devemos promover um português minimamente correcto, de preferência sem abreviaturas esquisitas e expressões como "xD"; "lol"; "looool"; loo0l" e afins... Isso sim devia ser excluído dos posts!

Agora talvez seja a minha costela de perfeccionista falar: também não gosto de ver posts sem distinção entre maiúsculas e minúsculas! :P

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

RuiSantos Escreveu: Agora talvez seja a minha costela de perfeccionista falar: também não gosto de ver posts sem distinção entre maiúsculas e minúsculas! :P
E ainda mais de cinco linhas de texto sem um espaçamento/parágrafo.

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Outro dia em casa lembrei-me desta questão e pensei que talvez não fosse mau fazer uma pequena lista com os casos mais frequentes. Assim, quem tiver mesmo interesse em corrigir-se ou melhorar a sua escrita poderá ter alguma ajuda (ainda que muito simples).

Vou só deixar dois casos com que me deparo mais vezes. Se quiserem juntar outros, agradeço.

ou à?
Sem entrar em grande detalhe, o refere-se ao verbo haver. As situações onde a sua aplicação parece falhar com mais recorrência são as de referências temporais. Ex.: " dois dias." " muito tempo."

soubesse ou soube-se?
Este é outro caso que parece gerar mais confusão.
O pretérito imperfeito do conjuntivo (que nome feio :P), serve para formas passadas do verbo quando se quer exprimir condição. Dobra-se o S e não se usa o hífen (também conhecido por "tracinho"). Ex.: "Se eu soubesse que ia ser assim (...)"

O pretérito perfeito do indicativo é usado para relatar um facto que ocorreu no passado e já está concluído. Ex.:"Os ladrões estavam armados mas ele soube-se defender."

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

possamos ou possa-mos
Outro erro comum é inserir um hífen em alguns tempos verbais. Por exemplo, "possa-mos" não existe e a maneira correcta de escrever é possamos.

Outros erros semelhantes:
fala-mos falamos
saiba-mos saibamos
ajuda-mos ajudamos
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
frisbee
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 98
Registado: domingo, 08 outubro 2006 18:31
Contacto:

Mensagem por frisbee »

Muitas dessas dúvidas estão esclarecidas aqui http://embomportugues.blogs.sapo.pt/
- frisbee um desporto com futuro -

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

O problema é que para as pessoas isso nem sequer são dúvidas.. Isso sim, é grave.
Hakuna Matata

Responder