Glicerina

O geral das generalidades... para discutir tudo!
red_bull
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 05 novembro 2008 16:44

Mensagem por red_bull »

dizem que nao a glicerina, e so pedir que eu arranjo frascos de 60ml com abundancia, agora o que queria aqui era saber como fazer essencias de aroma, nao e que eu nao tenha uma ideia sobre o referido, mas se ouver aqui alguem que tenha pratica na essencias, eu agradeço imenso, buah abraços.

Slayra
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: segunda-feira, 15 dezembro 2008 21:59

Mensagem por Slayra »

Alguém já mandou vir glicerina deste site? http://www.duemanus.com/
Também ando interessada em fazer sabonetes de glicerina para consumo próprio, pois os sabonetes que se vêm à venda têm bastantes químicos que por vezes me fazem alergias... E opto por sabonetes para não ter que usar gel de banho com os ditos parabenos e SLS. Se bem que já vi sabonetes com parabenos e SLS o que é um pouco absurdo, mas já vale tudo...

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Os sabonetes tradicionais de glicerina trazem muitos químicos?
Estava com a ideia que não que até é um processo bastante artesanal / antigo.
Há uns tempos atrás deu uma reportagem na TV onde se viu que todas as marcas de sabonetes de glicerina comercializados em PT eram feitos na mesma fábrica, logo comprar marca X ou Y é igual :)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Como fazer sabonetes em casa

Mensagem por micromys »

mariarita Escreveu:Ingrdientes:
5 L de óleo de cozinha usado
2 L de água
200 mL de amaciador da roupa
5 mL de essência a gosto
1 Kg de soda caústica
(Estas quantidades podem ser reduzidas, desde que matenham a proporção, claro...)
Estas proporções não me parecem correctas... 1 kg de NaOH para 5 litros de óleo e 2 litros de H20 são "números redondos" e assim não pode ser. Pode haver alguma margem de manobra mas todos os valores têm de ser calculados como deve ser.
mariarita Escreveu:Preparação:
Colocar a soda cáustica no fundo de um balde e adicionar CUIDADOSAMENTE água a ferver (tenham mesmo cuidado, pois podem queimar-se...). Mexer a solução, até diluir por completo a soda cáustica. De seguida, adicionar o óleo (convém filtrar previamente...), mexer muito bem e adicionar o amaciador e a essência. Colocar a mistura em formas e deixar secar.
Perigosíssimo! A base ou o ácido fortes devem ser adicionados à água e nunca o contrário. Neste caso particular, o hidróxido de sódio (a soda) é uma base forte que reage exotermicamente quando em contacto com a água. A adição de água à soda pode provocar uma violenta reacção que irá salpicar tudo à volta (pele e olhos incluídos). Os salpicos, além de cáuticos vêm a temperaturas altíssimas.

mariarita Escreveu:Aconselho vivamente a NÃO utilização de essência de côco... Escolham antes lavanda ou algo do género... Os sabonetes demoram um certo tempo a secar...
Os sabonetes demoram um certo tempo a secar porque é da natureza deles. Tal como o queijo também os sabões necessitam de um tempo de cura. O tempo de cura depende de vários factores, como a quantidade de água utilizada ou o método de fabrico ou ainda determinadas condições metereológicas. Um sabão normal demora nunca antes de 30-40 dias a curar. Este tempo é necessário porque a reacção de saponificação não pára após mexer os ingredientes, continuando durante dias.
mariarita Escreveu:Eu nunca experimentei fazer... Esta receita foi-me dada por uns colegas... Espero que corra bem :wink:
Não experimentes, pelo menos da maneira que descreves. É apenas um conselho, a soda é um produto perigoso na sua forma livre mas também o é se o sabão a tiver em proporções incorrectas .

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Mensagem por micromys »

Yagami Escreveu:Um sabonete a partir de soda cáustica? :shock: Essa é original.
Não é nada de admirável. Os sabões não são mais do que o resultados da reacção de um ácido gordo com uma base forte. Se te lembrares e tiveres curiosidade, da próxima vez que fores ao supermercado passa na zona dos sabonetes e lê a composição deles (normalmente colocam em inglês). Na maior parte hás-de encontrar um nome chamado "sodium hydroxide" ou "potassium hydroxide". Infelizmente os sabonetes comerciais têm sempre uma parafernália de produtos químicos com os mais diversos objectivos como é o caso do lauril que serve para fazer espuma...

Responder