Combustíveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

*Cmpg* Escreveu:Ou sofremos todos do mal do "mito", ou realmente existem carros que se ressentem quando o combustível é de "marcas brancas" (o que não significa ser mais barato, porque eu até ponho na BP com desconto e fica sempre mais barato que no continente).
Sim, há muitas pessoas que notam que o carro não tem o mesmo rendimento com combustíveis de marca branca.
Outros, afiançam a pés juntos que os combustíveis da BP é que são os piores.
Outros ainda, acreditam piamente que o Elvis Presley está vivo e que até se dá muito bem com o Michael Jackson.
Basicamente, os humanos possuem crenças muito diversificadas...
Hal9000 Escreveu:Também já uma vez os tipos do top gear fizeram um conjunto de testes. As únicas diferenças assinaláveis eram para carros de alta potência (tipo Ferraris, Porsches e afins...). Nos restantes carros, não havia diferenças.
No caso do Toyota Yaris, verificaram que o carro até tinha mais potência com gasolina 95 do que com gasolina "Premium" (embora a diferença fosse mínima).
duffy Escreveu:Podes ver por este comparativo feito na frança que não são todos iguais...
http://img510.imageshack.us/img510/6150 ... antha5.jpg
Certo, mas se olhares com atenção verificas que as gasolinas de marca branca não perderam em relação às gasolinas "de marca".
Por exemplo, a gasolina do E.Leclerc ficou em 3º lugar, à frente da BP; Shell, Total, Esso. Outro exemplo, a gasolina de supermercado "Cora" ficou em 2º lugar.

Imagem

A imagem anterior foi redimensionada de forma a respeitar as regras do fórum: resolução inferior a 400x400 e tamanho inferior a 50Kb.
Como tal, pode-se ver apenas o resultado de 10 gasolineiras. Quem quiser consultar o teste com maior resolução e mais completo, pode fazê-lo em:
http://a.imageshack.us/img405/4515/test ... tiveis.jpg

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

DaniFR Escreveu:A Galp anunciou esta segunda-feira, que vai apostar numa rede de postos de «baixo custo», onde será vendido combustível sem aditivos.
A rede, denominada Galp Base, já tem um posto em funcionamento em Setúbal.
Vou fazer um comentário, que não é para o DaniFR (que se limitou a transcrever a notícia).

Esta é apenas mais uma tentativa da Galp de dar a entender que os combustíveis de marca branca são inferiores.
A Galp afirma mais uma vez que os outros combustíveis não possuem aditivos, o que é uma mentira muito descarada.
Os combustíveis possuem muitos aditivos, cada qual com a sua finalidade. Desde aditivos aromáticos até anti-espuma, o que não falta nos combustíveis são aditivos!

Além disso, existem normas europeias e entidades que verificam periodicamente a qualidade dos combustíveis:
DaniFR Escreveu:O Automóvel Clube de Portugal volta a reiterar que o combustível vendido nas bombas de hipermercados cumpre "todos os requisitos de qualidade e certificação europeias".
DaniFR Escreveu:O Automóvel Club de Portugal (ACP) disse que "isto acontece precisamente uma semana depois de" ser conhecido que "Portugal é o segundo país da União europeia onde os combustíveis são mais caros antes de impostos".
Pois... A teoria que os combustíveis só são caros devido aos impostos também já caiu por terra!

Em Portugal não existe concorrência entre gasolineiras. Relembro que em Espanha as gasolineiras de marca (inclusivamente a Galp) já foram condenadas devido a cartelização dos preços de combustíveis!

Avatar do Utilizador
Twikhor
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: sábado, 11 fevereiro 2006 4:08

Mensagem por Twikhor »

Os combustíveis da galp tem um aditivo muito importante chamado: "lucro".

A Galp é uma empresa privada que tem como único objectivo o lucro e uma vez que tem uma posição dominante no mercado português vende mais caro e ao preço que entende.
Não sou contra isso até porque o mercado é livre.

O que me incomoda é fazerem das pessoas parvas e atirarem arreia para os olhos das pessoas com o discurso do coitadinho. Segundo os argumentos da galp os combustíveis são caros devido aos impostos, à crise mundial, etc... e nunca dizem a verdade ou seja que a margem de lucro deles é muito avantajada até porque basta ver os resultados da galp, que em tempo de crise, tem lucros astronómicos...
"A vida é uma doença sexualmente transmissível que é invariavelmente fatal."

