Combustíveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Combustíveis

Mensagem por Lion »

Energia: Preço dos combustiveis deverá subir hoje à meia-noite - ANAREC
29 de Abril de 2008, 20:33

Os preços dos combustíveis deverão aumentar hoje à meia-noite 3 cêntimos o gasóleo e 2,1 cêntimos a gasolina sem chumbo 95, segundo números divulgados hoje pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis que considera a subida "escandalosa".

"É absolutamente escandaloso. Esta é a décima sétima alteração desde o início do ano, com apenas três no sentido da baixa e as restantes a representarem aumentos", explicou o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, em declarações à Lusa.

Segundo os dados a que tivemos acesso, hoje à meia-noite o preço do gasóleo passará dos actuais 1,299 euros para os 1,329 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,430 euros, para os 1,451 euros.

"É uma especulação pura, porque mesmo que o barril de petróleo suba em dólares, os euros mantém-se os mesmos. Não há justificação nenhuma", referiu o responsável, desafiando as refinarias a mostrar as facturas do que paga por cada barril que compram

"Só assim é que as pessoas verão de facto o que se está a fazer", concluiu Augusto Cymbron, dizendo ainda que o Governo fecha os olhos a estas subidas porque representam mais receita, através do IVA, para os seus cofres.

(Lusa)
Sinceramente...isto esta a chegar a um ponto que qualquer dia vamos para o trabalho apenas para conseguir pagar o gasóleo que se gasta para lá chegar...

Acho que vou começar a ir de bicicleta para coimbra...

Pelo que percebi em Espanha, os combustiveis baixam 1 centimo, aqui ricos como somos PIMBA!!!! E fez o CHOCAPIC...Aumenta 3 centimos...o Zé Povinho paga e não bufa...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Completamente ridículo. Quando o Euro desceu, aumentaram por causa do câmbio. Agora que temos o Euro mais forte de sempre, voltam a aumentar. E o governo vê este comportamento (ainda por cima há combinação de preços entre as gasolineiras, o que me parece ser ilegal) e nada fazem. Ridículo. A ASAE devia ponderar umas fiscalizações para estes lados...

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Notícia com vídeo na RTP: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 18&tema=29

A AC (Autoridade da Concorrência) é que anda a dormir...
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Finalmente alguem vem chamar os bois pelos nomes...

É simplesmente uma vergonha o que se passa com os combústiveis em Portugal. A própria ANAREC está escandalizada lool meu deus...acho que vou me mudar ali para perto de Elvas...com Badajoz à vista...de preferência com um posto de abastecimento 1 m depois da fronteira :D:D

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Só vejo estas soluções, andar de bicicleta ou tirar passe e andar de autocarro.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Incrível... e quando o petróleo desce em Espanha e outros sítios descem e em Portugal sobem... e depois vê-se os lucros deles... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Localização: pt-pt

Mensagem por userN »

nem consigo comentar, para não começar a "avacalhar"... :twisted:

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Bem tinha posto isto noutro topico fica aqui ja tb

Acho uma piada a estas pessoas.

Senao vejamos:


Arrow Andam com 1 bloco de notas a apontar o preço dos combustiveis em todos os postos que passam para saber onde podem encher o deposito poupando, por vezes, pouco mais de 40 centimos porque neste posto de combustiveis esta a 1 centimo mais barato. No entanto esquecem-se de ver a pressao dos pneus, de libertar peso escessivo do carro, de tirar as barras do tejadilho, de nao organizar 1 percurso urbano mais economico, de não ir pro trabalho por boleia ou de transporte publico e mais ridiculo ainda esquecem-se que hoje esta aquele preço amanha ja esta outro...

Arrow Os que possuem viaturas a diesel quando alguem lhes fala em biodiesel, ficam logo a torcer o nariz, desconfiados que danifique o motor ou estrague alguma coisa no entanto desconhecem que quando vao abastecer num posto de combustiveis o diesel que metem no carro ja possui 5% de biodiesel.

Arrow As vezes da ideia que pensam que o petroleo se fabrica ou que nasce do céu. Trata-se de um mercado e comos todos os mercados esta sujeito a lei da oferta procura. Se houver menos oferta e a procura a aumentar como tem acontecido so vai a que os preços aumentem. Não esperem milagres.

