Página 1 de 7

PS quer proibir colocação de “piercings” na língua

Enviado: sábado, 15 março 2008 20:28
por Miguel_Silva
O PS entregou hoje no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam “piercings”, passando a ser proibida a sua aplicação na língua. Para os menores de 18 anos, o projecto estabelece a total proibição da aplicação de “piercings”, tatuagens e de maquilhagem permanente.

Na exposição de motivos do diploma, subscrito, entre outros, pelo deputado e líder do PS/Porto Renato Sampaio, lê-se que a adopção de um regime para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos de colocação de “piercings” e tatuagens tem como principal objectivo a definição de um "quadro de referência de qualidade", que constituirá "factor de protecção dos consumidores e de informação dos profissionais".
Um "quadro de referência" que, é ainda referido, "seja proporcionador de mais segurança" para consumidores e profissionais.

Assim, e segundo o projecto de lei, apenas será permitida a aplicação de “piercings” e a realização de tatuagens em salões próprios para o efeito sendo, contudo, permitido furar as orelhas em ourivesarias e joalharias, bem como realizar maquilhagem permanente em institutos de estética, aplicando-se nesses casos o regime agora previsto.

No projecto de lei que hoje deu entrada na Assembleia da República são igualmente definidos os requisitos dos adornos a utilizar na fase de cicatrização da ferida causada pela aplicação dos “piercings” nomeadamente a obrigatoriedade de serem hipoalergénicos, assim como dos adornos a utilizar após a fase de cicatrização.

Por outro lado, o projecto de lei proíbe a aplicação dos mesmos na língua e no pavimento da cavidade oral, na proximidade de vasos sanguíneos, de nervos e de músculos e sobre quaisquer tipos de lesão cutânea.

Será também proibido aplicar “piercings” de prata e revestidos a ouro, e utilizar "pistolas de perfuração da orelha e da asa do nariz que não estejam higienizadas e equipadas com dispositivo descartável".

Relativamente às tatuagens, o projecto de lei estabelece que as tintas a usar devem ser "estéreis", sendo que as embalagens dos preparados de tintas devem estar devidamente rotuladas. "Nas actividades de tatuagens e de maquilhagem são apenas permitidas agulhas estéreis, de uso único e descartável", é ainda referido.

Por último, passa ainda a ser obrigatório que o pessoal técnico informe o consumidor "previamente e por escrito", sobre todos os procedimentos, natureza dos produtos a cujo contacto será submetido temporária ou permanentemente e possíveis consequências da realização de uma tatuagem ou colocação de “piercings”, "dando-lhe oportunidade para que possa reflectir acerca do assunto".
by:http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=23

Enviado: sábado, 15 março 2008 20:34
por daniel322
Para os menores de 18 anos, o projecto estabelece a total proibição da aplicação de “piercings”, tatuagens e de maquilhagem permanente.
concordo

Enviado: sábado, 15 março 2008 21:00
por userN
concordo, depois o Estado ou seja nós é que tem de pagar as infecções e afins que o pessoal arranja por fazerem piercings e afins em todo o lado...
por isso o argumento o Estado não tem nada a ver com o que eu faço não cola, quando dá para o torto vai tudo a correr para o hospital público.
agora já se sabe, o mercado paralelo vai crescer.

Enviado: sábado, 15 março 2008 21:26
por {mineirinha}
Simples, não se faz tatuagem nem piercings.
Eu não sei até que ponto isso é tirar a liberdade das pessoas.
Se for pela ordem de ideia que depois é que nós vamos pagar... o facto é que afinal, pagamos tudo então. O nosso dinheiro tem várias faces, portanto.
Penso que antes dos 18 anos a educação tem que ser dada aos pais.
Os jovens com menos de 18 anos gostam de tatuagens e piercings porque adorna o corpo e muitos nem sabem dos perigos. E muitos pais não querem saber dos perigos e simplesmente dão o dinheiro e acostumam-se. Outros também não sabem porque é que estão a proibir.
Então é chegar educação aos pais. Desvantagens do piercing e tatuagem e porque não é bom usar no corpo.
Depois dos 18 anos, idade em que se atinge maioridade(seja lá o que isso for afinal de contas) a educação passa a incidir sobre esses jovens adultos. Folhetos, conferencias, médico de família, etc.
Eu vejo todos os dias um programa no people and arts chamado "Miami Ink". É um lugar em Miami que fazem tatuagens. É bastante apelativo, mas no entanto ha algo que eles sempre dizem quando os clientes mostram o desejo:"talvez essa tatuagem não fique bem dentro de 10 anos, e o que queremos é que fique bonita para sempre"
Dei este exemplo porque de facto o corpo fica danificado e muitas pessoas depois arrependem-se e nem sempre dá para voltar atras.
Por isso eu acho que a escolha é da pessoa, mediante informação adequada.
Mas não cabe só a quem quer fazer procurar essa informação...quem faz tatuagens e pierciengs devia saber disso e alertar.
Eu so posso decidir algo depois de estar informada. E isso não significa perder clientes.

Enviado: sábado, 15 março 2008 21:28
por mario
userN Escreveu: por isso o argumento o Estado não tem nada a ver com o que eu faço não cola, quando dá para o torto vai tudo a correr para o hospital público.
Se eu considerar que andar de motorizada é perigoso, também poderia pensar que quando dá para o torto vai tudo a correr para o hospital...

Continuo a gostar de poder fazer as minhas escolhas e gostava que assim continuasse.