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ainda por cima quando o petróleo vem de postos de captação no Brasil e Angola que pertencem, em parte, à GALP. Ou seja, a GALP tem o dever de transportar o petróleo da fonte e transformá-lo...
Se os outros podem fazer bons preços e ganham com isso, porque não a GALP?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

Lino Escreveu:Se os outros podem fazer bons preços e ganham com isso, porque não a GALP?
Essa é simples... Num sistema capitalista, as empresas tentam ter o máximo de lucro. Se não houver concorrência, torna-se mais fácil obter lucros exorbitantes.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43
Localização: Norte cuarago!

Mensagem por NunoRVicente »

Concorrência há, a sensação que dá é que estão todos combinados e os preços praticamente não variam. Aqui também temos muitos postos de combustível de outras marcas mas no entanto tudo fica na mesma. Eu acho que é mais uma questão de mentalidade do que de concorrência... Se a galp faz a 1 euro as outras fazem a 99 e pronto, é o suficiente para ganhar algum mercado acaba por ser a mesma coisa. Além do mais, a diferença entre os preços de Portugal e de Espanha é estupidamente grande para ser só uma questão de concorrência.

Avatar do Utilizador
pedro.slv
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 08 agosto 2010 11:26

Mensagem por pedro.slv »

NunoRVicente Escreveu:Concorrência há, a sensação que dá é que estão todos combinados e os preços praticamente não variam... Além do mais, a diferença entre os preços de Portugal e de Espanha é estupidamente grande para ser só uma questão de concorrência.
Combustíveis: Indícios de concertação leva ACP a queixar-se às autoridades

O Automóvel Clube de Portugal (ACP) queixou-se dos preços excessivos dos combustíveis em carta ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e à Comissão Europeia, após alertas para indícios de concertação de preços no mercado português.

"O ACP há mais de um ano que denunciou indícios de concertação de preços das gasolineiras", lembrou na segunda-feira o clube, que fez já uma denúncia à Comissão Europeia, em carta enviada ao comissário da Concorrência, Joaquín Almunia.

Na carta aos responsáveis políticos portugueses, o ACP refere que, desde Outubro de 2008, tem vindo a denunciar a "inoperância" do regulador da concorrência português face aos excessivos preços dos combustíveis.

"A resposta da AdC foi sendo sucessivamente a mesma: não há nada a perturbar a livre concorrência. Mesmo perante o espanto do ministro da Economia, a propósito dos preços excessivos praticados em Portugal, a AdC manteve a resposta -- o mercado funciona", diz a carta.

O clube refere que, de toda a União Europeia, Portugal é o segundo país que pratica os segundos preços mais caros nos combustíveis, mesmo antes de impostos. Mais caro do que em Portugal, só mesmo na Grécia.

"É mais do que tempo de pôr fim à prática de preços excessivos em Portugal, gravemente lesivos da economia e do mercado", diz a carta do ACP, que apela à intervenção dos responsáveis políticos.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O ministro deve estar feito com a GALP, afinal são todos amiguinhos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Engraçado, logo hoje baixaram os combustiveis... logo hoje que o ACP foi ouvido acerca das declarações que tem feito sobre os preços altos dos combustíveis..

Vamos lá ver se as bombas do Forum também baixam...

randre
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Essas acho que encravaram, acho que só funciona o botão de subir. :( Aos poucos aquilo fica igual aos dos outros postos.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

duffy Escreveu:Engraçado, logo hoje baixaram os combustiveis... logo hoje que o ACP foi ouvido acerca das declarações que tem feito sobre os preços altos dos combustíveis..

Vamos lá ver se as bombas do Forum também baixam...
Baixaram? Continua o mesmo preço de sempre..pelo menos no gasóleo :twisted:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Hal9000 Escreveu:
duffy Escreveu:Engraçado, logo hoje baixaram os combustiveis... logo hoje que o ACP foi ouvido acerca das declarações que tem feito sobre os preços altos dos combustíveis..

Vamos lá ver se as bombas do Forum também baixam...
Baixaram? Continua o mesmo preço de sempre..pelo menos no gasóleo :twisted:
Sim desceram (http://www.record.xl.pt/fora_campo//int ... _id=464511), mas para dizer a verdade também não me parece que eles mexam no preço.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Fui hoje às bombas do fórum e o preço da gasolina estava a 1.103 (não tenho a certeza se era 3 ou outro número).

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Leia Escreveu:Fui hoje às bombas do fórum e o preço da gasolina estava a 1.103 (não tenho a certeza se era 3 ou outro número).
gasolina ou gasóleo ? É que estou a achar uma diferença muito grande ao que estava ante-ontem 1,324€

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Leia Escreveu:Fui hoje às bombas do fórum e o preço da gasolina estava a 1.103 (não tenho a certeza se era 3 ou outro número).
Hmmm isso deve ser preço do gasóleo, e devia ser ainda o 1,109 :)

Responder