Arrow Alguns que se julgam mais espertos que os outros tentam-se livrar de viaturas a gasolina e comprarem a diesel no entanto esquecem-se que a media de diferença de preços ronda os 4000 € e que a manutençao torna-se mais cara e a nivel de impostos tb. Para alem disso a tendencia do diesel e atingir o mesmo preço da gasolina assim a medio longo prazo n e 1 hipotese viavel na maioria das situaçoes. Olhem pra Espanha que o diesel ficou mais caro que a gasolina, olhem tb pra inglaterra que as carrinhas ford transit sao a gasolina.


Arrow Tao sempre a espera que a soluçao venha da parte do governo e colocam as culpas no governo pois falar mal do governo e muito simples e facil mas depois nao analisam a compra de carros semi-novos para pagarem consideravelemente muito menos, a tranformaçao de 1 carro a gasolina a gas, a hipotese do biodiesel, a aquisiçao de 1 carro hibrido (Por exemplo honda civic em relaçao ao homologo a gasolina fica-se a ganahr ao fim de 4,5 anos nas condiçoes actuais de mercado!!!!)


Arrow Por fim deviam preocupar-se muito mais mas era com os aumentos indirectos noutros bens essenciais e nao so devido ao aumento do preço do petroleo. Sacos de compras, alimentos devido aos pesticidas derivados do petroleo, plasticos diversos em electrodomesticos e outros bens, custo de estradas e outros milhares de derivados.


Querem fazer contas façam-nas logo no momento em que estao a pensar em arranjar 1 meio de transporte. Nao estejam a espera sempre do estado, mexam-se, procurem alternativas, façam a mudança virem a partir de voces proprios, não é 1 papel num vidro de 1 carro que vai mudar grande coisa

Luís Fonseca
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 30 abril 2008 14:59
Localização: Coimbra

Resposta

Mensagem por Luís Fonseca »

gunky Escreveu:Bem tinha posto isto noutro topico fica aqui ja tb

Acho uma piada a estas pessoas.

Senao vejamos:


Arrow Andam com 1 bloco de notas a apontar o preço dos combustiveis em todos os postos que passam para saber onde podem encher o deposito poupando, por vezes, pouco mais de 40 centimos porque neste posto de combustiveis esta a 1 centimo mais barato. No entanto esquecem-se de ver a pressao dos pneus, de libertar peso escessivo do carro, de tirar as barras do tejadilho, de nao organizar 1 percurso urbano mais economico, de não ir pro trabalho por boleia ou de transporte publico e mais ridiculo ainda esquecem-se que hoje esta aquele preço amanha ja esta outro...

Arrow Os que possuem viaturas a diesel quando alguem lhes fala em biodiesel, ficam logo a torcer o nariz, desconfiados que danifique o motor ou estrague alguma coisa no entanto desconhecem que quando vao abastecer num posto de combustiveis o diesel que metem no carro ja possui 5% de biodiesel.

Arrow As vezes da ideia que pensam que o petroleo se fabrica ou que nasce do céu. Trata-se de um mercado e comos todos os mercados esta sujeito a lei da oferta procura. Se houver menos oferta e a procura a aumentar como tem acontecido so vai a que os preços aumentem. Não esperem milagres.

Arrow Alguns que se julgam mais espertos que os outros tentam-se livrar de viaturas a gasolina e comprarem a diesel no entanto esquecem-se que a media de diferença de preços ronda os 4000 € e que a manutençao torna-se mais cara e a nivel de impostos tb. Para alem disso a tendencia do diesel e atingir o mesmo preço da gasolina assim a medio longo prazo n e 1 hipotese viavel na maioria das situaçoes. Olhem pra Espanha que o diesel ficou mais caro que a gasolina, olhem tb pra inglaterra que as carrinhas ford transit sao a gasolina.


Arrow Tao sempre a espera que a soluçao venha da parte do governo e colocam as culpas no governo pois falar mal do governo e muito simples e facil mas depois nao analisam a compra de carros semi-novos para pagarem consideravelemente muito menos, a tranformaçao de 1 carro a gasolina a gas, a hipotese do biodiesel, a aquisiçao de 1 carro hibrido (Por exemplo honda civic em relaçao ao homologo a gasolina fica-se a ganahr ao fim de 4,5 anos nas condiçoes actuais de mercado!!!!)


Arrow Por fim deviam preocupar-se muito mais mas era com os aumentos indirectos noutros bens essenciais e nao so devido ao aumento do preço do petroleo. Sacos de compras, alimentos devido aos pesticidas derivados do petroleo, plasticos diversos em electrodomesticos e outros bens, custo de estradas e outros milhares de derivados.


Querem fazer contas façam-nas logo no momento em que estao a pensar em arranjar 1 meio de transporte. Nao estejam a espera sempre do estado, mexam-se, procurem alternativas, façam a mudança virem a partir de voces proprios, não é 1 papel num vidro de 1 carro que vai mudar grande coisa

Gostaria de responder aos esclarecimentos deste Sr.
Eu como cidadão e utilizador de automóvel (porque o meu trabalho assim obriga, porque senão andava de transportes públicos), sinto-me lesado sempre que os combustíveis aumentam, não só por causa da gasolina mas também nas repercussões que isso tem nos outros bens essenciais.

Quanto aos items apontados, esclareço que eu tenho carro, ponho barras em cima quando tenho que transportar a minha bicicleta, quando já não preciso retiro-as, verifico a pressão dos pneus regularmente, no entanto sinto-me lesado com o aumento dos combustíveis.
Será que o Sr. faz mesmo o que está a dizer, ou é daqueles que mora a 1 ou 2 kms do emprego e leva o carro?

Quanto ao biodiesel devia saber que ainda não existem muitos postos com o mesmo, além disso, se o fizer em casa cada vez que quiser encher o depósito tem de ir às finanças pagar o imposto relativo a combustíveis para poder circular na via pública. Deve ser muito bom cada vez, tipo semana a semana ir para a fila nas finanças para pagar o dito imposto.

O petróleo não cai do céu, mas quando um produto aumenta em dólares mas em euros se está a pagar menos, porque é que aumenta? Ou o Sr. não sabe fazer contas ou também ganha algum com isso.

Quanto à compra dos carros a diesel, devo informar o Sr. que são mais caros cá em Portugal porque o Estado cobra um imposto que os outros países não cobram. Além disso a manutenção (normal) de um carro a diesel é mais barata que um carro a gasolina, se não está a par da matéria informe-se. Além disso em Espanha o gasóleo é mais caro mas os carros não têm o imposto que temos em Portugal.

Quanto à alteração dos carros a gás, devo-lhe lembrar que primeiro não se poupa tanto como se diz, pois um carro a gasolina quando é convertido a gás em cada dois depósitos de gás deve ser atestado um de gasolina, para se fazer a lubrificação dos sistema de injecção. As pessoas às vezes pensam que depois é só andar a gás, mas não é assim. Além disso não se pode estacionar em parques de estacionamento cobertos (em Portugal), na Alemanha os parques de estacionamento cobertos têm de ter um sistema de extracção de ar superior e inferior por causa dos GPLs, mas isto já é em países desenvolvidos nesta matéria, nós ainda somos muito novinhos nisto. Quanto aos carros hibridos, nem toda a gente tem dinheiro para comprar um Honda Civic ou um Toyota Prius, pois nem todos têm Audis e BMWs. Quanto ao culpar o Governo é só uma forma, pois como o Estado é que tem os meios à sua disposição para regularizar isto compete-lhe a ele a execução do mesmo.
Além disso, quem é que me obriga a ter um Seguro de Automóvel? Quem é que me obriga a pagar um imposto de circulação? Quem é que me obriga a pagar o IRS? Quem é que me obriga a pagar o IVA?
Se serve para obrigar a pagar também deve servir para fazer com que empresas que têm capital público e são fundamentais para o bom funcionamento da economia não explorem os cidadãos.

Quanto à preocupação sobre outros bens, o Sr. devia saber que um dos principais agentes nos aumentos dos produtos essenciais é a gasolina/gasóleo. Pois os que produzem gastam em tractores, máquinas agrícolas, etc. Quem transporta gasta nos camiões. Portanto não venha com esta conversa.

Pode não mudar muita coisa mas mostra que estou acordado, e que não ando a dormir como o Sr., pois o Sr. deve gostar de ser explorado, ou então é daqueles que diz que o dinheiro não é tudo, porque o tem ou então nunca se teve de preocupar com isso.

Para terminar, quando voltar a opinar fundamente-se primeiro, informe-se.

Com os meus cumprimentos.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Localização: Antanhol, Coimbra

Mensagem por DaniFR »

Lino Escreveu:Incrível... e quando o petróleo desce em Espanha e outros sítios descem e em Portugal sobem... e depois vê-se os lucros deles... :roll:
Essa é a situaçao mais ridicula. Quando é para subir é uma festa, agora quando é para descer os preços, dá muito trabalho é melhor deixar estar como está. :?
E assim se vive em portugal. :(

Já agora, fica aqui este link, como um mapa onde se pode encontrar os postos de combustivel mais baratos. E o de coimbra sao as bombas do forum, claro!

http://www.maisgasolina.com/

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Energia: Ministério da Economia pede que AdC analise com urgência formação preço combustíveis
30 de Abril de 2008, 13:14

Lisboa, 30 Abr (Lusa) - O Ministério da Economia e da Inovação anunciou hoje que pediu à Autoridade da Concorrência (AdC) para que analise, com urgência, a formação do preço de combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção.

Em comunicado, o ministério adianta que Manuel Pinho enviou uma carta à AdC a solicitar a intervenção do regulador, no âmbito das suas competências, para que "proceda urgentemente à análise da formação do preço dos combustíveis, de forma a garantir que esse preço traduza adequadamente os custos da produção".

Na carta, Pinho manifestou "a sua preocupação relativamente a notícias, surgidas hoje na comunicação social, denunciando um novo aumento no preço do combustível no mercado a retalho".

"Tendo em conta que em 2008, e em apenas quatro meses, ocorreram já catorze subidas no preço dos combustíveis, o ministério da Economia não pode deixar de estar alerta para as consequências destes aumentos na esfera dos consumidores portugueses", adianta o ministério.

ALU

Lusa/Fim
Um pedido para tapar os olhos...é claro que não vai dar em nada...

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Resposta

Mensagem por gunky »

Luís Fonseca Escreveu:

Quanto ao biodiesel devia saber que ainda não existem muitos postos com o mesmo, além disso, se o fizer em casa cada vez que quiser encher o depósito tem de ir às finanças pagar o imposto relativo a combustíveis para poder circular na via pública. Deve ser muito bom cada vez, tipo semana a semana ir para a fila nas finanças para pagar o dito imposto.
Pois muito bem nunca reparou em supermercadoes e em muitos hipermercados limitaçoes no numero de unidades que 1 cliente pode comprar nalguns oleos de fritar. Principalmente dos mais baratos. Faz ideia porque?
Porque a maioria que compra isso despeja esse oleo no deposito. Alguns fazem-no a proporçao 40 oleo 60 diesel. Outros fazem-no a 70-30 e imagine-se. Ate ajuda a "limpar" o motor muda menos vezes o filtro de oleo e tudo. Alem disso o que e que faz o oleo de fritar usado? Deita-o pela sanita abaixo? Porque nao usar esse oleo pro carro? Muitas pessoas o fazem. Passos a realizar?!! O google ajuda-nos...

Essa historia do imposto la por ter passado na tv que aquele carro foi multado não quer dizer que isso agora aconteca todos os dias. Podem nao ser muitas pessoas mas mesmo assim ainda existe muita gente que usam o oleo de fritar como combustivel. Será que é 1 risco e uma ilegalidade?!?!? Não faço ideia mas vale a pena correr esse risco.