Enviado: sábado, 15 março 2008 21:34
por {mineirinha}
mario Escreveu:
userN Escreveu: por isso o argumento o Estado não tem nada a ver com o que eu faço não cola, quando dá para o torto vai tudo a correr para o hospital público.
Se eu considerar que andar de motorizada é perigoso, também poderia pensar que quando dá para o torto vai tudo a correr para o hospital...

Continuo a gostar de poder fazer as minhas escolhas e gostava que assim continuasse.
E o PS está a tentar retirar a possibilidade de se fazerem escolhas.
O ideal na minha opinião é:
Dar princípios e as pessoas regem-se.
Ou seja, dá-se informação e as pessoas decidem o que fazer.
Não se pode de todo proibir algo sem explicar porque, e assim do nada.
E eu não gosto de piercings nem tatuagens, só apoio que cada pessoa tem o direito de escolha. Eu não gosto que decidam por mim.

Enviado: sábado, 15 março 2008 22:11
por daniel322
A proposta do PS consiste apenas na proibição a menores de 18 anos, sem consentimento parental.. pelo menos foi o que ouvi na tv..

e concordo plenamente com isso, não é retirar liberdades, mas quantos casos não existem de pessoas que fazem às escondidas dos pais numa atitude irreflectida e talvez mais tarde se arrependem?.. uma tatuagem é algo que fica para a vida toda e acho que é preciso um certo nível de bom senso para se saber o que se deve ou não fazer e por vezes alguns ainda são jovens demais para essa clarividência

Enviado: sábado, 15 março 2008 22:31
por Miguel_Silva
daniel322 Escreveu:A proposta do PS consiste apenas na proibição a menores de 18 anos, sem consentimento parental..
opá, por aquilo que eu percebi é mesmo proibido os menores de 18 anos fazerem isso e que ficou mesmo fora de questão o consentimento parental :!:

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:23
por usaralho
Por acaso também concordo. Piercings e tatuagens tem que ser feitos com calma e perfeita convicção, não por "dar na cabeça" e por moda. Acho que uma grande parte de nós já passou dos 18 para saber que nessa idade não é boa ideia fazer coisas permanentes. Aliás, eu ainda proibira abaixo dos 20.

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:26
por CriCri_BlaBla
Em relação aos 18 anos: concordo!

Tenho uma tatuagem e piercings. Gosto, gosto muito e por minha vontade fazia mais mas tenho cabeça para saber que ainda vivo numa sociedade muito conservadora (infelizmente). Já os fiz em sítios estratégicos para que ou não se vejam ou não choquem. Poderia dizer que da minha vida tomo eu conta mas como sei que qualquer dia terei de procurar emprego e não quero que isto seja usado contra mim.

Alguém disse que as tatuagens mudam. Mais ou menos! Eu decidi fazer a minha ao cimo das costas. É um sítio que não vai engordar, não está visível para os outros nem para mim (o que facilita porque não me farto dela). Antes de fazer a tatuagem informei-me com a minha médica de família e com o piercer. Há quem faça no peito ou barriga depois queixam-se que fizeram um golfinho e depois ficou uma baleia. Em relação às raparigas que fazem tribais ao fundo das costas, ficam sem poder levar epidorais.

Os piercings tem a vantagem de se poderem tirar. Em princípio o buraco fecha (a não ser que sejam tuneis, obviamente).

Em relação a problemas: só os tem quem quer! É muito fácil tratar das tatuagens/piercings.

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:36
por {mineirinha}
Fui eu quem disse.
E disse-o baseado num programa do People&Arts chamado "Miami Ink"
Lá eles tatuam as pessoas e eles próprios afirmam isso.
E o que tu disseste foi o que eu quis dizer,dado que é preciso que haja informação e a própria pessoa também a procure.

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:40
por usaralho
Fecham mas ficam sinais. Tenho um furo na cartilagem da orelha que fechou mas ficou um pequeno alto e um sinal o que é mais ou menos normal. Conselho de experiência própria: prefiram sempre sítios de confiança mesmo que tenha que se pagar um pouco mais. Quer por questões higiénicas, artísticas ou informativas vale sempre a pena.
Dúvida: porque é que a proibição seria só na língua?

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:44
por CriCri_BlaBla
{mineirinha} Escreveu:Fui eu quem disse.
E o que tu disseste foi o que eu quis dizer,dado que é preciso que haja informação e a própria pessoa também a procure.
Infelizmente é verdade. Geralmente as pessoas mais novas querem é fazer uma tatuagem ou um piercing mas não pensam nas suas consequencias!

Ainda há aqueles que fazem sem os pais saberem proque estes não vão deixar porque é feio e não porque faz mal. Eu levei a minha mãe comigo ao Centro de Saúde para ela ver que não fazia mal. Apesar de não gostar da ideia já se habituou...

Enviado: sábado, 15 março 2008 23:48
por CriCri_BlaBla
usaralho Escreveu:prefiram sempre sítios de confiança mesmo que tenha que se pagar um pouco mais. Quer por questões higiénicas, artísticas ou informativas vale sempre a pena.
Isso e pedir informações sobre o material a ser usado. Os piercings fiz no estúdio do Leitão e digo que é do melhor! Execelente qualidade!

Por alguma coisa temos de estar à espera 3 meses para fazer uma tatuagem!

Enviado: domingo, 16 março 2008 0:41
por Lino
Só até aos 18 anos, mas a partir daí não podem tirar a liberdade às pessoas. Mas há a tradição de furar as orelhas às raparigas para os brincos e por vezes sem condições, isso também deve continuar ou ser proibido?
De resto, a lei deveria legislar sobre sítios a fazer e as condições para evitar os locais imundos e sem condições, além de os tatuadores e piercers serem obrigados a aprender sobre higiene e etc...