Em bom português...

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Joanachan
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: domingo, 27 julho 2008 16:08
Localização: Coimbra

Mensagem por Joanachan »

Ou estão, simplesmente, a marimbar-se para isso. :lol:

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

O futuro espera-nos isto:


Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas..

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos
profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os
jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Isso mais me parece um exagero do que propriamente erros "sem querer".
Acho demasiado surreal alguém escrever tão mal... :\
Mas se isso é verdade...só lamento o rapaz ser tão ignorante.
Love hurts

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Hehe parece claramente tratar-se dum texto humorístico! Deve ter dado um trabalhão escrever com tantos erros :) Demorei algum tempo até perceber o "h-xoce", mas quando consegui fartei-me de rir!

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Mensagem por Ricky147 »

Obviamente parece ser um texto humorístico, mas olha que não deve haver falta de "pipol" a escrevinhar assim.

Mas como para tudo há explicação e uma vez que somos descendentes dos Lusitanos e sendo Viseu alegadamente a terra do Viriato, os "pipois" paxaram a excrever axim, com pronunxia de vixeu! Isto é o regresso às origens culturais, meus amigos! :lol:
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

É claro que é um texto humorístico, mas se não tomarmos cuidado, não tarda nada e passa a ser um texto corriqueiro.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Acho que estão a dar demasiada importância ao usao de abreviaturas... O problema do "assassinato" da Lingua n está aí, até porque qq pessoa que escreva com abreviaturas sabe prefeitamente o q está a dizer, e em qualquer altura pode n usar se assim lhe for pedido. Posso dizer-vos tb q sp usei e continuarei a usar abreviaturas, mas se há pessoas que me irritam são akeles cromos q decidem que de repente os "X" (xis) soam a "S" (esses)... E aqueles que substituem Os por Us e por aí a fora... Se há coisa que não tolero é isso... Tenho uma lista enorme de pessoal bloquedo no msn, porque mal surge o primeiro: purquê(porquê) ou xim(sim) ou pior ainda aqueles q falam à l33t... vão logo de vela!

Comigo só há uma solução: block! se todos fossem como eu os mecos momeçavam a pensar duas vezes: "foudaxe xe calhar é puke falu mal!" :lol:

lord_b
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: quarta-feira, 09 janeiro 2008 11:22
Localização: Pampilhosa||Coimbra

Mensagem por lord_b »

Eu por vezes fico na dúvida se é "tudo junto" ou se leva um hífen (-).
Normalmente quando as dúvidas surgem quando ando pela Internet, uso algo para verificar as minhas dúvidas, mas quando é por sms, raramente o faço.

Em relação ás abreviaturas penso que é uma ofensa à língua em questão, pois se nem na Internet o fazem correctamente, vejamos na vida corrente (como escrever uma carta, ou algo do género). Agora penso que o: “lool”, “Xd”, “:p” … etc, ect penso que é uma maneira da pessoa se expressar.
Última edição por lord_b em quinta-feira, 30 outubro 2008 23:35, editado 1 vez no total.

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

Não leves a mal mas ífen leva um H antes.
Escreve-se Hífen.

lord_b
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 66
Registado: quarta-feira, 09 janeiro 2008 11:22
Localização: Pampilhosa||Coimbra

Mensagem por lord_b »

T3tsuo Escreveu:Não leves a mal mas ífen leva um H antes.
Escreve-se Hífen.
Obrigado... Nem sempre escrevemos tudo correcto.

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

De nada ... sempre às hordens ;)

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

T3tsuo Escreveu:Não leves a mal mas ífen leva um H antes.
Escreve-se Hífen.
Já agora podias ter corrigido o outro erro... ;)
Insanity is a way of living in this world of madness...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
Localização: Coimbra

Mensagem por dryden »

Hifenizar... isso sim são erros graves.

Se há coisa que me irrita profundamente são coisas do género: "O que fizes-te ontem?", "Onde janta-mos?" :x

Nem deveria haver dúvida em circunstância alguma, se têm dúvidas estudem em vez de passarem por burros... :x

Dá vontade de dizer vai hifenizar para o caraças seu "ignoran-te" :)

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Mensagem por Ruizito »

dryden Escreveu:Hifenizar... isso sim são erros graves.
Se há coisa que me irrita profundamente são coisas do género: "O que fizes-te ontem?", "Onde janta-mos?" :x
Nem deveria haver dúvida em circunstância alguma, se têm dúvidas estudem em vez de passarem por burros... :x
Dá vontade de dizer vai hifenizar para o caraças seu "ignoran-te" :)
Isso é tudo verdade, são erros graves.
Mas sinceramente a mim irritam-me mais os "qq", "n", "x", "k" etc.
É que num caso, se calhar estamos perante erros de algumas pessoas que não têm escolaridade para mais (sei que é uma má desculpa, mas é a realidade que temos...).
Já quanto às abreviaturas e afins, tratam-se de pessoas que pura e simplesmente não estão para se maçar a escrever a palavra completa, ou seja é uma má escrita consciente e propositada. E isso quanto a mim é pior...

Avatar do Utilizador
Joanachan
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: domingo, 27 julho 2008 16:08
Localização: Coimbra

Mensagem por Joanachan »

Os erros crassos e a nova linguagem sms são, sem dúvida, intoleráveis. Mas as abreviaturas, que já estão enraizadas numa escrita mais rápida e coloquial, não me chocam. Há uma grande diferença entre um qq e um kk, ou um / que abrevia o advérbio e esses x que soam a s numa qualquer subcultura. Estou para ver de que modo o novo acordo ortográfico vai afectar "ixo"!

ps: gostei muito de «otelaria»...

Responder