Luís Fonseca Escreveu:
Quanto à alteração dos carros a gás, devo-lhe lembrar que primeiro não se poupa tanto como se diz, pois um carro a gasolina quando é convertido a gás em cada dois depósitos de gás deve ser atestado um de gasolina, para se fazer a lubrificação dos sistema de injecção. As pessoas às vezes pensam que depois é só andar a gás, mas não é assim. Além disso não se pode estacionar em parques de estacionamento cobertos (em Portugal), na Alemanha os parques de estacionamento cobertos têm de ter um sistema de extracção de ar superior e inferior por causa dos GPLs, mas isto já é em países desenvolvidos nesta matéria, nós ainda somos muito novinhos nisto.
Nunca ouvi, vi ou li em qualquer sitio esse pormenor de lubrifica o sistema de injecçao. Arranje-me 1 provas de que isso e verdade e se for verdade ja ca nao esta quem falou. Alem disso a renault, por exemplo, fabrica 1 kangoo de fabrica a gas. Sera que eles fazem algum motor especial para impedir que o sistema de injecçao perca lubrificaçao?Não me acredito muito nisso.
Luís Fonseca Escreveu:
Quanto aos carros hibridos, nem toda a gente tem dinheiro para comprar um Honda Civic ou um Toyota Prius, pois nem todos têm Audis e BMWs. Quanto ao culpar o Governo é só uma forma, pois como o Estado é que tem os meios à sua disposição para regularizar isto compete-lhe a ele a execução do mesmo.
Além disso, quem é que me obriga a ter um Seguro de Automóvel? Quem é que me obriga a pagar um imposto de circulação? Quem é que me obriga a pagar o IRS? Quem é que me obriga a pagar o IVA?
Se serve para obrigar a pagar também deve servir para fazer com que empresas que têm capital público e são fundamentais para o bom funcionamento da economia não explorem os cidadãos.
O honda civic custa pouco mais de 22.000 e o prius mais de 26.000. No caso do prius a toyota garante total funcionamento do sistema de motorizaçao durante 7 anos. Perto da idade em que o carro esta perto de ter sido 1 compra viavel. Alem disso consulte dados do acp e veja que em termos de fiabilidade e confiança a toyota e a honda ocupam os 1 lugares. Nao e por acaso que a toyota ja ultrapassou a general motors como construtora mundial. Os asiaticos sabem fazer bons carros.

O estado pode regualarizar alguns aspectos mas não faz milagres.Não é o estado que vai buscar o petroleo ao fundo da terra, sao empresas. As empresas querem lucros e ponto final.



Luís Fonseca Escreveu:
Quanto à preocupação sobre outros bens, o Sr. devia saber que um dos principais agentes nos aumentos dos produtos essenciais é a gasolina/gasóleo. Pois os que produzem gastam em tractores, máquinas agrícolas, etc. Quem transporta gasta nos camiões. Portanto não venha com esta conversa.
Eu sei que o principal agente e a gasolina/gasoleo no entanto nao se deve por de lado os outros produtos. O senhor ainda gasta sacos de plastico quando vai as compras?Compra produtos alimentares de agricultura biologica?
Luís Fonseca Escreveu:
Pode não mudar muita coisa mas mostra que estou acordado, e que não ando a dormir como o Sr., pois o Sr. deve gostar de ser explorado, ou então é daqueles que diz que o dinheiro não é tudo, porque o tem ou então nunca se teve de preocupar com isso.
Ao ler esta parte acabo por ver que secalhar serviu-lhe a carapuça...:lol: :lol:

Se tivesse a dormir nao tinha referido os aspectos que fiz em cima. Apenas mostrei as coisas de como a maioria das pessoas o faz. Não quis dizer que voce é apenas mais 1 delas, até porque não o conheço nem voce a mim. Por isso e que acho que secalhar lhe serviu a carapuça...

cmps :wink:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=53372

Se por um lado o constante aumento leva as pessoas a enveredar por alternativas mais "amigas do ambiente", a verdade é que em muitas cidades os transportes públicos não conseguem dar resposta às necessidades das pessoas.

Esta parece-me uma óptima forma das pessoas demonstrarem aos grupos económicos que não se pode brincar com elas e manipular a seu belo prazer o mercado (hoje o combustível, amanhã a comida! :D ).

Temos de qualquer das formas o exemplo que o mercado liberal não é nenhum oasis (ou sequer melhor que um mercado controlado com responsabilidade pelo Estado). Se formos a ver nem é preciso haver cartel, basta um subir e o outro sobe também porque sabe que as pessoas não têm grande alternativa para adquirir aquele bem (a concorrência não funciona portanto).


P.S.: próximo passo uma semana sem automóveis?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Mas voçês ainda não perceberam que isto é tudo uma jogada das gasolineiras para meter uns milhões ao bolso? Com a valorização do Euro face ao dólar, apesar do aumento do barril de petróleo, nós continuamos a comprá-lo quase ao mesmo preço de à 1 ano atrás. Tendo em conta que nós estamos a gastar combustiveis de petroleo comprado à 4 meses atrás, estamos a ser roubados à força toda!!

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Gostava de saber a vossa opinião acerca do GPL.
Lembro-vos que apesar de um investimento inicial, na ordem dos 1500 euros, na transformação do automóvel, começa a compensar apostar no GPL, porque da maneira que as coisas estão com a gasolina e gasóleo, não tarde que o litro custará 2 euros, para desgraça de todos nós.

Responder