Páscoa!!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Páscoa!!

Mensagem por usaralho »

Hoje é o dia em que o J.C acordou pa vida... nice!
Cristãos e Cristãs (isto escreve com maiscula?), meus filhozzz, dizei de vossa justiça que representa este dia para vós, afinal é este o dia o causador da religião Cristã. Ou é apenas o dia em que os coelhos cagam ovos? Fui à missa, um padre com mais vontade de dormir e/ou malhar uns copos do q estar ali, caras ensonadas, no big deal. O porreiro memo é passar um cado a conversa com o padrinho e oferecer uma garrafa do tintol :P.
Já vi que anda ai uma err.. como se diz ateu no femenino? Anda cá e morde :lol:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E também anda aí pelo menos um ateu no masculino: eu. :P

Para mim é um dia normal.

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

O Natal é o nascimento. A Páscoa é a ressurreição.
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Pra mim a pascoa e mais um daqueles dias em que a familia se costuma reunir em volta duma mesa bem recheada...
Desta vez tivemos o belo do leitãozinho... muitos aperitivos e sobremesas a fartura... Depois vamos a casa de amigos e conhecidos e petisca-se aqui e acolá, e copito de vinho do porto aqui e ali...
Depois há ainda algum tio, padrinho, avô que se lembra de dar uma notita... é fixe :)
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

Pedro Escreveu:E também anda aí pelo menos um ateu no masculino: eu. :P

Para mim é um dia normal.
E uma ateia no feminino: eu.
É um feriado como qualquer outro, ou seja, um pretexto para a comezaina!
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

JulesS Escreveu:Pra mim a pascoa e mais um daqueles dias em que a familia se costuma reunir em volta duma mesa bem recheada...
Desta vez tivemos o belo do leitãozinho... muitos aperitivos e sobremesas a fartura... Depois vamos a casa de amigos e conhecidos e petisca-se aqui e acolá, e copito de vinho do porto aqui e ali...
Depois há ainda algum tio, padrinho, avô que se lembra de dar uma notita... é fixe :)
Isto parece quase um episodio de um filme, mas numa noite de natal!

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Para mim a Páscoa é um pretexto para juntar a família. Aqueles primos e tios que só se vêem nesta altura...
Infelizmente, acho que, a seguir ao Natal, a Páscoa está a ser extremamente mercantilizada: é triste ver a quantidade de variedades que se compram nestas alturas...
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

peace^^ Escreveu:Infelizmente, acho que, a seguir ao Natal, a Páscoa está a ser extremamente mercantilizada: é triste ver a quantidade de variedades que se compram nestas alturas...
Antes o mercantilismo do que a apologia mórbida do sofrimento e do sacrifício.
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

jane_marple Escreveu:
peace^^ Escreveu:Infelizmente, acho que, a seguir ao Natal, a Páscoa está a ser extremamente mercantilizada: é triste ver a quantidade de variedades que se compram nestas alturas...
Antes o mercantilismo do que a apologia mórbida do sofrimento e do sacrifício.
Apoias a destruição da base de uma religião (boa ou má, não está em questão) e sua substituição por um não menos mórbido mercado em "que eu sou mais rico do que tu, compro mais caro e como melhor"?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Andreia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 13 dezembro 2004 14:10
Localização: Coimbra

Mensagem por Andreia »

Muito sinceramente, só tenho pena que a páscoa não calhe a um dia de semana....sempre era mais um dia de folga :lol: :lol:
Agora assim ao Domingo não tem piada nehuma :lol: :lol:
Andreia

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

concordo plenamente com o usaralho... isso do "antes mercantilismo que..." nao é aceitavel. A comercializacao destas datas é indiscutivelmente condenavel. Isso do incentivo ao sofrimento, podemos ser contra mas é uma coisa mais pessoal, é mais do tipo cada um trata da sua.

Anda aqui muita confisao em relacao à pascoa. Eu nao sei bem o que é... mas ressureicao nao é. Cristo, ele proprio ja celebrava a pascoa enquanto vivo, como de resto qq outros judeu ainda hoje o faz.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

pedrotuga Escreveu:Eu nao sei bem o que é... mas ressureicao nao é. Cristo, ele proprio ja celebrava a pascoa enquanto vivo, como de resto qq outros judeu ainda hoje o faz.
Estás enganado, a páscoa cristã celebra mesmo a ressureição de J.C. Ele, enquanto vivo celebrou a páscoa judia, a libertação do povo Judeu do cativeiro do Egipto. A palavra páscoa vem mesmo dai, em hebreu "Pessach", mais concretamente da praga do egipto em que o anjo do senhor "passou por cima" (pessach é mais ou menos passar por cima) das casas que tinham sangue derramado nas portas, de um cordeiro de um ano poupando as vidas dos primogênitos das casas marcadas, dos judeus.
Se tiver errado, alguem que me corriga.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Exactamente... era mais ou menos essa a ideia k eu tinha tb... k tinha a ver c a fuga do egipto.
Basicamente, a pascoa crista é como o natal.... pegar numa tradicao k ja existia noutra religiao, ou mesmo paga e dar-lhe um significado novo... um pouco tentar abafar o significado primario e original.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Andreia Escreveu:Muito sinceramente, só tenho pena que a páscoa não calhe a um dia de semana....sempre era mais um dia de folga :lol: :lol:
Bem, nasceste no tempo errado, já foi celebrada em várias datas ano 325 :P
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

pedrotuga Escreveu:pegar numa tradicao k ja existia noutra religiao, ou mesmo paga e dar-lhe um significado novo... um pouco tentar abafar o significado primario e original.
Mas todas ou quase todas as tradições tem raizes noutras. No caso da Páscoa, seja qual for o nome que cada povo lhe dá e costumes associados significa a mesma coisa: renascimento, nova vida.. qq coisa assim.
Já agora uma curiosidade que tem a ver com essas outras tradições.
O concílio de Nicaea fixou a data da celebração da páscoa para o primeiro domingo depois da lua cheia após 21 de Março, coincidindo com o periodo de tempo que ocorre o equinócio da primavera. Esta data foi escolhida devido à adaptação de uma festa pagã: a festa em homenagem a deusa Eostre, deusa saxônica da fertilidade que segura nas mãos, advinhem, um ovo e aos seus pés ou ao colo tem um coelho!
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder